publicidade

Guardiões da Galáxia - conheça a história do grupo nas histórias em quadrinhos

* Esta postagem não possui spoilers sobre o filme Os Guardiões da Galáxia! Porém, os comentários dos visitantes podem conter! *

Oi, Leitoras e Leitores Viciados! Que os heróis da Marvel Comics são um sucesso estrondoso nas HQs e nos cinemas, ninguém duvida. Assim como todos os filmes, Os Guardiões da Galáxia é mais uma adaptação das histórias em quadrinhos. E nesse caso, a Marvel escolheu uma HQ que, em geral, o público pouco conhece.
Os membros do grupo na telona são: Star-Lord (Senhor das Estrelas), Drax - O Destruidor, Gamora, Rocket Raccoon e Groot. Mas, e nos quadrinhos?
A equipe vista no filme não é a original e suas personagens foram "resgatadas" de histórias antigas, ou ganharam importância apenas em 2006 / 2008.


Para começar, Guardiões da Galáxia possui duas versões diferentes de equipes de super-heróis. A clássica e a moderna!
A versão do filme é uma adaptação da equipe moderna.

A equipe clássica: 1968 (Terra-691)
O grupo foi criado em 1968 por Arnold Drake e Gene Colan, e estreou nos Estados Unidos na Marvel Super-Heroes #18, em janeiro de 1969. A equipe fez várias participações em diversas revistas Marvel, de 1974 a 1980, principalmente.
Em 1990, o grupo ganhou seu próprio título mensal: Guardians of the Galaxy. A série teve no total 62 edições.
Guardiões da Galáxia volume 1, foi inicialmente escrita e ilustrada por Jim Valentino. Depois, Michael Gallagher passou a escrever a HQ, e continuou até seu cancelamento em julho de 1995. Eles contaram, ainda, com uma minissérie spin-off em quatro edições em 1994: Galactic Guardians (Guardiões Galácticos).
A equipe original era formada por Vance Astro, Charlie-27, Martinex T'Naga e Yondu Udonta (este, presente no filme). Posteriormente juntaram-se Nikki, Aleta e Starhawk.
A equipe clássica pertence ao século XXXI e a uma linha temporal diferente. Os super-heróis Marvel integram a Terra-616. Os Guardiões da Galáxia (equipe clássica) eram da Terra-691.


A equipe moderna: 2008 (Terra-616)
O projeto Guardiões da Galáxia foi retomado pela Marvel em 2008, originando uma nova HQ. Um segundo volume foi publicado, escrito por Dan Abnett e Andy Lanning. O título apresenta uma nova equipe oriunda da saga Aniquilação: Conquista (Annihilation:. Conquest).
Guardiões da Galáxia volume 2 teve seu primeiro número publicado em julho de 2008. A HQ foi finalizada na edição 25, em junho de 2010.
Em abril de 2013, a Marvel Comics retomou novamente a produção da HQ do grupo com Guardiões da Galáxia volume 3. Agora, em agosto de 2014, o título está na edição #16.
A equipe moderna foi formada por: Star-Lord, Drax - o Destruidor, Gamora, Groot, Rocket Raccoon, Adam Warlock e Martyr (falecida) - estes dois últimos não estão no filme.

Observação:
Os filmes pertencem a uma linha temporal exclusiva, a Terra-199999 (existente apenas nos cinemas)! Porém, não se esqueça: O filme Os Guardiões da Galáxia é inspirado na versão da Terra-616, quando comparamos aos quadrinhos.

Primeiras aparições das personagens do filme nas HQs:
Em quase todos os casos, meras personagens secundárias; algumas vezes, nem estamparam as capas; em certos casos, sumiram posteriormente, ou reapareceram poucas vezes, até serem retomadas para o projeto da equipe moderna.

Groot: Tales to Astonish #13 (1960). Aparentemente havia morrido em sua primeira aparição. Retornou em The Incredible Hulk Annual #5 (1976), para ser destruído pelo Hulk. Suas aparições foram pouquíssimas.
Drax: Iron Man #55 (1973). Drax ajuda o Homem de Ferro.
Gamora: Strange Tales #180 (1975). Aparece apenas como uma alienígena do sexo feminino. Depois apareceu algumas vezes em histórias espaciais (como Warlock, Surfista Prateado).
Star-Lord: Marvel Preview #4 (1976). A história de Peter Quill e seu desejo de ser astronauta a todo o custo.
RocketMarvel Preview #7 (1976). Chamado de Rocky, faz uma participação na história The Sword in the Star! Stave 2: Witchworld!. Somente em The Incredible Hulk #271 (1982) é que aparece como Rocket Raccon.






A história da equipe clássica:
Quando a Terra entrou em colapso na década de 1990, um astronauta americano, Vance Astro (Vance Astrovik), embarcou no primeiro voo espacial tripulado para outro sistema estelar enquanto a Guerra Biônica acendeu entre a crescente população cibernética da Terra.
Em 2001, os marcianos invadiram a Terra, dizimando e escravizando a humanidade. Posteriormente, a Terra foi governada por Techno-Barons em várias cidade-estados em guerra. Em 2525, os últimos Barons foram destronados.
Ao longo do século seguinte, a Terra colonizou os outros planetas do sistema solar e iniciou uma nova era de ouro de progresso científico e social.
Os Badoon, uma raça réptil alienígena da Via Láctea, invadiram o sistema solar em 3007, destruindo muitas das colônias da Terra e, finalmente, matando quase todos os habitantes dos assentamentos em Plutão, Mercúrio e Júpiter. Os Badoon invadiram a também a Terra, dizimando a frota espacial e milhões de seres humanos foram exterminados e os sobreviventes forçados ao trabalho escravo.

Capitão Charlie-27, piloto espacial e nativo da colônia de Júpiter, retornou e descobriu que seu lar fora invadido pelos Badoon. Ao escapar por um tubo de teletransporte, chegou em Plutão e juntou forças com Martinex T'Naga, um cristalino do planeta, que se sacrificou na tentativa de seu povo escapar.
Um ano antes, Vance Astro havia chegado no planeta Centauri-IV mais de mil anos após seu lançamento ao espaço, (esteve em animação suspensa). Ele logo encontrou Yondu Udonta, um membro da população humanoide nativa do planeta, e em 3007, quando um saqueador Badoon exterminou a tribo de Yondu, este decidiu acompanhar Astro de volta à Terra.
Capturados pelo Badoon à chegada, Yondu e Astro encontraram Charlie-27 e Martinex. Uniram forças para escaparem.
Decidiram livrar a Terra e suas colônias da opressão Badoon. Nomearam-se Guardiões da Galáxia. Durante a guerra contra os Badoon, os Guardiões da Galáxia ganharam mais membros: Starhawk (do planeta Arcturus IV) e Nikki (última sobrevivente da colônia de Mercúrio).
Depois suas aventuras de exploração galáctia tornaram-se bastante movimentadas e eles viajaram no tempo e nas dimensões. Encontraram-se com vários super-heróis do século XX da Terra-616, como os Vingadores.

Primeira e última edições de Guardiões da Galáxia volume 1 (1990-1995):




A história da equipe moderna:
A raça tecnorgânica Falange (que surgiu nas HQs dos X-Men em 1994) aproveita-se da tentativa frustrada do Aniquilador (na saga anterior, Aniquilação), e conquista o Império Kree, isolando-o do resto da galáxia. Apenas um pequeno grupo de heróis pode enfrentar a Falange, e ele está preso dentro do isolamento.
O Star-Lord, um astronauta filho de mãe humana e pai alienígena, que usa um traje especial e duas armas elementais. Sob sua liderança estão: Drax - o Destruidor, um espírito humano que habita um corpo alienígena criado para caçar e matar Thanos; Gamora, alienígena filha adotiva de Thanos;  Groot, uma criatura-planta alienígena; Rocket Raccoon, um guaxinim humanoide, exímio estrategista militar e perito em pilotar naves; Adam Warlock, um humano artificial geneticamente modificado; Phyla-Vell (Martyr), a nova Quasar, filha de Mar-Vell (Capitão Marvel original e inimigo de Thanos) e protetora do Universo.

Nova os recomendou que estabilizassem uma base de operações na estação espacial Luganenhum, que possuía um sistema de teletransporte com alcance quase universal. Um cão inteligente e poderoso, chamado Cosmo, atuou como chefe de segurança do Luganenhum e trabalhou em colaboração com a nova equipe durante suas primeiras missões.
Ao encontrarem um homem com semi-amnésia, que se identificou como Vance Astrovik (Vance Astro dos Guardiões da Galáxia originais, da Terra-691), a equipe ainda sem nome decidiu Guardiões da Galáxia.
Os Guardiões da Galáxia se uniram na tentativa de evitar novas catástrofes e viveram várias aventuras, mesmo com o grupo dividido temporariamente.
Enfrentaram Thanos ao lado do Vingadores em sua maior história, protegeram a Terra da invasão de um ataque Badoon, foram detidos pela polícia galáctica e encontraram Angela, perdida no espaço-tempo. Lutaram, ainda, ao lado dos X-Men e dos Piratas Siderais.
Mais dois dos heróis da Terra, o Capitão Marvel (falecido) e o Agente Venom,  juntaram-se aos Guardiões da Galáxia.



Primeira e última edições de Guardiões da Galáxia volume 2 (2008-2010):



Primeiras edições de agosto de Guardiões da Galáxia volume 3 (2013-presente):



Assistam ao trailer da adaptação cinematográfica feita pela Marvel Studios:
Já assistiu? Curtiu? Comente!

 

Extras:
Meu "Dancing Baby Groot". Ok, ele não dança, mas é artesanal, exclusivo e lindo:


Escute a trilha sonora do filme, Awesome Mix Vol. 1, do Peter Quill!

Guardians of the Galaxy "Awesome Mix Vol. 1" by Jeremy Hodge on Grooveshark


Fonte: Marvel Database.

36 comentários

  1. Oi, acredita se eu falar que nunca li nenhum HQ? Ao ler esse post foi meio que tudo novo pra mim kkk, mas gostei de conhecer a história, as duas versões, a antiga e a nova e as imagens que tem boa resolução e me fizeram a ficar imaginando um pouco mais a história kkk.Gostei do trailer, interessante...

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caique, claro que acredito ;) Muito obrigada por comentar em um assunto novo para você, fico contente que tenha gostado!
      Beijos.

      Excluir
  2. Olá, ainda não li nada de Guardiões da Galáxia, aqui em casa só conheci mesmo os X-Men porque minha mãe tinha várias revistas. Não sei onde foram parar. E embora nunca tenha lido e o Groot não seja tão estranho pra mim estou morrendo de curiosidade para conferir o filme. Espero poder ir nessa semana ao cinema, alguns amigos disseram que é melhor que The Avengers.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus! Sou "Marvete" então imagina, né? Não consigo me decidir qual é melhor, Guardiões ou Vingadores. Acho que Vingadores é mais complexo, difícil. Porque, embora a Marvel foque no fato de que o cinema é outro universo de suas personagens, sempre rola aquele conflito do quanto deve agradar aos leitores. Como o projeto das HQs de Guardiões foi "recriado" exatamente para se transformar em filmes, e com o público, mesmo leitor-Marvel, conhecendo pouco ou nada das revistas, a Marvel parece que deu asas e liberdade e criou uma obra-prima. Beijos.

      Excluir
  3. Olá Tati,
    bom eu não assisti ao filme - ainda - , mas meus filhos sim e dizem ter amado e chorado quando o Groot morreu. Já os HQ's meu irmão os tem e fala muito sobre, bom meu irmão é fissurado por estes HQ's da marvel. Então ele não perde nenhum filme lançado com a marca da marvel.
    Pelo que você falou nesta postagem, esses hq's não foram assim um sucesso, tanto que levou tempo para voltarem, vai saber né.
    Eu gostei bastante dos últimos hq's, achei os traços perfeitos, e sobre os personagens - mesmo lendo - ainda continuo boiando aqui um pouquinho. Acho que vou ver o filme para tentar ficar antenada com eles.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! O Groot e o Rocket são os destaques mesmo, incrível como a Marvel "ressuscitou" os dois. As novas HQs possuem um traço perfeito, na verdade, a Marvel sempre tem a arte antenada a cada época. Assista ao filme sim, é divertido, dinâmico!
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Tati.
    Eu não assisti o filme, e lendo seu post aprendi muito sobre os guardiões da galáxia porque nunca li nada sobre a história deles. Acredito que essa postagem vai me ajudar muito a compreender o filme.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Não se preocupe com o filme, é super tranquilo, fácil de absorver, mais que as HQs. Aí depois você entenderá melhor as curiosidades dos quadrinhos :)
      Beijos.

      Excluir
  5. Adoro essa sua nerdice, Tati! A princípio eu não queria ver o filme, mas começaram a pipocar os comentários e fiquei curiosa. Agora quero ver com marido, que adora essa coisa de adaptações das HQs.
    Achei essa história muito complexa, não leria os gibis, só quero ver o filme mesmo, Prefiro super-heróis "normais", sem essa mistureba com animais e seres fantásticos.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giulia, que bom que tenho amigas que gostam, nem todas têm paciência de "ouvir" meus papos nerds ahahaha O filme é divertido e cheio de ação e efeitos especiais, mas passa boas mensagens, espero que goste.
      Então você deve curtir, da Marvel, o Homem-Aranha, né? É o mais "normal" hehehe
      Beijos.

      Excluir
  6. Eu nunca li nada sobre os Guardiões da Galáxia, mas fiquei bem animada quando fiquei sabendo sobre o filme, pois parece ser bem bacana e só ouvi elogios em relação a ele até agora, então acredito que vale a pena. No entanto, eu não sabia muito sobre a história, agora com seu post sei um pouco e estou preparada para o filme, só não sei quando o verei :c

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa, é bom ver um grupo quase desconhecido ganhando reconhecimento e fãs! Espero que curta o filme!
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi, Tati
    Ultimamente eu ando correndo de triângulo amoroso e HQ's. rsrs Acho que já li tanto HQ que estou saturado.
    Não fiquei lá muito interessado pelo HQ, porém como tem filme e este é mais leve de se entender e absorver, acho que o assistiria. Vou ver se encontro para baixar e qualquer coisa eu te digo em algum comentário em outros posts, ta?

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriano, eu tenho um grave problema, as Hqs me perseguem e eu as adoro ahaha
      O livro é muito leve, engraçado... Quem curte filme de ação, aventura, gosta com certeza. Nem precisa apreciar filmes de super-heróis, porque Guardiões da Galáxia está mais para Space Opera mesmo.
      Experimente as HQs novas, as do vol. 3. São as mais próximas do filme.
      Beijos.

      Excluir
  8. Tati,
    Confesso a você que nunca li um HQ. Não tenho a menor intimidade com super heróis dos quadrinhos hehehehe
    Preciso me atualizar e começar a comprar para poder estimular meu filho a desejá-los e lê-los.
    Estava interessada em ver o filme dos Guardiões. Vi tanta informação nova aqui, sobre gerações e Terra - 19999 , etc que fiquei pensando de que planeta eu vim que não sabia de nada dessas coisas... kkkkk
    Não sei como vc dá conta amiga!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chrys! Eu leio HQs desde... antes de saber ler ahaha mas de super-heróis, desde os 10 anos de idade. E foram ótimos estimulantes para eu me sentir oficialmente "leitora" e amar livros. Acho que o seu filho vai aproveitar muito a leitura dos quadrinhos.
      Não se importe com essas nerdices e informações, por isso as coloco aqui, para caso o leitor tenha dúvida ou queira saber mais. Por mais que seja necessário conhecer um pouco as coisas, no fim, as HQs vão te guiando automaticamente para mergulhar nesse mundo de modo natural :)
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi Tati. Só fui conhecer Guardiões da Galaxia depois de assistir alguns trailers do filme, mas ainda não assistir o filme. Bem, eu adorei saber mais sobre eles, tanto da história clássica quanto da moderna. Eu fico impressionada com tantos HQs que você conhece, eu sou uma vergonha nessa questão. Depois de ler sua postagem, a história dos Guardiões ficou mais claro pra mim.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! Acho que uns 99% das pessoas conheceram os Guardiões como você, pelos trailers dos filmes. Muito obrigada por ler minha postagem, eu conheço um pouco de HQs (especialmente Marvel) porque as leio desde os 10 anos de idade, ou seja, são duas décadas lendo, e meio século de histórias disponíveis. É uma loucura, mas boa parte eu consulto diretamente no site da Marvel sempre hehehe
      Espero que goste do filme. Beijos.

      Excluir
  10. Eu não acredito que você tem um Baby Groot!!! Onde você conseguiu? preciso de um!!!! *-* Eu não conhecia nada sobre a HQ, mas amei o filme, e o Groot se tornou meu personagem preferido! As tiradas do Star Lord também são impagáveis!!! Adorei ver o trailer de novo pra matar a saudade!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!! Meu Baby Groot é lindo, fofo, de biscuit. Foi feito por um rapaz aqui na minha cidade, é artesão e tem obras supercaprichadas. Incrível como o Groot, uma das personagens menos importantes da Marvel ganhou os corações do povo com o filme. Sinal de que basta conhecer para gostar.
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi, Tati!
    Não conhecia as HQ's, aliás antes do filme nunca tinha ouvido falar dos guardiões da galáxia. Gostei muito, mas muito mesmo do filme, achei sensacional. Só não acompanho os quadrinhos porque não gosto de HQ'a no geral rs

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayssa, supernormal, acho que antes do filmes, poucas pessoas os conheciam, tanto que teve gente que mesmo após sair do cinema, pensava que era uma criação exclusiva para filme, não adaptação de HQs.
      Adoro ver casos como o seu, não gosta de HQs, mas curte o filme ^^ Sinal de que adaptações podem dar certo. Beijos.

      Excluir
  12. Hey, Tati!

    Assim como o Caique, eu nunca li um HQ na minha vida inteira! E, pra ser sincero, creio que não tenho nem interesse. Porém, já fui ao cinema assistir Guardiões da Galária, mas (in)felizmente não pude ficar a sessão inteira... eu estava gostando do filme. Espero algum dia assisti-lo inteiro ;(

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sergio, que pena que não pode assistir até o final, que, por sinal, é excelente!! Espero que possa em breve conferir tudo, já que não curte as HQs. Beijos.

      Excluir
  13. Tati! Foi você quem escreveu essa materia?! Menina.. e eu achava que era a única interessada nessas coisas nerdes hahaha
    De fato, eu nunca tinha ouvido falar nos guardiões antes de anunciarem o filme, mas a curiosidade falou mais alto e eu fui assistir. Eu já ia ter uma conversa com o meu amigo - nerd que me conta sobre as HQs e as adaptações - mas agora nem preciso mais rs. Como muitos, eu nunca li uma HQ, mas sempre tenho curiosidade em saber como é a história original. Imagina a cara que eu fiquei quando descobri que a Mary Jane não é o grande amor da vida de Peter Parker hahahaha

    Ahh, adorei a matéria. Espero encontrar mais coisas desse tipo por aqui *-*

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dreeh! Sim, a matéria é de minha autoria, se você curtiu, tenho mais postagens publicadas sobre a Marvel.
      Como as HQs são uma parte de mim, tanto quanto os livros, é muito empolgante ver alguns super-heróis ganhando filmes e muitos fãs.
      Gwen Stacy e Peter Parker possuem a mais bela / trágica história de amor das HQs.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi Tati,
    Bom, não ficar com vergonha não.Tenho que admitir que nem quando criança fui fã desses heróis todos, eu era menininha demais só de bonecas tipo "princesinha, fadinhas, bruxinhas" afff. (hahahaha). Continuo gostando demais de bruxas. Agora, Tati, este seu post é uma verdadeira aula sobre Guardiões do Galáxia, até indiquei seu blog para meu marido e meu sobrinho, amantes HQ e Guardiões.

    Obrigada por compartilhar seu saber comigo.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tania! Eu sempre brinquei de tudo, mas preferia os super-heróis, principalmente de desenhos animados que eu gostava.
      Muito obrigada, espero que seu marido e seu sobrinho apreciem a postagem e que algo seja útil a eles.
      Beijos!

      Excluir
  15. Oiee!
    Vou confessar que sou a pessoa mais "desantenada" do mundo no que se refere aos super-heróis!
    Fala sério, "Os Guardiões da Galáxia" tem mais de 20 anos e eu só ouvi falar deles recentemente por causa do filme! É para eu me sentir envergonhada, né?!
    Mas, ainda assim, uma coisa é certa: o filme parece muito bom. Preciso assistir!
    Ahhhm e preciso também de um "Dancing Baby Goot"! Fofo demais! Não canso de ver o vídeozinho dele dançando ahha. E amei essa trilha sonora!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amanda, querida, não se preocupe, você não é anda desantenada. Pode apostar que até mesmo leitores da Marvel desconhecem ou pouco sabem sobre os Guardiões. Principalmente quem passou a ler as HQs no hiatus que a equipe sofreu.
      O filme é ótimo, você vai gostar. Muito divertido! A trilha sonora é ótima, clássicos dos anos 1970 ficaram tão moderninhos no filme hehehe
      O Groot conquista a plateia antes mesmo de dançar, confira quando puder ;)
      Beijos.

      Excluir
  16. Não leio HQs e nem tenho vontade de ler :S
    Não sei eles não me atraem, apesar que acho lindas as ilustrações. E adoro os filmes, talvez um dia eu leia algum rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taty, algumas HQs possuem ilustrações dignas de serem classificadas como obra de arte. Já que as acha legais, mesmo desgostado das HQs em si, procure ver a arte de Alex Ross. É pintura, extremamente realista, muito boa.
      Beijos.

      Excluir
  17. Oi Tati! ADOREI seu post, foi um modo de me situar, pq eu não leio QHs, já desisti, nunca levo a diante! Adorei as ilustrações, o trailer, foi com certeza levar meu irmão para ver no cinema!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oieeee, tudo bem ??? Então, não é segredo para ninguém que acompanha meu blog que não curto HQs, sei lá, o tipo dele não chama minha atenção, já peguei alguns e mesmo assim nunca aprendi a gostar, então vou falar sobre o filme que está nos cinemas, vi o trailer no Telecine e achei bem legal, meu irmão foi ao cinema assistir e eu fiquei em dúvida se iria gostar ou não, no fim escolhi assistir malévola em casa mesmo kkkk, mas depois da sua postagem fiquei interessado em assistir ao filme, apesar de não ser do tipo que gosto muito, acho que seria uma experiencia legal, adoro assistir e conhecer novos filmes rsrs, Abraços e um MEGA parabéns pela linda postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo, HQ possui uma linguagem própria, é normal nem todos gostarem, mas, assim como ocorre com os livros, existem tantos tipos que talvez você não tenha encontrado o seu. Talvez não seja super-heróis, mas são muitos gêneros e estilos para testar.
      Também vi Malévola (e AMEI), mas curti mais Guardiões da Galáxia. Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias