publicidade

Curiosidade: O extinto parque temático de O Mágico de Oz

Oi, Leitoras e Leitores Viciados, sabiam que O Mágico de Oz já teve um parque temático?
O fotógrafo Johnny Joo registrou lugares abandonados e um deles é o extinto parque temático de O Mágico de Oz, baseado no universo criado pelo autor L. Frank Baum no livro homônimo.


A obra foi publicada em 1900 e tornou-se imensamente popular após a adaptação cinematográfica lançada em 1939 com a atriz Judy Garland como Dorothy Gale. (Leiam a resenha do livro aqui!)


O empresário americano Grover Robbins investiu mais de 16 milhões de dólares na construção do parque Land of Oz (Terra de Oz), e, embora tenha falecido antes do funcionamento, o local ficou aberto ao público entre 1970 e 1980.



O parque abandonado fica na cidade de Beech Mountain (Carolina do Norte), nos Estados Unidos e era equipado com uma realista Estrada de Tijolos Amarelos (com mais de 44 mil tijolos), além de figurinos e objetos originais do filme, arrematados em um leilão pelos investidores para o museu do parque. A atriz Debbie Reynolds foi investidora e graças a ela o lugar possuíra em seu acervo um vestido original da Dorothy.


O local recebeu mais de 400 mil visitantes em sua inauguração (durante o primeiro verão funcionando), mas, infelizmente, após uma década, foi oficialmente encerrado por falência.
Cindy Keller vive em tempo integral na Terra de Oz como uma das cuidadoras do local e reclama que tijolos amarelos são rotineiramente roubados. Os zeladores contam que vários objetos são roubados e com frequência precisam da polícia para recuperá-los, como cogumelos decorativos e até mesmo uma estátua de uma das personagens. Itens que valem mais de 2 mil dólares foram recuperados em 2015.


Alguns casamentos são realizados no local, além de excursões particulares. Alguns imóveis podem ser alugados por temporada (vejam aqui). Atualmente o parque abre só com hora marcada e em raras oportunidades. Uma vez por ano suas portas para um evento de fim de semana chamado Outono em Oz. Além dos últimos funcionários, fãs do filme o visitam e a demanda é grande, chegando a receber até 7 mil participantes.


Durante o restante do ano a Terra de Oz permanece totalmente vazia, porém o ambiente permanece com a aura mágica da época, como um mundo de fantasia adormecido e silencioso. Mesmo sob o dia nublado em que as fotos foram feitas, podemos imaginar como ele deve ter sido em seu auge.


A crescente e recente popularidade do parque se deve à internet. O interesse pelo lugar vem aumentando desde 2012 e atraindo mais turistas (e vândalos). Será que o local sobreviverá ao abandono e invasões? Ou quem sabe renascerá?




Fontes: Revista Galileu | The Charlotte Observer | Business Insider | Emerald Realty and Rentals
Fotos: Johnny Joo

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias