publicidade

O que ler dos 2 aos 18 anos? Aos 3 anos

Um livro ao mês dos 2 aos 18 anos de idade, que transforma a criança e adolescente em um adulto leitor cheio de boas referências. Serão 17 postagens completas, uma para cada ano. Esta é a segunda.

2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos | 6 anos | 7 anos | 8 anos | 9 anos | 10 anos | 11 anos | 12 anos | 13 anos

Livros apropriados para a criança na Educação Infantil escolhidos pela assessora pedagógica Célia Cortez.

Janeiro
Grunter: A História de Um Porco Insuportável de Mike Jolley, Editora Brinque Book:
Grunter é um porco mal-educado e chato demais. Seu mau humor está começando a irritar seus amigos, os outros animais da fazenda. Eles decidem mandar Grunter para o espaço, literalmente! Este livro vai chamar a atenção da criança de forma divertida e lúdica para os relacionamentos entre os amigos e mostrar que o exemplo de Grunter não é uma referência.




Fevereiro
Bililico de Eva Furnari, Editora Formato:
História de uma mãe e de seu filho, que se perde e depois reaparece. Ótimo livro para abordar com as crianças os seus medos em relação à separação  de pessoas próximas.





Março
Rima Pra Cá, Rima Pra lá de vários autores, Companhia das Letrinhas:
Coletânea de 66 poeminhas, cheios de rimas divertidas e imagens super coloridas. O nonsense das situações e o jeitinho sapeca dos personagens também vão divertir as crianças.








Abril
O Ursinho Apavorado de Keith Faulker, Companhia das Letrinhas
Um ursinho, que acorda assustado no meio da noite, é o protagonista desta historinha linda. As dobraduras que saltam das páginas deste livro colorido e engraçado também fazem com que o enredo se torne especialmente emocionante.



Maio
Meus Porquinhos de Don e Audrey Wood,  Editora Ática:
Dez porquinhos brincam nesta histórinha simples, que retoma a cada página o início da história. Boa leitura para a espera do sono.











Junho
O Rei Bigodeira E Sua Banheira de Don e Audrey Wood, Editora Ática:
Narrativa envolvente que conta a história de um rei que não quer sair de sua banheira, e no final, só uma criança para encontrar a solução.




Julho
Bruxa, Bruxa, Venha À Minha Festa de Arden Druce, Brinque Book:
Uma menina pede que seres fantásticos apareçam em sua festinha. O detalhe é que bruxas, duendes e fantasmas, entre outros, vão mesmo. Esse é o enredo da história, que mostra como a imaginação infantil pode ir longe, a ponto de fazer as crianças  se divertirem até com temas que causem medo.




Agosto
O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro E O Grande Urso Esfomeado de Don e Audrey Wood, Brinque Book:
Esta é uma história que narra as peripécias e esperteza de um ratinho contra a força de um grande urso esfomeado, que no fim acaba não aparecendo na trama. As crianças ficam literalmente envolvidas com os diferentes planos do ratinho para proteger o seu grande morango vermelho maduro do Grande Urso Esfomeado.



Setembro
Coleção Adivinhe, Editora Salamandra:
Leia as dicas, levante as abas, e adivinhe as charadas. Diversão garantida para os pequenos.




Outubro
Coleção da Ninoca de Lucy Cousin, Editora Ática:
Crianças pequenas adoram essa coleção. Basta manipular as abas nos sentidos indicados para ajudar Ninoca a trocar de roupa, a escrever, dançar...Os livros desta série também ensinam as cores e os números de um jeito muito divertido.



Novembro
Coleção do Bolina de Eric Hill, Martins Fontes:
Serie de livrinhos que mostra as aventuras do cachorrinho Bolinha, que apronta muitas travessuras, As crianças adoram!




Dezembro
Tanto, Tanto de Trish Cookie e Helen Oxenbury, Editora Ática:
Mostra, de forma simples e bem-humorada, manifestações de afeto de uma família em relação ao seu bebê. A família retratada é negra, o que é ótimo para ampliar as referências étnicas e valorizar a diversidade.



Vocês se lembram do que liam com essa idade? Tem alguma sugestão de livro infantil para esta época da vida? Eu tenho! É um livro que ganhei dos próprios autores/ilustradores! Que chique! Meu primeiro livro autografado... meus tios são desenhistas e conheciam os dois e eu ganhei um exemplar com dedicatória e desenho. Guardo com muito carinho na minha coleção de livros infantis (é, tenho uma). Era o que eu gostava de ler aos 3 anos de idade.

Eu recomendo
O Saco de Ivan Baptista e Marcello Barreto (também os ilustradores), Editora Nova Fronteira:
Um livro cheio de rimas com a história de um saco curiosos que aparece do nada no meio do mato. E todos os bichos querem saber sobre o saco e dando palpites, tentam descobrir.
A minha edição é de 1984, a capa é diferente. Essa daí é da edição de 2005. Olhem a foto do meu livrinho:
Ficou escura (pois é foto de celular e são 23:16)

Na próxima postagem, aguarde os livros recomendados para os 4 anos de idade.
Fonte: Educar Para Crescer

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias