Viva para amar.
If I Stay - livro 1
Gayle Forman - Editora Novo Conceito
Tradução: Amanda Moura
224 páginas - Ano: 2014 - R$29,90
Sinopse:
"Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela.
Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
Se ela ficar."
Links: Novo Conceito | degustação | Skoob | comprar
Resenha:
Reli este livro 5 anos depois, em 2019. Portanto, escrevi uma nova resenha. Por favor, para ler a resenha, clique aqui.
"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha." - página 75.
A autora:
Gayle Forman começou sua carreira escrevendo para a revista Seventeen com a maioria de seus artigos centrada nos jovens e preocupações sociais. Mais tarde ela se tornou uma jornalista freelancer para publicações como a revista Details, Jane Magazine, Glamour Magazine, The Nation, Elle Magazine e Cosmopolitan Magazine.
Em 2002, ela e seu marido Nick fizeram uma viagem ao redor do mundo. Acumulou uma riqueza de experiências e de informações que mais tarde serviu como base para seu primeiro livro. Em 2007 ela publicou seu primeiro romance para jovens adultos, intitulado de Sisters In Sanity, onde ela se baseia em um artigo que tinha escrito para a revista Seventeen. O romance Se Eu Ficar, fez Forman levar vários prêmios, entre eles o Indie Choice Award de 2010.
Links: Site | Twitter | Facebook
Música é importante na história. É o que aproxima Mia e Adam. Liga Mia a seus pais. Mesmo que os seus gostos sejam diferentes. Fornece as notas que impulsionam a vida de Mia. Várias canções são citadas ou estão presentes no livro.
Oi Tati! Eu já li esse livro é gostei, mas o meu problema é que não consegui sentir uma proximidade com a protagonista e também eu fui com MUITAS expectativas, eu gostei mas esperava mais. Enfim, as cenas da família da Mia, as de Adam me comoveram. Pelo que entendi, a continuação será bem sofrida. Fiquei feliz que ela será narrada pelo Adam também. Uma dúvida: a continuação sai em setembro ou em outubro? Eu jurava que era em outubro, fiquei confusa agora.
ResponderExcluirBeijos,
www.leitorasempre.com
Oi, Jessica! Como perdi meus pais jovem, me senti próxima de Mia, mas assim como você, eu pensei que fosse me emocionar muito mais com a história. Pensei que fosse chorar. Mas não. É triste, é bonita... A história é ótima, mas não me emocionei como pensei.
ExcluirLi em vários blogs que o lançamento é em setembro, mas não vi nenhuma notícia oficial. Na verdade, a maioria dos blogs dizia que o livro seria lançamento de agosto, mas foi o mês de Se Eu ficar. Creio que ambos os lançamentos atrasaram. Agora é esperar as notícias.
Beijos.
Tati,
ResponderExcluirTive a mesma sensação que você quanto à Adam. Ele só me ganhou no final, talvez, no filme ele tenha uma participação mais intensa, pra fazer o pessoal gostar dele.
Amei a KIm, desde o começo. Sim, a narrativa é fluida, simples e completamente magnetizante. Eu adorei, masssss também não sei se irei gostar da continuação devido à mudança da narrativa.
Achei que a capa não condiz com o contexto, ficou uma capa do filme e outra original, as meninas são diferentes, não gostei!
A continuação é outubro.
Beijos
Chrys Audi
Blog Todas as coisas do meu mundo
Oi, Chrys! Até as últimas cenas eu não me impressionei com Adam nem com o relacionamento do casal. Eu me sentia extremamente triste pelo drama de Mia, da família, dos amigos e até do Adam, mas eu não suspirei pelo romance deles, sabe? Não me conectei com eles, apenas com Mia e sua situação.
ExcluirTambém não curti isso da Mia ser a do filme em uma capa e depois outra pessoa na capa do volume seguinte.
Obrigada por avisar sobre a data da continuação. \o/
Beijos.
Acho tão importante quando as capas são coerentes, sabe... eles poderiam ao menos ter feito as duas versões então.
ExcluirAchei que o relacionamento deles ficou meio que em segundo plano, a família e o ficar ou não era o plano principal, o que imagino que ficará em segundo plano no filme! Pena!
Beijos
Oi, Chrys! Não sei muito o que esperar do filme, acho que além do que você comentou, devam também destacar o lado musical, posso estar enganada, mas pelas entrevistas do livro e em vídeo que vi na web, a música será explorada, só não sei se pelo motivo correto. Beijos.
ExcluirOi Tati, essa é a segunda resenha de Se eu ficar que leio e você teve uma visão um pouco diferente. Gostei do seu texto, da sua colocação e de conhecer melhor o livro. Pretendo ler muitas páginas dele amanhã, estou na 20, se não me engano, bem no começo. Espero que eu goste e fique meio que sensibilizado com a história. Pretendo terminar a leitura antes de assistir o filme nos cinemas ^^ Ah, também já gostei da Mia, de cara.
ResponderExcluirAbraços
www.entrepaginasdelivros.com
Oi, Caique! Então em breve você terminará o livro e será mais uma visão. Esse é o legal de conhecermos as resenhas ou opiniões dos outros leitores. Desejo a você uma boa leitura, para assim ir bem animado ao cinema, estou ansiosa :)
ExcluirBeijos.
Olá, é interessante que o gênero desse livro é um dos que mais gosto.
ResponderExcluirMas não me vejo lendo esse livro, talvez por sentir que ele é um pouco triste e
nesse momento estou fugindo de livros assim. Mas o que mais gosto e você ressaltou
é que ele trás reflexões sobre a família, amor. Com certeza é um livro bem intenso para se
ler, possa ser que algum dia, eu o pegue para conferir. Não sei também se vou assistir ao filme,
bjs
http://www.loveebookss.com.br/
Oi, Solange! A história da Mia é triste, mas eu achei o livro muito mais alegre do que triste... Por causa da felicidade da família da Mia, contada por ela nos flashbacks. Mas tem gente se acabando de chorar, portanto, há o perigo de você ser uma delas. Se está fugindo disso, é melhor deixar a leitura para depois, mas não deixe de fazê-la se puder, porque o livro é bonito.
ExcluirBeijos.
Oi Tati, ainda não li o livro mas me identifiquei muito com a história. Também perdi muitas pessoas queridas durante minha vida, uma delas meu pai, e livros que tratam do assunto sempre me comovem. Coloquei no minha lista de próximas leituras, pelo trailer o filme vai ser um sucesso, quero ver assim que lançar, mesmo que eu não tenha lido o livro ainda.
ResponderExcluirBeijos
Blog: Porão da Liesel
Página no Facebook
Oi, Camila, sou como você, se o tema é a perda de entes queridos, eu leio apreensiva, fico com medo de chorar, porém por outro lado, gosto de conferir se a história em si é realmente sentimental e realista, ou se o autor foi vago. Sofro conflito com esse tipo de livro, querer e não querer ler.
ExcluirBeijos.
Acho que vou ficar só com o filme ^^
ResponderExcluirA leitura em ordem não cronológica sempre me confunde e acho que é um artificio para ser usado mais em filmes, por ser mais dinâmico.
Ótima resenha!
Post it and Scrapbook
Oi, Francielle, mas a leitura desse livro é super simples, você não terá nenhum problema. A coisa só complica em livros densos e complexos, de suspense, por exemplo. Aqui é muito tranquilo e leve, além de funcionar muito bem.
ExcluirBeijos.
Oi Tati,
ResponderExcluirEsse livro será minha próxima leitura, pois quero ler antes de assisti ao filme, assim como você também fui adiando a leitura por ter expectativas demais e fiquei com medo de me decepcionar.
Lendo sua resenha percebi que não vou, que o livro no envolve realmente, que a história de Mia é triste porém na maioria da leitura foi uma sensação de alegre que teve.
Parabéns pela resenha.
Beijos Mari - Stories And Advice
Oi, Mari, também gosto de ler a obra original antes de assistir ao filme, não importa o tipo de história. Obrigada!
ExcluirBeijos.
Olá Tatiana, tudo bem?
ResponderExcluirEstou terminando a leitura dele e não sei qual impressão dou ou não sobre ele. Gostei de alguns pontos, mas tem muita coisa que estou confusa dhiusahudsa.
Beijos
Oi, Pamela, também passei por um conflito ao término :) No meu caso foram itens que eu não tinha certeza qual seria minha opinião. Beijos e boa leitura.
ExcluirOlá
ResponderExcluirEsse livro anda sendo muito falado pela blogosfera. Mesmo com todo esse burburinho ainda não me interessei pela obra e por enquanto vou querer conferir apenas o filme, provavelmente não no cinema porque eu não me senti muito atraído pela história e tem outros filmes mais interessantes em cartaz. Espero que quando eu assista, goste. Quem sabe eu acabe lendo depois disso.
Abraço!
www.umomt.com
Oi, Matheus, o formato cinematográfico ajuda mesmo a pessoa a experimentar a obra e, quem sabe, ler o livro. Por isso é importante que a versão nos cinemas seja parecida, para a pessoa imaginar se gostará ou não da literária.
ExcluirBeijos e bom filme para você (mesmo que seja outro).
Olá,
ResponderExcluirGostei da premissa da história, parece ser um livro bem interessante, mas vou assistir primeiro ao filme. Tenho costume de fazer isso para livros que tenho dúvidas se me agradarão. Acho a Chloe uma das atrizes mais competentes de sua geração.
Abraço o/
http://pipocaradioativa.com.br/
Oi, victor, também acho a Chloe excelente, quero conferir se ela conseguiu capturar a essência da situação da Mia, mas acredito que sim. Beijos.
ExcluirOi, Mayla, acho que gostará do livro sim, é uma história triste, mas muito bonita. É só preparar os lencinhos, para caso chore. Beijos.
ResponderExcluirTati, para mim o clímax foi a última frase do livro e isso me deixou revoltada hahahaa
ResponderExcluirComo pode uma autora terminar a história assim?! Ainda falta um mês para a continuação meu pai.
Ao contrario de você, o relacionamento de Mia e Adam me ganhou. A história é linda, mas achei o livro meio mais ou menos. Acredito que meu problema foi a alta expectativa. O Marketing agressivo da editora, o trailer do filme que passa uma imagem bem mais dramática..
Por sinal, estou bem curiosa com o filme. A atriz nao condiz com a imagem que eu fiz de Mila, ela é bem mais novinha, mas enfim. Acredito que esse vai ser um daqueles raros casos onde o filme supera o livro ;S
Beeijos, Dreeh.
Blog Mais que Livros
Oi, Dreeh! Acho que foi exatamente isso, o livro é bom, emocionante, mas não é tão intenso quanto as imagens do trailer. Também estou curiosa com o filme, e a atriz, que é excelente e linda, não é também a imagem que criei de Mia durante a leitura. Curioso, pois ao começar a leitura, fiquei com essa imagem como base, a da atriz. Mas logo nos primeiros capítulos, a imagem foi reconstruída, com outra beeem diferente. Beijos.
ExcluirOi Tati,
ResponderExcluirEu acho a capa deste livro linda e confesso que me interessei por lê-lo, mas aí descobri que terá sequência e possivelmente ainda mais sofrida, tendo alguns leitores mais emotivo, como eu por exemplo, (rs) que preparar lencinhos, ah! não não gosto de chorar. Então livro com sequencia + lágrimas não combinam comigo, principalmente quando tenho consciência destes fatos, mas não o descarto de vez não.
Lendo a sua resenha, a qual gostei muito, este livro traz temas para muita reflexão, não é mesmo? Tem coisas que amo como a música e esta como ligação entre pessoas importantes na trama, amizade entre pessoas que se tornam quase irmãs pela sintonia, família e pelo que você disse tem passagens engraçadas, o que ameniza um pouco o drama.
Tati, agora o que é esta playlist???? Linda demais, amei!!!!
Beijos
Tânia Bueno
www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Oi, Tania! Eu sou muito emotiva, mas não chorei. Me comovi, refleti muuuuuito, mas não chorei e nem fiquei desesperada, como alguns livros fazem. Fiquei triste sim, mas feliz também... Diferente, né? O livro ganhou uma estrela de quatro só por me provocar esse conflito de tristeza/felicidade.
ExcluirA playlist é demais, excelente para quem está lendo ou leu dar uma checada. Eu, pelo menos, se não conheço uma música citada em livro, corro para procurar na web.
Beijos.
Beijos.
Tati,
ResponderExcluirAinda não li o livro mas vou ganhar de presente da minha amiga-linda, Taty :P Sabe empolgação e um mix de "isso é muito bom", "preciso desesperadamente conhecer a Mia" e "nossa, que maravilhoso". Se eu ficar é um livro que eu tenho certeza que irei devorar, chorar, favoritar e amar incondicionalmente. Me emociono com o trailer :P
E amei sua resenha; ser apresentado a realidade e as lembranças de Mia, o climax da história e sua decisão entre ártir e ficar me deixam muito curioso.
Quero e preciso ler logo :)
Bela resenha.
Abraços
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/
Oi, Adriano, que presentão, hein? Espero que você se emocione com o livro mais ainda, que curta,favorite e etc =)
ExcluirObrigada pelo comentário!
Beijos.
Olá Tati!
ResponderExcluirEu estou louca pra ler esse livro. Adorei a sinopse e capa do livro. Quero muito saber como história termina e se vou conseguir acompanhar a história sem me perder.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oi, Suelen, vai conseguir sim é muito tranquilo :) Espero que goste.
ExcluirBeijos.
Oi Tati, tudo bem?
ResponderExcluirAntes de mais nada, vou dizer: Das suas resenhas, acho que essa foi a melhor que já li!!!!! Nossa!!!!! Que texto bem construído!!!!!!! E vou ousar discordar de você: você pode não ter chorado, mas com certeza se emocionou, esse livro lhe tocou de alguma forma, pois suas palavras foram emocionantes. Pronto, falei!!!!!!! Risos...
Esse foi um dos livros mais aguardados por mim, estou com muita expectativa e para minha sorte e alegria, ganhei ele no sorteio da Ju!!!! nem acreditei!!!! Não vejo a hora de ler!!!!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Cila! Que bom que gostou da resenha, fico tão feliz! Ah, sim, com certeza. Não chorei, mas fiquei superemocionada, pode apostar! Dá pra perceber pela resenha, né? :)
ExcluirUAU, Cila, que sorte, além de ganhar sorteio foi logo ESSE livro... Você vai amar! Espero pela sua resenha depois, hein?
Beijos.
Oi Tati!! Como você, me envolvi bastante com o livro durante todo o desenrolar da história. Mas, no meu caso, chorei várias vezes, rs, não aquele choro de soluçar, mas um choro mais leve, principalmente nas partes dos flashbacks. A Mia se mostra uma garota tão cheia de vida, apesar de se sentir meio fora de lugar, que eu me angustiava muito por ela não tomar uma decisão. O que mais gostei no livro talvez seja a forma como ele está repleto de amor de todos os tipos, é uma delícia sentir isso.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oi, Ju! Então você precisou de muitos e muitos lencinhos, mesmo sem os soluços! Eu gostei da Mia logo de cara, amei a família dela e o clima de felicidade entre eles, presente nas coisas mais simples do cotidiano. Acho que é o que mais sinto saudades ao pensar nos meus pais.
ExcluirBeijos.
caí na besteira de ver primeiro o filme pra depois ler o livro e fui com receio, mas o meu coração ia sendo fisgado a cada página.
ResponderExcluir