publicidade

[Resenha] Origem, de Dan Brown e Arqueiro

Origem (Origin)
Robert Langdon - livro 5
Dan Brown - Arqueiro
Tradução: Alves Calado
432 páginas - 2017 - R$ 49,90 (impresso) e R$ 29,99 (eBook) - trecho - hotsite
Comprar: Amazon | AmericanasCultura | Saraiva | Submarino

Sinopse:
"De onde viemos? Para onde vamos?
Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete “mudar para sempre o papel da ciência”.
O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento… algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.
Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.
Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.
Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.
Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch… e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo."

Resenha:

Dan Brown vendeu mais de 200 milhões de exemplares e foi traduzido para cinquenta e seis idiomas, se tornando o autor de suspense mais popular da atualidade. Teve três livros adaptados para o cinema com Tom Hanks como Robert Langdon, professor de simbologia e iconografia religiosa de Harvard e protagonista de cinco de seus sete livros: O Código Da Vinci, Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido, Inferno e Origem. Além dos livros protagonizados por Langdon, Brown também lançou Ponto de Impacto e Fortaleza Digital, ambos são excelentes.
A leitura de seus volumes anteriores não é obrigatória para apreciar Origem, lançado no Brasil em outubro de 2017 pela Editora Arqueiro. O protagonista é o mesmo e os livros seguem cronologia que respeita os acontecimentos anteriores, mas cada um funciona como volume independente, pois oficialmente não formam uma série. Eu li todos, começando por O Código Da Vinci e Anjos e Demônios, que me impressionaram muito na época, uma década atrás. Ponto de Impacto e Fortaleza Digital têm protagonistas femininas. Não gosto muito de O Símbolo Perdido, mas em Inferno o autor recuperou o encanto. E, agora, quando sua fórmula parecia estar desgastada, Origem empolgou tanto quanto os predecessores. O autor dedicou de três a quatro anos de pesquisa e escrita, visitou os cenários da trama e entrevistou peritos em diversas áreas.


Nem todos os leitores gostam de autores que seguem uma mesma fórmula, mas não vejo problema. Quando me agrada uma vez é quase certeza me agradar novamente. E eu gosto muito da fórmula de Brown: narrativa em terceira pessoa que transcorre em aproximadamente 24 horas e capítulos muito curtos; Langdon investiga um crime misterioso e se torna o alvo principal; recebe a ajuda de uma mulher inteligente; percorre ininterruptamente museus, igrejas, criptas e bibliotecas; decifra códigos e símbolos, envolvendo obras de arte e literárias e documentos e monumentos históricos; os temas sempre envolvem ética, ciência, religião e teorias conspiratórias; a trama sempre mistura ficção e fantasia, com várias reviravoltas, provocando curiosidade até o fim.
Acho muito divertido, e também fascinante, como o autor trabalha um fato histórico ou informação verídica para aumentar a tensão do suspense. Gosto de como ele enquadra debates éticos e científicos de forma que qualquer leigo possa compreender. Adoro como o absurdo e a fantasia são misturados à realidade. Desta vez senti menos de ação e enigmas, porém maior profundidade dos temas. Parece que Brown se fixou mais em ideias e pensamentos que em códigos e charadas. Um ponto bastante interessante em Origem é que, embora Brown utilize a mesma fórmula, ele a recicla!
Mesmo com todos os pontos tradicionais das aventuras anteriores de Langdon, Origem é diferente, começando pelas obras de arte. Pinturas, igrejas ou esculturas, mais modernas. Fogem do campo de interesse e atuação de Langdon, que é mais voltado às obras clássicas. O estilo vanguardista, orgânico e abstrato dificulta um pouco o trabalho do professor. A tecnologia também recebe muito destaque e literalmente ganha vida. A inteligência artificial  e toda a questão ética que a envolve é um dos temas centrais.
Portanto, a curiosidade dos fãs de Brown ganha fôlego e é revigorada por obras modernas, de artistas como Gaudí e Miró, levando Langdon a pensar mais sobre os enigmas.


Langdon já se aventurou por cidades como Paris, Washington, Florença e Roma. Em sua quinta aventura chega à Espanha, passando pelas cidades de Bilbao, no País Basco, Barcelona, capital da Catalunha, Madrid, capital da Espanha e Sevilha, capital da Andaluzia. Os cenários são quase tão importantes quanto as personagens, pois Langdon encara mistérios que envolvem o ambiente. É como seguir um mapa de caça-ao-tesouro perigoso, onde o tesouro são respostas que envolvem questões filosóficas e segredos que abalam a humanidade.
Cenários como: o Monastério de Montserrat, a Casa Milà (também conhecida como La Pedrera), a Basílica Sagrada Familia, o Vale dos Caídos, o Palácio Real de Madrid, a Catedral de Santa María de Sevilla e o Museu de Arte Moderna Guggenheim de Bilbao. É o ponto de partida, onde um ex-aluno e amigo de Langdon, o magnata da tecnologia e futurólogo Edmond Kirsch, prepara uma apresentação para convidados selecionados. Ele responderá duas perguntas primordiais e mudará o rumo da ciência e a base de todas as religiões: De onde viemos? Para onde vamos? Langdon é um convidado V.I.P. e só quer socializar, até que, no meio do evento, que estava sendo transmitido para milhões de telespectadores via streaming, Kirsch é assassinado. E ele não é o único a morrer: líderes religiosos que recentemente se encontraram com ele também são assassinados e, como o autor adora interligar vários mistérios com muita imprevisibilidade, eu já sabia que seria uma aventura. Senti falta do Museu Picasso, do Parque Güell e da Fundação Tàpies. Quem sabe num futuro livro do Brown?

Alguns cenários de Origem: Basílica Sagrada Familia, Casa Milà, Catedral de Santa María de Sevilla, Palácio Real de Madrid, Museu Guggenheim de Bilbao e Monastério de Montserrat.
Langdon se une a diretora do museu, Ambra Vidal, para revelar ao mundo as descobertas de Kirsch. Ela é perita onde Langdon falha, em arte moderna, trabalhou com Kirsch preparando o museu para o espetáculo e é noiva do príncipe herdeiro da Espanha, Julián. Ela acha que a Coroa pode ter envolvimento, e que sua vida também está em risco.
Há mais alguém auxiliando Langdon, porém remotamente: o secretário e braço-direito de Kirsch, que sabe de mais coisas sobre o falecido visionário que qualquer outro. Somente ele poderá transmitir a apresentação interrompida, mas para isso, precisa de informações que apenas Langdon pode descobrir. Os três formam uma equipe e, para quem estiver entediado (assim como eu) com a "parceira-sempre-bela-e-brilhante" que ajuda Langdon, prepare-se para a renovação e frescor que o secretário de Kirsch traz! Achei a interação entre ele e Langdon muito interessante e diferente, com certeza um dos melhores itens do livro. Não gostei da demora de Langdom no museu, 135 páginas, poderia ser reduzido pela metade.
Enquanto isso, o mundo tenta descobrir o que Kirsch estava prestes a revelar. Ele é o assunto mais comentado na internet e um site de teorias da conspiração se destaca por divulgar dados descobertos em tempo real através de um informante misterioso. Esses trechos servem para movimentar a história e organizar as informações para o leitor não se perder.
Quem assassinou Kirsch e os líderes religiosos? A Coroa da Espanha ou a Guarda Real ou a Igreja Católica têm envolvimento? A diretora do museu e o secretário de Kirsch são confiáveis? Quais são as revelações? Quem é o informante do site?
O livro possui várias personagens em diversos locais, contribuindo ainda mais para o suspense. Eu já imaginava as respostas principais, e as descobertas de Kirsch, que embora não sejam inéditas, são impactantes para a maioria dos leitores, porque se referem a valores universais. Independente de crença ou religião, ou sua inexistência, toda pessoa reflete sobre a origem do ser humano, da vida e do Universo, e sobre a morte e o futuro da humanidade. Por isso o mistério central é mais que interessante, é essencial.


Dan Brown, amado ou odiado, frequentemente acusado de polemizar a fé, principalmente a Igreja Católica, perdeu a mãe enquanto produzia este livro e refletiu muito sobre a morte. Como leitora, jamais pensei no autor como um "odiador de religiões"; sempre penso que a intenção dele, além de publicar livros comerciais e de apelo publicitário, é causar diálogo e reflexão sobre a questão da fé e de como as religiões são vulneráveis às falhas, por ser feitas e praticadas por humanos.
O debate principal é criacionismo versus evolução, alcançando uma teoria de equilíbrio muito boa. Será que apenas Deus tem o dom da vida? O que é a vida? Quando o homem criar uma inteligência artificial tão complexa e desenvolvida que seja capaz de gerar arte ou se emocionar, e a tomar decisões completamente sustentáveis, poderemos considerá-la um ser vivo? Origem traz ainda uma ideia positiva: a possibilidade de harmonia entre religiões e não religiosos.
Dan Brown faz uma genuína declaração de amor à Espanha e aos espanhóis, o primeiro país que o autor conheceu e onde chegou a morar quando mais jovem. Revitaliza sua fórmula de thriller com Robert Langdon mais crível, retirando-o da zona de conforto e jogando-o em meio à arte moderna. Um suspense repleto de questionamentos existenciais, com menos quebra-cabeças e mais profundidade filosófica e psicológica.
Obras do Museu Guggenheim de Bilbao: acima, Head on (Cai Guo-Qiang) e Maman (Louise Bourgeois); no centro, La Piscine (Yves Klein); abaixo, The Matter of Time (Richard Serra) e Puppy (Jeff Koons).

Escada caracol da Basílica Sagrada Família (Antoni Gaudí), gravura Ancient of Days (William Blake), litografia de Joan Miró e quadro D'où venons-nous? Que sommes-nous? Où allons-nous?  (Paul Gauguin).


Booktrailer:


O autor:
Dan Brown é o autor de suspense mais popular da atualidade, com mais de 150 milhões de livros vendidos. Seu mega-seller O Código Da Vinci já vendeu mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo. Ele também escreveu Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido, Inferno, Fortaleza Digital e Ponto de Impacto.
É casado com a pintora e historiadora da arte Blythe, que colabora nas pesquisas de seus livros. Ele mora na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos.
Site | Twitter | Facebook | Instagram

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias