Pesquise no Leitora Viciada

9 de outubro de 2012

Aviso: mudanças nas parcerias do blogue

Olá, Leitoras e Leitores Viciados e parceiros do blogue.
Este é um aviso formal sobre as mudanças nas parcerias do blogue. Após muita reflexão (muita mesmo), algumas decepções e coragem, venho anunciar que cancelei várias editoras parceiras e mudei as regras.


Por que estas editoras ficaram?
Os selos que sobraram na lateral do blogue e na página de Editoras parceiras oficiais são as parceiras fixas e oficiais, que enquanto me quiserem como blogueira parceira, seguirei todas as regras e prazos.
Todo material recebido por mim será lido/resenhado/sorteado conforme as regras combinadas. Meu compromisso com estas editoras é total, a prioridade é completa e todo e-mail recebido com divulgação será publicado como matéria no blogue e nas redes sociais.

São elas: Arqueiro (e Sextante), Companhia das Letras (e todos os seus selos e editoras), Estronho (e Selo Fantas), Fantasy - Casa da Palavra, Giz Editorial (e Selo Vésper), Novo Conceito.
Estas ficaram por serem as que mantêm comigo melhor diálogo, contato e identificação. Cada uma a seu modo. Por me identificar mais com o catálogo, por apoiarem o blogue em ambos os setores: físico (material, livros, marcadores) e psicológico (amizade, apoio moral, dicas valiosas).
Afinidade e flexibilidade.

Por que sobraram poucas e as outras foram excluídas?
Primeiramente devo explicar que existem dois motivos para a editora não ser mais parceira oficial: as que me abandonaram ou cortaram e as que fui obrigada a tristemente pedir o cancelamento por eu não dar conta de tanto trabalho. Eu assumo minhas falhas. E também aponto as decepções.

A Dracaena me cortou sem nenhum aviso dois meses após ter me convidado a ser parceira e nunca mais respondeu aos meus e-mails. Também nunca mais recebi o e-mail semanal de divulgação. Sempre cumpri todas as regras realizando as divulgações e resenha no prazo.

A Danprewan só fez funcionar a parceria no primeiro mês. Enviou as regras, cumpri todas elas e logo no segundo mês não recebi mais respostas por e-mail. Nem sobre a resenha realizada do primeiro livro recebido, nem novas divulgações. Também não recebi o livro solicitado no segundo mês conforme regulamento.

Então estou sendo sincera e dizendo o motivo de ter retirado os selos delas e cancelado as parcerias. Na verdade foram elas que me retiraram. Ou não possuem mais controle sobre quem são os parceiros e se esqueceram de mim.

Por nunca ter recebido material algum por meses, há bastante tempo, retirei os selos da DCL e Baraúna. Nunca recebi nada além de e-mails para divulgação, nenhum apoio.

Já as seguintes editoras, não são mais parceiras oficiais, no entanto, não tenho nenhuma reclamação a fazer. Pelo contrário, tenho elogios. Mas é injusto de minha parte continuar a receber livros delas e não ter tempo para lê-los. Eu as convido, se quiserem, futuramente, a serem parceiras não-oficiais, como explicarei nesta mesma postagem: Alcantis, Argonautas, Belas-Letras e Draco. São editoras que sempre terão o meu apoio.

No caso da Belas-Letras, estou em grande atraso, pois em três meses recebi três livros e resenhei apenas um. Por isso cancelei, porque eu não estou conseguindo cumprir todos os prazos.
Então, utilizando este caso como exemplo, prefiro deixar vagas para outros blogues em cada editora citada - eu as recomendo.

No caso da Abril Coleções, nossa parceria foi apenas para a coleção de clássicos Prazer da Leitura e já chegou ao término. Agradeço pela oportunidade e respeito da Abril e nossa parceria foi um sucesso.

Como funcionará a parceria não-oficial?
As editoras retiradas, e qualquer outra editora poderá enviar material para leitura e resenha ou sorteio, mas não oficialmente.
A editora que se interessar, poderá enviar sem compromisso algum, material para meu endereço de caixa postal. Se eu gostar irei ler e resenhar e em alguns casos, segundo meu critério, sortear. Mas dentro do meu prazo pessoal, sem cobranças por parte da editora que enviou o material.

O mesmo é válido para publicação. Qualquer editora, escritor(a) ou leitor(a) também poderá enviar para meu e-mail divulgação a ser realizada. Se eu achar interessante para os leitores do blogue, postarei sobre a novidade, independentemente da editora ou escritor(a) ter enviado material. Postarei por gostar da pauta. O e-mail será lido com prazer e o conteúdo avaliado.

Por que essa mudança?
Sei que muitas pessoas serão contra a minha decisão, algumas estarão se perguntado se sou louca em cancelar parcerias com editoras maravilhosas e outras estão certamente me considerando esnobe com o caso das editoras não-oficiais.
No entanto, também sei que muitas pessoas compreenderão minha situação eme apoiarão.

O blogue foi criado com a seguinte intenção: terapia, prazer, paixão, hobby, diversão; juntar à isso conteúdo interessante aos leitores do blogue, boas resenhas e matérias. Eu tento, faço o máximo para escrever postagens de qualidade, divulgar tudo que gosto ou acho que os seguidores gostarão e me esforço.

São horas dedicadas diariamente ao blogue. É só observarem quantas postagens realizo por dia, por mês. É acima da média. São horas, desde que abro meu e-mail e redes sociais, vejo as novidades, respondo mensagens, escrevo postagens e agendo outras. Resenhas ou pesquisas às vezes demoram uma tarde toda ou alguns dias para serem finalizadas.
Leio e publico os comentários no blogue, respondo a vários. Nem tenho tido tempo de visitar blogues de amigos.

Não estou reclamando, estou me justificando, posto porque quero, leio e resenho porque gosto e sou muito feliz e realizada com o meu blogue e com o inimaginável crescimento dele. Nunca pensei que cresceria tanto.
Porém existe um limite. Cheguei ao meu limite pessoal.
Não perderei tempo com parcerias que não me respondem e somem. Se uma editora fica meses sem me responder e enviar material, o selo é retirado automaticamente.
Então este é o meu limite, porque meu blogue é feito por prazer e não por obrigação. Nunca contratarei nem selecionarei colunistas ou colaboradores, pois meu blogue é pessoal demais para isso. Respeito quem faz isso, mas sinceramente? Só acho realmente legal quando o administrador monta uma equipe de amigos, sou contra selecionar pessoas que o administrador nunca viu, mal sabe quem é.

Lado positivo X lado negativo:
Sei que existem dois lados nessa decisão, bom e ruim.
O bom disso tudo é que receberei material a ser lido e resenhado por obrigação em menor quantidade e apenas os que realmente me interessam - então será uma obrigação = prazer.
Preciso de mais tempo para minha vida pessoal, estudo, academia, coisas fora do blogue ou livros.
Eu leio diariamente, como se acompanhasse uma novela ou seriado, é meu maior prazer.

A parte ruim e óbvia é que sei que perdi editoras boas, que não receberei mais tantos livros quanto antes.
Que isso pode até fazer o meu blogue ter estatísticas menores, menos seguidores, menos vistas diárias. Claro que adoro ver que ganhei mais seguidores ou que o blogue tem mantido há um tempo mais de mil visualizações de páginas diárias.

Sei que a partir de agora, por ter menos selos na lateral, leitores podem pensar que meu blogue não é tão bom quanto outros que possuem dezenas de parcerias.
Não me importar com isso? Mentira, me importo.
Sei que as pessoas seguem os blogues não apenas pelo conteúdo. Na verdade, são poucas que se preocupam com a qualidade das resenhas do blogue ou com a frequência com que o blogueiro posta. Sei que a maioria segue por causa de sorteios e por números, sejam de seguidores ou de selos de parcerias.
Se você está lendo tudo isso até aqui, com certeza está no time de leitores sinceros do blogue. Obrigada!!
Sei que até editoras que talvez venham a me interessar no futuro, irão provavelmente ignorar o meu blogue por ele não possuir tantas parcerias oficiais.
É o risco que estou correndo, mas vale. Vale fazer o blogue do meu jeito, mesmo que perca num lado, ganho muito mais no outro.
De que adianta o blogueiro ter dezenas de selos no blogue se nem todas as parcerias funcionam na prática??

Finalizando:
Adoraria que todos compreendessem a minha decisão e motivos. Particularmente preciso disso.
Espero que as editoras cortadas compreendam meus motivos, continuem a enviar e-mails de divulgação.

Não acredito que este método de parcerias (poucas editoras oficiais e um convite às não-oficiais) funcione no Brasil. Os próprios blogueiros literários nacionais, de uma forma geral querem mais, cada vez mais, de tudo: seguidores, editoras, livros. Decidi que não é o que desejo para mim.

Então estas são as novas regras:

  • Editoras oficiais tem meu total compromisso, obediência às regras e prazos, apoio, amizade e atenção. Editoras não-oficiais que enviarem material não receberão compromisso de minha parte, mas olharei o que for enviado com o maior carinho e atenção - apenas não terão prioridade.
  • Escritores não estão mais sendo aceitos, ficarei apenas com os atuais e com o passar do tempo, a lista diminuirá, restando os amigos. Mas relembrando: aceito qualquer sugestão de pauta, apoio editoras e escritores mesmo que não sejam parceiros, caso o conteúdo seja bacana.


Para acessarem a página com a política de parcerias resumida, cliquem aqui.

E-mail para sugestão de pauta: leitoraviciada@yahoo.com.br

Endereço para envio de material via Correios:
Tatiana Jiménez Inda
Caixa postal 111482
Cabo Frio RJ
28.905-970

Leitoras e Leitores Viciados, de forma alguma perdem, pois o blogue continuará sempre tendo novidades, resenhas feitas com capricho e vários sorteios!! Apenas me senti na obrigação de explicar a todos, detalhadamente, as mudanças nas parcerias.

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail