publicidade

The 100, livro 1: Os Escolhidos, de Kass Morgan e Galera Record

The 100: Os Escolhidos (The 100)
Livro que inspirou a série homônima.
The 100 - livro 1
Kass Morgan - Galera Record
Tradução: Rodrigo de Abreu
288 páginas - Ano: 2014 - R$30,00

Sinopse:
"A nova série da CW, que no segundo semestre estreia no Brasil, na MTV, é o destaque do mês!
Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Anos depois, a população cresceu demais, e enfrenta a escassez de recursos. Cem jovens delinquentes são retirados das naves para uma perigosa missão: recolonizar a Terra, há muito deixada para trás. Ao chegarem a seu planeta de origem, os cem se deparam com um cenário selvagem, ruínas da antiga civilização. Esperavam um planeta tóxico, mas encontraram uma vida inesperada. Essa poderá ser a segunda chance deles... ou algo a mais."

Links: Galera Record | degustação | comprar | Skoob

Sorteio de 10/06/2014 até 24/06/2014.

Resenha:
Os Escolhidos é o primeiro volume da série The 100 de autoria de Kass Morgan. Mais uma nova série Young Adult de distopia é publicada, mas o que a torna diferente?
Publicado originalmente nos Estados Unidos em 2013, o livro foi adaptado para a televisão estadunidense e transmitida pela rede The CW em março de 2014. No Brasil, a promessa de exibi-la é do canal MTV. Rápido, não? E teve uma excelente audiência de estreia no país de origem, formando um grupo de fãs respeitável. Será que aqui o sucesso será grande também?
Mesmo sabendo que livro e série televisiva são formatos e versões diferentes, caso você se torne fã de um provavelmente procurará o outro.
Não assisti aos episódios de The 100, porém fiquei curiosa a respeito do sucesso da telessérie. Então resolvi ler o livro primeiro, para depois conferir a adaptação. Provavelmente são bem diferentes.
Gostei do livro, mas esperava muito mais da história pós-apocalíptica juvenil. O gênero Ficção Científica é um dos meus preferidos e quando é subclassificado como distopia, meu interesse é maior.
No entanto, a maioria dos leitores se perde com leituras Sci-Fi, principalmente em relação às densas explicações científicas, geopolíticas e históricas. Com The 100 não existe esse problema! O cenário do gênero é criado de forma branda, leve e simplificada. Quem não suporta muito bem o peso de uma leitura de Ficção Científica pode ler The 100 tranquilamente e ainda assim curtir o lado interessante e extraordinário que esse tipo de história possui.
Já leitores obcecados pelas particularidades e pormenores da Ficção Científica podem se decepcionar pela falta deles, sem, no entanto, deixar de aproveitar a trama, pois é uma boa história.

Após uma catastrófica guerra nuclear a humanidade foi quase extinta. Os sobreviventes abandonaram a Terra, pois esta se tornou um lugar inóspito, e passaram a viver no espaço. Esta transição é denominada Êxodo. A população é agora chamada de Colônia, e o governo que a rege e representa de Conselho.
A espaçonave central é restrita e existem também as pobres naves externas. A humanidade que restou é dividida em grupos sociais.
As distopias costumam ter desigualdade social como item importante. No caso de The 100 os três conjuntos populacionais são separados também fisicamente, existem três plataformas na "nave-lar": Phoenix, Arcadia e Walden. Em Phoenix vivem os indivíduos mais importantes e prósperos enquanto os mais simples e trabalhadores compõem as outras partes.
Assim fora há séculos: As mais ricas, poderosas e significativas pessoas compuseram a Colônia original. O tempo passou e a população foi novamente segmentada socialmente, mesmo que o governo disfarce a desigualdade.
As espaçonaves chegam ao limite de suportar a quantidade de moradores. Desde sempre todas as coisas são racionadas e adaptadas a vida fora da Terra, mas aos poucos, a escassez irremediável atinge a Colônia. Conforme previsto, porém antes do esperado, os humanos ficarão sem oxigênio.
E ainda não conseguiram recolonizar a Terra. É impossível saber se o planeta voltará a ser seguro e habitável para a vida humana. O Inverno Nuclear a assolou por tanto tempo que se desconhecem as consequências. A atmosfera, a água e o solo tornaram-se tóxicos? A fauna e flora sofreram mutações? O que existe agora no planeta que outrora foi o lar de incontáveis espécies? Os questionamentos e dúvidas são impensáveis.

A ordem política implementada é tão rígida quanto o risco de extinção que a humanidade ainda sofre vivendo no espaço. O controle da natalidade, por exemplo, é ferrenho e as penas aplicadas aos infratores, inclementes.
Todos os crimes são imperdoáveis. Delitos que no passado recebiam punições moderadas ou leves, agora são considerados inaceitáveis. Todo crime é tratado da mesma forma, sem importar a gravidade.
De acordo com a lei da Colônia, todo adulto é executado instantaneamente após sua condenação, enquanto menores de idade aguardam pelo rejulgamento ao completarem dezoito anos, permanecendo confinados por toda a espera. O destino do corpo é vagar pela galáxia. Sobreviver custa caro, portanto, siga as leis à risca.
Chegamos então ao ponto principal da trama. Cem adolescentes delinquentes que esperavam pela nova sentença recebem uma inesperada missão. São escolhidos para, após séculos, ser o primeiro grupo de humanos a pisar novamente em solo terráqueo. Os jovens recebem a promessa que, obtendo sucesso como cobaias nesse "experimento-exploração" (ou seja, sobrevivendo!), serão libertados e isentos dos crimes ou infrações.
A Colônia chegou ao ápice do desespero para sobreviver e envia os criminosos imaturos para testar se é possível retornar para a Terra - ou toda a humanidade será extinta permanentemente.
Como é impossível focar na centena de viajantes espaciais, a autora seleciona um grupo, em que quase todos possuem algum tipo de laço, para tecer a história.

A narrativa é em terceira pessoa e ocorre de modo não-linear, ou seja, não há a obrigação de seguir sequência cronológica. Cada um dos trinta e seis capítulos possui o nome de uma das personagens principais, informando o ponto de vista do momento. São elas: Clarke, Wells, Bellamy e Glass.
Basicamente a narrativa se divide em dois planos, sempre sob a visão de um desses Escolhidos.
O plano principal é o presente e segue uma linha direta. Começa com todos os Cem sendo levados para a plataforma de lançamento para a Terra. Lá chegam e é o ambiente do desenvolvimento da trama atual, mas paralelamente uma das personagens permanece no espaço. Manobra com nexo realizada pela autora para continuar mostrando o que acontece na Colônia. Os eventos desencadeados tanto na Terra quanto na Colônia são os itens centrais do enredo, assim como os conflitos de relacionamentos.
O segundo plano, porém tão importante quanto o primeiro, é o passado. Em forma de flashbacks a autora vai aos poucos contando a história de cada personagem e, consequentemente, da Colônia. Nesse plano composto por lembranças (com texto em outra fonte para ser diferenciado também visualmente) o leitor vai descobrindo o que cada infrator fez para merecer ser preso e como eram seus relacionamentos e vida anteriores, para compreendermos o presente.

Clarke é médica em formação e filha de cientistas, dois dos mais importantes da Colônia, que estudam os efeitos da radiação no organismo humano.
Wells é um rapaz que admira e estuda a história da humanidade e é filho do Chanceler, o homem líder do Conselho que administra e comanda a Colônia.
Bellamy é o irmão mais velho de Octavia, o que já é desconcertante, visto que não existem mais irmãos / irmãs, por causa das leis duras de controle dos nascimentos.
Glass é a menina exemplar da alta sociedade de Phoenix que ninguém jamais imaginaria ver presa e filha de uma socialite.
Todos cometeram crimes e o leitor precisa acompanhar a história para descobrir o que aconteceu e o que acontecerá! O destino da humanidade está nas mãos de jovens imaturos. E criminosos.

O eixo da história é a série de conflitos pessoais e não a ambientação científica, esta é superficial. A autora desenvolve intrigas, amizades, rixas, romance e desentendimentos entre as personagens. Encontros e desencontros na Terra ou no espaço compõem a base da trama. A veracidade das personalidades é alcançada e todas as pessoas possuem boas bases construídas que geram suas motivações.
A autora desenvolveu um fundo de Ficção Científica fraco, porém satisfatório quando o leitor visualiza e foca no drama que a humanidade vive e, também, nos dramas de cada indivíduo.
O lado romântico do livro é básico e tolerável; não é açucarado demais, porém comove na medida certa. A aventura vem na dose exata, deixando o leitor curioso e ansioso.
Resumindo, The 100: Os Escolhidos é um livro Jovem Adulto com temática distópica e ambientado na Ficção Científica. Possui como centro os conflitos interpessoais causados pelo cenário pós-apocalíptico crítico, gerando romance, drama e aventura; e alcançando equilíbrio.
É um livro recomendado para os iniciantes na Ficção Científica ou para quem gosta dos clássicos, mas procura algo mais moderno, jovem e bastante leve.
Uma história que traz mensagens de esperança e resistência. Questiona sobre o descuido da humanidade em relação ao planeta Terra sem parecer chato ou cafona. Aborda questões básicas sobre o quanto a ética resiste e é mutável quando a sobrevivência da espécie está aparentemente acima da sobrevivência do indivíduo. O que é mais importante para você: A sua sobrevivência e a de quem ama ou a de um grupo ou da humanidade?
É um livro bom, mas que poderia ser superior caso a autora mostrasse o grupo dos Cem mais chocados com a Terra a ser descoberta e compreendida e preocupados com o desespero de sobreviver ao desconhecido que preocupado com quem gosta de quem. É exatamente nesse ponto em que coloco minhas expectativas para ler a continuação: O que a Terra se tornou e o que ela será após o "retorno" da humanidade. Um "novo-velho-mundo" a ser explorado!
O próximo livro será lançado em inglês em setembro de 2014 e o título é Day 21.

A autora:
Kass Morgan é formada pela Brown University e fez mestrado na Oxford University.
Atualmente trabalha como editora e mora no Brooklyn, em Nova York.
Twitter | Biografia completa (em inglês)

34 comentários

  1. Adorei a resenha, muito densa, bem explicada.
    Eu assisto o seriado, mas não me deu muita vontade de ler o livro não. Eu apenas gosto muito da série e já observei que as séries sempre são uber diferentes dos livros em que são baseadas então desisto às vezes! hhahaha
    Beijos!

    Micaela Ramos
    http://feitadeversoseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Micaela! Obrigada por conferir a resenha :) Minha intenção foi, sem spoilers do enredo, mostrar como é a versão do livro.
      Estou com muita vontade de assistir ao seriado. E de ler o volume 2 também.
      Beijos.

      Excluir
    2. Sim, suas resenhas são perfeitas, PERFEITAS!
      Pelo que eu aprendi na faculdade até agora, são profissionais hahahahaha Não sei como seu blog não tem mais de 13 mil seguidores com resenhas tão lindas assim!
      Eu recomendo a série, só que... SÉRIO, fico muito endiabrada com a Clarke no seriado, poxa, só vendo pra ver como ela é lesada em momentos que não deveria.
      Beeijos!

      Excluir
    3. Micaela, eu me esforço bastante, mas confesso que não acho minhas resenhas boas; acho que eu dependo delas. Não consigo ler, pensar a respeito da leitura, e deixar de resenhar. Simplesmente preciso, para colocar meus pensamentos em ordem hehehe Sei que ainda tenho de melhorar muito, porque minhas resenhas costumam ser longas demais, é algo que tenho trabalhado bastante. Seu elogio me deixou tão feliz, tão feliz... Nem imagina! Eu torço para que minhas resenhas sejam lidas; comentários então, são uma dádiva! Ter um comentário assim como o seu é uma vitória, meu maior estímulo, muito obrigada!! Você também tem um blog ótimo, que tenho a certeza de que crescerá muito!!
      Sobre a série, já ouvi taaanto sobre a Clarke AHAHA No livro, ela me trouxe um turbilhão de opiniões. Ô menina confusa e instável!
      Beijos e obrigada pela atenção e carinho ^^

      Excluir
  2. Oi, Tati!
    Deixa eu contar minha experiência com The 100: Quando estreou a série de TV lá fora, eu corri pra assistir porque nunca acompanhei um seriado com essa temática e achei bem diferente, além de promissor.
    Assisti aos 4 primeiros episódios e adorei! Só então resolvi ler sobre a série e descobri que era baseada em livros. Não é novidade pra ninguém que o livro é melhor que o filme/série, mas a CW não liga a mínima quando a questão é adaptar livros para a telinha (vide TVD), pois mudam o que for preciso pra tornar a série o mais comercial possível. Eles fazem isso muito bem, afinal TVD está na quinta temporada e tem um spin-off. Só resta desejar o mesmo sucesso para The 100.
    Dito isso, não pude deixar de conferir sua opinião que tanto é significativa para mim.
    Lamentei o fato de eu não ter a oportunidade de ler o livro antes de assistir, pois são diferenças grotescas que comprometem a qualidade da série, além da confusão que eu suponho deva ser.
    De todo modo, mal posso esperar para ler este livro! Tá anotadinho na lista de desejos!
    Obrigada pela resenha fantástica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Georgia! Nossa, adorei ler seu relato sobre você e The 100! Muito obrigada por conferir a minha opinião, espero muito que curta o livro.
      Sobre as diferenças, acho que a televisão é mesmo bem diferente e, portanto, a história sempre muda. Ainda mais seriado. Eu confesso que sou bem flexível em relação às adaptações, aceito na boa as modificações, porém sempre prefiro fidelidade. Se for para mudar que seja para melhor hehehe
      Estou mais ansiosa ainda para conferir a série! Leia mesmo o livro, leia :)
      Beijos e muito obrigada! Eu que agradeço a sua participação, é muito importante!

      Excluir
  3. Eu assisti a primeira parte da série mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro, pois acredito que o livro seja muito mais emocionante. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maristela! Já eu ainda não pude conferir a série, mas pretendo fazer isso em breve! Beijos.

      Excluir
  4. Estou cativada pela história que você comentou na resenha. Não esperava gostar tanto assim. Vou adorar ler este livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente adoro a história desse livro, também adoro a série. Estou querendo muito ler o livro, mas estou com uma leve impressão que vou me decepcionar, tomara que eu esteja errada. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda, tomara que não se decepcione! Muito obrigada por ler e comentar na resenha, muito obrigada mesmo!
      Beijos.

      Excluir
  6. Não gosto de ler resenhas, quero sentir a emoção de cada momento lendo o próprio livro. Mas parabéns pela sua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana, que pena que não conferiu o meu trabalho, não tem spoilers. Mas obrigada pela visita! Beijos.

      Excluir
  7. Comecei a assistir o seriado agora, e sério, adorei a história! Por isso estou animado para ler o livro, e fiquei feliz por encontrar a resenha aqui no blog. Mesmo tendo certas diferenças, acho que podemos dizer que o livro completa o seriado, e vice-versa, então é bom acompanhar dos dois lados.

    Acredito que a história que a Kass Morgan criou é bem original e interessante, e adorei como há a possibilidade de explorar os conflitos entre os 100 na Terra. No seriado há uma grande tensão, pois não é apenas as intrigas entre os jovens que são o problema, mas também os próprios perigos da Terra.

    Bem, espero ler em breve! Ótima resenha, você soube explicar bem os pontos interessantes da história.

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber sua opinião sobre o seriado, Joshua. Também acho que as mídias se complementam e ajudam a ampliar o universo da outra, mesmo sendo versões diferentes.
      Muito obrigada pelo comentário, também espero que possa ler em breve e enriquecer seu acompanhamento da série de TV. Beijos.

      Excluir
  8. Caramba, Tatiana, sem querer puxar saco nem nada, mas sua resenha foi muito boa!
    Achei que você soube dar as informações do livro em um ritmo muito bom, mas sem spoilers.
    Não sei se todas são assim ou se achei isso porque já consegui ler o livro, mas gostei muito mesmo, e li tudo mesmo achando um pouco longa.
    Gostei muito desse livro (queria que tivesse mais páginas, mal posso esperar por Day 21!!!), apesar de ser do tipo que aaaama saber de todos os detalhes.
    Enfim, espero conseguir ganhar o livro pra ler de novo sem pressa ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana, obrigada por gostar da resenha, que felicidade \o/
      Também adoro detalhes, quanto mais detalhes, mais a mente viaja, não é?
      Vamos torcer pelo próximo livro e por novidades incríveis!!
      Beijos e obrigada novamente!

      Excluir
  9. Eu não conheço a série, e confesso que não me interesso em ver, mas gostaria de ler o livro, quem sabe mudo de ideia e começa a acompanhar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose, ainda não tive tempo de assistir a série, mas para o livro sempre encontro tempo =D
      Espero que possa em breve ter o livro e decidir sobre assistir ou não ao seriado.
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá! Ótima resenha...
    Apesar de não conhecer a autora, nem a série, já ouvi falar muuuuito sobre este livro.
    Só não tive a oportunidade de lê-lo ainda...
    Aliás, os livros que a Galera Record está lançando, estão cada vez melhores e surpreendentes.
    Ansioso pelos próximos lançamentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor, muito obrigada!! Leia, sim, logo que for possível. A Galera Record está arrasandoooo! \o/
      Beijos.

      Excluir
  11. Não conheço a série, estou meia por fora nos últimos tempos, achei sua resenha bem explicativa rsrsrsr e gostei muito, vou querer ler pra saber antes de ver a série parece ser muito boa no tema que gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris, eu também estou "por fora", que bom que os livros me atualizam ahaha Espero que goste da série e do livro. Beijos.

      Excluir
  12. Estou louca pra ler esse livro, nem assisti a série ainda só pra ler antes de ver!
    A resenha só me deu mais vontade ainda de ler :)

    Beijos,

    http://blog-wander-lust.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha, me deu mais vontade ainda de ler este livro, ficção cientifica também é um dos meus gêneros preferidos. Muito bacana o seu ponto de vista a respeito do livro, às vezes costumo perder o interesse pelos livros quando leio algumas resenhas, muito resumidinhas, ai se não conheço muito bem o livro acabo perdendo o interesse, mas a sua despertou mais a curiosidade de lê-lo. Legal demais =D

    ResponderExcluir
  14. Amei sua resenha, ficção cientifica também é um dos meus gêneros preferidos. Muito bacana seu ponto de vista a respeito do livro, às vezes perco o interesse por alguns livros ao ler algumas resenhas, muito resumidinhas e se não conheço muito bem o livro acabo perdendo o interesse, mas a sua despertou mais minha curiosidade. Legal demais =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz com seu comentário, Priscila, espero muito que curta o livro e se divirta bastante com a história!
      Beijos.

      Excluir
  15. A primeira vez que vi algo dessa série foi quando vi o seriado na TV e me apaixonei,quando soube que era baseado em livros, fiquei imensamente feliz. Imagine minha alegria em ver que a Galera lançou o primeiro livro The 100:Os Escolhidos por aqui... E pelo que vi de sia resenha,é tão bom quanto a série.
    Além disso, sua resenha ficou excelente..parabéns...Estou doida pra ter o livro.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Eu também fico muito feliz se descubro que um filme ou série que curti é, na verdade, um livro. Ainda mais quando foi publicado no Brasil, aí é felicidade total.
      Obrigada por ler e comentar a resenha,tomara que em breve possa ler o livro e, assim, comparar ao seriado.
      Beijos.

      Excluir
  16. Oie, gostei muito da resenha! Nunca assisti a série, mas me interessei muito pela proposta do enredo do livro, pois amo distopias e esta parece ser cheia de ação e personagens bem construídos. Fiquei curiosa para acompanhar a estória, parece ser uma ótima leitura!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani, distopias são muito legais mesmo. Dentre as novas essa conseguiu ser mais sci-fi. Espero que goste do livro e da série, mesmo com as diferenças. Beijos.

      Excluir
  17. Conheci a série na Netflix e, quando acabou a primeira temporada, fiquei curiosa em continuar a ver a história. Comecei a fazer busca pela Internet para ver se tinha o livro e, o que encontrei? Sua resenha... E perfeita! Sem spoilers,.contou de forma maravilhosa sua visão sobre o livro. Fiquei ainda mais curiosa e, com certeza, irei adquiri-lo. Adoro séries mas a versão do livro é muito melhor, em minha opinião.
    Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias