publicidade

[Encerrado - resultado] Sangue na Neve, de Jo Nesbø e Editora Record (Grupo Editorial Record) RESENHA + SORTEIO

Sangue na Neve (Blood on Snow)
Blood on Snow - livro 1
Jo Nesbø - Editora Record / Grupo Editorial Record
Tradução: Gustavo Mesquita
154 páginas - 2015 - R$29,00
Comprar: Amazon | Americanas | Livraria Cultura | Livraria da Folha | Livraria da Travessa | Livraria Saraiva | Shoptime | Submarino

Sinopse:
"Olav tem apenas um talento: matar pessoas a sangue-frio. Não há nada que ele preze mais que ter o poder sobre a vida e a morte. Porém, sua natureza sensível é proporcional às suas habilidades como matador de aluguel. Uma vez tentou roubar bancos, mas não deu certo – ele se sentiu tão culpado que foi visitar uma das vítimas no hospital. Agenciar mulheres para prostituição, idem – Olav se apaixona muito fácil. O assassinato foi tudo que lhe restou.
Ele leva uma vida solitária em Oslo até se ver envolvido em um trabalho importante para um dos mais perigosos chefes do crime organizado na cidade, Daniel Hoffman. Ao aceitá-lo, Olav finalmente conhece a mulher da sua vida, mas logo se depara com dois problemas. O primeiro é que ela é a esposa do chefe. E o segundo é que ele foi contratado para matá-la."

Resenha:
Em novembro de 2015 a Editora Record trouxe ao Brasil o livro Sangue na Neve (Blod på snø / Blood on Snow), de Jo Nesbø. Considerado o mestre do thriller escandinavo, Nesbø já vendeu mais de 28 milhões de exemplares, foi publicado em mais de 50 idiomas e ficou conhecido pela série policial contemporânea Harry Hole.
É o primeiro volume da série Blood on Snow, composta por histórias que mostram o submundo do crime de Oslo, Noruega. Funcionam de modo independente e que giram em torno de um dos chefes do narcotráfico conhecido como O Pescador. O segundo livro (ainda inédito no Brasil) possui o título em inglês Midnight Sun.
São curtas, mais semelhantes a um conto longo que a um romance. Sangue na Neve pode ser lido tranquilamente em um par de horas sem interrupção. Acho que Jo Nesbø poderia ter optado por publicar todas as noveletas em um único volume, porém compreendo que os fãs não aguentariam esperar pelo material, preferindo adquiri-lo em partes. Não sei por quantos livros a série será composta. O livro é sob medida para quem busca um suspense de qualidade e curta duração. No meu caso o escolhi pelo desejo em conhecer o autor e um livro fino é perfeito para isso! Portanto não posso comparar Sangue na Neve aos trabalhos anteriores de Nesbø.


Com narrativa em primeira pessoa, apresenta a história e ponto de vista de Olav, um matador de aluguel a serviço de um dos chefes do tráfico de drogas e da prostituição: Daniel Offman. Olav é uma personagem peculiar. É frio e calculista, um assassino profissional que separa a emoção do trabalho, mas sofre de carência sentimental e amorosa; tem o coração mole e instinto justiceiro.
O mercenário sofre de dislexia, mas adora livros, portanto procura interpretar as histórias do seu jeito, além de possuir vasta cultura inútil. Olav não é um narrador confiável, visto que ele tende a recontar histórias de outras formas, mudando motivações ou pontos de vista, assim como fantasiando em busca de uma versão melhorada ou positiva. Ele transforma o terrível em tragédia sentimental, por exemplo. Esse detalhe é o que faz do livro tão interessante.
Embora a narrativa seja direta e simples, o narrador mistura realidade com sua visão íntima. Ele também traz informações interessantes, como o funcionamento do mundo do crime local ou detalhes importantes para executar bem seu serviço. Com vários breves relatos de suas lembranças, encontrei flasbacks de suas infância e juventude turbulentas, servindo para a firme construção da psiquê da personagem. Conforme ele contava suas memórias mais eu o compreendia, mesmo percebendo como a fantasia se mistura a verdade. Olav não é exatamente um mentiroso; ele é um sonhador.
Diz que não sabe dirigir em fugas e não serve para assaltar, traficar drogas ou comandar prostitutas (ele explica os motivos), mas é rápido, direto e invisível no ramo do assassinato. Ele confessa logo suas fraquezas.


A história começa quando o chefe de Olav, Offman, o contrata para matar Corina, sua esposa infiel. Olav inicia os preparativos para o assassinato, mas ao espionar a vítima, se apaixona por ela. Completamente enfeitiçado, Olav comete um erro terrível durante o serviço, se tornando imediatamente o homem mais procurado por Offman e toda a rede criminosa que ele lidera. O plano de Olav é se aliar ao Pescador, principal rival de Offman. Olav não pode se esquecer de jamais confiar em alguém no mundo do crime, nem em si próprio.
Sangue na Neve me lembrou as histórias em quadrinhos (e filmes) Sin City por três motivos. Primeiramente, o estilo noir compõe todo o visual da história. Até minha imaginação se voltava a cenários em preto, branco e vermelho. Embora não possua muitas descrições, a narrativa carrega bom apelo visual e cenário urbano. Em segundo lugar, a linguagem é sincera e direta, mas ainda assim carregada de dramaticidade. E por último, é uma série de várias histórias focadas no crime de Oslo e pessoas ligadas a ele. São personagens definidas, dúbias e de caráter duvidoso. Pessoas criminosas ou envolvidas com o crime e cheias de pontos fracos voltados para o sexo, drogas, bebidas ou dinheiro, incluindo a presença de uma femme fatale linda e perigosa. Gostei de conhecer Olav, Corina, Maria e outros. Espero que cada volume apresente pessoas diferentes, mas mostrando algum tipo de ligação entre elas.


Finalizando, embora classificado oficialmente como thriller, o livro está mais para romance noir.
O ambiente, além de composto por sangue e neve, retrata o submundo da capital da Noruega, Oslo. A trama ocorre às vésperas do Natal de 1977, período importante para o desenvolvimento econômico e mudanças sociais na Noruega.
A trama é curta, mas completa. Possui toques de violência, sarcasmo e suspense, além de final trágico e interessante. Uma leitura rápida para os fãs de suspense nórdico e seu frio inesgotável.
O exemplar possui diagramação simples, revisão excelente, orelhas, páginas amareladas e efeito áspero na imagem da capa.
A série Blood on Snow teve seus direitos adquiridos pela Warner Bros. e se tornará filme com Daniel Espinosa como diretor e o astro Leonardo DiCaprio na produção, também como potencial protagonista (ainda não confirmado).
Gostou? Participe do sorteio de um exemplar de Sangue na Neve, cortesia da Editora Record (sorteio abaixo)!

O autor:
Aclamado pela crítica internacional, o escritor norueguês Jo Nesbø conquistou seu lugar entre os principais nomes da literatura policial escandinava. Jo Nesbø vive em Oslo. É músico, compositor e economista, além de ser um dos escritores mais bem-sucedidos e aclamados na Europa atualmente.
Seu primeiro romance policial estrelado pelo detetive Harry Hole tornou-se sucesso instantâneo na Noruega, conquistando o prêmio Glass Key por melhor romance nórdico de 1998. Em 2004, Garganta Vermelha, primeiro livro do autor publicado pela Editora Record, foi eleito o melhor romance policial de todos os tempos pelo Clube do Livro Norueguês. Headhunters foi adaptado para o cinema norueguês em 2011, pelos mesmos produtores da trilogia Millenium. Boneco de Neve, da série Harry Hole, está sendo adaptado para o cinema com Michael Fassbender no papel principal.
Jo Nesbø já ultrapassou a marca de 28 milhões de exemplares vendidos.
Site | Facebook

Sorteio:

Para participar precisa preencher o formulário abaixo:
1) Ter endereço de entrega no Brasil;
2) Marcar "Clique para participar" no formulário.
Pronto, você já está concorrendo ao livro!
3) Opcionais:
Ao clicar em participar você abre as opções no formulário e ganha mais chances ao preenchê-las, porém não é obrigatório. Preencheu a primeira, já é participante; porém quanto mais entradas preenchidas, mais chances!
As opções "Visite *Fanpage*" serão válidas apenas se o participante curtir as páginas.
Duração do sorteio: de 02/01/2016 até 18/01/2016.

Formulário:
a Rafflecopter giveaway


[ENCERRADO! Vencedora: Thaís Dias | Atualização: 19/01/2016 | 12:02.]


As regras estão no formulário, qualquer dúvida, entre em contato: leitoraviciada@yahoo.com.br


20 comentários

  1. PARTICIPANDO
    FELIZ ANO NOVO
    MARIZANUNESSB@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. Particcipando! Gostei da premissa do livro, adoro um bom suspense principalmente quando nos prende do início ao fim.
    Vaniasdocinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. O livro parece conter uma estória, um romance policial bem elaborado!! Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Participando.
    Boa sorte a todos.

    Fran Ferreira
    fran_lixinha@hotmail.com
    @Fran_F_Silva
    Insta: fran_ffs

    BJsss

    ResponderExcluir
  5. Participando e torcendo muito para ser a ganhadora!!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Participando.
    Elizabeth de Salles Newbold
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Participando!!!!
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Participando e torcendo!! Bom demais!!
    Zilda Rosa dos Santos
    zildarosadossantos1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Tati!
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  10. Eu só li um livro desse autor e gostei bastante, mesmo que não tenha muito de trailler acho que vão me agradar muito, parece ser bem interessante, fiquei curiosa e espero ler em breve.
    Participando.

    ResponderExcluir
  11. Participando
    bjos
    Luuh Ferreira
    luiza_direitogv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Participando
    Maristela G Rezende
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. eu não poderia perder jamais de participar da promoção desta obra prima. amo este livros.
    bjkinhas
    tatianats.eh@gmail.com
    @tatiana_eh twitter
    @tatianats.eh / Instagram
    https://www.facebook.com/tatyyanna/posts/1163171913694814
    bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  14. Faz um tempão que estou querendo conhecer a escrita do autor. Gosto bastante de livros assim e, pelo que vi, o Jo Nesbo mandou bem mais uma vez. Me amarro em tramas com uma linguagem mais direta, mas que, ao mesmo tempo, passa bem o seu recado. Enfim, quero muito ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias