publicidade

As Gêmeas do Gelo, de S. K. Tremayne e Bertrand Brasil (Grupo Editorial Record)

As Gêmeas do Gelo (The Ice Twins)
S. K. Tremayne - Bertrand Brasil / Grupo Editorial Record
Tradução: Verônica Radulescu
362 páginas - 2016 - R$44,90
Comprar: Amazon | Livraria Cultura | Livraria da Travessa | Livraria Saraiva | Submarino

Sinopse:
"Um thriller psicológico aterrorizante perfeito para os fãs de A Garota no Trem.
Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade — que ela é, na verdade, Lydia — o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado — o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu?"

Resenha:

As Gêmeas do Gelo (The Ice Twins, 2015) é um romance do jornalista Sean Thomas, sob o pseudônimo S. K. Tremayne. Ele também já publicou muitos livros utilizando o pseudônimo Tom Knox. Premiado autor best-seller, que escreve sobre viagens para jornais e revistas do mundo todo, compôs um suspense de arrepiar, em formato de thriller e que realmente abala o psicológico do(a) leitor(a).
Sua experiência com turismo o ajudou a compor o cenário do livro de forma impecável, com descrições cinematográficas e ambientação perfeita. Eu imaginava cada local com muita facilidade, criando até mesmo sons e cheiros em minha mente. O autor é tão habilidoso na construção do ambiente que fui capaz de sentir frio estando fisicamente no calor; imaginar a névoa me envolvendo, aves e focas quebrando o silêncio das águas escuras e a ventania atingindo as janelas. Não é exagero, o autor cria um cenário rico, frio e assustador e você não precisará pesquisar muito sobre as Terras Altas da Escócia para sentir a atmosfera bela e imponente do local.
O autor se inspirou em um local real: Eilean Sionnach, ao longo de Isleornsay, em Skye. Modificou o nome da ilha para Eilean Torran e criou sua própria versão, porém mantendo o farol e a velha casa com pinturas antigas. O cenário é importantíssimo para auxiliar no suspense e sustos ao longo da trama, tanto a parte exterior (a ilha) como a interior (a casa).


Algumas cenas são perturbadoras e inquietantes. No começo não parecia que o livro seria tão marcante. Então, repentinamente, me vi em um labirinto de segredos e perturbações de uma família vivendo solitariamente em uma casa velha mas imponente e um tanto sinistra, em um local inóspito e belo.
Há uma dosagem de drama e melancolia também. Vários temas psicológicos são abordados como a forma íntima e única de cada pessoa lidar com a perda de um ente querido. Cada uma reage de um modo e enfrenta o seu tempo de luto. Em As Gêmeas do Gelo encontramos uma família abalada e destruída pela morte de um de seus membros; uma família que antes era considerada exemplar e digna de capa de revista de família feliz e bonita; a família perfeita.
Muitas questões são levantadas, muitas dúvidas surgem — juntamente com o receio de se descobrir a verdade. Me senti gelada acerca de certas revelações e pistas, julguei diversas vezes as personagens (até mesmo a criança de 7 anos!) e senti um misto de medo, de empatia e de tristeza por cada uma. São pensamentos e sentimentos muito complexos envolvendo as personagens e atingindo o(a) leitor(a).
O autor também merece elogios pela construção das personagens. São poucas e, ainda assim, movimentam muito a trama. Quando você pensa já conhecer cada uma, percebe que é apenas impressão e, entre julgamentos e suposições, tudo muda e sua opinião também. É uma sequência chocante na parte final, portanto, prepare-se!


Angus é arquiteto e Sarah é jornalista. Após um namoro românico eles se casaram e tiveram duas filhas gêmeas idênticas: Lydia e Kirstie. O dia fatídico que mudou para sempre a vida da família ocorreu quando as gêmeas tinham 6 anos de idade. Lydia morre inesperadamente e Kirstie sobrevive. Deste ponto em diante pai e mãe desmoronam e a filha sobrevivente se sente perdida, solitária e sem uma parte de si. Angus se afunda cada vez mais no alcoolismo, enquanto Sarah se sente catatônica e incapaz de fazer a vida volar ao normal. O pai perde o emprego, a mãe não consegue mais os trabalhos como freelancer; e Kirstie faz uma revelação assustadora a eles: Ela não é Kirstie, é Lydia! Kirstie está morta! A menina estaria ficando louca? Com problemas de personalidade? Ou o fantasma da irmã falecida a acompanha? Ou a ligação entre gêmeos monozigóticos pode ser tão forte que sobrevive a morte de um deles?
Angus herda uma propriedade muito antiga na Escócia da avó recém-falecida e o casal aproveita a oportunidade de mudança para melhorar o estado psicológico e sentimental de todos, especialmente da filha. O relacionamento entre os três não vai bem, o casamento de Angus e Sarah está por um fio e a vida financeira está no vermelho. Manter a moradia em Londres está cada vez mais cara, portanto a ilha herdada com os velhos casarão e farol parecem a solução perfeita, especialmente porque a localidade é isolada de grandes centros urbanos, é calmo e possui poucos moradores, todos afastados. Kirstie (ou será Lydia?) ingressará em uma nova escola, com novas amizades, para poder superar a perda da irmã e a confusão mental que isso causa a ela. E eles terão a própria ilha, sossegada, com um cenário lindo e focas espreitando a costa.


O exemplar brasileiro é uma publicação da Bertrand Brasil, do Grupo Editorial Record, e possui orelhas, folhas amareladas (papel off-white) e excelentes revisão e diagramação em fonte superconfortável. Espalhadas entre algumas pausas entre os capítulos encontramos fotografias em preto-e-branco dos cenários da trama, incluindo detalhes do interior do casarão, o farol e a ilha. As imagens incrementam ainda mais a capacidade do(a) leitor(a) em visualizar as cenas e algumas me causaram um pouco de incômodo inexplicável.
Quase que cem por cento do livro apresenta duas narrativas: uma em primeira pessoa, contada por Sarah; a outra em terceira pessoa, porém sob o ponto de vista de Angus. Não é confuso, é dinâmico, interessante e envolvente. Esse formato é responsável por boa parte do suspense!
São muitos elementos surpresas e o autor manipula habilmente os acontecimentos e as reflexões do(a) leitor(a). Fiquei totalmente desnorteada durante o clímax e final da obra, porque realmente não imaginava o rumo exato do desfecho. Imaginei vários "finais" diferentes e não acertei cem por cento, embora estivesse sentindo a todo instante que muitas coisas não haviam ainda sido decifradas. Sentia a falsa sensação nas entrelinhas e sabia, portanto, que o autor preservara para a reta final inúmeros abalos e espantos.
O final é concreto e muito inteligente, porque deixa várias opções para quem lê. Não é um "final em aberto", daqueles que o(a) autor(a) joga vários segredos desvendados sem entregar a resposta para tudo. Não, porém existem alguns rumos que dependem do apego do(a) leitor(a) com a história, deixando possibilidades que variam de acordo com a interpretação de cada um(a). Você optará por revelações totalmente concretas ou ligadas ao sobrenatural. De qualquer forma, é tudo crível e sensato, além de surpreendente; satisfaz a curiosidade e a necessidade de suspense e mistério. É raro encontrar uma obra de suspense com final verdadeiramente impressionante, principalmente quando se lê muito esse gênero literário. Um suspense digno de ser adaptado ao cinema; já está pronto para gerar um roteiro tenso, empolgante e assustador na medida certa.


O autor:
S. K. Tremayne é o pseudônimo do londrino Sean Thomas, jornalista e escritor. Nasceu em 1963 e estudou Filosofia na University College London.
Como jornalista escreveu para o Times, o Daily Mail, o Sunday Times e o Guardian.
Vive em Londres e tem duas filhas.

3 comentários

  1. Eu não tenho estrutura emocional para ler esse tipo de livro não, sou muito medrosa. Hahahahaha Mas gostei muito da sua resenha!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ansiosa por essa leitura!!! Obg pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Fiquei com vontade de ler :)

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias