publicidade

O que ler dos 2 aos 18 anos? Aos 10 anos

Um livro ao mês dos 2 aos 18 anos de idade, que transforma a criança e adolescente em um adulto leitor cheio de boas referências, Serão 17 postagens completas, uma para cada ano. Esta é a nona.

2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos | 6 anos | 7 anos | 8 anos | 9 anos | 10 anos | 11 anos | 12 anos | 13 anos


Os livros para o 5º ano do ensino Fundamental foram indicados pelas educadoras Ivany Colella Novaes, Adriana Pereira Caporal e Leda Marques Lima.


Janeiro
Ou Isto Ou Aquilo de Cecília Meireles, editora Nova Fronteira:
Este clássico da poesia brasileira é uma ótima forma de introduzir esse gênero literário às crianças, pois é de fácil compreensão e gostoso de ler. Os poemas abordam temas relacionados ao universo infantil e suas fantasias – jogos, brincadeiras, animais etc.
Fevereiro
Mais Respeito, Eu Sou Criança! de Pedro Bandeira, editora Moderna:
Esta é outra obra que desperta o gosto pela poesia, pois os poemas são feitos para crianças e sobre crianças. Preconceito, sonhos e identidade são alguns dos temas tratados no livro.





Março
Será O Benedito! de Mário de Andrade, editora Cosac Naify:
Esta crônica é muito bonita, apesar de triste. É emocionante e faz até chorar. Em forma de bate-papo, Mário de Andrade fala sobre a amizade e as diferenças entre a vida no campo e na cidade, ao narrar a relação entre um homem urbano e um garoto do interior de São Paulo.
Abril
Pluft,O Fantasminha de Maria Clara Machado, editora Agir:
Esta obra de 1955 tem uma linguagem diferente para as crianças, pois é uma peça teatral que estimula a imaginação por meio do seu texto movimentado e de suas belas ilustrações.
Maio
Coleção Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle, editora Melhoramentos:
Falar de suspense sem citar o detetive Sherlock Holmes, famoso personagem da literatura britânica, é praticamente impossível. Os fãs do gênero têm de ler.
Junho
Coleção Turma dos Tigres de Thomas Brezina, editora Ática:
Esses suspenses são mais modernos (começaram a ser lançados na década de 1990) e atraem principalmente os meninos, com histórias sobre fantasmas, monstros, vampiros, caveiras, cavalos assombrados, bruxas, múmias etc.
Julho
Contos de Enganar A Morte de Ricardo Azevedo, editora Ática:
Não se intimide pelo título. Apesar de Azevedo recontar histórias folclóricas que tratam da morte, ele o faz de forma tão natural e com tanto bom humor que consegue arrancar boas gargalhadas das crianças.
Agosto
Planeta Corpo de Antonio de Benedetto, editora Globo:
Cheio de aventuras que divertem as crianças, o livro explora o corpo humano como se ele fosse um planeta, convidando o leitor a viajar por suas diversas partes.



Setembro
Guia Ecokids - Animais Brasileiros Ameaçados de Extinção de Marli Mitsunaga, editora Caramelo:
Esta obra deve ser lida pelas crianças para que conheçam as muitas espécies da fauna brasileira e saibam quais delas podem desaparecer do planeta. Depois da leitura, certamente a vontade de preservar a natureza estará acesa. 
Outubro
Coisas Que Todo Garoto Deve Saber/Coisas Que Toda Garota Deve Saber de Antonio Carlos Vilela, editora Melhoramentos:
Os quase pré-adolescentes têm muitas curiosidades sobre as mudanças que ocorrem em seus corpos e sobre o comportamento do sexo oposto. E esse livro traz ótimas respostas e dicas sobre saúde, beleza, moda e comportamento.
Novembro
Chiclete: O incrível Garoto Que Encolhe e O Incrível Quebra-Queixo Supergaláctico de Megan McDonald, editora Salamandra:
Estes livros atraem especialmente os meninos pois narram, de maneira gostosa, as aventuras de um garoto
Dezembro
Coleção Judy Moody de Megan McDonald, editora Salamandra:
Esses livros de capas coloridas e vibrantes contam histórias que têm tudo a ver com o universo feminino. Além disso, tratam de assuntos importantes abordados na escola, como meio ambiente, de forma divertida e despretensiosa.
Algum(a) Leitor(a) Viciado(a) se lembra do que leu nessa idade e gostou? Alguma dica? Eu tenho algumas:


Eu recomendo:
O Nariz Detetive de Stella Carr, editora Scipione:
Mais um livro da série Calafrio que eu indico nessas postagens sobre o que ler em cada idade. Gargalo, Espirro, Carrapicho e Agulha - em mais uma história de mistério, aventura e suspense! Ilustrações de Avelino Pereira Guedes.

Coleção Turma da Página Pirata de Marcelo Amaral, Vermelho Marinho:
A coleção possui dois livros ilustrados muito atuais e, acima de tudo, divertidos, centrados em amigos do mesmo colégio que montam um jornalzinho. Em A Máquina Antibullying, um menino genial, cansado da perseguição de colegas de escola vatentões, cria a máquina antibullying e muita confusão! No outro livro, A S.U.P.E.R. Gincana, eles participam de uma gincana entre várias escolas, e entre mentiras e trapaças, encaram muitos desafios!




Edição que tenho.
Raul da Ferrugem Azul de Ana Maria Machado, editora Salamandra:
Este clássico atemporal e divertido foi escrito em 1979, e já conta com diversas edições, sempre agradando seu público. A minha edição é a 33ª e já é antiga (1994). Raul está irritado com um monte de manchas azuis que se espalham por seu corpo. O que está acontecendo? Estará doente?


Uma edição mais atual.




A edição que possuo.
Com A Ponta dos Dedos e Os Olhos do Coração de Leila Rentroia Iannone, editora do Brasil:
Fernando, um menino simples e amável, sofre com a rejeição na escola para onde foi transferido. Porém,com ajuda de sua avó ele aprende que pode vencer a rejeição dos colegas com atitudes fortes e coerentes para as de um menino de sua idade. Todos aguardam pela passagem do cometa Harley, que quando novinha, foi visto pela sua avó. Agora Fernando e todos aguardam o cometa, mas como ela fará para sua avó vê-lo novamente, já que ela não enxerga mais? Lembro que fiquei comovida com este livro.


Edição mais recente.


Coleção Salve-se Quem Puder de vários autores, editora Scipione:
São oito livros ao todo (em negrito os que possuo): Em Busca do Templo Perdido, Assassinato no Avião da Meia-Noite, A Torre Mal-Assombrada, A Maldição do Ídolo Perdido, O Fantasma do Espelho, O Agente Ésse Creto na Selava, O Ônibus das Estrelas e A Incrível Expedição Aos Dinossauros.
Cada livro dessa emocionante série conta uma história repleta de aventuras e de incríveis quebra-cabeças para o leitor solucionar. Muito divertido e dinâmico! Há pistas para ajudar e as respostas são dadas no final do livro. Esses livros foram presentes dos meus pais durante a feirinha do livro que minha escola fazia no final do ano, e eu fiquei super contente com o presente.

A Torre Mal-Assombrada de Susannah Leigh. Duas garotas e um garoto mergulham numa aventura de muito suspense, indo parar numa ilha com uma misteriosa torre. Em busca de um legendário tesouro, o trio se envolve numa emocionante trama, cheia de perigos e surpresas.







Interior de A Torre Mal-Assombrada.


O Fantasma do Espelho de Karen Dolby. Ana, Trico e Dudu resolvem investigar o interior da Mansão Dimais. Misteriosos acontecimentos se sucedem: portas se fecham, surgem passagens secretas, um fantasma no espelho! É hora de desvendar todos os mistérios e enfrentar a todas as supresas. Quem é o fantasma?







Por dentro de O Fantasma do Espelho.


A Incrível Expedição Aos Dinossauros de Karen Dolby. Fred, Zeca e Tê entram no túnel do tempo para a remota era dos dinossauros. Eles deverão enfrentar e vencer desafios e tramas sinistras antes de encontrarem a porta do tempo que os trará de volta para casa.







Um mapa dentro de A Incrível Expedição Aos Dinossauros.


Assassinato no Avião da Meia-Noite de Gaby Waters e Grahaan Round. Quem amtou o passageiro da poltrona 13? Que segredo ele carregava consigo? Por que o silenciaram? Descubra as pistas e encontre as respostas. Acompanhe uma galera que tentará resolver esse mistério.







Páginas de Assassinato No Avião da Meia-Noite.


Os outros quatro da série:





Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias