publicidade

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos, de Emma Trevayne e Editora Seguinte (resenha + sorteio)

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos (Flights and Chimes and Mysterious Times)
Emma Trevayne - Editora Seguinte / Companhia das Letras
Ilustração: Glenn Thomas
Tradução: Álvaro Hattnher
312 páginas - 2014 - R$29,90
+ informações | comprar

Sinopse:
"Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado.
Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora - uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre - buscava: um filho de carne e osso.
Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali..."

Resenha:
A Editora Seguinte, o selo de publicações juvenis da Companhia das Letras, trouxe ao Brasil Flights and Chimes e Mysterious Times no mesmo ano de seu lançamento em língua inglesa, com o título Voos e Sinos e Misteriosos Destinos. Sempre elogio a rapidez da Seguinte em apresentar as novidades aos leitores brasileiros, assim como seu capricho com os trabalhos gráfico e editorial. A capa original foi mantida. Além de linda e rica, ela combina perfeitamente com a história. É de autoria de Glenn Thomas, responsável pelas ilustrações presentes no miolo (estas são em preto-e-branco). Fonte, diagramação e revisão merecem elogios.
Esta é uma obra de Ficção Fantástica para todas as idades, mesmo que voltada ao público infantojuvenil e adultos fãs de aventuras mágicas. O destaque do livro é seu gênero: Steampunk.
Destinado a esta faixa etária e dentro da temática, eu apenas tinha lido O Peculiar (The Peculiar, 2014, Stefan Bachamann, Galera Júnior), portanto foi uma experiência interessante. Curiosamente, a autora Emma Trevayne cita Stefan Bachamann nos "agradecimentos" de Voos e Sinos e Misteriosos Destinos, dizendo "meu camarada entusiasta de pássaros mecânicos, pela amizade peculiar." Adorei saber que os autores de steampunk infantojuvenis são colegas. A diferença é que a trama de Emma é mais harmoniosa, clara e bela. Me agradou muito mais por ter um lado doce.

A história é mágica, com ar de fábula. Muitos pontos centrais do enredo remetem a histórias infantis como Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 1895, Lewis Carroll) e O Mágico de Oz (The Wonderfull Wizard of Oz, 1900, L. Frank Baum). O padrão seguido é de aventura de uma criança curiosa que adentra em um mundo fantástico e desconhecido. Lá ela encara seres estranhos, lugares diferentes e acaba se misturando a acontecimentos importantes e até mesmo bizarros, mudando de alguma forma esse mundo misterioso, assim como a ela mesma. Ao término, algumas belas lições de moral e sobre a vida. A criança evolui e passa a enxergar seu próprio mundo com novo olhar.
O protagonista é um menino: Jack Foster, de dez anos de idade e inconformado com o fato de seus pais estarem sempre ocupados e o ignorarem. Cansado de revezar seu tempo no internato ou sob a vigilância da babá, Jack vê na visita do enigmático Sr. Havelock a oportunidade de ir para outro mundo. Nesse aspecto, me lembrei de Coraline (2002, Neil Gaiman, Rocco), mas o mundo encontrado por Jack através do portal é totalmente diferente.

Ambientado em steampunk, todos os itens do gênero são bem desenvolvidos, especialmente para criar um clima de muita curiosidade. Temos dois cenários: Londres e Londinium. A primeira é a capital da Inglaterra do nosso mundo; a segunda é seu espelho alternativo um tanto sinistro. Tudo parece estar no mesmo lugar, porém modificado. As duas cidades parecem ocupar o mesmo espaço e são, simultaneamente, iguais e diferentes (o livro traz mapas simples).
Por Londinium desfilam e são exibidos por todos os cantos, motores a vapor, seres mecânicos, dirigíveis gigantes, engenhocas incompreensíveis. A ambientação é vitoriana, o cenário é complexo e industrializado. A autora criou locais e personagens incríveis; Emma é muito criativa. Os detalhes são agradáveis, não pesados, e embalam a leitura por cenas fantásticas.
Fadas de metal que fazem qualquer coisa por néctar de cores variadas. Diabretes assustam sob as ordens de seu dono. Dragões mecânicos cospem vapor em busca de um pouco de óleo. São algumas das figuras interessantes.

Dentre os moradores do Império das Nuvens Jack encontra três aliados exóticos. O destaque é uma boneca / máquina / menina chamada Beth Número Treze, movida à corda. Esta me lembrou muito do drama do clássico Pinóquio ou do Lenhador de Lata de O Mágico de Oz: O que é necessário para alguém ser realmente um ser humano? Foi a personagem do grupo de "heróis" pela qual me apaixonei.
O criador / pai de Beth é outro amigo que Jack encontra, o Dr. Cataplasma, mistura de médico, engenheiro e cientista. Seu local de trabalho possui um monte de bugigangas e cacarecos divertidos e estranhos. É uma mistura de laboratório de testes, oficina mecânica e consultório médico.
O terceiro a compor o time é o homem de meio rosto, Xeno. Também é um cientista e trabalha esporadicamente junto ao Dr. Cataplasma, mas não com parafusos e metal, e sim com magia. É ele o conhecedor de mitos e lendas.
Os "vilões" também são incríveis e imaginativos. A Senhora, a grande rainha do Império, não é uma vilã comum; é desequilibrada e possui uma fantasia fixa: Ter um(a) filho(a) perfeito, sem qualquer coisa inumana ou incompleta - uma criança que não existe em seu mundo. Ela me lembrou a Rainha Vermelha de Alice no País das Maravilhas. O Sr. Havelock é seu principal funcionário e o verdadeiro antagonista de Jack. Ele fará de tudo para agradar a Senhora e sabotar o menino que veio de Londres.
A autora deixa um desejo no leitor de querer conhecer mais sobre o passado de Londinium e, especialmente, de seus moradores.

A narrativa é em terceira pessoa, quase em sua totalidade pelo ponto de vista de Jack. No entanto, em alguns capítulos, a autora trabalha a visão de mundo do rival, deixando a trama bastante interessante e desenvolvendo bem as personagens e suas ações.
No começo, Jack se deslumbra e se fascina com a possibilidade de viver neste mundo secreto e mágico. Tudo é tão curioso, intrigante, maravilhoso... até mesmo o céu escuro e o ar difícil de respirar. Porém a realidade o domina através de surpresas e Jack compreende que precisa retornar para o seu próprio mundo, seu lar, sua família. Será ainda possível? Como, se tantos empecilhos surgem?
Através de uma história antiga e poderosa, Jack descobre uma possibilidade de retornar e, ao mesmo tempo, derrotar seu inimigo principal. Será que em Londinium, local onde quase tudo parece ser possível, Jack encontrará a solução?
A autora poderia publicar um conto ou romance mostrando o passado da Senhora, de Londinium... Seria fascinante.
O steampunk misturado a magia com abordagem infantojuvenil e o clima de aventura compõem uma obra excelente e única. São inúmeras mensagens sensíveis a serem encontradas, como o valor da amizade e da família, sobre autoaceitação e mais. Tudo com muita aventura, mostrando como a infância é o momento mais divertido da vida.
Se você não conhece steampunk, esta é uma excelente oportunidade. Se você é fã de obras clássicas como as aventuras de Dorothy ou Alice, precisa conhecer a de Jack, nesta história contemporânea aclimatada em steampunk.

A autora:
Emma Trevayne escritora em tempo integral. Adora música e fotografia. Também escreve livros para o público juvenil, como Coda, seu primeiro romance, e a sequência Chorus. Já morou no Canadá, Inglaterra e Estados Unidos.
BlogTwitter

Sorteio:
Quer concorrer a um exemplar de Voos e Sinos e Misteriosos Destinos da Editora Seguinte?
Duração do sorteio: de 24/01 até 10/02/2015.

Para participar preencha o formulário abaixo:
1) Ter endereço de entrega no Brasil;
2) Marcar "Clique para participar +1".
Pronto! Você já está concorrendo ao livro!

3) Opcionais:
Ao abrir as opções no formulário, você ganha mais chances ao preenchê-las, porém não é obrigatório. Preencheu a primeira, já é participante; porém quanto mais entradas preenchidas, mais chances de levar o livro!
Atenção: O formulário pede para "visitar (visit) as fanpages, mas para valer precisa curti-las. ;)

a Rafflecopter giveaway
Verifique as regras presentes no formulário, em "Terms and Conditions".



* Top Comentarista Janeiro 2015: Para o comentário valer, precisa ser sobre a resenha.

26 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Eu tenha muita curiosidade quanto a esse livro, acho a capa linda. Nunca tinha lido uma resenha desse livro e a sua é a primeira, sem dúvidas só aumentou a vontade de ler esse livro.
    A autora aparentemente fez um ótimo trabalho e espero desfruta-lo dele o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  2. Tati!
    Gosto muito do estilo Steampunk principalmente pelas máquinas e suas personificações.
    O livro parece bem interessante mesmo, um garoto de 10 anos passar por um portal e sair em uma Londres mecanizada deve ser assustador para ele, porém cheio de aventura. Bom demais/1

    Participo e amanhã sairá divulgação no blog.

    Desejo um maravilhoso final de semana!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro livro infanto-juvenil quando criam algo diferente ou escrevem tão bem a história que é capaz de encantar até os adultos. Essa trama chamou minha atenção pelo gênero, quado vi falarem isso. Parece abordar sentimentos e deixar boas emoções com o leitor, é bom livros assim. É uma ótima oportunidade de conhecer o gênero mesmo e espero que seja tão delicado e bonito como disseste. Adoraria ler.

    ResponderExcluir
  4. Participando e torcendo!
    beti_bezerra@hotmail.com

    Adoro livros com aventuras!! E para o pequeno protagonista não será muito fácil voltar para casa, porém vai ser uma aventura que vai ensinar muitas coisas. Pela resenha este livro me lembrou um filme que assistia a algum tempo!!

    ResponderExcluir
  5. Oiee.
    Amei a capa desse livro, apesar de não ser um estilo que eu leia com regularidade sempre que posso dou uma variada e me pego com algum livro do gênero.
    Gostei bastante da resenha, me deixou bem animada e curiosa, espero poder lê-lo em breve.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Participando
    Aline
    lostwordsblog@gmail.com


    Primeiro que a capa do livro é maravilhosa, e segundo que a resenha está fantástica, eu amo livros assim, e acho que vou amar eternamente kkkkk, adoro esse mundo de fantasia e tals, e adorei a parte em que você fala que o livro da lição de moral, e da vida. Sem falar em diabretes e dragões mecânicos, que loucura, eu com certeza vou adorar o livro, beijos Lost Words

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Adorei a resenha, o livro parece ser muito bom, eu ainda não li ele, já tinha visto a capa, mas não tinha lido nenhuma resenha, fico feliz que tenha gostado do livro e que o modo como a autora escreve parece ser muito gostoso de se ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Olá. Primeiro o que me chamou atenção a respeito desse livro foi o seu título e logo depois a capa que é belíssima, as duas sugerem por si só uma história cheia de aventuras, mistérios e fantasia, mistura que eu aprecio bastante em livros e filmes. Após ler a resenha fiquei ainda mais interessada, por isso estou torcendo muito, muito!!!

    cailesbennet@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa desse livro belíssima, mas após a resenha fiquei encantada! Goto de livros infanto-juvenil e com magia fica tudo muito fascinante. Parabéns pela resenha.
    Bjos
    Nizete
    Cia do Leitor
    nizeteribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Desde a primeira vez que eu li uma resenha sobre esse livro, fiquei com vontade de lê-lo, e agora não foi diferente. Ainda não li nenhum livro do gênero Steampunk, mas parece ser um gênero muito interessante. Adoro histórias mágicas, e gostei muito de saber que essa tem alguns elementos que lembram Pinóquio, O Mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas, que são três histórias que eu adoro.
    A capa está linda demais. Espero ler o livro assim que possível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ai meu deus hahaha Só de ler a resenha já me deu um arrepio, ainda mais por ser fã de Alice no país das maravilhas e ver você falando sobre como a historia em si lembram coisas da historia da Alice já me animou demaaais. Sou fã de fantasia, acredito que as maiores e melhores morais de historias cem delas. E parece que Voos e Sinos e mistérios deve ser deslumbrante, você caracterizou os personagens de uma forma que me deixou entusiasmada e principalmente curiosa para saber como é a historia em si. Confesso que a sua resenha me lembrou um pouquinho de Narnia também. A capa é maravilhosamente linda, espero poder ler em breve esse livro.
    bjs
    E com toda certeza do mundo estou participando da promo;)

    ResponderExcluir
  12. Oi Tati!
    Essa capa e título são fantásticos, dão asas à imaginação. Enredos com realidade espelhada ou dimensões paralelas sempre me intrigam, acho que essa história adaptada para o cinema (com uma produção digna) ficaria incrível!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  13. Nossa, capas e títulos lindíssimos, amei, *-* quero muito ler esse livro. Adorei.
    Estou participando ;D
    larissaleal_s@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Realmente é uma linda capa, costuma chamar atenção capas assim, e parece que o enredo é bom tbm, eu quero esse livro..rsrs
    Participando!
    Seguidora: Maria de Fátima Fernandes Oliveira
    Nome Formulário: Maria Fernandes
    E-mail: fatinhafo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Tati.
    Eu gosto das suas resenhas porque são super completas, sempre trazem informações interessantes além do enredo.
    A editora realmente caprichou nessa capa, e foi ela que chamou minha atenção, só depois me preocupei em saber sobre o enredo rsrs.
    Eu só li um steampunk e não foi uma boa experiência, mas acredito que esse livro por ser um infantojuvenil que também traz a magia possa me agradar.
    Essa ideia de ter uma Londres espelhada também me atraiu.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  16. A capa do livro me chamou a atenção desde o seu lançamento...
    Achei interessante a similaridade com outras grandes histórias famosas, o fato de ser em terceira pessoa já não é tão legal já que só mostra o ponto de vista de Jack.
    Uma outra coisa que gostei é que não tem continuação...apesar de você ter comentado que seria interessante um livro de origem, achei excelente não ter continuação.

    ResponderExcluir
  17. Parece ser um livro cheio de aventuras e ao mesmo tempo aprendizados!! De repente Jack achava vidinha dele sem sentido e agora ele tem que correr contra o tempo para recuperar sua antiga vida!

    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. A capa já me deixou super afim do livro (sou dessas kkk) e o nome me deixou bem intrigada!Fora que os livros dessa editora são sempre super caprichados,eu adoro!
    O enredo não me ganhou muito,mas com certeza quero lê-lo pra comprovar!
    Bjus
    suelenmendes27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Tatiana,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e pela sua resenha vejo que tem uma história cheia de mistérios e aventuras, gosto do gênero steampunk e tenho certeza que vou gostar desse, bela resenha, participando do sorteio...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não entrei nessa nova onda de leitura de steampunk, até tenho alguns na estante mas ainda não peguei pra ler, achei a capa linda e me chamou a atenção a premissa, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Tati, tudo bom?

    Estou louco para ler esse livro. Li diversas resenhas positivias e fiquei louco por essa obra. Espero poder adquiri-la em breve! :)

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com
    sergiohenj@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Participando!!!!
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá! Participando!
    Fernanda Chaves
    flcferdi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  24. esqueci de ver o q tinha no "copiar" kk email:andriele_rosa@live.com
    GFC:andrielerosa

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias