Resenha Dicas Sorteios
01 julho 2012

18º COLE em Campinas, SP

Neste ano o COLE (Congresso de Leitura do Brasil) vai acontecer de 16 a 20 de julho de 2012, com realização na Unicamp - Campinas/SP

Tema: O mundo grita. Escuta?
Com este tema, pretende-se o entrelace de diferentes linguagens, variadas formas de expressão, superfícies múltiplas que se movimentam e se tocam.
Gritos que soam em dinâmicas e criações de linguagens que leem o mundo: as postagens – cartas, telegramas, cartões postais, torpedos...; as artes – fotografia, música, literatura, teatro, dança, cinema, instalações...; as formas de vida – da infância, da loucura, da velhice, da juventude, da resistência, das relações socioculturais...; as dobras da língua portuguesa – atravessamentos subjetivos, polissêmicos, polifônicos, políticos... Potências do fragmento, da sonoridade, da imagem, da territorialidade, da temporalidade... Potências plurais e singulares, vacúolos e sem-sentidos, contracombates à homogeneização na escuta do mundo. Como gritam?

Feira Cultural e Literária

A Feira Cultural e Literária contemplará as questões acadêmicas ligadas à temática do 18º COLE – O mundo grita. Escuta? – que é um convite ao entrelace de diferentes linguagens e variadas formas de expressão, ampliando os sentidos de leitura. À semelhança de algumas feiras, a proposta é que o público possa escutar um autor, compositor, cineasta, pintor, ler trechos de seu trabalho, expor clipes de seu filme, ver exposições de artes visuais, fazer uma audição musical e conversar com o artista/autor e comprar sua obra. Assim, buscamos conferir às ações da Feira não um caráter de atividade cultural, mas reafirmar a caracterização do COLE como um evento nacional na área da leitura que garanta a pluralidade de abordagens e sentidos.
As atividades da Feira ocorrerão no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp e também serão expandidas para outros espaços culturais por meio de parcerias com instituições culturais de Campinas e região em uma programação colaborativa. Disponibilizaremos as informações, acesso a ingressos e transporte aos eventos da cidade para os participantes do COLE. A programação do Congresso terá períodos livres para a circulação no espaço da Feira Cultural e Literária bem como em outras atividades da programação colaborativa. Procuraremos envolver não apenas o público do COLE como também da cidade de Campinas e região.
A Feira estará organizada em diferentes espaços:
- Espaço de comercialização de livros – diferentes editoras com venda a 50% (organização Editora da Unicamp). Priorizaremos obras relacionadas ao evento e à sua temática.
- Espaço Sarau: conversas com autores, leituras públicas de obras, recitais...
- Espaço Audiovisual: leituras de imagens, sons e palavras (filmes, músicas, clipes, vídeos documentários, vídeos experimentais, sites...) em TVs e projetores;
- Espaço Experimental: artistas das diversas áreas (teatro, artes visuais, música, vídeo, fotografia) criarão no interior da feira algo relacionado ao tema do evento, preferencialmente criações que capturem-convidem o público a participar.
- Espaço Musical e Teatral: apresentações de música e performances teatrais pela feira e/ou em palco.

Parcerias confirmadas para a programação colaborativa:
- Movimento Brasil Literário
- Laboratório Cisco - Mostra de Cinema documental e poesia – de 17 a 19 de julho
- SESI - Campinas - Mostra de Teatro e Leitura – de 18 a 20 de julho
- SESC Campinas

Autores confirmados (até janeiro de 2012):
Laerte - cartunista
Ana Paula Tavares – historiadora e poetisa angolana
Allan da Rosa – escritor e arte-educador

Programação e detalhes no site oficial.

Um comentário:

  1. @cyberlivingdead1 de julho de 2012 07:01

    Gostaria muito de poder ir constantemente em eventos como esse. Eu amaria de verdade a minha cidade se pudesse ter fácil acesso a eventos culturais sobre livros, porém tenho de me contentar a ilha em que vivo, ao menos por enquanto...

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante! Obrigada por participar.

© Copyright 2011 - 2014. | Todos os direitos reservados. | Tema: Way2themes. | Aministração: Tatiana Jiménez Inda. | Tecnologia: Blogger. | Atenção: Direitos autorais.