publicidade

Resenha: Os Segredos da Felicidade, de Lucy Diamond e Arqueiro

Os Segredos da Felicidade (The Secrets of Happiness)
Coleção Romances de Hoje
Lucy Diamond - Arqueiro
Tradução: Natalia Sahlit
320 páginas - comprar na Amazon


Sinopse:
"Uma vida nova pode estar onde você menos espera.
Em uma casa de um bairro elegante, a história de duas mulheres volta a se cruzar... 
Rachel e Becca são irmãs postiças que nunca se deram bem. Rachel é considerada a bem-sucedida da dupla: um casamento feliz, três filhos e uma casa grande, além de uma carreira invejável. Enquanto isso, a artística Becca pula de um emprego sem futuro a outro, divide um apartamento precário com uma colega excêntrica e já desistiu de encontrar o amor.
Com o passar dos anos, elas se afastaram e acabaram perdendo contato, mas um dia, quando Rachel não volta para casa à noite, seus filhos chamam Becca para ajudar. Uma vez lá, logo percebe que a vida da irmã não é tão perfeita assim: ela se divorciou, as crianças vivem em pé de guerra e sua carreira glamorosa desmoronou. E o pior de tudo é que ninguém tem ideia de onde ela possa estar.
À medida que desvenda os segredos de Rachel, Becca é forçada a encarar algumas verdades desagradáveis sobre a própria vida, e o futuro parece incerto.
Mas às vezes a felicidade pode aparecer nos lugares mais inusitados..."

Resenha:
A inglesa Lucy Diamond é autora de mais de 10 romances, sendo publicada em 15 idiomas, sempre nas listas de mais vendidos. No Brasil, seus livros são lançados pela Editora Arqueiro, integrando a coleção Romances de Hoje. São romances contemporâneos inspiradores, leves, divertidos e perfeitos para quem gosta comédias românticas e finais felizes, com protagonistas carismáticas e imperfeitas que enfrentam problemas com os quais o público se identifica com facilidade. Embora componham uma coleção, todos os livros com o selo Romances de Hoje são independentes, portanto, escolha o mais atraente e experimente um momento relaxante. Estou adorando a coleção, ela é minha queridinha e um dos meus refúgios, especialmente para quando busco sair de uma ressaca literária ou procuro por uma leitura que me faça esquecer dos problemas da vida real. São tramas engraçadas, comoventes, românticas e repletas de girl power e, no caso de Os Segredos da Felicidade (lançamento em inglês de 2016), com gratas lições de sororidade.
Os exemplares físicos são graciosos, no formato tradicional da Arqueiro de 16 por 23 centímetros, páginas amarelinhas, orelhas e com uma diagramação particular muito charmosa. Um exemplar foi enviado ao blog para esta resenha sem spoilers. A tradução é de Natalia Sahlit.
Assim como ocorre nas outras obras da autora já publicadas pela Arqueiro, A Casa dos Novos Começos (resenha) e O Café da Praia (resenha), a protagonista se encontra em uma situação de virada em sua vida, mesmo que não desconfie disso. E é simplesmente delicioso acompanhar as mudanças com uma narrativa tão agradável e ágil, do tipo que te faz virar as páginas e não perceber a passagem do tempo.


Rachel é nove anos mais velha que Becca, e ambas são irmãs de criação que nos últimos anos se afastaram e quase perderam contato. Becca divide o apartamento com uma colega exótica em Birmingham, enquanto trabalha como garçonete num pub à noite. Rachel é bem-sucedida profissionalmente e romanticamente, com três filhos, um cachorro e uma casa enorme em um bairro elegante de Hereford. O problema surge quando Rachel não volta para casa e a babá de seus filhos (duas crianças e uma adolescente) telefona para a tia Becca para que venha se responsabilizar por eles. Becca é pega desprevenida: por que ela? Onde está Rachel... ou o marido dela?
Desde o início e por todo o tempo, a narrativa em terceira pessoa mostra o que aconteceu com Rachel. Os primeiros capítulos, portanto, se revezam entre os dois pontos de vista. Enquanto Becca tenta desvendar o desaparecimento da irmã postiça e cuidar dos sobrinhos, é mostrado também o começo da história desta distinta família. Este pano de fundo é importante para se descobrir os motivos do afastamento das irmãs.
Prestes a alcançar um terço das páginas, elas finalmente se reencontram e é neste ponto que o livro se torna irresistível. É uma ótima forma para se apegar às personagens.


Até o retorno de Rachel, Becca é obrigada a assumir o posto da irmã e a cuidar dos sobrinhos, adentrando em uma rotina desconhecida e assustadora, mas que possui suas recompensas. Ela é obrigada a se reinventar e inventar e a fazer coisas que jamais imaginou. Assume os negócios da irmã de forma insegura à princípio, mas depois com animação e ousadia, descobrindo a capacidade de fazer coisas antes não pensadas. Literalmente Becca se coloca no lugar da irmã e não existe forma mais didática de mostrar a necessidade de sororidade e empatia que esta!
As duas são muito diferentes, não apenas na aparência e estilo, mas em habilidades e ideias. Por isso é incrível. A trama prova que não existem regras na vida, que padrões e estereótipos impostos pela sociedade não deveriam reger ou guiar ninguém, e que estas imposições afetam ainda mais as mulheres, independente da classe social ou idade. Estas questões influenciam da aparência às escolhas de vida, mas este livro nos relembra a não se apegar à isso e a romper as amarras impostas pelos outros. Becca e Rachel podem ser diferentes e ambas devem ser respeitadas. Pela avaliação social, uma é pior enquanto a outra é melhor em tal item, e vice-versa, como se existissem regras para a felicidade e sucesso na vida. Portanto, Rachel e Becca precisam aprender a respeitar uma à outra, para assim observar as diferenças entre si e, quem sabe, admirar as qualidades e reencontrarem a amizade.
Ao estarem juntas novamente, Rachel precisa mais do que nunca de ajuda e Becca não ignora o pedido silencioso da irmã. As adversidades começam a uni-las.


Foi muito fácil gostar de Becca, ela é uma personagem "ao estilo Bridget Jones" e é muito adaptável, embora ela não perceba. Já Rachel, talvez não tenha sido amor à primeira vista, mas também gostei muito dela. Pois estas imposições machistas que fazem com que a maioria das mulheres deseje ser eternamente jovens magras e bonitas e bem-sucedidas como mães, esposas e carreira sempre acima de sua própria felicidade pode quebrar o foco sobre o que realmente importa a elas, que podem na verdade ser o que quiserem, mas que estas tentativas de manter tudo sobre controle da perfeição pode não ser saudável.
As desavenças delas foram muitas, porém a maioria é de atos aceitáveis e próprios da diferença de idade ou oriundos da família fora do padrão, mas é mostrado o acontecimento que as separou de vez, o ápice de tudo. Envolve temática mais sombria e pertinente, onde é abordada novamente a necessidade de sempre ouvir todos os lados de uma mesma história. E no caso das mulheres, sororidade é essencial.
As crianças protagonizam cenas divertidas, caóticas e também comoventes como somente elas são capazes. Há até um cachorro na história que precisa ser "resgatado", mas parece que a autora se perdeu e "se esqueceu" dele. Mas ela sabe muito bem dar vida às crianças, até mesmo em cenas que necessitam de maior zelo e responsabilidade.
Escrever de forma agradável talvez seja a principal característica de Lucy Diamond. Tudo é muito leve e divertido, entretanto, as pitadas singelas de temas sérios estão por todo o texto, mas sem deixar a preocupação ou drama se instalar.


Há uma ponta de suspense tênue sobre o que Rachel estava fazendo para se afastar de casa. Embora o enredo linear mostre onde ela está e o que aconteceu, até ela retornar ao lar, não sabemos bem o que ela estava fazendo, mas que estava investigando seu passado. Este é um detalhe essencial para a construção da personagem, e é interessante, mas está longe de ser o foco do livro.
A "cereja do bolo" na história é a parte romântica discreta. Ocorre de forma natural, fofa e não se sobressai ao restante da trama, pois o destaque é mesmo o relacionamento entre as irmãs e o momento de autodescoberta que ambas vivem. Elas buscavam por mudanças em suas vidas, apenas não sabiam disso. A reaproximação delas é engraçada e inspiradora, para aquecer corações e relembrar aos mais machucados de que pode ser necessário retirar esqueletos do armário de uma relação, perdoar, se redimir e não guardar rancor para, finalmente, usufruir do lado bom da vida.
Há também a mensagem de que não importa onde você viva, seu estilo de vida, rotina ou planos, é importante ter alguém com quem possa contar nos momentos mais difíceis e que este sentimento deve ser recíproco.
Leitura gostosa, fácil, muito adorável e alto-astral, ideal para os momentos mais difíceis ou para quando buscamos entretenimento positivo e despretensioso.

Observação: o livro possui as receitas da trama!




A autora:
Lucy Diamond é pseudônimo de Sue Mongredien. Ela cresceu em Nottingham e estudou literatura inglesa na Leeds University. Após se formar, trabalhou em algumas editoras e na BBC, e hoje é autora de mais de 10 romances, publicada em 15 idiomas, além de best-seller do Sunday Times. Lucy mora em Bath com o marido e os três filhos e adora chocolate, praias, férias e vinhos.


Todos os livros da coleção Romances de Hoje da Editora Arqueiro:

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias