publicidade

Aviso: mudanças nas parcerias do blogue

Olá, Leitoras e Leitores Viciados e parceiros do blogue.
Este é um aviso formal sobre as mudanças nas parcerias do blogue. Após muita reflexão (muita mesmo), algumas decepções e coragem, venho anunciar que cancelei várias editoras parceiras e mudei as regras.


Por que estas editoras ficaram?
Os selos que sobraram na lateral do blogue e na página de Editoras parceiras oficiais são as parceiras fixas e oficiais, que enquanto me quiserem como blogueira parceira, seguirei todas as regras e prazos.
Todo material recebido por mim será lido/resenhado/sorteado conforme as regras combinadas. Meu compromisso com estas editoras é total, a prioridade é completa e todo e-mail recebido com divulgação será publicado como matéria no blogue e nas redes sociais.

São elas: Arqueiro (e Sextante), Companhia das Letras (e todos os seus selos e editoras), Estronho (e Selo Fantas), Fantasy - Casa da Palavra, Giz Editorial (e Selo Vésper), Novo Conceito.
Estas ficaram por serem as que mantêm comigo melhor diálogo, contato e identificação. Cada uma a seu modo. Por me identificar mais com o catálogo, por apoiarem o blogue em ambos os setores: físico (material, livros, marcadores) e psicológico (amizade, apoio moral, dicas valiosas).
Afinidade e flexibilidade.

Por que sobraram poucas e as outras foram excluídas?
Primeiramente devo explicar que existem dois motivos para a editora não ser mais parceira oficial: as que me abandonaram ou cortaram e as que fui obrigada a tristemente pedir o cancelamento por eu não dar conta de tanto trabalho. Eu assumo minhas falhas. E também aponto as decepções.

A Dracaena me cortou sem nenhum aviso dois meses após ter me convidado a ser parceira e nunca mais respondeu aos meus e-mails. Também nunca mais recebi o e-mail semanal de divulgação. Sempre cumpri todas as regras realizando as divulgações e resenha no prazo.

A Danprewan só fez funcionar a parceria no primeiro mês. Enviou as regras, cumpri todas elas e logo no segundo mês não recebi mais respostas por e-mail. Nem sobre a resenha realizada do primeiro livro recebido, nem novas divulgações. Também não recebi o livro solicitado no segundo mês conforme regulamento.

Então estou sendo sincera e dizendo o motivo de ter retirado os selos delas e cancelado as parcerias. Na verdade foram elas que me retiraram. Ou não possuem mais controle sobre quem são os parceiros e se esqueceram de mim.

Por nunca ter recebido material algum por meses, há bastante tempo, retirei os selos da DCL e Baraúna. Nunca recebi nada além de e-mails para divulgação, nenhum apoio.

Já as seguintes editoras, não são mais parceiras oficiais, no entanto, não tenho nenhuma reclamação a fazer. Pelo contrário, tenho elogios. Mas é injusto de minha parte continuar a receber livros delas e não ter tempo para lê-los. Eu as convido, se quiserem, futuramente, a serem parceiras não-oficiais, como explicarei nesta mesma postagem: Alcantis, Argonautas, Belas-Letras e Draco. São editoras que sempre terão o meu apoio.

No caso da Belas-Letras, estou em grande atraso, pois em três meses recebi três livros e resenhei apenas um. Por isso cancelei, porque eu não estou conseguindo cumprir todos os prazos.
Então, utilizando este caso como exemplo, prefiro deixar vagas para outros blogues em cada editora citada - eu as recomendo.

No caso da Abril Coleções, nossa parceria foi apenas para a coleção de clássicos Prazer da Leitura e já chegou ao término. Agradeço pela oportunidade e respeito da Abril e nossa parceria foi um sucesso.

Como funcionará a parceria não-oficial?
As editoras retiradas, e qualquer outra editora poderá enviar material para leitura e resenha ou sorteio, mas não oficialmente.
A editora que se interessar, poderá enviar sem compromisso algum, material para meu endereço de caixa postal. Se eu gostar irei ler e resenhar e em alguns casos, segundo meu critério, sortear. Mas dentro do meu prazo pessoal, sem cobranças por parte da editora que enviou o material.

O mesmo é válido para publicação. Qualquer editora, escritor(a) ou leitor(a) também poderá enviar para meu e-mail divulgação a ser realizada. Se eu achar interessante para os leitores do blogue, postarei sobre a novidade, independentemente da editora ou escritor(a) ter enviado material. Postarei por gostar da pauta. O e-mail será lido com prazer e o conteúdo avaliado.

Por que essa mudança?
Sei que muitas pessoas serão contra a minha decisão, algumas estarão se perguntado se sou louca em cancelar parcerias com editoras maravilhosas e outras estão certamente me considerando esnobe com o caso das editoras não-oficiais.
No entanto, também sei que muitas pessoas compreenderão minha situação eme apoiarão.

O blogue foi criado com a seguinte intenção: terapia, prazer, paixão, hobby, diversão; juntar à isso conteúdo interessante aos leitores do blogue, boas resenhas e matérias. Eu tento, faço o máximo para escrever postagens de qualidade, divulgar tudo que gosto ou acho que os seguidores gostarão e me esforço.

São horas dedicadas diariamente ao blogue. É só observarem quantas postagens realizo por dia, por mês. É acima da média. São horas, desde que abro meu e-mail e redes sociais, vejo as novidades, respondo mensagens, escrevo postagens e agendo outras. Resenhas ou pesquisas às vezes demoram uma tarde toda ou alguns dias para serem finalizadas.
Leio e publico os comentários no blogue, respondo a vários. Nem tenho tido tempo de visitar blogues de amigos.

Não estou reclamando, estou me justificando, posto porque quero, leio e resenho porque gosto e sou muito feliz e realizada com o meu blogue e com o inimaginável crescimento dele. Nunca pensei que cresceria tanto.
Porém existe um limite. Cheguei ao meu limite pessoal.
Não perderei tempo com parcerias que não me respondem e somem. Se uma editora fica meses sem me responder e enviar material, o selo é retirado automaticamente.
Então este é o meu limite, porque meu blogue é feito por prazer e não por obrigação. Nunca contratarei nem selecionarei colunistas ou colaboradores, pois meu blogue é pessoal demais para isso. Respeito quem faz isso, mas sinceramente? Só acho realmente legal quando o administrador monta uma equipe de amigos, sou contra selecionar pessoas que o administrador nunca viu, mal sabe quem é.

Lado positivo X lado negativo:
Sei que existem dois lados nessa decisão, bom e ruim.
O bom disso tudo é que receberei material a ser lido e resenhado por obrigação em menor quantidade e apenas os que realmente me interessam - então será uma obrigação = prazer.
Preciso de mais tempo para minha vida pessoal, estudo, academia, coisas fora do blogue ou livros.
Eu leio diariamente, como se acompanhasse uma novela ou seriado, é meu maior prazer.

A parte ruim e óbvia é que sei que perdi editoras boas, que não receberei mais tantos livros quanto antes.
Que isso pode até fazer o meu blogue ter estatísticas menores, menos seguidores, menos vistas diárias. Claro que adoro ver que ganhei mais seguidores ou que o blogue tem mantido há um tempo mais de mil visualizações de páginas diárias.

Sei que a partir de agora, por ter menos selos na lateral, leitores podem pensar que meu blogue não é tão bom quanto outros que possuem dezenas de parcerias.
Não me importar com isso? Mentira, me importo.
Sei que as pessoas seguem os blogues não apenas pelo conteúdo. Na verdade, são poucas que se preocupam com a qualidade das resenhas do blogue ou com a frequência com que o blogueiro posta. Sei que a maioria segue por causa de sorteios e por números, sejam de seguidores ou de selos de parcerias.
Se você está lendo tudo isso até aqui, com certeza está no time de leitores sinceros do blogue. Obrigada!!
Sei que até editoras que talvez venham a me interessar no futuro, irão provavelmente ignorar o meu blogue por ele não possuir tantas parcerias oficiais.
É o risco que estou correndo, mas vale. Vale fazer o blogue do meu jeito, mesmo que perca num lado, ganho muito mais no outro.
De que adianta o blogueiro ter dezenas de selos no blogue se nem todas as parcerias funcionam na prática??

Finalizando:
Adoraria que todos compreendessem a minha decisão e motivos. Particularmente preciso disso.
Espero que as editoras cortadas compreendam meus motivos, continuem a enviar e-mails de divulgação.

Não acredito que este método de parcerias (poucas editoras oficiais e um convite às não-oficiais) funcione no Brasil. Os próprios blogueiros literários nacionais, de uma forma geral querem mais, cada vez mais, de tudo: seguidores, editoras, livros. Decidi que não é o que desejo para mim.

Então estas são as novas regras:

  • Editoras oficiais tem meu total compromisso, obediência às regras e prazos, apoio, amizade e atenção. Editoras não-oficiais que enviarem material não receberão compromisso de minha parte, mas olharei o que for enviado com o maior carinho e atenção - apenas não terão prioridade.
  • Escritores não estão mais sendo aceitos, ficarei apenas com os atuais e com o passar do tempo, a lista diminuirá, restando os amigos. Mas relembrando: aceito qualquer sugestão de pauta, apoio editoras e escritores mesmo que não sejam parceiros, caso o conteúdo seja bacana.


Para acessarem a página com a política de parcerias resumida, cliquem aqui.

E-mail para sugestão de pauta: leitoraviciada@yahoo.com.br

Endereço para envio de material via Correios:
Tatiana Jiménez Inda
Caixa postal 111482
Cabo Frio RJ
28.905-970

Leitoras e Leitores Viciados, de forma alguma perdem, pois o blogue continuará sempre tendo novidades, resenhas feitas com capricho e vários sorteios!! Apenas me senti na obrigação de explicar a todos, detalhadamente, as mudanças nas parcerias.

12 comentários

  1. Tati, o importante é você sentir-se bem sempre com o blog. Você faz um ótimo blog, portanto merece atenção das editoras. Acho fantástica a sua transparência, algo que demonstra ainda mais a sua seriedade :) Como leitor e amigo, quero dizer que você deixa evidente o amor aos livros, conte com o meu apoio no que precisar, se puder ajudar...farei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @cyberlivingdead Muito obrigada pelas palavras e pelo apoio constante e sólido. Realmente sou sempre sincera e acho que até me exponho demais, demonstro muito minhas opiniões, mas sou assim. Jamais sou falsa e não conseguiria continuar com o blogue de modo feliz e satisfatório se não postasse sobre isso, se não mudasse minha atitude sobre parcerias. Os sorteios continuarão, as novidades, as resenhas, tudo continuará do mesmo jeito, só terei menos compromissos. Poderei ler várias coisas que estão à minha espera na estante e receberei só o que realmente me interessa de verdade. Os leitores do blogue não sentirão falta de qualidade nem sorteios. Muito obrigada! Você me compreende porque também ama livros e divulgá-los e tem noção de que existe um limite em cada resenhista. Beijos e obrigada.

      Excluir
  2. Tati, eu nunca consegui entender como você conseguia manter seu blog tão completo e atualizado, e ainda com a qualidade que você tem. Agora entendi. Horas de dedicação diárias. Eu sei que precisava dar uma nova cara ao meu blog. Posto quase que unicamente resenhas, e acredito que só isso acaba cansando o leitor. Seu blog é um exemplo pra mim. Preciso pensar muito no que fazer. Sua atitude é corajosa e isso só faz com que eu admire mais você e esse espaço.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, exatamente isso, eu percebi que estava passando mais tempo no blogue e cuidando dele do que lendo ou simplesmente fazendo outras coisas! O seu blogue possui resenhas boas, se isso cansa o leitor, ele não é um "leitor" de verdade. Agradeço muito o elogio, mas lembre-se: ao pensar sobre seu blogue, pense em você, no seu estilo e no seu bem estar. Siga seu coração. Beijos e muito obrigada por ler e comentar um aviso tão importante.

      Excluir
  3. Tati, já falei pelo twitter! Apoio a sua decisão.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna, muito obrigada pelo apoio, aqui e no Twitter. Beijos.

      Excluir
  4. Oi Tati!
    Entendo totalmente o seu lado. Esses dias mesmo, uma amiga minha blogueira também cancelou algumas parceria de editoras. Eu já pensei, e ainda penso, nessa possibilidade e tenho três motivos. O primeiro deles é que não tenho vontade de convidar um colunista para fazer resenhas. Acho que cada resenha de cada blog contém um tipo de "marca especial", sabe? Como se fosse uma espécie de identidade. Segundo, tem essa questão de perder o número de editoras. Também não vou falar que não me importo, porque me importo sim, pelo menos no meu, sabe? Não sei o que os leitores achariam. E terceiro, as vezes não quero ler certos livros ou fico com uma fila de leitura enorme e tenho que dar preferência aos de parceria. Isso me incomoda de vez em quando.
    Mas me alegra saber que você foi corajosa o suficiente para fazer isso. Muitos não tem, como eu. Estou admirada! Adoro o seu blog e mesmo que não seja uma leitora ativa, desejo o melhor pra você e pra ele.

    Beijocas,
    Mars - Letras de Chá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcella, muito obrigada por ler e comentar :)
      Foi mesmo necessário criar muita coragem e ousadia, porém refleti muito, por um bom tempo, até postar sobre o assunto. Fui honesta ao máximo e tenha certeza de que seu pensamento é muito parecido com o meu. Ainda tenho receio de pessoas rotularem meu blogue como "não tão bom quanto outros" pelo simples fatos de existirem menos selos de editoras na lateral do blogue. Mas no final das contas, pessoalmente estou me sentindo muito melhor, mas leve e feliz. E todas as editoras foram muito compreensivas e receptivas e elogiando pela transparência e coragem. Afinal, pensei que não é correto eu ter livros e nem ter tempo para lê-lo, prefiro dar a vaga de parceria a outro blogueiro; ao mesmo tempo que também era injusto comigo, eu leio muito, muito mesmo, mas não sou uma máquina, um scanner. Então foi positivo para mim e acho que sincero de minha parte com as editoras. Acho que todo mundo tem seu limite. E eu também nunca colocarei colunistas.
      Muito obrigada pela compreensão e pelo apoio e lembre-se: o blogue é para nos deixar 100% felizes e realizadas. Beijos.

      Excluir
  5. Entendo sua posição. Também estou achando difícil dar conta de meus compromissos, literários e pessoais, e acho que você fez o que devia por sua tranquilidade, sem desrespeitar ninguém.

    Espero que seu trabalho continue dando bons frutos e te trazendo muita satisfação. Caso contrário - é fato - não vale a pena.

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, muito obrigada pelo apoio. Eu avisei a todas as editoras, recebi respostas positivas e espero que todo o público de uma forma geral compreenda que ter um blogue literário não é apenas para ganhar cada vez mais livros, nem ter um número absurdo de seguidores ou colecionar selos e selos de parcerias. Ter um blogue literário é compartilhar a paixão pela leitura, divulgar tudo que há de interessante, apoiar projetos e escritores nacionais, possuir boas matérias e resenhas e ser feliz com tudo isso.
      E ter uma vida offline, mesmo que ainda misturada aos livros hehehe
      Beijos e muitíssimo obrigada.

      Excluir
  6. Também apoio sua decisão, se estava ficando muito 'pesado', corrido, vai ficando ruim e aí você nem faz mais por prazer.
    Adoro o seu blog, nem tenho muito tempo, nem costume de comentar, mas compro livros que eu já li alguma resenha, ou alguma opinião sobre.
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Erica, tão bom quando as pessoas compreendem.
      Muito obrigada pelo comentário e energia positiva!!
      Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias