publicidade

Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven e Editora Seguinte (Companhia das Letras)

Por Lugares Incríveis (All the Bright Places)
Jennifer Niven - Editora Seguinte / Companhia das Letras
Tradução: Alessandra Esteche
336 páginas - Ano: 2015 - R$29,90
Lançamento: 14 de Janeiro de 2015.
+ informações | comprar

Sinopse:
"Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
Quando Theodore Finch conhece Violet Markey em circunstâncias nada usuais, surge uma amizade única entre os dois. Cada um com seus próprios traumas e sofrimentos, eles se juntam para fazer um trabalho de geografia e acabam descobrindo muito mais do que os lugares incríveis no estado onde moram: a vontade de salvar um ao outro e continuar vivendo."

Resenha:
Meu interesse por All the Bright Places surgiu imediatamente, pois a sinopse e a capa me atraíram como raramente acontece. Posso ainda não saber o motivo, mas sou grata por ter tido nos últimos dias de 2014 uma das melhores leituras do ano. Agora sei o porquê da excelente classificação dos leitores no site Goodreads.
A Editora Seguinte, o selo jovem da Companhia das Letras, é a responsável pela publicação da obra no Brasil, com data prevista para 14 de janeiro de 2015. A Seguinte enviou alguns exemplares de prova (advanced reading copy) para alguns blogs parceiros, então não estou analisando material físico, revisão ou diagramação, visto que não é o resultado final que será encontrado nas livrarias. A capa brasileira mostra os protagonistas no local em que se conheceram; embora linda, prefiro o significado da americana, que mostra uma parede especial presente na história, com post-its, um pássaro e uma violeta.
Os direitos de publicação de Por Lugares Incríveis foi vendido a 28 países e a editora americana se organizou para que a data de lançamento em todos seja quase que simultânea. Parabéns para a Seguinte por participar da campanha e trazer tão prontamente aos brasileiros. O lançamento em língua inglesa será dia 06 de janeiro.
Mais um motivo para correr e ler: Antes mesmo da publicação, a história chamou tanto a atenção que um filme está sendo produzido e a estrela é Elle Fanning (Malévola, 2014).
Acostumada a escrever ficção para adultos, Jennifer Niven publica agora sua primeira obra voltada ao público juvenil, um Young Adult (Jovem Adulto). Sua ideia era escrever algo "pessoal, provocativo, contemporâneo, sob o ponto de vista de um menino e uma história dura, difícil, triste, mas divertida".  Analisando se a autora atingiu sua meta:

O livro possui extras superinteressantes, onde Jennifer explica suas motivações para compor a trama. É esclarecedor e comovente. Então, realmente é ficção, mas oriunda de um acontecimento real e com uma temática urgente e atual.
A trama é provocativa e consegue ir além: Desafia. É inquietante e reflexiva de modo sincero, impactante. Não se consegue parar de pensar em como tantas pessoas sofrem como as personagens e podem estar ao seu lado, precisando de ajuda. É um alerta.
É mais que contemporâneo, é moderno, atual, necessário e, na verdade, atemporal. Os males apresentados podem estar sendo mais esclarecidos e compreendidos há pouco tempo, porém sempre fizeram parte da psicologia e da alma humana. O cenário e a ambientação criados pela autora são frescos e convincentes.
A narrativa é em primeira pessoa e se alterna entre os dois protagonistas, um menino e uma menina. Ambos adolescentes prestes a encarar a vida adulta, mas a visão predominante é a do rapaz. A autora impressiona com as características e riqueza da narrativa, porque ambas as vozes são críveis e cheias de personalidade, especialmente a masculina, o grande destaque. A personalização deles e suas interpretações dos acontecimentos são impecáveis. Um Young Adult sob o ponto de vista masculino é diferente, mas o talento da autora em dar vida (não somente voz) é formidável.
A história é dura e difícil, analisando sob os aspectos temáticos. Deve ter exigido muito de Jennifer durante o processo de pesquisa e escrita. Depressão, transtornos emocionais e psicológicos, suicídio e luto são alguns dos assuntos abordados de modo consciente e natural. Além disso, outros surgem, como bullying, preconceito, primeira vez sexual, a importância da família e violência doméstica. É tão cativante, porque não é violento e pesado, é emocionante, substancial e instrutivo - tudo bem equilibrado.
Sobre a autora ter desejado escrever uma história "triste, mas divertida", é a parte mais impressionante. Provocar o apreço pelas personagens, independentemente do leitor gostar ou não, se identificar ou não, é uma tarefa complicada. Não importa o quanto você goste (ou desgoste) das personagens, pois garanto que vai se afeiçoar a todas e mais ainda: Não vai conseguir parar de pensar como toda e qualquer vida é valiosa, como toda pessoa é importante. É raro uma obra de ficção conseguir verdadeiramente produzir no leitor a mistura de sorrisos e lágrimas. Por Lugares Incríveis me fez chorar, e não conseguia deixar de sorrir, com intensidades variadas. Alegria e tristeza misturadas à leitura intensa e gratificante.
Jennifer Niven cumpriu seu planejamento como autora e criou um livro inesquecível para todos os leitores que adoram lindas histórias de vida.

Theodore Finch é fascinado pela morte e sempre pensa sobre formas para se morrer. Ele conta seus dias para se lembrar de há quantos está sem sofrer um apagão, uma crise. Violet Markey sobreviveu ao acidente em que sua irmã morreu. Ela conta seus dias para não se esquecer de que faltam poucos para ela terminar a escola.
Ele deseja morrer, ela deseja fugir, ambos não suportam o rumo de suas vidas. Toda vez que ele pensa em um modo corajoso de suicídio, algo acontece para fazê-lo parar - interromper. Ela quer uma vida longe da cidadezinha em que vive, porém precisa se formar primeiro, para então recomeçar em outro lugar. Finch teme o futuro e Violet sofre pelo passado.
Vivem em uma pequena cidade do estado de Indiana, Estados Unidos. Eles estudam na mesma instituição e, além de pertencerem a grupos sociais diferentes, a escola é a única da região, o que faz ela ter mais de 2 mil alunos. Portanto, não conhecem bem um ao outro.
Em um dia fatídico, ambos se encontram e, analisando profundamente, um salva a vida do outro, a partir desse encontro inusitado. No lugar da morte, um nascimento: A amizade que modifica suas vidas.
Finch é único e peculiar, mas em vez de se sentir especial, é excluído. Taxado de "aberração" entre os colegas, por debaixo das aparências existe um rapaz intenso, impulsivo, inteligente e apaixonante.
Violet sempre foi popular, mas agora se sente deslocada. Após a morte de sua irmã, ninguém compreende seu luto, como é um fardo ser a "filha sobrevivente", a "irmã sortuda" e, ao mesmo tempo, ter perdido sua amiga mais íntima.
Juntos, precisam realizar um trabalho no último ano do colégio: Uma pesquisa de Geografia sobre "lugares maravilhosos de Indiana". Os passeios os une de forma inesperada e profunda.
Ironicamente, Finch é quem mostra a Violet como a vida é bela, com muito otimismo, como cada lugar aparentemente sem atrativo pode ser, na realidade, um lugar incrível e brilhante. Exatamente como tudo na vida. A beleza depende da forma como você olha seu mundo.
Conforme os dias passam, Violet se esquece de contá-los e Finch não se sente uma aberração ao lado dela.

Comecei a leitura muito interessada e com pressentimento positivo. O resultado foi uma leitura única, inesquecível e formidável. O enredo começou sem expectativas e eu não sabia exatamente o que aconteceria. Sabia da temática de problemas adolescentes, morte, depressão, mas não estava preparada para a leitura, mais rica do que a sinopse. É para arrebatar você quando menos espera e causar surpresas positivas. Há amizade e romance e não importa o quão triste a trama se torne, ela é linda.
A autora mantem o ritmo, mas subitamente, os conflitos começam a fazer sentido, as personagens crescem e saltam das páginas e a história não parece apenas ficção. É um livro de significado, cheio de pormenores para apreciação, de forte mensagem e realidade exposta: Mostra a crise pessoal e sentimental que desordens mentais e psicológicas provocam. Como rótulos podem ser poderosos e influenciar vidas. Como a depressão pode estar escondida aterrorizando alguém. As pessoas precisam se despir de preconceitos e valorizar o próximo. Doenças psicológicas são tão graves quanto as físicas e precisamos estar alertas, ser compreensivos e prontos para ajudar aos que sofrem desses males - ou pedir ajuda. Especialmente pelo fato de, quase sempre, o silêncio acompanhar o sofrimento.
Lá fora o livro é classificado como o encontro de A Culpa é das Estrelas e Eleanor & Park, e indicado para leitores que gostam de autores como Jay Asher, Rainbow Rowell, John Green, Gayle Forman, e Jenny Downham, e que desejam acrescentar mais uma autora às suas listas de autores maravilhosos e que sabem emocionar: Jennifer Niven. Favoritei Por Lugares Incríveis, um livro cinco estrelas, e aviso: Prepare-se para a leitura mexer muito com você.
No final do livro, a lista e informações de todos os lugares incríveis de Indiana mostrados na trama e informações muito úteis para ajudar pessoas com depressão.

A autora:
Jennifer Niven vive em Los Angeles, onde seu filme Velva Jean learns to Drive ganhou um Emmy. Ela sempre quis ser uma das Panteras (Charlie's Angels), mas seguiu sua verdadeira paixão: É escritora em tempo integral.
Autora de sete livros de ficção para adultos, seu primeiro romance para o público jovem é Por Lugares Incríveis (All the Bright Places), que em breve ganhará sua versão cinematográfica estrelada por Elle Fanning.
Como um companheiro para o livro, Jennifer criou Germ, uma revista na web feito por meninas e para meninas (e meninos) que celebra começos, futuros, e todos os momentos incríveis e agonizantes nesse intervalo.
Site | Twitter | Facebook



Capa original.

16 comentários

  1. Fiquei muito curiosa para conhecer um Young adult narrado por um menino, pq os YA narrados por meninos que li eram mais do estilo aventura. Diferente de voce acho que eu nao me interessaria por ele apenas pela capa, mas pelo que vi, ela faz sentido e é importante para quem leu o livro. Fiquei curiosa para conhecer a partir da resenha e fico feliz que va ter um filme, tomara que seja fiel.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem curiosa pra ler esse livro, por ele tratar de temas polêmicos, como depressão, suicídio e tudo o mais, mas a autora conseguir equilibrar isso, não deixando pesado.
    Amei a resenha! Bjs, Tati <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Tatiana!

    Nossa, quando li sua resenha através do skoob não tinha nem ideia do quanto sua opinião a respeito de Por Lugares Incríveis foi profunda. Muitas vezes, tenho preguiça de comentar em alguma resenha que vejo de um livro que me interessa, mas a sua me motivou a deixar um comentário. Só o que me faltou foi chorar descontroladamente na frente do computador. Eu já fazia uma ideia da intensidade da história, mas suas palavras mostraram que é muito além disso. Sou o tipo de leitora que se apega aos personagens e gosta de sofrer e rir com eles. Mal posso esperar para ver o livro nas estantes das livrarias. Beijos, e obrigada!

    Letícia Valle
    Litteratura Mundi

    ResponderExcluir
  4. Oi, olá!
    A capa desse livro me lembrou a minha infância de imediato, haha! Nossa, achei a trama muito boa, gostaria de lê-lo por ser parecido com dois romances populares que você citou, espero encontrá-lo logo para vender!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati.
    Confesso que não conhecia a autora.
    Mais por lugares incríveis parece ser emocionante, espero que eu não chore igual A culpa é da estrelas.
    E parabéns mesmo a Ed. Seguinte por trazer esse livro pra gente aqui no Brasil.
    Pesquisei a capa em inglês que você falou e não achei nada. :/
    Mais a brasileira tá bonita também. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila, acrescentei a capa original ao final da postagem ;)

      Excluir
  6. Nossa que livro lindo, eu ainda não conhecia ele, porém pretendo ler quando for possível, eu adoro conhecer lugares incirveis e maravilhosos, o livro não é um dos meus gêneros favoritos, mas creio que irei gostar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Fiquei interessada nesse livro assim que vi a capa. Não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, mas parece ser magnífico. Minha vontade de ler esse livro aumentou quando soube pelo que Violet passou, não sei o que seria de mim se minha irmã morresse, ela é minha melhor amiga, e seria difícil viver sem ela, já que tudo que eu faço, fazemos juntas. A amizade deles dois parece ser linda, e eu mal posso esperar para saber dessa história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi *-*
    Também achei a capa linda, oque me chamou muita atenção.
    Uma coisa que achei super interessante é ter no livro o ponto de vista de um menino, acho legal ver o mundo pelos olhos de outras pessoas, ainda mais de um menino, o legal referente ao que você falou é os temas abordados, acho que pelo menos 90% das pessoas já passou por algum desses problemas, eu mesma já passei por vários desse tipo.
    Sua resenha ficou maravilhosa e cheia de conhecimento, achei as fotos incríveis, realmente parabéns *-*, beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
  9. Hey Tati, tudo bem?
    Eu simplesmente adorei esse livro, a capa, a história, tudo parece ser muito fantástico. A sua resenha está encantadora e só fez com que eu tivesse mais vontade de lê-lo. Espero muito que o livro esteja em um preço acessível pois quero muito para mim.
    Abraços.

    Italo T - Eu li, e você?
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tati!
    Gosto quando o protagonista masculino toma forma principal em um livro, porque afinal de contas, as meninas tomam conta na maioria das vezes e poder apreciar o ponto de vista masculino em um livro é no mínimo diferente, ainda mais quando aborda temas tão diversificados e bem complicados de serem levados por um autor.
    Espero mesmo que o livro seja tudo de bom.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá. A capa também me atraiu, achei muito linda.. Toda colorida!
    Lança hoje né? Dia 14, que legal!
    Eu gostei mais da capa brasileira, ela e toda colorida. Claro a outra tambem e linda, mas mesmo assim ainda fico com a brasileira.
    Uau, voce realmente gostou do livro ein?
    Me deixou um grande curiosidade para ler.

    ResponderExcluir
  12. Oiee.
    Confesso que amava brincar com esses bloquinhos, boas lembranças *-*
    Um livro que trata de tantos temas importantes claro que deve ser lido, fiquei bem curiosa depois de ler seus elogios a obra.
    Já vou colocá-lo na minha meta de leitura.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  13. CA-RAM-BA! Menina que resenha é essa? que livro é esse?!
    Seu tinha achado a sinopse incrível, quando terminei de ler sua resenha descobri que poderia ter sido mais incrível ainda. Eu amo historias de superação, que mostram a realidade ali nua e crua. E me parece que esse livro é assim. Estou louca para ler, louca mesmo. Me lembrei das fatídicas historias Os 13 Porquês e Cante Para Eu Dormir porque é impossível falar sobre os livros desse gênero sem cita-los. Também me trouxe uma lembrança de Eleanor & Park, por você ter citado no final. São livros que me fizeram refletir sobre muitas coisas, que passei horas a fio pensando neles ao finalizar cada leitura, E sinto sim que Por Lugares Incríveis também é assim, que vai me tirar o sono e me fazer refletir por horas e horas. Realmente espero poder ler o mais rápido possível. Esta no topo das prioridades das minhas próximas leituras. E assim que eu finaliza-lo vou correr aqui para lhe dizer o que achei e como foi.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia essa história, essa autora por sinal é nova, não? A capa do livro tá muito bonita e a Seguinte tá de parabéns!!
    A história em si dela é muito boa e emocionante e o ritmo da leitura pelo que você falou é bom, outro ponto legal é esse da depressão e tudo o mais, não é um assunto muito abordado em livros e isso deve fazer a história ficar mais interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago, este é o primeiro livro da autora para jovens, antes escreveu apenas para adultos. Acho que esta é sua primeira obra que chega ao Brasil. Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias