publicidade

Lançamentos: Grupo Companhia das Letras


Destruidor de Mundos
Destruidor de Mundos - livro 1
Victoria Aveyard - Seguinte
Tradução: Guilherme Miranda e Lígia Azevedo
560 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Ano após ano, Corayne assiste sua mãe, uma célebre pirata, partir para o alto-mar e desbravar todos os reinos de Todala, sem jamais poder acompanhá-la. Quando um misterioso imortal e uma assassina de aluguel aparecem dizendo que ela é a última descendente viva de uma poderosa linhagem – e a única pessoa capaz de salvar o mundo de um perigo iminente –, ela aproveita a chance para ir em busca de sua própria aventura.
O problema é que o perigo é muito maior do que ela imaginava: um homem sedento por poder, determinado a reabrir os portais que, no passado, levavam para outros mundos, povoados por criaturas sinistras. Com a ajuda de um grupo de bandidos e maltrapilhos, Corayne terá de provar que o heroísmo pode surgir até nos lugares mais inesperados."


Não Existe Amanhã
Killing Eve - livro 2
Luke Jennings - Suma
Tradução: Leonardo Alves
240 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Em um quarto de hotel em Veneza, onde acabou de concluir um assassinato de rotina, Villanelle recebe um telefonema tarde da noite.
Eve Polastri, a funcionária do governo inglês que está em seu encalço há meses, conseguiu rastrear um oficial do MI5 a serviço dos Doze e está prestes a levá-lo a interrogatório. Enquanto Eve se prepara para procurar respostas, tentando desesperadamente encaixar as peças de um terrível quebra-cabeça, Villanelle avança para o abate.
O duelo entre as duas mulheres se intensifica, assim como sua obsessão mútua, com a ação passando dos altos picos do Tirol até o coração da Rússia. Eve enfim começa a desvendar o enigma da identidade de sua adversária, e Villanelle se pega correndo riscos cada vez maiores para se aproximar da mulher que pode ser sua ruína.
Um thriller cheio de descrições chocantes e também sensuais, Não existe amanhã é brilhante ao narrar a mente psicótica de uma assassina e a caçada apaixonada de sua nêmesis, aproximando duas rivais a ponto de não saberem mais se estão uma contra a outra... ou mais unidas do que nunca."


Ela é Carioca (nova edição)
Ruy Castro - Companhia das Letras
592 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Na estreita faixa entre o Atlântico e a Lagoa Rodrigo de Freitas, chamada Ipanema, no Rio de Janeiro, "produziu-se a maior quantidade de cronistas, poetas, romancistas, designers, arquitetos, cartunistas, artistas plásticos, compositores, cantores, jornalistas, fotógrafos, cineastas, dramaturgos, roteiristas, cenógrafos, figurinistas, atores, diretores de TV, modelos, estilistas de moda e esportistas de que se tem notícia no Brasil". Por sessenta anos, essa "província de cosmopolitas" influiu decisivamente na cultura brasileira, e muitos de seus protagonistas se tornaram estrelas reconhecidas em todo o Brasil.
Ela é carioca compõe-se de 237 verbetes, abrangendo centenas de figuras que ajudaram a mudar o jeito de o brasileiro escrever, falar, se comportar, se vestir e até se despir. Narrados no estilo inconfundível de Ruy Castro, essas minibiografias se completam mutuamente e apresentam não apenas a história de cada figura, mas transportam o leitor ao fervilhante clima cultural da época.
Tudo isso é Ipanema: Tom Jobim, Leila Diniz, Rubem Braga, Tônia Carrero, Millôr Fernandes, Danuza Leão, Vinicius de Moraes, Fernando Gabeira, Jô Soares, João Saldanha, Paulo Francis, Odette Lara, Glauber Rocha, Ibrahim Sued, Alair Gomes, Jaguar, Marina Colasanti, Ira Etz, Ferreira Gullar, Roniquito de Chevalier, Nelson Motta, Cazuza, Zózimo Barrozo do Amaral, Ziraldo, Zuzu Angel, e muito mais."


O Corpo Crítico
Jean-Claude Bernardet - Companhia das Letras
128 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Desde que tornou público, na década de 1990, ser soropositivo, Jean-Claude Bernardet sofreu de meningite, perdeu parte da visão e foi diagnosticado com câncer duas vezes. Da primeira, achou que estaria curado – até a reincidência da doença, que, desta vez, decidiu não tratar.
Os ensaios aqui reunidos ponderam sobre a suposta obrigatoriedade da cura, imposta pela medicina em detrimento do bem-estar do paciente. O que Bernardet vê como realmente incontornável é a necessidade de se estar sempre em movimento, atuando como agente da própria vida.
"Preciso sair desse limbo dos pré-mortos para onde vou sendo empurrado, o que vai me matar não é a doença, é a rede que está se fechando em volta de mim", diz o crítico. Abdicando da constante perspectiva da morte, Jean-Claude Bernardet constrói um sólido manifesto sobre a liberdade do corpo e o poder da escolha, seja para dançar, andar sem rumo ou se curar.
Com a reprodução integral de A doença, uma experiência."


O Último Gozo do Mundo
Bernardo Carvalho - Companhia das Letras
144 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"As distâncias e os pontos de contato entre o pessoal e o coletivo, entre a narrativa individual e a histórica, ocupam o centro de O último gozo do mundo, décimo terceiro livro de Bernardo Carvalho publicado pela Companhia das Letras.
Presa de um tempo em que "a leitura do mundo tornou-se descontínua e episódica", a protagonista desta novela parte, com o filho pequeno, numa jornada para um retiro no interior profundo do Brasil. Lá, mora um homem que passa a prever o futuro depois de ter sobrevivido ao vírus ameaçador. Entre lembranças obliteradas, encontros e desencontros e vidas até então previsíveis modificadas radicalmente, um rastro de perplexidade e de perguntas sem respostas vai sendo deixado para trás, numa narrativa enigmática, eletrizante e que se torna mais e mais perturbadora. Podemos distinguir as causas dos efeitos? Como damos sentido a uma narrativa? O que restou de humanidade num Brasil dominado pela morte? Podemos ter um projeto comum de futuro sem um relato coerente do passado?"


Nada Vai Acontecer Com Você
Simone Campos - Companhia das Letras
192 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"É uma sexta-feira como outra qualquer. Até o instante em que Lucinda recebe uma mensagem misteriosa perguntando se sabe onde está Viviana, sua irmã. Deve ser alarme falso, pensa. Contudo, o insistente silêncio da caçula desperta um pressentimento, e pouco a pouco a preocupação se revela legítima. Lucinda dá início a uma desesperada busca por pistas. Quando ela mergulha na intimidade da irmã, descobre muito mais do que poderia supor.
Neste romance eletrizante, Simone Campos nos apresenta a duas personagens que, durante toda a vida, dividiram a mesma casa, o mesmo gosto musical, o mesmo humor e até certa inadequação social. Em algum momento, no entanto, a cumplicidade foi deixada de lado e suas vidas seguiram rumos diferentes. Nada vai acontecer com você é um suspense psicológico sobre como um segredo é capaz de transformar a relação entre duas irmãs."


O Caderno Rosa de Lori Lamby
Hilda Hilst - Companhia das Letras
80 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Aos sessenta anos de idade, quatro décadas depois de estrear como poeta e inconformada com a tímida recepção de sua obra, Hilda Hilst tomou uma atitude radical. Em 1990, com O caderno rosa de Lori Lamby, resolveu se despedir da "literatura séria" e se dedicar a escrever "adoráveis bandalheiras".
A narradora, Lori, é uma menina de oito anos que decide se prostituir, com o consentimento dos pais, e registrar tudo – tudo mesmo – em seu diário. Com humor ácido e autoconsciência brutal, ela relata os desenlaces da sedução e o prazer que o dinheiro lhe traz. Não à toa, a premissa escandalosa rendeu as mais diversas e enfáticas interpretações dos críticos e continua despertando a ávida curiosidade dos leitores.
No posfácio a esta edição, a psicanalista Vera Iaconelli destaca como Hilda Hilst, ao questionar nossas certezas e ultrapassar o limite da razão, escreveu uma obra que impressiona pela ousadia e atualidade."


Arendt
Ann Heberlein - Companhia das Letras
Tradução: Kristin Lie Garrubo
256 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"A vida de Hannah Arendt se estende por um período imprescindível na história do mundo ocidental, que abrange não apenas a ascensão do regime nazista e as crises da Guerra Fria, mas a formulação de reflexões fundamentais sobre o valor e a culpa da humanidade diante desses episódios. Nesse sentido, suas contribuições intelectuais estão diretamente relacionadas à sua vida, marcada por experiências terríveis, mas também por amor, exílio e saudade.
Em Arendt, Ann Heberlein oferece um retrato inédito que trata desde os temas políticos caros à autora que investigou a "banalidade do mal" até sua vida privada, com seus famosos amantes e amigos, incluindo Heidegger, Benjamin, Beauvoir e Sartre. Eis aqui uma Hannah Arendt atemporal, cujo pensamento permanece cada vez mais relevante mesmo meio século depois."


Romance
Julián Fuks - Companhia das Letras
216 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Para abarcar algo tão vago e tão vasto quanto a história de um gênero literário, Julián Fuks definiu como objeto deste livro ensaístico não o romance em si, mas a ideia abstrata de romance, tal como proposta por uma série de romancistas canônicos em ensaios, prefácios, cartas, biografias, testemunhos, entrevistas e em algumas passagens de suas ficções. Defoe, Prévost, Fielding, Goethe, Flaubert, Dostoiévski, Proust, Joyce, Woolf, Beckett, Macedonio Fernández, Cortázar, García Márquez, Vargas Llosa, Coetzee e Sebald são alguns dos nomes revisitados.
A obra se estrutura numa sequência de ensaios que passam pela duvidosa ascensão do gênero, em um tempo exato e espaço restrito, pelo seu questionável apogeu, seguido da tão falada crise do romance, para, enfim, chegar nas marcas já perceptíveis de uma reascensão. Fuks não pretende aqui escrever a (impossível) história do romance, mas sim a fazer "o comentário possível sobre uma história que outros já tentaram contar algumas vezes"."


Notas Sobre o Luto
Chimamanda Ngozi Adichie - Companhia das Letras
Tradução: Fernanda Abreu
144 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Escrito após a morte do pai de Chimamanda Ngozi Adichie em junho de 2020, durante a pandemia de covid-19 que mantinha distante a família Adichie, Notas sobre o luto é um poderoso relato sobre a imensurável dor da perda e as lembranças e resiliência trazidas por ela.
Consciente de ser uma entre milhões de pessoas sofrendo naquele momento, a autora se debruça não só sobre as dimensões familiares e culturais do luto, mas também sobre a solidão e a raiva inerentes a ele. Com uma linguagem precisa e detalhes devastadores em cada capítulo, Chimamanda junta a própria experiência com a morte de seu pai às lembranças da vida de um homem forte e honrado, sobrevivente da Guerra de Biafra, professor de longa carreira, marido leal e pai exemplar.
Em poucas páginas, Notas sobre o luto é um livro imprescindível, que nos conecta com o mundo atual e investiga uma das experiências mais universais do ser humano."


Um Intelectual na Política: Memórias
Fernando Henrique Cardoso - Companhia das Letras
432 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Nestas memórias intelectuais, Fernando Henrique Cardoso lança luz sobre sua formação, o percurso como sociólogo e os acontecimentos históricos e pessoais que o levaram, antes por contingência que por escolha, à política e finalmente ao Palácio do Planalto.
Tendo por inspiração as reminiscências de Joaquim Nabuco e Norberto Bobbio, o autor rememora suas relações com os pensadores, professores e colegas que mais influenciaram sua produção intelectual, revela bastidores da intelligentsia brasileira e internacional na segunda metade do século XX e recupera os processos históricos de que foi testemunha ou agente.
Suas experiências, marcadas pelo livre trânsito entre a política e a academia, são recontadas com novo enfoque, entre reflexões sobre o poder, a sociedade e o Estado, nas quais pensamento e ação se esclarecem mutuamente."


Continuo Preta: a Vida de Sueli Carneiro
Bianca Santana - Companhia das Letras
296 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Sueli Carneiro é uma das principais intelectuais públicas brasileiras. Em mais de quarenta anos de ativismo, ela vem combinando escrita, academia e intelectualidade para qualificar uma luta política que enegreceu o feminismo no Brasil e, ao mesmo tempo, colocou as mulheres como protagonistas do movimento negro.
"Entre a esquerda e a direita, sei que continuo preta". Mais do que célebre, a tirada proferida por Sueli Carneiro sintetiza um lugar político fundamental para o movimento negro brasileiro. E sua vida oferece o desenho exemplar dessa posição.
Para dar conta de uma longa trajetória política, que se confunde com a própria história do Brasil pós-redemocratização, a jornalista Bianca Santana realizou dezenas de horas de entrevistas e empreendeu uma escavação documental cuidadosa nesta biografia que é, a um só tempo, tributo à caminhada de Sueli Carneiro, repositório de informação sobre a luta das mulheres negras no Brasil e, por tudo isso, preciosa fonte de inspiração para as futuras gerações."


Lina Bo Bardi
Zeuler R. Lima - Companhia das Letras
456 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Lina Bo Bardi foi uma mulher corajosa e perspicaz, e seu legado como arquiteta e intelectual pública é notável. Em 2021 foi homenageada com o Leão de Ouro Especial da Bienal de Veneza, mas sua odisseia pessoal é relativamente pouco conhecida. Lina, que nasceu em Roma em 1914 e faleceu em São Paulo em 1992, passou a vida em trânsito, navegando pelas contingências de gênero, geografia, história, política e diferentes visões de mundo. Lutou por sua independência e por reconhecimento pessoal, enquanto se debatia com a solidão de viver na alteridade das convenções sociais e intelectuais da época e dos lugares que ocupou.
Esta biografia é resultado de vinte anos de pesquisa de Zeuler R. Lima e traz um olhar inédito e sensível sobre a vida e a personalidade dessa mulher fascinante, com uma narrativa saborosa e uma série de fotografias e desenhos da arquiteta."


A Nossa Alegria Chegou
Alexandra Lucas Coelho - Companhia das Letras
176 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Ira, Ossi e Aurora são três jovens amigos que se unem num pacto: fazer uma revolução em Alendabar, o paraíso tropical que habitam, assim que o verão terminar. No primeiro dia do outono, uma mulher do outro lado do mundo chegará com as cinzas do marido, trazendo seu filho, e o Rei, o dono de todas as terras em volta, recebe um convidado de muito longe. O destino de todos irá se cruzar na contagem regressiva das doze horas de luz do equinócio.
Neste romance que se lê de um fôlego, a escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho cria um lugar com sua fauna, flora e o que sobra de uma língua perdida. Não faltam deuses antigos, servos e pirâmides – nem máquinas modernas, crimes em série e inteligência artificial. O ano e a localização da história são incertos, mas há a certeza de que o mal está em Alendabar, e há sérios riscos de que se espalhe – mas Ira, Ossi e Aurora não deixarão."


Questão de Raça
Cornel West - Companhia de Bolso
Tradução: Laura Teixeira Motta
144 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Publicada no Brasil pela primeira vez em 1994, esta coletânea de ensaios logo se tornou um clássico. Nela, o sociólogo norte-americano Cornel West, referência nos estudos de raça nos Estados Unidos, reflete sobre temas como a crise de liderança na comunidade negra, os mitos sobre a sexualidade dos negros e o legado de Malcolm X. Passados mais de vinte anos, as ideias de West continuam relevantes e provocadoras, e são um chamado à luta por todo o mundo.
Com um novo prefácio e uma nova introdução, que destacam, entre outros pontos, a importância dos movimentos que têm tomado as ruas nos últimos anos, Questão de raça encontra esperança na resistência coletiva e nos convida a construir uma democracia multirracial para este milênio."


Rilke Shake
Angélica Freitas - Companhia de Bolso
64 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
""salta um rilke shake/ com amor & ovomaltine/ quando passo a noite insone/ e não há nada que ilumine."
Primeiro livro de Angélica Freitas, lançado originalmente em 2007 pela coleção Ás de Colete (7Letras e Cosac Naify), Rilke shake traz o humor, a inteligência e a imaginação de uma das vozes mais talentosas da atualidade.
No liquidificador, a poeta despeja o que lhe vem à mente: Keats deprimido, Gertrude Stein na banheira, Bishop entre cajus, o calor em São Paulo, o pavor de frequentar festinhas. Nessa lírica antilírica, sem medo de rir de si mesma, Angélica Freitas mistura o erudito e o popular em uma poesia surpreendente e perspicaz."


O Outono da Idade Média
 (nova edição)
Johan Huizinga - Penguin Companhia
Tradução: Francis Petra Janssen
696 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Publicado em 1919, O outono da Idade Média é um dos grandes clássicos da história cultural. Aqui, o medievo é visto na plenitude de seus contrastes, distante do lugar-comum segundo o qual não passaria de uma transição letárgica entre a Antiguidade e o Renascimento.
Neste estudo, o historiador holandês Johan Huizinga utilizou métodos e fontes pouco usuais em sua época para mostrar a vida medieval em sua expressão cultural, artística e religiosa, assim como seus modos de sentir felicidade, sofrimento e afeto.
Entre o passado e o futuro de uma ciência fundada sobre alicerces vacilantes, Huizinga trabalha com as tensões permanentes associadas ao desejo simultâneo de compreender e narrar um período tão rico de nossa história.
Tradução de Francis Petra Janssen. Introdução de Naiara Damas. Posfácio de Anton van der Lem."


Grande Sertão: Veredas
(edição em quadrinhos)
João Guimarães Rosa e Rodrigo Rosa - Quadrinhos na Cia.
184 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Publicado em 1956, e traduzido para diversas línguas, Grande sertão: veredas é o único romance escrito por João Guimarães Rosa e um dos mais importantes textos da literatura brasileira. Nesta versão em quadrinhos, vencedora do prêmio HQ Mix, o roteiro de Eloar Guazzelli refaz os caminhos da obra clássica e guia os traços poderosos de Rodrigo Rosa, que dá vida a um romance gráfico arrebatador e mescla faroeste e narrativa de aventura no coração do Brasil profundo. Ao atribuir ao sertão mineiro sua dimensão universal, Grande sertão é um mergulho na alma humana, capaz de retratar o amor e a violência através de personagens que se tornaram marcos da nossa cultura, como Riobaldo e Diadorim."


O Futuro é Mais Rápido do que Você Pensa
Peter H. Diamandis e Steven Kotler - Objetiva
Tradução: Cássio de Arantes Leite
336 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"O que acontecerá quando a inteligência artificial, a robótica, a biologia sintética e os sensores se unirem à impressão 3D, ao blockchain e a velocidades de conexão global de vários gigabytes? Estas convergências transformarão as indústrias tradicionais e certamente afetarão a maneira como educamos nossos filhos, governamos nossas nações e cuidamos do nosso planeta.
Peter H. Diamandis e Steven Kotler investigam como várias ondas seguidas de novas tecnologias devem impactar nossa vida cotidiana e o conjunto da sociedade. Com uma clarividência surpreendente, os autores nos mostram de que maneira os grandes setores econômicos devem se reinventar, e quais serão as incríveis oportunidades para empreendedores, inovadores, líderes e qualquer um que tenha agilidade e ousadia. Ninguém poderia imaginar que a tecnologia avançaria com tanta velocidade: durante a próxima década, vivenciaremos enormes disrupções e criaremos mais riqueza do que nos últimos cem anos."


Minhas Histórias dos Outros
 (edição revista e ampliada)
Zuenir Ventura - Objetiva
194 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Nas páginas de Minhas histórias dos outros desfilam momentos marcantes de um país que alterna depressão e euforia, desencanto e esperança. Zuenir Ventura traça um panorama que vai da ditadura militar à redemocratização, do atentado ao Riocentro à anistia, da revolução sexual à chegada da aids, dos anos dourados à explosão do narcotráfico.
A trajetória de Mestre Zu, como é carinhosamente conhecido, começa na faculdade (entre professores como Manuel Bandeira, Alceu Amoroso Lima e Celso Cunha), continua nas redações de jornais, passa por Paris, Saint-Tropez, Cannes, Sintra, Lisboa, Viena e Havana, segue pelos labirintos das favelas cariocas e chega até a Amazônia, onde conhece Genésio Ferreira da Silva, testemunha-chave da morte do líder ambientalista Chico Mendes. Para impedir que o garoto fosse assassinado, Zuenir o acolheu em sua casa e o manteve sob sua tutela, dos treze aos vinte e um anos.
Nesta nova edição, o leitor terá uma agradável surpresa: o final feliz dessa que foi a mais difícil das histórias de Zuenir."

A Música no Seu Cérebro
 (nova edição)
Daniel J. Levitin - Objetiva
Tradução: Clóvis Marques
312 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Eleito pela Billboard um dos 15 livros que todo fã de música deveria ler.
A música é uma obsessão que está no cerne da natureza humana, e talvez seja mais fundamental para a nossa espécie do que a linguagem. Neste livro fascinante, o neurocientista, psicólogo e autor best-seller Daniel Levitin tenta entender o poder que ela exerce sobre nossa consciência, e estuda sua relação com a atividade cerebral: como o cérebro percebe a música, e o que a música nos ensina sobre o cérebro?
Com base nas mais recentes pesquisas da neurociência e da psicologia, Levitin revela o papel da música na evolução humana, mostra como nossas preferências musicais começam a se formar mesmo antes de nascermos e explica por que a música nos oferece experiências emocionais tão profundas. A música no seu cérebro apresenta um novo olhar sobre a música e o que ela pode nos ensinar sobre nós mesmos."


Como Escolher um Parceiro
Susan Quilliam - Objetiva
Tradução: Marina Merlino
152 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"A procura pelo outro nos leva a aprender mais sobre nós mesmos, sobre a vida e a maneira como queremos vivê-la. Em meados do século passado, a união de casais abandonou contratos, conveniências e circunstâncias, e se tornou inextricavelmente vinculada ao amor. Pela primeira vez, a paixão – sexual e emocional – se tornou o elemento primário para o sucesso de uma relação.
Com base na psicologia, filosofia, cultura e em sua própria experiência, Susan Quilliam apresenta um guia para ajudar você a olhar não só para o lugar onde está, mas também para seu passado, e a entender como ele moldou quem você é e o que você procura. A autora discute como essa busca pode ser consciente e refinada, e o que fazer para descobrir se uma relação entre você e um parceiro em particular daria certo."


Como Ser um Líder
Martin Bjergegaard e Cosmina Popa - Objetiva
Tradução: Bruno Fiuza
184 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"A cultura popular está repleta de imagens do líder de expressão forte – uma pessoa carismática, poderosa, decidida –, mas a verdade é que, com a dose certa de autoconhecimento e autenticidade, mesmo aqueles que não se encaixam no estereótipo podem chegar lá.
Há incontáveis cursos e livros que ensinam técnicas de liderança, de tomadas de decisão e oratória. O mais importante, porém, é aprender a enxergar nosso próprio estilo e descobrir a forma de aprimorá-lo. Com um olhar aprofundado ao que realmente significa liderar, este livro ensina a explorar – e a aceitar – o líder que existe em cada um de nós."


Com que Roupa?
Giovanna Nader - Paralela
200 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Moda é comportamento e sociedade.
Você já parou para pensar no impacto que uma única blusinha tem no meio ambiente? Uma peça simples como essa pode parecer inofensiva, mas, considerando os agrotóxicos e pesticidas utilizados nas plantações de fibras de tecido, a desigualdade social entre trabalhadores e consumidores e a quantidade de poliéster e microplásticos liberados por nossas roupas na lavagem, é impossível separar o mercado da moda da crise climática. Ao mesmo tempo, é impossível pensar na vida sem a existência da moda. Então qual é a melhor maneira de se relacionar com esse universo tão complexo e essencial?
Em Com que roupa?: Guia prático de moda sustentável, a comunicadora e ativista ambiental Giovanna Nader convida o leitor a participar de uma jornada para reinventar sua relação com a moda. Nestas páginas você vai encontrar dicas de estilo, técnicas para preservar mais as suas roupas e orientações para consumir menos e melhor."


Ada ou Ardor: Crônica de uma Família
Vladimir Nabokov - Alfaguara
Tradução: Jorio Dauster
608 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Ada ou ardor reconta a duradoura relação de amor entre dois primos, Ada e Van, desde o primeiro encontro na Mansão de Ardis, em uma "América de sonho", e ao longo de oitenta anos de arrebatamento, viagens através de continentes, separações e recomeços.
Ao narrar essa história trágica e idílica, Nabokov reinventa a própria vida. Não estamos mais na Terra, mas na Antiterra, uma espécie de espelho distorcido de nossa realidade. No mundo nabokoviano, entre outras coisas, fala-se russo nos Estados Unidos, e os telefones são movidos a água, depois de o uso da eletricidade ter sido proibido. Nessa realidade recriada, Nabokov mescla uma série de referências e estilos para narrar uma história de amor interdita, emocional, que foge a todos os padrões convencionais."


Um Buraco Com meu Nome
(nova edição)
Jarid Arraes - Alfaguara
176 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Autora vencedora dos prêmios APCA e Biblioteca Nacional.
Jarid Arraes se destaca como uma das maiores escritoras brasileiras da atualidade. Os temas de sua obra, sempre urgentes e igualmente atuais, colocam em evidência sujeitos preteridos, fora do padrão e das vistas da sociedade: "eu quero ouvir/ sobre as pequenas vidas/ os pequenos instantes/ de vida/ que ainda resistem/ aí".
Nesta antologia, a autora de Redemoinho em dia quente vai em busca de "uma toca/ de paredes/ grossas// um abrigo/ que cesse/ a fome", um refúgio em meio a campo aberto. Em um denso equilíbrio entre introspecção e crítica social, estes poemas se dividem em cinco ramos – selvageria, fera, corpo aberto, caverna e poemas inéditos – e recuperam a imagem da mulher e do corpo feminino negro, que se encontra desprotegido da loucura e das inúmeras opressões cotidianas.
Um buraco com meu nome, reeditado agora pela Alfaguara, traz sete poemas jamais publicados pela autora, reforçando a vitalidade da obra: "existo paralela/ e por dentro/ estou faminta", diz Jarid."


Seu Cérebro Bem Alimentado
Dra. Uma Naidoo - Fontanar
Tradução: André Fontenelle
376 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Quando falamos de alimentação, a maioria das pessoas pensa em perda de peso, boa forma e longevidade. Entretanto, o que ingerimos afeta também nosso cérebro. Estudos recentes mostram que nossa dieta pode ter um impacto profundo em transtornos mentais que vão desde ansiedade e depressão até demência e esquizofrenia.
Neste livro, a dra. Uma Naidoo, psiquiatra, especialista em nutrição e chef de cozinha, apresenta dados científicos para mostrar de que forma uma dieta saudável pode ajudar a tratar e prevenir diversos problemas psicológicos e cognitivos, e quais são os alimentos mais benéficos ou prejudiciais para cada condição.
Unindo explicações técnicas acessíveis a receitas saborosas e nutritivas, Seu cérebro bem alimentado é o guia ideal para quem quer cuidar da saúde mental por meio de uma das atividades mais básicas do ser humano: a alimentação."


Ingredientes Para uma Confeitaria Brasileira
Joyce Galvão - Companhia de Mesa
160 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Depois de anos de pesquisa e participação em cursos e eventos de confeitaria, Joyce Galvão nos convida a refletir sobre os ingredientes tipicamente brasileiros que são frequentemente esquecidos – e correm risco de extinção.
Quando falamos em confeitaria, temos que ir além das receitas. É necessário entender o que está por trás do modo de preparo e conhecer o essencial: os ingredientes! É preciso repensar o que comemos, voltar o nosso olhar para dentro e descobrir a riqueza que temos à disposição. As escolhas que fazemos, aquilo que optamos por consumir, vão garantir a preservação da nossa cultura e das nossas tradições.
Neste pequeno guia, Joyce Galvão traz um debate sobre culinária e ingredientes locais, e coloca o Brasil e sua riqueza alimentar no centro da conversa, propondo um desafio e um convite: que sejamos mais ousados ao criar receitas, que sejamos livres para nos desprender de tudo aquilo que nos incomoda. Mas, para tanto, é preciso estudar e, sobretudo, compartilhar."


A Era dos Muros
Tim Marshall - Zahar
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
352 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Mais de um terço dos Estados-nação do mundo têm bloqueios ao longo de suas fronteiras. Ainda que o planeta sempre tenha sido separado por diferentes tipos de construções – da Grande Muralha da China ao Muro de Berlim –, uma nova era de isolacionismo e nacionalismo despontou nas últimas décadas.
Essa questão ganhou visibilidade com a obsessão da extrema-direita americana pela necessidade de um muro na fronteira com o México e com o Brexit da Grã-Bretanha, mas a verdade é que a extensão do problema é muito maior. Apenas no século XXI foram erguidos milhares de quilômetros de muros e cercas. A China, por exemplo, tem o Grande Firewall, proteção digital que bloqueia a entrada da cultura ocidental. Os países da Europa, por sua vez, tentam se blindar contra imigrantes, terrorismo e dificuldades econômicas dos países vizinhos. Na África do Sul, surgiram comunidades fortemente fechadas que dividem a população dentro do próprio território, e enormes muros ou cercas separam as pessoas no Oriente Médio, na Coreia, no Sudão, na Índia e em diversos outros lugares ao redor do planeta.
Com o estilo ágil e envolvente que é sua marca registrada, Tim Marshall organiza as peças do tabuleiro mundial e compõe em A era dos muros um mapa detalhado para entendermos o que está por trás dessas divisões físicas ou tecnológicas. Partindo de regiões geográficas centrais e utilizando suas experiências como repórter em importantes áreas do globo, Marshall analisa de que nosso cenário político por centenas de anos – em especial desde 2001 – e como eles determinam a geopolítica da atualidade."


O Último Abraço da Matriarca
Frans de Waal - Zahar
Tradução: Pedro Maia Soares
452 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Às vésperas de Mama completar 59 anos, e meses antes do octagésimo aniversário de Jan van Hooff, esses dois hominídeos tiveram um reencontro comovente. Mama, a matriarca de uma colônia de chimpanzés, estava deitada em seu ninho no zoológico de Arnhem, moribunda, quando o velho professor de biologia tomou a decisão incomum de visitá-la para uma despedida. Embora se conhecessem de longa data, nenhum ser humano em sã consciência entraria na jaula de um chimpanzé adulto. Mas ao ver o amigo, Mama despertou da letargia, reagiu com um grande sorriso e tranquilizou-o com tapinhas no pescoço. Ela parecia perceber a apreensão de Jan e dizer a ele que estava feliz com a sua presença.
A vida de Mama e a cena desse último abraço são o ponto de partida para uma exploração fascinante das notáveis aptidões emocionais dos animais e do que elas podem revelar sobre nós. Neste livro surpreendente, Frans de Waal nos apresenta essa e outras histórias – do cão enlutado pela perda do amigo a elefantes que revisitam ossos de seus entes queridos – para ilustrar que não somos a única espécie com a capacidade de amar, odiar, sentir medo e até mesmo culpa. Símios expressam-se de modo mais parecido conosco, porém as emoções estão em toda a parte – de peixes e aves a moluscos como o polvo."


Querida Kitty
 (edição bolso de luxo)
Anne Frank - Clássicos Zahar
Tradução: Karolien van Eck e Ana Iaria
320 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Em 1942, com a crescente perseguição aos judeus na Holanda ocupada pelos alemães, Anne Frank se escondeu com a família e alguns agregados em uma casa nos fundos do prédio onde funcionava a empresa do seu pai. Por dois anos o grupo conseguiu escapar do cerco nazista e, nesse período, Anne registrou sua vida no esconderijo em um diário hoje mundialmente conhecido.
Mas ela tinha um grande desejo: publicar um romance sobre essa experiência quando a guerra terminasse. Como trabalho preparatório para esse projeto, ela reelaborou minuciosamente seu diário. As cartas à amiga imaginária Kitty, apresentadas agora pela primeira vez como uma publicação em separado, dão prova do talento literário da jovem autora. Com grande sensibilidade e fino senso de humor, ela relata à sua amiga o cotidiano da vida na casa, as relações entre seus moradores e o clima de terror que aumentava progressivamente com a escalada da guerra.
Mais de setenta anos depois, e pela primeira vez em português (em tradução direta do holandês), o desejo de Anne Frank se concretiza com a publicação do romance epistolar que idealizou e escreveu a partir das páginas do seu caderno."


Um Gorila
Anthony Browne - Pequena Zahar
Tradução: Ana Tavares
32 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Como despertar a atenção das crianças pequenas para os primatas em toda a sua variedade? Esta é a proposta de Um gorila, firmada em uma apresentação vívida de gorilas a gibões, macacos a mandris, lêmures de cauda anelada a macacos-aranha. Com uma paleta marcante, atenção aos detalhes e talento peculiar para expressões faciais, Anthony Browne amplifica o conceito básico de número ao lançar um olhar sobre semelhanças e diferenças – retratando uma família extensa da qual podemos nos considerar parte.
As ilustrações ricas em detalhes e cores capturam as diferentes personalidades de cada animal e trazem nova profundidade para um livro de contar.
Livro indicado para leitores a partir de 3 anos."


Superbebê Fraldinha: A Invasão dos Ladrões de Privada
Superbebê Fraldinha - livro 2
Dav Pilkey - Companhia das Letrinhas
Tradução: Daniel Lembo Schiller e André Czarnobai
192 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Jorge Beard e Haroldo Hutchins não foram responsáveis apenas pelo surgimento do Capitão Cueca, o grande herói sem calças que salva o mundo dos mais perigosos vilões. Eles também criaram personagens pra lá de incríveis como o Superbebê Fraldinha!
Nesta nova aventura, nosso herói de fraldas precisa enfrentar o grande vilão dr. Pipi Pimpão. Esse cientista malvado acorda um dia e percebe que foi transformado numa enorme poça de xixi. Para se vingar, ele promete destruir todas as privadas da cidade!
E agora o Superbebê Fraldinha e seu fiel escudeiro, o Cão Fraldinha, precisam impedir esse plano maluco antes que toda a população acabe fazendo xixi nas calças.
Livro indicado para leitores a partir de 6 anos."


O Quintal da Minha Casa
Fernando Nuno - Companhia das Letrinhas
Ilustração: Bruno Nunes
40 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"O quintal da casa que conhecemos neste livro é repleto das mais variadas plantas e bichos. Ele tem céu estrelado, sol e chuva. Nele, vivem muitas pessoas – cada uma de um jeito diferente, mas todas iguais em sua humanidade. O problema é que andaram mexendo ali, destruindo o que deveria ser preservado... Mas que quintal é esseE E como podemos salvá-lo
Nesta história inspiradora, recheada de belíssimas e coloridas ilustrações, cada leitor é convidado a pensar sobre nosso planeta e o que podemos fazer para que sua rica natureza não seja completamente destruída. Afinal, há esperança – e as futuras gerações podem estar prestes a salvar a Terra!
Este livro é indicado para crianças a partir de 6 anos."


A Floresta
Irena Freitas - Companhia das Letrinhas
32 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Depois de ver as notícias na TV, uma menina quer acabar com a destruição da floresta. Com a ajuda de seus amigos e de sua imaginação, surgem mil possibilidades para trazer o verde de volta às matas – e às páginas do livro!
Neste livro-imagem, Irena Freitas se inspirou em Manaus, a cidade em que mora, e nos incêndios que ocorreram em 2019 na Floresta Amazônica para criar uma narrativa imagética que nos convida a refletir sobre o que podemos fazer para cuidar de nossas matas.
Livro indicado para leitores a partir de 4 anos."


Fuja do Guarabuja e Outros Seres Fantásticos
Shel Silverstein - Companhia das Letrinhas
Tradução: Alipio Correia de França Neto
64 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Em Fuja do Garabuja, Shel Silverstein reuniu quarenta e quatro seres para lá de estranhos e diferentes. Tem o Rímio Rastejante, que rói bigodes alheios durante as noites sem deixar nenhum vestígio; o Fuchalo devorador de gente – um bicho de rabo enorme que não deve nunca ser puxado; o Guerliga, que adora ter a barriga coçada...
Lançado em 1964, este é o primeiro livro do autor de A parte que falta, e o único em que ele utilizou cores nas ilustrações. Com toda a poética e graça que lhe é típica, Shel Silverstein construiu todo um universo fantástico que vai encantar leitores de todas as idades.
Este livro é indicado para crianças a partir de 9 anos."


Puffy e Brunilda: uma Pitada de Magia
Barbara Cantini - Companhia das Letrinhas
Tradução: Bruna A. Paroni
64 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Puffy é um gatinho de rua quase todo preto, que tem um poder especial: quando ele fecha os olhos e assopra, coisas extraordinárias acontecem! Mesmo assim, por mais que tente, ele não consegue encontrar um lar e sempre acaba se envolvendo em alguma confusão.
Brunilda é uma bruxa. Ela está se preparando para o dia mais importante da sua vida: seu primeiro voo de vassoura. Mas algo muito importante está faltando: um gato. Sem um bichano, Brunilda não pode levantar voo! E, por mais que tente, ela não consegue encontrar um...
Quando Puffy e Brunilda se conhecem, tudo parece se encaixar – eles foram feitos um para o outro! Juntos, se preparam para o grande voo e tudo vai dar mais que certo! Ou será que não>
Livro indicado para leitores a partir de 6 anos."


Espelho
(nova edição)
Suzy Lee - Companhia das Letrinhas
56 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Ao se deparar com seu reflexo no espelho pela primeira vez, uma menina começa uma grande brincadeira consigo mesma. Entre caretas, piruetas e risadas, a explosão de cor e formas no meio da página vai crescendo conforme ela e o leitor mergulham cada vez mais nessa dança da imaginação. Logo, a menina e seu reflexo se tornam um só – até mesmo para o leitor. Afinal, o que é a realidade e o que é a imagem mostrada pelo espelho?
Neste livro sem palavras, Suzy Lee narra apenas com duas cores a infinita possibilidade de brincadeiras que habita a mente das crianças nas mais corriqueiras situações do dia a dia, como ver-se diante de um espelho.
"Em uma narrativa só com imagens Suzy Lee nos pergunta onde se encontra o verdadeiro eu. De um lado ou de outro do espelho?" – Odilon Moraes
Livro indicado para leitores a partir de 4 anos."

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias