publicidade

Lançamentos: Grupo Companhia das Letras

Checklist com os lançamentos de janeiro de 2020 do Grupo Companhia das Letras.
A Menininha do Hotel Metropol
Liudmila Petruchévskaia - Companhia das Letras
312 páginas - comprar

Sinopse:
"Liudmila Petruchévskaia nasceu no Hotel Metropol, na mesma rua do Kremlin, sede do governo russo, em uma família de intelectuais bolcheviques que perderam grande parte de seu status social depois de 1917. Neste livro, a autora narra sua infância extremamente difícil: a constante falta de comida e aquecimento, os períodos passados na rua e as adversidades crescentes enfrentadas pela família.
À medida que ela desvenda sua criação itinerante, vemos, tanto em sua notável falta de autopiedade quanto nas fotografias ao longo do texto, seu instinto feroz e sua habilidade em dar voz a uma nação de sobreviventes. Um livro excepcional que fornece um vislumbre do dia a dia do regime comunista russo."

A Barata
Ian McEwan - companhia das Letras
104 páginas - comprar

Sinopse:
"A frase de abertura de A barata, o novo livro de Ian McEwan, é um evidente tributo à mais famosa obra de Franz Kafka, A metamorfose: "Naquela manhã, Jim Sams, inteligente mas de forma alguma profundo, acordou de um sonho inquieto e se viu transformado numa criatura gigantesca".
Por meio dessa divertida inversão, McEwan cria a trama desta deliciosa sátira política. Nela, Jim Sams é um inseto que, do dia para a noite, assume a forma humana de primeiro-ministro da Grã-Bretanha.
Sua missão é realizar a vontade do povo, expressa na aprovação da Lei do Reversalismo, que pretende remodelar o funcionamento da economia: as pessoas pagarão para trabalhar e ganharão dinheiro por consumir. Além de radical, a medida criaria uma enorme complicação na relação do Reino Unido com os demais países. Trata-se, é claro, de uma engenhosa metáfora para o Brexit.
Mas nada poderá deter o primeiro-ministro: nem a oposição, nem os dissidentes de seu próprio partido, nem mesmo as regras da democracia parlamentar."

Tormenta
Thaís Oyama - Companhia das Letras
272 páginas - comprar

Sinopse:
"De uma das eleições presidenciais mais polarizadas da história republicana, sai vitorioso Jair Messias Bolsonaro, ex-capitão do Exército que chegou a defender publicamente a tortura, autor de não mais que dois projetos de lei aprovados ao longo de 27 anos de mandato como deputado e merecedor de apenas três dos 512 votos de seus pares na última vez que tentou se eleger presidente da Casa, em 2017.
A partir de um rigoroso trabalho de reportagem, Tormenta revela como opera o governo do 38o presidente da República, que forças se digladiam entre as paredes do Palácio do Planalto e de que forma as crenças e os temores – reais e imaginários – de Bolsonaro e de seus filhos influenciam os rumos do país. O livro traz detalhes surpreendentes sobre a crise interna de seu mandato, revelando segredos dos generais que o cercam no Palácio, intrigas que corroem o primeiro escalão do poder e bastidores que não chegaram aos jornais.
Mais do que mostrar as peculiaridades e a dinâmica do governo de Jair Bolsonaro – e de nos situar no calendário dos atribulados primeiros 365 dias de sua gestão –, a narrativa de Thaís Oyama ajuda o leitor a compreender o ano que passou e a vislumbrar o que nos aguarda."

Corpo
Bill Bryson - Companhia das Letras
448 páginas - comprar

Sinopse:
"Em seu novo livro, Bill Bryson mais uma vez se mostra um companheiro incomparável ao nos guiar em um tour pelo corpo humano – como ele funciona, sua notável capacidade de se regenerar e (infelizmente) as várias maneiras pelas quais ele pode falhar.
Cheio de fatos extraordinários e anedotas irresistíveis, Corpo leva os leitores a um entendimento mais profundo do milagre da vida em geral, e de cada um de nós em particular. Como Bryson escreve, "A cada segundo, todos os dias, nosso corpo executa uma quantidade literalmente incalculável de tarefas – um quadrilhão, um nonilhão, um quindecilhão, um vigintilhão (porque essas quantidades existem); enfim, um número que vai muito além da nossa imaginação – sem exigir um instante da sua atenção." Este livro vai curar essa desatenção com doses generosas de assombro e informação."

As Pequenas Virtudes
Natalia Ginzburg - Companhia das Letras
128 páginas - comprar

Sinopse:
"Sem idealizações nem sentimentalismos, As pequenas virtudes é fruto de uma prosa límpida, aliada ao vigor típico dos escritores que, ao falar de coisas simples, revelam as questões humanas mais profundas. Nestes onze textos, a escritora italiana Natalia Ginzburg não faz delimitações entre as dimensões social e histórica, construindo uma obra singular e de raro afeto.
O livro é dividido em duas partes. A primeira se atém a deslocamentos – como o período em que a autora morou em Londres – e a retratos de duas figuras centrais em sua vida: o poeta Cesare Pavese, de quem ela foi amiga, e Gabriele Baldini, seu segundo marido. Na segunda, figuram ensaios poderosos, como "O filho do homem", uma avaliação das sequelas da guerra recém-terminada; "O meu ofício", em que Ginzburg explora as relações entre escrita e verdade íntima; e o texto que dá título a este volume, um elogio extraordinário às verdadeiras grandezas humanas.
Breve e imenso, simples e original, As pequenas virtudes é um livro inesquecível. Ao retratar uma vida marcada por perdas, desterros e humildes alegrias, Natalia Ginzburg constrói uma obra luminosa, cheia de carinho e de genuíno amor às pessoas e às palavras."

Mulherzinhas
Louisa May Alcott - Penguin Companhia das Letras
592 páginas - comprar

Sinopse:
"Mulherzinhas é considerado um dos livros mais influentes de todos os tempos. Ultrapassando a barreira das idades, esse romance é lido com a mesma paixão por adultos e jovens. A história das irmãs March se tornou um clássico feminista que reflete sobre a tensão entre obrigação social e liberdade pessoal e artística para as mulheres.
Cada leitor terá sua irmã favorita: a independente Jo, a delicada Beth, a bela Meg ou a artista Amy. Essas quatro mulheres e sua mãe, Marmee, enfrentam com diligência e honra as privações da Guerra Civil americana, e se tornaram um sucesso instantâneo já em 1868."

Martinho Lutero
Lyndal Roper - Objetiva
568 páginas - comprar

Sinopse:
"Quando Martinho Lutero pregou uma folha de papel na porta da igreja de uma pequena cidade universitária, no dia 31 de outubro de 1517, iniciou-se um processo que mudaria para sempre o mundo ocidental.
As ideias de Lutero se propagaram rapidamente. Seu ataque à igreja logo convulsionou a Alemanha, dividiu a Europa e polarizou as crenças, desencadeando perseguições religiosas, agitação social e guerra. A longo prazo, suas ideias, paradoxalmente, ajudaram a romper o domínio da religião em todos os âmbitos da vida.
No entanto, o homem que iniciou a Reforma era cheio de falhas, um fundamentalista religioso, antissemita e politicamente reacionário. Crente fervoroso, atormentado pelas dúvidas e polemista cruel, Lutero libertou a sexualidade humana do estigma do pecado, mas, ao mesmo tempo, insistiu que as mulheres permanecessem em um lugar secundário.
Lyndal Roper nos apresenta uma figura de carne e osso, com todas as suas nuances, e revela como um pequeno ato de protesto se converteu em uma luta que transformaria para sempre a igreja e marcaria o começo de um novo mundo."

Um Gênio Muito Estável
Philip Rucker e Carol Leonnig - Objetiva
480 páginas - comprar

Sinopse:
"Rucker e Leonnig são jornalistas com fontes exclusivas em Washington. Nos últimos três anos, fizeram reportagens aprofundadas sobre as formas como Donald Trump moldou o papel de presidente à sua própria imagem, desestruturando antigas alianças com países amigos e levando as instituições norte-americanas ao limite.
Seria fácil confundir o primeiro mandato de Trump com um caos completo. Leonnig e Rucker mostram, no entanto, que existe um padrão, uma forma de agir, que dá sentido aos desastres diários. Com centenas de entrevistas inéditas e uma rigorosa pesquisa, os autores revelam como pensa e como age o 45º presidente dos EUA, conforme ele se aproxima da ameaça de um impeachment.
Eles nos levam aos meandros da investigação sobre a interferência russa nas eleições americanas de 2016, e mostram como o time de advogados de Trump luta para conter os danos à sua presidência. Também nos revelam os bastidores da Casa Branca, e como a equipe precisa lidar com suas decisões intempestivas, de impacto mundial. É um relato alarmante e preciso sobre a presidência mais polêmica da história recente dos EUA."

O Carteiro Encolheu!
Allan Ahlberg e Janet Ahlberg - Companhia das Letrinhas
40 páginas - comprar

Sinopse:
"O carteiro estava pronto para começar um novo dia de trabalho, mas tudo muda quando um chocalho de um bebê gigante cai em sua cabeça sem mais nem menos. A partir daí, ele passa a viver aventuras fantásticas pelos contos de fadas mais famosos do mundo, tomando um chá com Alice no País das Maravilhas, passeando com Dorothy na Estrada dos Tijolos Amarelos e fugindo do Lobo Mau. Sem dúvidas, essa vai ser a aventura mais inesquecível do carteiro!
Este livro vem acompanhado de uma lupa feita especialmente para os amantes de cartas – porque, dentro das páginas, há várias cartinhas e cartonas, mapas e bilhetes, para o leitor explorar e se deliciar com a história.
Livro indicado para leitores a partir de 4 anos."




Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias