publicidade

A Síndrome E, Franck Thilliez, Editora Intrínseca

A Síndrome E
Franck Thilliez - Editora Intrínseca
Tradução: André Telles
368 páginas - Ano: 2013 - R$29,90

Sinopse:
"Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Henebelle, tenente de polícia em Lille, onde mora com as filhas gêmeas. Um de seus ex-namorados ficou cego depois de assistir a um estranho vídeo.
Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, tenta curar uma esquizofrenia crônica. Mesmo assim, a pedido de seu superior e contra a vontade de Eugénie, a garotinha imaginária que o segue desde a morte de sua mulher e de sua filha, Sharko decide acompanhar a investigação de um crime violento. No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade. Os corpos foram mutilados e estão em estado avançado de decomposição.
Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no enigmático filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo existente entre aquele rolo e a história dos cinco cadáveres. Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, se encontrarão. Seguindo pistas que se espalham por três continentes e cinco décadas, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como "síndrome E". Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades."

Links: Intrínseca | Skoob

Resenha:

Este livro me derrubou por completo. Esperava uma boa história, porém o que encontrei foi uma das melhores da minha vida. Altamente complexa, imprevisível e estarrecedora. Uma trama tão envolvente e assombrosa que em certo momento parecia que seria impossível ter um desfecho satisfatório, que solucionasse de modo coerente e natural todas as questões e conflitos criados pelo autor.
São tantos pormenores na história! Ainda assim, Thilliez jamais perde o foco e sacode o leitor a cada página.
Nunca li tamanha complexidade tão bem ordenada, desenvolvida e executada.
Este livro é perfeito; ele é perspicaz, inteligente, porém nada confuso.

O título A Síndrome E - eu nunca tinha lido nada a respeito, nada parecido. Os temas principais já foram discutidos intensamente e utilizados em diversas áreas da ficção em geral, porém jamais com esse tom e abordagem.
Não é uma explicação simples e direta. É necessário ler e deixar se levar pela leitura e começar a desconfiar e depois compreender o fenômeno Síndrome E. Chocante, inimaginável, doentio, assustador.
A capa do livro possui elementos simples mesclados de tal forma a fazer o leitor terminar a leitura e ficar observando aquela imagem. A capa contém o espírito do livro e é muito mais profunda do que parece à primeira vista. O fundo negro com um círculo mostrando um olho e da íris saindo anos em sequência: 1955, 1956, 1957... O Título possui um efeito metalizado e está em vermelho.
Quem não leu o livro ainda nem imagina seus significados.

É um thriller altamente psicológico e realmente perturba a mente do leitor. Não consegui ficar impassível diante do desenvolvimento do enredo.
Misturando ficção e realidade, Psicologia, Neurologia, História e teorias de conspiração, o autor apresenta as profundezas mais sinistras da mente humana. Ele embaralha realismo com suas invenções e convence quem lê de que tudo pode ser verdade. Isso confunde e fascina. Thilliez se aprofunda nos temas, nada é superficial.
A narrativa dividida em sessenta e um capítulos e um epílogo arrebata desde o princípio, mas quando ultrapassei um terço do livro foi impossível parar.
É necessário estar preparado para o choque. Pessoas que possuem a mente fervilhando certamente adorarão este livro. Não o recomendo para quem quer apenas diversão; é preciso querer mais que isso: Diversão e muita reflexão. Você fecha o livro e não para de pensar no que vem a seguir; precisa ler um pouquinho mais até terminar.
Temos dois pontos de vista: Franck e Lucie. Mesmo sendo em terceira pessoa, o autor separa os capítulos de forma a mostrar ambos os protagonistas e seus enfrentamentos. Eles começam separados, não se conhecem e nunca se cruzariam se não fossem fatos bizarros, que parecem não possuir ligação alguma.
Depois se chocam e a história fica incrível.

A genialidade do autor une crimes, pistas e pessoas de uma forma fantástica, sempre deixando o leitor muito surpreso. Não quero deixar spoiler nesta resenha, porque um livro tão fascinante como esse merece ser desvendado!
Franck sofre de esquizofrenia paranoide e trabalha na Divisão de Repressão à Violência. Ele é muito experiente. Construiu uma respeitável carreira na Divisão de Homicídios. Está acostumado a ver assassinatos, sangue, dor e sofrimento há anos.
É frio, calculista e aparentemente inabalável. Perdeu a esposa e a filha, possui uma alucinação frequente, faz tratamento psiquiátrico e já ajudou a solucionar casos complicados e violentos. Nada mais parece assustá-lo: O terror faz parte de sua vida.
É reservado, mas se realiza ao ver criminosos sendo presos. Franck possui muito segredos e fantasmas assombrando sua vida constantemente. Uma personagem interessante e marcante. É ler e não esquecê-lo mais. Portanto, torço para que suas outras aventuras sejam publicadas.
Lucie é a protagonista que divide a cena com Franck. Ela se destaca, principalmente por sua coragem, resistência e insistência. Ela é a prova de como uma mulher pode ser feminina e ainda sim, forte. Nada de sexo frágil.
Tenente da polícia, ela tenta ser mãe solteira e equilibrar sua vida perigosa à familiar. Com a ajuda da mãe, cria duas filhas gêmeas. Não tem sorte na vida amorosa, mas está aberta às novas tentativas.
Adorei essa personagem. A forma como ela projeta a imagem das filhas ao caso que precisa ser desvendado a impulsiona.

Alerto que a sinopse mostra apenas a premissa do livro. Este é muito mais rico e detalhado. O leitor começa a leitura e rapidamente descobre que as páginas trarão mais mistérios, ação e violência.
Franck está envolvido na investigação de um caso violento e sinistro: Cinco cadáveres encontrados parcialmente em decomposição. O mais assustador e estranho nos corpos é o que foi feito com eles após suas mortes.
Lucie está de férias, mas por acaso recebe um telefonema de um ex-namorado desesperado. Ele está cego após assistir uma película antiga de curta-metragem rara que comprou de um colecionador.
Ela nem imagina como o vídeo é perigoso e repleto de monstruosidades. Um vídeo que alterou muitas vidas e traumatizou muitas pessoas. Causa morte.
Então jogo no ar a questão: O que estes dois casos têm em comum? Como Franck e Lucie se encontrarão, percebendo que na verdade tudo está diretamente ligado? É insano, chocante e chega a agredir a mente do leitor. Um livro único!

Utilizando de uma escrita fluida e inegavelmente talentosa, o autor apresenta os protagonistas e introduz os casos. De forma natural encaixa fatos e vai interligando fatores antes aparentemente sem sentido de forma coerente.
Preciso confessar que a curiosa película, tanto a visível, quanto as possíveis cenas subliminares quanto o filme oculto e macabro me causaram repulsa. Não de primeira, mas depois de tanta dissecação, teorias e descobertas, as cenas secretas não saíram mais da minha cabeça. Estão aqui até agora.
Como um livro pode ser capaz de causar isso? Como o autor me fez projetar as cenas em preto-e-branco? Cenas descritas em um livro foram transformadas por minha mente em imagens e não consigo me livrar delas.
Isso não é o suficiente, conforme a investigação de Lucie e Franck avança, mais chocado o leitor pode ficar.
O autor aborda o lado mais violento e sem censura do ser humano, as masmorras profundas e secretas da nossa mente. Apresenta teorias já existentes (ou não) de histeria coletiva. Pode a loucura ou a violência ser transmitida de algum modo? Podem as imagens transmitir mensagens diretamente à nossa mente, através dos olhos?
Viajamos por vários países (França, Bélgica, Egito, Canadá) e épocas (são mais de cinco décadas desde a gravação do filme). Envolve altas patentes de Governos, a Igreja Católica e muitas vidas destruídas.
Um labirinto de dúvidas, um monstro atemporal.

O livro é denso, perturbador, pesado e modifica o leitor. É impactante imaginar que uma porcentagem de uma simples história de ficção possa ser verdadeira. Que possa existir um controle da grande massa popular através de imagens.
Esse thriller vai além da perfeição: É eletrizante, cheio de cenas variadas de ação e violência; é sinistro, porque mexe com áreas como Neurologia, Psicologia, Psiquiatria e a ética médica em geral; é chocante, pois o autor assombra, confunde, assusta. Ele mistura genocídios históricos, experiências médicas bizarras, manipulação da mente (e corpo!) por imagens subliminares; coloca tudo isso e joga em mãos poderosas, sádicas, influentes e mortais.
O mais chocante: O Paciente Zero!
Franck e Lucie não imaginam que estão remexendo em um passado tão doentio que mesmo depois de cinco décadas ainda traumatiza, causa dor e faz refletir.

Comprar: Saraiva | Cultura | Livraria da Travessa | Leitura | Martins Fontes | Siciliano | Submarino

Sorteio:
Está no finalzinho, mas ainda dá tempo de participar!




21 comentários

  1. Oi, Tati! Senti sua resenha bem emocional, rs, dá pra ver que o livro mexeu com você de verdade. E quer saber? Eu adorei, não acho que está inferior a nenhuma outra sua que já li. Eu quero ler esse livro pra ontem, o meu ainda não chegou, mas tenho certeza que vou gostar!!! Beijoos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas, obrigada!! Sabe quando gostamos tanto, mais tanto, que achamos que a resenha não é suficiente para demonstrar isso?
      Tenho certeza que vai gostar do livro, é excepcional!
      Beijos.

      Excluir
  2. Este livro me chamou a atenção desde a primeira resenha que li dele, e pelo visto tenho motivos de sobra para querer ler também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati!
    Sou super fã do gênero, acho que posso dizer que thrillers são meus favoritos rs. E esse com sua resenha me contagiou. Eu já tinha gostado da capa, mas ainda não tinha tido uma visão mais profunda do significado dela e você passou esse aspecto interessante, e ainda diz que depois da leitura dá pra entender mais ainda, fiquei curiosa aqui.
    Gostei também que apesar de diversos pormenores na história o autor não se perdeu, isso é perfeito, tão ruim terminar um livro e achar que faltou alguma coisa e nesse não acontece. Enfim, já está na minha lista, no topo rs. Adoro um mistério, que prende do início ao fim, você para a leitura já querendo voltar pra saber o resto, fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!!
      Se você é fã do gênero não pode deixar de ler A Síndrome E, é de deixar qualquer leitor inquieto!
      Admirei o autor justamente por isso, ele junta tudo sem falhas, pelo menos eu não encontrei nenhuma.
      Recomendo da Intrínseca esse e Garota Exemplar, livros para balançar o psicológico do leitor.
      Beijos.

      Excluir
  4. Primeiramente, eu sou LOUCA por Thrillers Policiais *____* Adoro suspense, em livro então, eu fico agarrada nas páginas até acabar. Por coincidência, eu também sou apaixonada por livros de Reflexão. Agora, os dois juntos eu nunca tinha visto o.o

    Gostei desse livro por ter vários casos misteriosos, e principalmente por mexer com a cabeça do leitor - como você disse -, isso faz com que eu me prenda cada vez mais ao livro, me interesse mais e isso é uma delícia! Esse livros cheio de mistérios me agradam e tendem a se destacar, ainda mais quando é feito por um bom escritor. Até agora só li coisas ótimas sobre esse livro (será que estou interessada? hahaha).

    Com toda certeza ele já entrou na minha listinha de desejados do skoob hahahaha

    Beijão :***

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati!

    maisuma belissima resenha,como sempre!Nempreciso dizer que esse livro muito me interessa né?
    Excelente trabalho!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bruna!! Pelo que vejo de seu gosto, esse livro é sob medida para você!!
      Beijos :)

      Excluir
  6. não acredito que o livro é tão bom assim!
    até então só tinha lido a sinopse dele e final de semana vi o livro na promo da submarino mas acabei não comprando pois não sabia nada sobre ele...
    agora me arrependi :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh quem sabe na próxima compra?
      Eu só não o resenhei antes, porque o sorteio foi ao ar aproveitando a Semana Thriller Intrínseca e eu não havia recebido ainda o exemplar para resenha; logo que o recebi corri com a leitura, para mostrar aos leitores minha opinião e dar tempo de participarem ao menos do final do sorteio, que está acabando. Quando vi que o livro é excelente, corri com a resenha para as pessoas saberem. Pelo menos para mim o livro é acima da média.
      A sinopse realmente é bem superficial, para não ocnter spoilers e fazer da leitura realmente surpreendente!
      Beijos.

      Excluir
  7. Quando pego livros desse gênero pra ler, prefiro que eles sejam impactantes como esses. É impressionante a quantidade de resenhas positivas que ando lendo sobre ele. Mas pelo jeito, não teria como ser menos do que está sendo relatado. Sua resenha só fez aumentar minha vontade de lê-lo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que ainda não parei para ler resenhas dele, porque não gosto de ler resenhas antes de escrever as minhas, não gosto de nada me influenciando, que mania. Vou procurar ver se os leitores andam gostando, pelo que me conta parece que sim!
      Eu simplesmente adorei e por enquanto está no meu top 10 2013. Espero que goste mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  8. Eu estou adorandoooooooo...
    Adoro me surpreender com os livros e tem uns que fazem a gente morrer de medo depois de ler, mas amo do mesmo jeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo, Adriana!!! \o/ \o/ \o/
      Esse livro é mesmo bom! Boa leitura!
      Beijos.

      Excluir
  9. Fiquei impressionada com o livro e com sua resenha.Se for pra me conquistar,pode ter certeza que já conseguiu,Amei suas declarações sobre o livro e o autor.Realmente o livro deve ser muitooooo bommmm. Beijos. Vou ler sem dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero mesmo que ache o livro muitooooo bommmm! Eu achei :)
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi
    Estou super curiosa para ler esse livro, já li várias resenhas positivas sobre ele o que me deixou ainda mais com vontade de ler.
    Adorei a sua resenha, principalmente a parte que você cita que o livro é "denso, perturbador, pesado e modifica o leitor"
    Caramba preciso ler logo esse livro


    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  11. Eu já conhecia o livro de nome e pela sinopse, já me parecia interessante. Sua resenha
    (ótima, por sinal) me deixou completamente louca, eu preciso e vou ler. Eu não imaginava que o buraco era tão mais embaixo assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Riala, eu também não imaginava que o livro fosse tudo isso. Eu sabia que era bom, mas imaginava um livro totalmente estilo policial. Me surpreendi mesmo, um thriller perfeito!
      Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias