Pesquise no Leitora Viciada

26 de agosto de 2014

Guardiões da Galáxia - conheça a história do grupo nas histórias em quadrinhos

* Esta postagem não possui spoilers sobre o filme Os Guardiões da Galáxia! Porém, os comentários dos visitantes podem conter! *

Oi, Leitoras e Leitores Viciados! Que os heróis da Marvel Comics são um sucesso estrondoso nas HQs e nos cinemas, ninguém duvida. Assim como todos os filmes, Os Guardiões da Galáxia é mais uma adaptação das histórias em quadrinhos. E nesse caso, a Marvel escolheu uma HQ que, em geral, o público pouco conhece.
Os membros do grupo na telona são: Star-Lord (Senhor das Estrelas), Drax - O Destruidor, Gamora, Rocket Raccoon e Groot. Mas, e nos quadrinhos?
A equipe vista no filme não é a original e suas personagens foram "resgatadas" de histórias antigas, ou ganharam importância apenas em 2006 / 2008.


Para começar, Guardiões da Galáxia possui duas versões diferentes de equipes de super-heróis. A clássica e a moderna!
A versão do filme é uma adaptação da equipe moderna.

A equipe clássica: 1968 (Terra-691)
O grupo foi criado em 1968 por Arnold Drake e Gene Colan, e estreou nos Estados Unidos na Marvel Super-Heroes #18, em janeiro de 1969. A equipe fez várias participações em diversas revistas Marvel, de 1974 a 1980, principalmente.
Em 1990, o grupo ganhou seu próprio título mensal: Guardians of the Galaxy. A série teve no total 62 edições.
Guardiões da Galáxia volume 1, foi inicialmente escrita e ilustrada por Jim Valentino. Depois, Michael Gallagher passou a escrever a HQ, e continuou até seu cancelamento em julho de 1995. Eles contaram, ainda, com uma minissérie spin-off em quatro edições em 1994: Galactic Guardians (Guardiões Galácticos).
A equipe original era formada por Vance Astro, Charlie-27, Martinex T'Naga e Yondu Udonta (este, presente no filme). Posteriormente juntaram-se Nikki, Aleta e Starhawk.
A equipe clássica pertence ao século XXXI e a uma linha temporal diferente. Os super-heróis Marvel integram a Terra-616. Os Guardiões da Galáxia (equipe clássica) eram da Terra-691.


A equipe moderna: 2008 (Terra-616)
O projeto Guardiões da Galáxia foi retomado pela Marvel em 2008, originando uma nova HQ. Um segundo volume foi publicado, escrito por Dan Abnett e Andy Lanning. O título apresenta uma nova equipe oriunda da saga Aniquilação: Conquista (Annihilation:. Conquest).
Guardiões da Galáxia volume 2 teve seu primeiro número publicado em julho de 2008. A HQ foi finalizada na edição 25, em junho de 2010.
Em abril de 2013, a Marvel Comics retomou novamente a produção da HQ do grupo com Guardiões da Galáxia volume 3. Agora, em agosto de 2014, o título está na edição #16.
A equipe moderna foi formada por: Star-Lord, Drax - o Destruidor, Gamora, Groot, Rocket Raccoon, Adam Warlock e Martyr (falecida) - estes dois últimos não estão no filme.

Observação:
Os filmes pertencem a uma linha temporal exclusiva, a Terra-199999 (existente apenas nos cinemas)! Porém, não se esqueça: O filme Os Guardiões da Galáxia é inspirado na versão da Terra-616, quando comparamos aos quadrinhos.

Primeiras aparições das personagens do filme nas HQs:
Em quase todos os casos, meras personagens secundárias; algumas vezes, nem estamparam as capas; em certos casos, sumiram posteriormente, ou reapareceram poucas vezes, até serem retomadas para o projeto da equipe moderna.

Groot: Tales to Astonish #13 (1960). Aparentemente havia morrido em sua primeira aparição. Retornou em The Incredible Hulk Annual #5 (1976), para ser destruído pelo Hulk. Suas aparições foram pouquíssimas.
Drax: Iron Man #55 (1973). Drax ajuda o Homem de Ferro.
Gamora: Strange Tales #180 (1975). Aparece apenas como uma alienígena do sexo feminino. Depois apareceu algumas vezes em histórias espaciais (como Warlock, Surfista Prateado).
Star-Lord: Marvel Preview #4 (1976). A história de Peter Quill e seu desejo de ser astronauta a todo o custo.
RocketMarvel Preview #7 (1976). Chamado de Rocky, faz uma participação na história The Sword in the Star! Stave 2: Witchworld!. Somente em The Incredible Hulk #271 (1982) é que aparece como Rocket Raccon.






A história da equipe clássica:
Quando a Terra entrou em colapso na década de 1990, um astronauta americano, Vance Astro (Vance Astrovik), embarcou no primeiro voo espacial tripulado para outro sistema estelar enquanto a Guerra Biônica acendeu entre a crescente população cibernética da Terra.
Em 2001, os marcianos invadiram a Terra, dizimando e escravizando a humanidade. Posteriormente, a Terra foi governada por Techno-Barons em várias cidade-estados em guerra. Em 2525, os últimos Barons foram destronados.
Ao longo do século seguinte, a Terra colonizou os outros planetas do sistema solar e iniciou uma nova era de ouro de progresso científico e social.
Os Badoon, uma raça réptil alienígena da Via Láctea, invadiram o sistema solar em 3007, destruindo muitas das colônias da Terra e, finalmente, matando quase todos os habitantes dos assentamentos em Plutão, Mercúrio e Júpiter. Os Badoon invadiram a também a Terra, dizimando a frota espacial e milhões de seres humanos foram exterminados e os sobreviventes forçados ao trabalho escravo.

Capitão Charlie-27, piloto espacial e nativo da colônia de Júpiter, retornou e descobriu que seu lar fora invadido pelos Badoon. Ao escapar por um tubo de teletransporte, chegou em Plutão e juntou forças com Martinex T'Naga, um cristalino do planeta, que se sacrificou na tentativa de seu povo escapar.
Um ano antes, Vance Astro havia chegado no planeta Centauri-IV mais de mil anos após seu lançamento ao espaço, (esteve em animação suspensa). Ele logo encontrou Yondu Udonta, um membro da população humanoide nativa do planeta, e em 3007, quando um saqueador Badoon exterminou a tribo de Yondu, este decidiu acompanhar Astro de volta à Terra.
Capturados pelo Badoon à chegada, Yondu e Astro encontraram Charlie-27 e Martinex. Uniram forças para escaparem.
Decidiram livrar a Terra e suas colônias da opressão Badoon. Nomearam-se Guardiões da Galáxia. Durante a guerra contra os Badoon, os Guardiões da Galáxia ganharam mais membros: Starhawk (do planeta Arcturus IV) e Nikki (última sobrevivente da colônia de Mercúrio).
Depois suas aventuras de exploração galáctia tornaram-se bastante movimentadas e eles viajaram no tempo e nas dimensões. Encontraram-se com vários super-heróis do século XX da Terra-616, como os Vingadores.

Primeira e última edições de Guardiões da Galáxia volume 1 (1990-1995):




A história da equipe moderna:
A raça tecnorgânica Falange (que surgiu nas HQs dos X-Men em 1994) aproveita-se da tentativa frustrada do Aniquilador (na saga anterior, Aniquilação), e conquista o Império Kree, isolando-o do resto da galáxia. Apenas um pequeno grupo de heróis pode enfrentar a Falange, e ele está preso dentro do isolamento.
O Star-Lord, um astronauta filho de mãe humana e pai alienígena, que usa um traje especial e duas armas elementais. Sob sua liderança estão: Drax - o Destruidor, um espírito humano que habita um corpo alienígena criado para caçar e matar Thanos; Gamora, alienígena filha adotiva de Thanos;  Groot, uma criatura-planta alienígena; Rocket Raccoon, um guaxinim humanoide, exímio estrategista militar e perito em pilotar naves; Adam Warlock, um humano artificial geneticamente modificado; Phyla-Vell (Martyr), a nova Quasar, filha de Mar-Vell (Capitão Marvel original e inimigo de Thanos) e protetora do Universo.

Nova os recomendou que estabilizassem uma base de operações na estação espacial Luganenhum, que possuía um sistema de teletransporte com alcance quase universal. Um cão inteligente e poderoso, chamado Cosmo, atuou como chefe de segurança do Luganenhum e trabalhou em colaboração com a nova equipe durante suas primeiras missões.
Ao encontrarem um homem com semi-amnésia, que se identificou como Vance Astrovik (Vance Astro dos Guardiões da Galáxia originais, da Terra-691), a equipe ainda sem nome decidiu Guardiões da Galáxia.
Os Guardiões da Galáxia se uniram na tentativa de evitar novas catástrofes e viveram várias aventuras, mesmo com o grupo dividido temporariamente.
Enfrentaram Thanos ao lado do Vingadores em sua maior história, protegeram a Terra da invasão de um ataque Badoon, foram detidos pela polícia galáctica e encontraram Angela, perdida no espaço-tempo. Lutaram, ainda, ao lado dos X-Men e dos Piratas Siderais.
Mais dois dos heróis da Terra, o Capitão Marvel (falecido) e o Agente Venom,  juntaram-se aos Guardiões da Galáxia.



Primeira e última edições de Guardiões da Galáxia volume 2 (2008-2010):



Primeiras edições de agosto de Guardiões da Galáxia volume 3 (2013-presente):



Assistam ao trailer da adaptação cinematográfica feita pela Marvel Studios:
Já assistiu? Curtiu? Comente!

 

Extras:
Meu "Dancing Baby Groot". Ok, ele não dança, mas é artesanal, exclusivo e lindo:


Escute a trilha sonora do filme, Awesome Mix Vol. 1, do Peter Quill!

Guardians of the Galaxy "Awesome Mix Vol. 1" by Jeremy Hodge on Grooveshark


Fonte: Marvel Database.

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail