publicidade

A Vida Secreta das Abelhas, de Sue Monk Kidd e Editora Paralela

A Vida Secreta das Abelhas (The Secret Life of Bees)
Sue Monk Kidd - Editora Paralela / Companhia das Letras
Tradução: Maria Ignez Duque Estrada
232 páginas - Ano: 2014 - R$29,90
+ informações | comprar

Sinopse:
"A adolescência de Lily Owens tem sido complicada. Ela não se lembra da morte da mãe, há mais de dez anos, e sua relação com o pai é mais que difícil. Em 1964, quando completa catorze anos, ela decide fugir junto com sua babá Rosaleen. Lily sai a caminho de Tiburon, a cidade que parece esconder alguma resposta sobre a vida de sua mãe. Chegando lá, ela e Rosaleen são acolhidas por três irmãs.
Aos poucos, Lily descobre um mundo mágico de abelhas, mel e da Madona Negra. Com a ajuda das irmãs Boatwright - August, May e June -, Lily tenta desvendar sua história. Será que ela conseguirá enfrentar os demônios de seu passado e se tornar uma jovem independente?

Resenha:
Após ter me apaixonado por A Invenção das Asas (The Invention of the Wings), publicado no Brasil em 2014 pela Editora Paralela (Companhia das Letras), me interessei pela obra mais famosa da autora. Sue Monk Kidd publicou (em inglês) em 2002 A Vida Secreta das Abelhas (The Secret Life of Bees). Em 2008 foi lançado o filme baseado no romance, com Queen Latifah e Dakota Fanning nos papéis principais. Em 2014 uma nova edição brasileira foi publicada, com a capa seguindo o mesmo padrão de A Invenção das Asas.
Pode soar fútil, mas adorei ter as capas combinando. Ambas possuem material acolchoado, mesmas fontes e silhuetas das personagens em primeiro plano. Embora simples, as imagens se adequam perfeitamente aos conteúdos dos livros, com delicadeza.
Meu primeiro contato foi com o filme, assistido por acaso e sem estar ciente de se tratar da adaptação de um livro. Após alguns anos afirmo que é uma boa versão, fiel à história original. Além disso, funciona por si só, é um filme válido, com excelentes atuações.
Por conhecer a trama, o livro não trouxe surpresas, mas mesmo assim foi uma leitura encantadora e especial. A obra é centrada em personagens femininas fortes e críveis,  a mesma característica principal de A Invenção das Asas.
Basicamente os mesmos aspectos são encontrados em ambos os livros, portanto, quem gosta de um certamente também apreciará o outro. A principal diferença é que achei A Vida Secreta das Abelhas uma leitura mais leve que A Invenção das Asas, não pela temática, mas pela própria escrita da autora. Talvez seja o resultado de uma narrativa de uma adolescente. Escolher contar a história em primeira pessoa trouxe frescor e suavidade ao drama presente, pois o ponto de vista jovem da protagonista transforma o sofrimento em esperança.


Também é uma história de época, ambientada na cidade sulista Tiburon, (Estados Unidos), do início dos anos 1960. O pano de fundo possui abordagem social, cultural e política. A autora não precisa retornar muito no tempo para mostrar a intensidade do racismo. Ela provoca reflexão no leitor sobre o quanto e o que mudou da metade do século XX para a atualidade. Além dos temas de preconceito e segregação racial, a autora apresenta a luta de negras. Ou seja, além da batalha pela igualdade racial, o fato da trama focar em personagens femininas ressalta que elas sofrem preconceito em dobro, não apenas pela cor de pele, mas também por serem mulheres.
Os negros eram considerados inferiores aos brancos e até mesmo em locais públicos a interação não era bem-vinda. Restaurantes, trens, praças, escolas... Em todos os locais brancos e negros eram separados, incluindo nas igrejas.
Interessante ressaltar que o mundo passava por constante mudança social, como o andamento de revoluções feministas e o movimento dos direitos civis. Além das mulheres e negros estarem em busca de igualdades, existia ainda grupos de mulheres pós-coloniais, livres na teoria e marginalizadas na prática. As negras propunham feminismos adicionais.
Então imagine o choque causado por brancos e negros vivendo normalmente na mesma casa, ainda mais se tratando de uma menina branca morando com mulheres que não são suas familiares. Mulheres solteiras, independentes e... negras. E o que pensam os moradores da pequena cidade ao perceberem que um rapaz negro anda frequentemente junto dessa adolescente branca? É o que ocorre em A Vida Secreta das Abelhas. Porém o livro traz mais.

Lily completou catorze anos de idade e uma década sem a mãe. Quase não tem lembranças dela e carrega a dúvida sobre como sua mãe faleceu. Embora presente durante a tragédia, Lily não se recorda dos detalhes.
Seu pai não é atencioso, amoroso e nem compreensivo. É o contrário, e bastante impaciente, machista e violento.
Na escola, Lily é inteligente, porém desanimada com o ambiente, pois não possui amigos. Deslocada, a jovem se apega a fantasiar sobre a mãe que não tem mais e sonha em se tornar professora ou escritora. Cria em seus pensamentos um mundo à parte, tentando superar a melancolia.
Mudanças ocorrem quando Rosaleen, a negra que trabalha para o pai de Lily, decide se registrar como eleitora. Uma sequência de acontecimentos levam ambas em fuga para o inesperado encontro com três irmãs negras que vivem na cidade onde a mãe de Lily vivera. A protagonista parte então esperançosa em descobrir quem a sua mãe foi de verdade.
August é criadora de abelhas e a dona de uma próspera produção de mel e itens derivados da colmeia, como velas e cera de abelha. June toca violoncelo e não pretende se casar. April perdeu a irmã gêmea e desde então não aguenta presenciar sofrimento ou desentendimentos. Juntas, as mulheres mudarão a vida de Lily para sempre.


Cada início de capítulo possui frases informativas sobre como as abelhas vivem e se organizam, fatos mostrados na prática durante algumas cenas. Muito interessante e discreto.
A autora apresenta ainda o culto a Virgem Maria de modo próprio. As mulheres, claramente excluídas tanto pelo sexo quanto pela cor de pele, voltaram sua fé para um símbolo feminino no decorrer das últimas gerações. Alguns leitores podem se entediar com a devoção delas à Maria, mas esta se encaixa perfeitamente no contexto e é importante para a compreensão das personagens e à necessidade delas. Apoiando-se umas nas outras, as mulheres tentam formar uma resistência inconsciente e se rebelam contra tabus sociais, enfrentando regras ultrapassadas e preconceituosas; buscam liberdade e igualdade.
É uma história bonita, curiosa e inspiradora, expondo o drama em níveis variados, prevalecendo o mais brando. Não faz chorar, mas comove o leitor de forma suave.
Possui uma singela e doce pitada de romance e de descoberta, tanto própria quanto do mundo. Lily presencia como o preconceito é prejudicial e, simultaneamente, como a injustiça quase sempre está presente no cotidiano. Ela descobre um novo mundo, mais amplo e real. Aos poucos, a menina entende que não deve desistir dos sonhos, mas precisa viver a realidade para conquistá-los!

Lily foi atrás de respostas sobre sua mãe e sobre que rumo dar a sua vida. Encontrou amor, fé, autoestima e o sentido verdadeiro da amizade. Descobriu que a cor da pele não importa; que as pessoas deveriam enxergar umas às outras do seguinte modo: Incolores.
Observando as abelhas, a adolescente aprendeu como a vida é repleta de sacrifício, dificuldade e muita, muita felicidade. Para se atingir um objetivo é necessário bastante trabalho.
O passado pode sempre pesar nas suas atitudes e pensamentos, mas jamais deve escolher por você. Em meio à dor e tristeza, sempre há um caminho doce como o mel, mesmo que uma abelha pique você.
Lily foi atrás de uma mãe, encontrou várias!

Confira também a resenha de A Invenção das Asas.

O trailer do filme:



A autora:
Sue Monk Kidd mora perto de Charleston, na Carolina do Sul.
Primeiro livro de Sue, A Vida Secreta das Abelhas ficou por mais de um ano e meio na lista de mais vendidos do New York Times e foi adaptado para o cinema em 2008.
Seu segundo romance, O Monge e a Sereia, que alcançou a primeira posição na lista de mais vendidos do New York Times, ganhou o prêmio Quill de 2005 para melhor obra de ficção e foi transformado em um filme para a TV.
Seu livro mais recente, A Invenção das Asas, também foi publicado pela Editora Paralela.

Links: Site | Twitter | Facebook


Gostou da resenha? Clique no "G+" abaixo da postagem. Obrigada!

22 comentários

  1. Olá Tati, tudo bem?

    Olha, confesso que não tinha ouvido falar do livro e do filme, mas, com a sua resenha eu pude perceber que se trata de uma leitura sensível e emocionante. É o tipo de história que gosto de ler.

    Muito obrigado pela dica.

    Beijos

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola Tati não conhecia o livro e o filme , com sua resenha ficamos tentados a ler, e se envolver nesse época regada a muitos preconceitos, e pelo visto tem muita emoção . E as abelhas que trabalham organizadas deve passar alguma lição a nossa protagonista. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh esse livro é lindo demais e super emocionante. Trata do preconceito de uma forma bem singela. Sem ser aquela leitura totalmente densa, mas mostrando o quanto é ruim o pré julgamento. Ainda mais naquela época. Adorei demais.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que linda sua resenha Tatiana! Não sei sobre o livro, mas só sua resenha me emocionou!
    Já tinha ouvido falar desse livro (e muito), mas nada tão profundo assim! Parece realmente que foi baseado em fatos reais. O que de certo modo deve ter sido... É uma pena que não curto muito os dramas...
    bjus!
    http://amorromancesdagih.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii,

    Me senti muito mal por não conhecer nem os livros nem o filme :( :(
    Curti muito a sua resenha, a proposta dada pela autora, gostei de saber da forma como ela abordou o preconceito e o fato de falar sobre as abelhas hahaha, ela são fofas *O*

    Curti bastante, e a capa é liiinda sim!!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Tati.
    O primeiro livro que eu li da autora foi A Invenção das Asas e me apaixonei, e pelo visto vou me apaixonar também por A Vida secreta das Abelhas.
    A autora parece ter o dom pra trabalhar o preconceito em narrativas emocionantes, tocantes e marcantes.
    Eu tenho uma noção da história por causa do filme que assisti e chorei horrores.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati, tudo bem?
    Eu adoro a escrita da Sue, o modo como ela escreve me comove. Eu li A invenção das Asas é me emocionei muito, tô louca para ler agora A vida secreta das abelhas e perceber que você gostou tanto me anima. Eu ainda não assisti ao filme, mas vou anotar aqui como dica.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tati!
    Não conheço o primeiro livro, mas só pela sua resenha do livro 2 tenho certeza que vou amar a leitura de ambos. Tbm não conheço o filme, mas vou procurá-lo para assistir (:

    Beijos, e sua resenha está um arraso de linda e instigante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taty, A Invenção das Asas e A Vida Secreta das Abelhas não pertencem a uma série, são livros únicos, independentes. A única coisa em comum é que foram escritos pela mesma autora ;)
      Obrigada, beijos.

      Excluir
  9. Olá

    Só conhecia o livro de outras resenhas, mas não imaginava que havia um filme. Adorei a resenha e gostei ainda mais do que o livro promete ; uma leitura agradável e sensível, com uma tema mais complexo. Novamente, parabéns pela resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Tati!

    Também me apaixonei por A invenção das asas, e claro que fiquei com vontade de ler esse, mas ainda não tive oportunidade. Quando for comprar, vou querer a capa nova, sou louca por capas combinando! rs... E depois de ler vou querer ver o filme, já que você curtiu a adaptação.

    Adorei isso da Lily perceber que não deve desistir dos sonhos, mas sim viver a realidade para conquistá-los. =)

    Beijo!

    Ju
    http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tati e suas resenhas que te fazem querer levantar e correr pra livraria pra comprar o livro.
    Eu pensava que os livros eram série, justamente por causa da identidade visual das capas. E nem imaginava que tinha um filme, agora vou esperar pra ler primeiro (sou dessas. rs).
    Fiquei bastante interessada em várias coisas que vc disse, como a questão da segregação e da luta das mulheres. Não sei se essa parte do culto à Maria vai me incomodar, mas não é o que vai me impedir de ler.
    Acho muito bacana quando o autor correlaciona realidades distintas, nesse caso o mundo das abelhas, e devem ser interessante essas partes introdutórias até mesmo pra conhecer um pouco mais desse animal.
    Ah! Gostei da parte de emocionar sem fazer chorar. Isso é importante; não que eu seja chorona, mas porque acho que às vezes o autor busca tanto uma emoção significativa que soa forçado.
    Já vou ficar de olho pra comprar.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Tati, tudo bem? Tenho muita vontade de ler "A Invenção das Asas" e não sabia que "A Invenção das Abelhas" era da mesma autora. Parece ser um livro muito bom e emocionante, nos mostrando a situação do preconceito e da segregação racial nos EUA nos anos 60. A Lily parece ser encantadora e terá muito o que aprender e entender do seu mundo. Achei as irmãs bastante interessante também. Achei legal a parte das história das abelhas também; nunca tinha entendido muito bem o título. Adorei o trailer e vou procurar assistir ao filme também, já que você disse que é bem fiel ao livro. O enredo me parece um pouco com "A Resposta" que também é um livro maravilhoso.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Já tinha visto esse livro e esse filme em algum lugar, mas não me lembro onde. Não assisti, nem li, mas acho que vou conferir o filme pra saber se me interesso pelo livro, mas de antemão adianto que a premissa me chamou bastante a atenção e parece que vou gostar. Espero poder conferir o filme em breve e ler o livro logo em seguida (vai demorar, eu sei, mas já anotei a dica).

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Eu assisti ao filme um bom tempo atrás, foi bem antes de eu mergulhar no mundo da leitura e só vim saber que o filme era uma adaptação literária esse ano, quando a editora fez aquele kit lindo do dvd e dos dois livros da autora, acredita? kkkk Eu fiquei com os olhos brilhando, pois amei o filme e a hora que li que ele é filme a história, fiquei feliz, eu não sei se irei ler o livro, porque eu tenho um pequeno problema em ler algo quando já sei a história, mas quem sabe um dia, vale a pena chorar de novo com essa história linda *-* Quanto as capas, eu adorei, achei lindas, embora um tanto simples e achei incrível nos capítulos ter informações sobre as abelhas, que bacana oo/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Tati
    Meu primeiro contato com a autora veio com A Invenção das Asas e eu amei. Não vi ao filme desse livro e estou com ele aqui para fazer a leitura. Amei A Invenção e espero amar A Vida. Também gostei que essas capas combinam. Ficam lindas na estante!
    Estou muito curioso pelo que esta história de força vai me apresentar. Imagino como as personagens devem ser duplamente fortes para lidarem com o duplo preconceito, como você mencionou. A escrita da Sue Monk Kidd me agradou bastante, assim como o modo que ela retrata a força de suas personagens.
    Amei sua resenha :)

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, moça.

    Amei sua resenha, é a primeira que paro para ler e poxa, por que eu ainda não li esse livro? Ele tem todos os fatores que irão me fazer amar de paixão a leitura. Me pareceu um livro com fortes ensinamentos, daqueles que a gente para no meio da leitura para refletir, e sedo de época me encanta mais ainda a ideia de o ler.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Tati, tudo bem?
    Eu conheci o livro A Invenção das Asas no Blog da Ju e da Jessica, elas escreveram resenhas lindas desse livro e me apaixonei e consegui comprar o livro, infelizmente ainda não tive tempo de ler. Agora, ao ler suas palavras é impossível não me apaixonar por esse também.
    Amei a analogia que a autora fez com as abelhas, super sensível!!!!!! E o que você falou no final: "Em meio à dor e tristeza, sempre há um caminho doce como o mel, mesmo que uma abelha pique você".
    Já vi que vou chorar e chorar com a história dessas mulheres e irei aprender muito com elas.
    Vai par ao topo da lista de desejos.
    Adorei.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Tati,
    nossa que resenha linda. Eu lembro vagamente sobre o filme, acho que foi minha mãe quem assistiu e me falou sobre, mas não dei bola e acabei nem vendo, mas depois desta resenha e sabendo sobre qual assunto se trata estou me coçando para ver ao filme. rs
    Eu gosto de leituras históricas, onde mostra o que acontecia naquela época que se passa, qual não participamos e nem vivenciamos. E sobre o preconceito, acho o conceito de abordar tal assunto interessante, pois ate hoje a situação não mudou muito.
    Outra assunto que me interessei foi sobre a falta de autoridade e a consideração que as mulheres tinham na época. A luta que elas tiveram para hoje ser o que é e termos o mesmo direito que os homens. Assuntos que suma importância para conhecer um passado que sabemos por boca, não sendo nada aprofundado. E qual melhor maneira de ensinar que através de uma literatura rica e cheia como esta.
    Gostaria muito de ter o livro aqui comigo, por que estaria agora lendo. Achei muito interessante a premissa dele, o assunto que ele trás. Talvez eu veja ao filme para ficar um pouco a par, mas ainda sim irei desejar este livro, pois uma leitura é mais rica e melhor detalhista no assunto.
    Tati eu amei sua resenha, as suas ressalvas, e sua opinião concreta, pois ela me fez ansiar e desejar a este livro, que vou confessar: Não conhecia e nem sabia sobre o assunto.
    Parabéns flor pela belíssima resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  19. Eu não acredito que esse filme é desse livro!!!!!
    Como você, assisti ao filme por acaso e me encantei com a história, mas não me recordava o nome..
    Li invenção das asas e apesar de bonito, o livro não faz muito meu gênero. Por conta disso, quando veio esse livro da mesma autora eu não me interessei em ler - apesar de querer muito tê-lo na minha estante.
    Sei que o livro tambem não irá me surpreender muito, já que conheço a trama, mas agora quero muito lê-lo pois a história é belíssima e valerá muito a pena!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi Tati,
    Eu assisti recentemente o filme, fiquei completamente apaixonada pela história e claro
    louca para ler o livro que parece ser maravilhoso!
    As irmãs Boatwright são um show a parte e Dakota fez o papel de Lily lindamente.
    Com certeza esse livro deve ser mil vezes melhor do que a versão resumida do filme. Mal posso esperar para conferir a versão impressa dessa lindeza! rsrsrs
    Parabéns pela resenha perfeita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Não tinha visto essa resenha! Adorei. Comprando o livro agora rs Beijos!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias