publicidade

Trilogia O Teste, volume 1: O Teste, de Joelle Charbonneau e Única Editora

O Teste (The Testing)
Trilogia O Teste - livro 1
Joelle Charbonneau - Única Editora / Editora Gente
Tradução: Santiago Nazarian
320 páginas - Ano: 2014 - R$34,90 - distopia

Sinopse:
"No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção.
Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?"

Links: Gente | Skoob | degustação | comprar

Resenha:
A Única Editora, selo de ficção da Editora Gente, é o responsável por trazer ao Brasil a série O Teste (The Testing, 2013, Joelle Charbonneau). Frequentemente divulgado como um misto de Jogos Vorazes (The Hunger Games, 2008, Suzanne Collins) e Divergente (Divergent, 2011, Veronica Roth), O Teste realmente apresenta itens já encontrados nessas (e em outras) distopias juvenis de sucesso. Não o considero uma cópia, nem chega a ser inovador, porém é um livro excelente - eu o classifico como 5 estrelas dentro do gênero e a obra agrada ao público-alvo. Na verdade, O Teste foi uma incrível leitura, uma das mais gratificantes dentre minhas mais recentes. Encontrei também muitas referências de Battle Royale (1999, Koushun Takami).
Embora prefira distopias clássicas, devido a estruturas de enredo e personagens mais variadas, também sou fã das distopias atuais. O Teste tem basicamente a mesma formação das distopias contemporâneas, mas conseguiu me empolgar tanto quanto as clássicas.

O foco é realmente a distopia, ou seja: A crítica social; a opressão da elite sobre a massa popular; a falsa sensação de segurança; a privação do indivíduo em prol da sociedade; o uso da censura e violência; a esperança por um futuro melhor; e o principal, a descoberta da opressão ferrenha do governo totalitário sobre o povo por parte de uma protagonista que busca quebrar o controle e se rebelar contra o sistema, quase sempre priorizando a proteção e salvação de entes queridos.
Nenhuma característica foi esquecida pela autora, do mesmo modo que ela mantém a narrativa própria para um livro de Ficção Científica de escrita jovem, inteligente e não complexamente politizada.
Este livro não prioriza triângulos amorosos e cenas românticas (como grande parte das distopias atuais). Mesmo dando espaço satisfatório para os relacionamentos, de todos os tipos, mesmo os amorosos. O livro não é meloso nem violento demais. O romance é discreto, natural e não incomoda a quem não busca emocionalismo desnecessário. A brutalidade e violência da história não ultrapassam o bom senso fictício, mas impressionam na medida certa, para causar reflexão.
Outro destaque importante é que O Teste é mais voltado a Ficção Científica que outras distopias da moda, mas não chega a ser cyberpunk, embora o controle de mentes, por exemplo, seja importante na trama. Mesmo assim, como os holofotes estão sobre as questões filosóficas e sociais, os itens Si-Fi são superficiais e coadjuvantes.

A capa traz ao fundo um cenário urbano pós-apocalíptico e em primeiro plano dois símbolos transpassados: Uma estrela de oito pontas dentro de um círculo e um raio por cima. Essa é a representação da participação da protagonista Malencia "Cia" Vale no Teste - Seleção realizada anualmente pela Comunidade das Nações Unificadas com o objetivo de encontrar os jovens que serão os universitários e futuros líderes na reconstrução do mundo destruído por guerras.
Após uma sequência catastrófica e exasperada de bombardeios em vários estágios de uma guerra mundial, nosso planeta se encontra em ambiente hostil a vida, tanto vegetal quanto animal. Os recursos vitais são escassos, tanto energéticos quanto hídricos. A agricultura, a pecuária e a pesca, por exemplo, são atividades árduas e incertas.
Os sobreviventes estão sob o comando do governo autoritário que controla os recursos disponíveis ao povo, impondo regras duras e sustentando a falsa impressão de sucesso e esperança. Uma das manobras é controlar o fluxo de informações e a elitização da cultura. Somente indivíduos selecionados e supervisionados podem alcançar a universidade.
Com a proposta de escolher os líderes e pensadores sob medida para o estudo superior, vida acadêmica e de pesquisa e liderança na reconstrução mundial, a Comunidade das Nações Unificadas aplica o Teste em adolescentes que passam a ser adultos após a formatura na escola. Somente os jovens que se destacam, os geniais e os que se enquadram na proposta podem ser convidados a essa tentativa. Para muitos representa um sonho de realização pessoal, de ter a chance de ser um dos reconstrutores do novo mundo, um dos responsáveis pela concretização da utópica cura do planeta Terra.
Porém, nenhum formando pode se recusar a participar do Teste, que guarda segredos obscuros e terrores por detrás de sua aplicação. Caso escolhido, o jovem é obrigado a participar.
Com longa duração, as etapas do Teste são enfrentadas pelas personagens, quando descobrimos como rapidamente sonhos tornam-se pesadelos.

O livro é dividido em 22 capítulos e a narrativa é em primeira pessoa. O ponto de vista é unicamente da narradora e essencial para a trama.
A autora utilizou positivamente manobras de narração típicas de thrillers na composição. O suspense é mantido em todo o desenvolvimento do enredo (principalmente após o início do Teste) e há o equilíbrio entre a ação psicológica e física. Perseguições, luta pela sobrevivência, muito mistério e um clímax extraordinário recheiam as páginas da obra, transformando as provas enfrentadas pela protagonista em uma missão impossível, trágica e intimidante. A cada capítulo lido, minha vontade em prosseguir crescia.
Cia, a protagonista, é nobre, habilidosa, inteligente e apaixonada pela chance de poder fazer parte da equipe que viverá em prol da melhoria do mundo e das condições de vida das pessoas. Ao enfrentar as sucessivas etapas do Teste, a jovem descobre aos poucos que ser aprovada significa mergulhar em uma rede perigosa de intrigas; é estar cada vez mais presa a esta rede mortífera. Ser aprovada e apta para ingressar na universidade passa a ser a menor das preocupações, pois a prioridade é, simplesmente, se manter viva. E a todos que ama, custe o que custar.
A cada prova concluída, mais os participantes se expõem aos Avaliadores do Teste. As fraquezas podem ser utilizadas posteriormente como arma. A cada erro, uma penalidade. A cada acerto, uma nova prova.
Não confie em ninguém e sobreviva ao teste... Ou morra tentando!

Fui surpreendida, mesmo já possuindo altas expectativas. A autora me manteve empolgada e seu estilo me conquistou, principalmente sua habilidade em descrições e a criatividade dos obstáculos.
A evolução presente é o ponto mais forte do livro: A narrativa se expande, o funcionamento do mundo criado se desenvolve naturalmente e suas personagens, especialmente a protagonista, crescem, mudam e sofrem com os acontecimentos de forma convincente.
O final é gratificante, vertiginoso e um convite a continuar a leitura da série.
Considero O Teste uma das melhores (talvez a melhor) distopias literárias da atualidade. Ao menos nesse primeiro volume, onde tanta coisa acontece, que me pergunto o quanto de ação e choque o leitor pode vir a ter nos dois livros seguintes. Espero não me decepcionar!
A continuação, Estudo Independente, já foi publicada no país. O terceiro volume, A Formatura, tem previsão de lançamento para outubro de 2014. Parabéns a editora por trazer os três livros no mesmo ano.
Os direitos da saga foram adquiridos para o cinema pela Paramount!

Volumes seguintes:



A autora:
Joelle Charbonneau começou a narrar histórias através da ópera, mas hoje ela encontra a voz através da escrita. Ela vive em Chicago com seu marido e seu filho. A autora foi considerada uma das mais importantes descobertas de 2013 e a trilogia O Teste entrou para a lista de best-sellers nos Estados Unidos. Os direitos dos livros foram adquiridos para cinema pela Paramount. Ainda, a obra foi escolhida a mais importante leitura de verão pela Indie Next 2013 Summer YA Pick e uma das dez na lista Top 10 Young Adult Books for Summer, do jornal USA Today.

Links: Site | Facebook | Twitter

10 comentários

  1. Oi Tati, tudo bem?
    Sua resenha me deixou nervosa, fui lendo os acontecimentos e fiquei querendo saber mais e mais, parece ser uma história eletrizante. Eu ia ficar com medo de participar desse teste, entendo perfeitamente porque eles estão se rebelando contra os organizadores do teste e precisam descobrir o que está por trás deles. Não vejo a hora de ler, não sabia que já tínhamos o terceiro volume.
    Adorei essa história.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Eu vi esse livro em vários blogs parceiros da editora, mas nunca me chamou a atenção. Isso, até ler sua resenha. Gosto muito de distopias, mas acho que o mercado literário já esta ficando saturado de livros do gênero, e o pior, muitas estórias focam apenas em um triangulo amoroso e esquece a crítica social tipica das distopias. Parece que não bem assim em O Teste. Adorei a resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Concordamos em vários aspectos, mas somos diferentes em um: não sou fã de distopias atuais. Só gostei dos filmes de Jogos Vorazes e não curti muito nem filmes nem livros de outras. Tenho esperanças com os livros de Maze Runner e tenho também muita vontade de ler O Teste, as capas são muito bonitas. Espero fazer essa leitura assim que eu conseguir, principalmente porque falam super bem dele.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Pra ser sincera, a sinopse aparenta ser atrativa, mas as vezes você se esgota de determinado gênero, acho que esse é o meu caso. Pra todo canto que eu olhe, vejo livros de distopias.
    Não é um gênero recente, mas que ganho de fato popularidade a pouco tempo. Gostei da resenha, mas não sei se compraria o livro assim de cara, acho que daqui a um tempo quando a onda de "distopias" passar eu vá ler mas alguns livros do gênero xD

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati

    Eu sou fã de distopias, principalmente pelas críticas sociais.
    Ainda não li essa trilogia, mas a história parece muito boa, mesmo tendo elementos que já vimos em outras distopias ela consegue nos surpreender.

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tati!!!

    Gosto de distopias, e tenho amigos que vivem me indicando essa trilogia O Teste, e sabe eu estou tentada a comprar, mas acho que vou esperar o lançamento do último volume da trilogia, assim eu não sofro muito rssrsrs
    Adorei sua resenha, está instigante e tentadora, e quando você disse que considera O teste uma das melhores, ou talvez a melhor distopia da atualidade, me fez querer o livro imediatamente!
    Parabéns pela resenha!
    E OMG que ele vai para as telonas, quero ler os livros primeiro antes de ver o filme rsrs

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Taty
    Eu amo suas resenhas <3 Já o livro e eu adorei; fui surpreendido por essa trama e esse ambiente distópico me fisgou. Amo distopias e O Teste me surpreendeu de uma maneira descomunal. Suas críticas, ambientações, fatos e enredo são ótimos. Já li Estudo Independente e amei ainda mais, se é isso é possível! hahahaha
    Aguardando loucamente o lançamento de A Formatura! :3

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Oi, Duda, ambos já foram lançados, vocês já os encontra nas livrarias :))))

      Excluir
  9. Gentee acabei de compra o box desse livro estou supperr ansiosa pra ler. Bjinhos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias