Emma Garcia - Bertrand Brasil
Tradução: Caroline Caires Coelho
364 páginas - Ano: 2014 - R$35,00 - Chick-lit
Sinopse:
"Quando seu noivo, Rob, rompe o noivado pela terceira vez, Viv faz o que qualquer garota faria: procura as respostas para suas mazelas no Google. Ao se deparar com inúmeras histórias de abandono e sofrimento, ela decide criar seu próprio site de autoajuda para pessoas que tiveram o coração partido.
Contudo, depois de passar pelos três estágios essenciais do rompimento, a heroína começa a acreditar que ainda não é tarde demais para tentar – e conseguir – dar uma virada."
Links: Grupo Editorial Record | degustação | Skoob | comprar
Resenha:
A Bertrand Brasil publicou mais um chick-lit adulto de boa qualidade: embuscadoamor.com, de Emma Garcia, com capa mais bonita que a original. O fundo em tons pastel em contraste com a caricatura da moça em cores vivas lembra bastante os designs dos blogs femininos atuais. O interessante é que esta boneca, pelo menos para mim, não é unicamente a protagonista. É a representação de todas as mulheres conectadas, não apenas à internet, mas a vida moderna, agitada e mutável, um símbolo feminino audacioso. Sem perder o romantismo, presente através dos corações flutuando.
O título em português também combina mais! O significado é a busca pelo amor verdadeiro, que mesmo não sendo a meta principal da vida de alguém, é sempre mais que bem-vindo.
A protagonista busca literalmente pelo seu amor. Ela pisou na bola, vários imprevistos e desencontros ocorreram e ele... Sumiu.
É uma história sobre questões comuns das mulheres que alcançam (e ultrapassam) os 30 anos de idade: A vida profissional, a interação com a família e amigos, o lar próprio, a busca pela estabilidade financeira, o planejamento de se ter filhos (ou não) e a relação amorosa equilibrada. Acima de tudo, é um livro sobre realização pessoal, valorizar os relacionamentos que nos fazem bem e autoestima em primeiro lugar.
É um chick-lit europeu, ou seja, mais irônico e ácido que o estadunidense tradicional. As situações são cômicas, mas a irreverência predomina. Além do sarcasmo e de cenas engraçadíssimas do cotidiano feminino, as piadas são intensas e as situações, hilárias! O humor da protagonista é tão honesto e sincero que beira a autodepreciação. Tudo com sensibilidade, claro. É um livro doce, mesmo nos momentos mais amargos; é divertido, mesmo nas horas mais deprimentes.
Prefiro o termo comédia romântica para este tipo de história, seja literária ou cinematográfica. Pois acho que, embora seja uma leitura mais voltada para as mulheres (estas certamente se identificam mais e aproveitam melhor o conteúdo subentendido), o público masculino também gosta, ao menos uma parcela, que ri e se diverte com a obra.
Ou seja: O público-alvo é feminino, mas o masculino lê e curte também. Assim como a faixa etária não se resume à da protagonista, é uma leitura adulta para todos maiores de idade, por se tratar de questões ocidentais comuns que boa parte enfrenta.
A narrativa é em primeira pessoa e a escolha é correta, porque além de Viv ser muito engraçada, ela relata os fatos sinceramente, de modo espontâneo. A verdade crua e sem mentiras.
Viv não quer ostentar nenhuma postura falsa aos leitores, é uma mulher sem afetações, que deseja apenas passar a boa impressão às pessoas ao redor porque assim deseja ser: Uma mulher realizada, bem-resolvida, feliz e madura. Só que não. Na prática a vida é mais complicada e tão sonhada perfeição... Quase inalcançável.
Então, perceber aos 32 anos que seu noivo com mais de 5 anos de relacionamento vive rompendo porque não quer se casar (e possivelmente não ter filhos), que sua carreira está longe de ser como sonhara (na verdade o perigo da demissão cresce), e que a realidade é dura, bem diferente da planejada há uma década... É um choque. Mas necessário, do tipo que dói e serve para acordar a atrapalhada Viv e fazê-la buscar pelo amor próprio, para assim, encontrar o amor romântico.
A estrutura do livro é interessante. São trinta e três capítulos bem-humorados com títulos que remetem ao conteúdo do site fictício embuscadoamor.com. Metade ou uma página de abertura de cada capítulo traz conteúdos sortidos do site. São conversas no fórum ou chat, testes para autoavaliação, dicas em forma de listas ou textos, extraídos do embuscadoamor.com, sempre relacionados ao momento narrado a seguir pela Viv.
Viv é cativante, natural e enrolada. O leitor acompanha os altos e baixos da moça na tentativa de superar o término do relacionamento com Rob, homem perfeito, um príncipe moderno que toda mulher deseja para si. Mas será isso mesmo? Será Rob a perfeição de companheiro? Será Viv uma mulher desesperada para se casar?
Através dessa dinâmica história, Viv se apresenta, se reformula e se encontra. Se transforma na pessoa que sempre foi, mas que estava escondida. Abandona a fantasia e máscara da Viv pronta para agradar Rob e a sociedade e finalmente se solta em busca da felicidade.
E, claro, no meio dessa jornada a autora traz personagens apaixonantes (ou odiosas, igualmente queridas), que relembram ao leitor de que pessoas perfeitas e cem por cento satisfeitas não existem. Amigos e entes queridos que tentam fazer Viv enxergar a verdade, pois ela está cega de amor.
A história é cheias de mudanças, reviravoltas e exibe a transformação de uma mulher comum, que comete um erro atrás do outro, até começar a perceber cada um deles.
As personagens secundárias conquistam, seja por serem positivas ou negativas na vida de Viv.
Rob, seu ex-noivo, é o retrato de homem arrogante e desdenhoso, que por conseguir excelente patamar financeiro, acha que é superior às pessoas. O passado não é o ponto do livro, mas percebe-se que Viv se apaixonou por um homem diferente. É a personagem que quer segurar Viv e não permitir seu desenvolvimento, às vezes intencionalmente.
Lucy é a melhor amiga bem-sucedida na profissão e na cama. Liberal e intensa, não busca pelo amor, mas sabe que de repente ele pode surgir. Até lá, nada de estresse, somente bons momentos, vários drinques e transas malucas. É a personagem que tenta fazer Viv se soltar e fazer o que gosta, não o que precisa.
Christie é a assistente de Viv em seu desanimado emprego. A mais jovem é tão ou mais atrapalhada que Viv e mesmo cheia de aparentes boas intenções, contribui para a carreira de Viv despencar. Com o rompimento do noivado, Viv deixa as outras áreas da vida em segundo plano, especialmente a profissional e a familiar.
Outras personagens são engraçadas e importantes: A avó de Viv, sempre tão compreensiva e animada; Sam, a principal rival de Viv em boa parte da trama; Michael, o colega de trabalho superestranho; as chefes que são apelidadas por Viv com nomes desaforados; Dave, o gato, que em certa parte é o ouvinte e testemunha do drama de Viv.
embuscadoamor.com é um livro de elenco completo, protagonista louca e encantadora, cenas deliciosamente hilárias, linda história de amor e lições de superação, satisfazendo qualquer fã de chick-lit. Não faço parte desse grupo e mesmo assim o livro me divertiu!
Um livro para mostrar que a felicidade está nos momentos e relacionamentos mais simples e... imperfeitos da vida!
Recentemente e autora publicou a sequência imediata de embuscadoamor.com, intitulada OMG Baby!. Adorei a notícia, porque embuscadoamor.com termina com clima de continuação à vista.
Playlist do livro:
(contém a "Trilha sonora para um decepção amorosa" e outras músicas citadas no livro.)
A autora:
Após se formar na universidade, Emma Garcia trabalhou como professora e viajou pela Ásia até voltar para Londres e assumir o cargo de designer de quebra-cabeças infantis.
Após inúmeros contratempos conseguiu encontrar alguém que a fez se sentir divertida. ambos se mudaram para York, Inglaterra, onde vivem até hoje com seus três filhos.
Links: Site | Twitter
Oi Tati, a trama parece interessante, mas estou em um momento de 'fuga' dos chicklits por todos que eu peguei nos últimos tempos terem me deixado frustrada e/ou abandonar a leitura logo no início.
ResponderExcluirVou colocar esse na minha lista de leituras futuras porque essa protagonista parece ter algo diferente para nos passar.
Beijos
Fê - Leitora Incomum
Olá, Tati!
ResponderExcluirO gênero do livro não me cativa, mas pela resenha fica claro que o chick-lit embuscadoamor.com é leve e irá conquistar os amantes dessa temática. Eu não havia dado tanta atenção à capa - exatamente por ser bem parecida com o header de blogs femininos -, mas reparei melhor quando você a descreveu e usou o fato da semelhança citada como ponto positivo.
Achei muito prestativo colocar a playlist citada no livro. Já introduz quem se interessou pelo livro no clima da história. E quanto à continuação, espero que lhe agrade tanto quanto o primeiro volume - e que seja publicado logo aqui no Brasil. ^^
http://discodivinil.blogspot.com.br/
Grande abraço!
Olá
ResponderExcluirEu ainda vou acabar sendo conquistado pela blogosfera (como quase sempre ocorre quando estou com o pé atrás pra algo) e ler um checklit para conhecer um pouco mais do estilo, embora eu tenha plena certeza que não me encaixo no público alvo das histórias. Em todas as resenhas de livros do tipo vejo comentários de leituras leves, divertidas e cômicas. Com esse não foi diferente e tem um tema bastante interessante. Anotei a dica para caso algum dia eu acabe ficando com vontade de me aventurar por esse tipo de leitura xD
Abraço!
www.umomt.com
Oi Tati, tudo bem? Nossa, adorei a resenha, e o livro parece ser muito bom... já gostei do título e o que você falou sobre os início dos capítulos conterem algo do blog da Viv me interessou demais. Chick-lit não é algo que eu leia muito, mas sempre gosto. Gosto muito do senso de humor europeu. Essa parece ser uma uma história leve e divertida e que trata de vários assuntos do cotidiano. Adorei a playlist.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Adorei ser irônico e ácido, adoro sarcasmo na literatura! hehe... Também adorei o fato de mostrar que a felicidade está nos momentos e relacionamentos simples e imperfeitos da vida. Amo chick-lit, principalmente os que têm lições de superação junto com uma linda história de amor! Achei muito legal o que você disse sobre o que a capa transmitiu pra você, sobre representar todas as mulheres conectadas. Vou querer ler o livro se tiver oportunidade!
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Tati, adorei a dica! Faz tempos que não pego um chick-lit bom, que fuja do óbvio e apresente uma personagem madura, mas engraçada. Gostei de saber dos toques irônicos e da leveza mesmo nos momentos mais tensos. É muito bom quando um livro não fica restrito a apenas um público, mostra sua versatilidade. E a história em si parece trazer bastantes lições, mesmo àqueles bem resolvidos amorosamente falando.
ResponderExcluirAh, sim! Amei a capa. Difícil eu não curtir capas de chick-lits, ainda mais com desenhos. ♥
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Hey, Tati!
ResponderExcluirNão sou muito fã de chick-lit's, mas esse livro em especial chamou minha atenção. Parecendo ter uma linguagem simples e enredo leve, embuscadoamor.com realmente transparece ser um livro com passagens hilárias e que diverte o leitor. Anotei o título aqui para, talvez, comprá-lo no futuro! ;)
Até logo,
Sérgio H.
www.decaranasletras.blogspot.com
Tati já tinha visto esse livro e adorei a premissa amo livros desse gênero, altas risadas e bom humor , a proposta em si já é engraçada. E mesmo com seus 32 anos deve conter cenas hilárias . Com certeza quero muito ler ainda mais depois de sua resenha. beijos
ResponderExcluirOlá, a capa não achei muito atrativa, mas o título é uma bela dica de leitura,
ResponderExcluirao começar a ler sua resenha, fui entendendo como é e do que se trata a
narrativa. Como gosto de chick list, é certo que irei me divertir muito e adorar
essa história. Adorei os pontos que você ressaltou sobre o livro e a playlist está ótima,
bjs
http://www.loveebookss.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEu simplesmente amei sua resenha e a proposta do livro! Com toda certeza foi pra minha lista e a playlist está fantástica hihi.
Beijos!
Tati que dica ótima!
ResponderExcluirGosto muito de Chick-Lits. Acho uma leitura muito tranquila e divertida. Essa me pareceu fugir do obviou e com uma protagonista mais madura acredito que não tenha todo aquele mimimi. Ah, e eu preciso me compadecer com a personagem.. um noivo que já terminou o noivado tantas vezes assim?! Ele já teria rodado a muito tempo comigo haha
Achei essa capa um primor <3
E você tem razão, lembra muito o atual padrão de templates na blogosfera.. será que foi proposital da editora?! rs
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Oi,
ResponderExcluirDe cara ja gostei do livro capa e muito livro é muito linda, o estilo não me agrada muito, mas senti muita vontade de ler e conhecer a historia da Viv. Amei saber que o livro quase que interage com nós leitores com testes e ate playlist e essa parte eu amei muito, ainda bem que ja tem continuação, assim os leitores não vão ficar tão ansiosos.
Mayla