publicidade

Trilogia Star Wars, livro 3: Cuidado com o Lado Sombrio da Força! (O Retorno de Jedi), de Tom Angleberger e Editora Seguinte (Grupo Companhia das Letras)

Cuidado com o Lado Sombrio da Força: O Retorno de Jedi (Return of the Jedi: Beware the Power of the Dark Side!)
Trilogia clássica Star Wars ilustrada (Star Wars Illustrated Novels) - livro 3
Tom Angleberger - Editora Seguinte / Grupo Companhia das Letras
Ilustrações: Ralph McQuire e Joe Johnston
Tradução: Maurício Muniz
272 páginas - 2015 - R$34,90
Comprar: Amazon | Fnac | Livraria Cultura | Livraria da Folha | Livraria da Travessa | Livraria Saraiva
Resenhas: livro 1 | livro 2

Sinopse:
"O terrível Império está construindo uma segunda Estrela da Morte para acabar com a Aliança Rebelde. Mas Luke Skywalker tem outros planos: destruir o governo e deter o imperador de uma vez por todas. No entanto, há um obstáculo no caminho de Luke - seu pai.
Esta é uma versão de Star Wars: O retorno de Jedi (episódio VI) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Ao longo da história, os leitores encontrarão diversas notas de rodapé com curiosidades e comentários sobre esse universo extraordinário, tornando a jornada até o confronto final entre Luke e Darth Vader ainda mais emocionante."

Pré-resenha:

Este é terceiro volume trilogia clássica ilustrada Star Wars publicada no Brasil pela Editora Seguinte (Grupo Companhia das Letras), uma adaptação oficial dos filmes da criação de George Lucas em formato romance como você nunca viu! O público alvo é jovem, os autores são diferentes e criam novos estilos. A trilogia foi publicada simultaneamente no Brasil e em inglês, em setembro / outubro de 2015. O ideal é lê-los em ordem, porém funcionam de forma independente.
O livro um é de autoria da Alexandra Bracken: A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda (The Princess, the Scoundrel, and the Farm Boy), baseado no episódio IV, Uma Nova Esperança (A New Hope - 1977), clique aqui para ler a resenha. A autora optou por recontar a história sob o ponto de vista dos três protagonistas: Princesa Leia Organa, Han Solo e Luke Skywalker.
Adam Gidwitz é o responsável pela adaptação do livro dois, escolhendo transformar o(a) leitor(a) no herói Luke, além de criar um guia do "jedi da vida real". Portanto, o episódio V, O Império Contra-Ataca (The Empire Strikes Back - 1980) ganhou a versão Então Você Quer Ser um Jedi? (So You Want to Be a Jedi?). A resenha também foi publicada, clique aqui para lê-la.
Inspirado no episódio VI, O Retorno de Jedi (Return of the Jedi - 1983), escrito por Tom Angleberger, Cuidado com o Lado Sombrio da Força! (Beware the Power of the Dark Side!) termina a trilogia clássica na melhor forma possível! Com tudo (e mais um pouco) que amamos em Star Wars (como fã, adorei). Relembrando que a saga nos cinemas possui uma prequela (episódios I, A Ameaça Fantasma / The Phanton Menace - 1999; II, Ataque dos Clones / Attack of the Clones - 2002); e III, A Vingança dos Sith / Revenge of the Sith - 2005. E em dezembro é a estreia do episódio VII, O Despertar da Força (The Force Awakes - 2015). Quem não é fã de Star Wars não se preocupe: Não precisa ter assistido aos filmes para aproveitar a leitura.


Resenha:
A coleção é linda e padronizada! Os livros possuem capa emborrachada, orelhas com marcador para recortar, folhas brancas e ilustrações coloridas em folha dupla antes de cada parte e várias em preto e branco no decorrer das páginas. A Seguinte realizou excelente trabalho de revisão e diagramação (além do máximo de rapidez em trazer o material ao Brasil).
Este é o livro mais volumoso, com maior número de ilustrações coloridas (e tem algumas menores também) e o que mais me agradou em todos os requisitos. É o mais convencional, porém o achei o mais primoroso. Adorei o volume um e não gostei muito do dois; o último é perfeito. É como se no primeiro a Millenium Falcon voasse normalmente e realizasse várias manobras, mas quase falhasse no segundo, finalizando no terceiro em alta velocidade, transformando as estrelas de pontos a riscos e fazendo dela a nave mais rápida da galáxia! Foi exatamente assim que me senti ao ler esta trilogias. O último livro é de longe o melhor. Decidi que todos deveriam ter sido escritos por Tom Angleberger, pois ele foi o que mais capturou o espírito de Star Wars, acrescentando novas perspectivas e cenas sem atrapalhar a obra original, sem bagunçar a saga com narrativas ou métodos de escrita estranhos ou fora de contexto.
O autor encontrou o equilíbrio no desenvolvimento da trama, criando suspense ideal e ação ininterrupta. A linguagem é própria para todas as faixas etárias sem soar infantil. Pelo contrário, o tom é sério, dando importância aos principais acontecimentos, mas sem pesar, pois há bom humor. Foi a melhor escolha em narrativa: terceira pessoa interagindo com o leitor, porém sem exagerar na informalidade do discurso.
O texto possui várias curiosidades, observações e informações em notas de rodapé. O leitor escolhe acompanhá-las ou ignorá-las. São ricas e não deixam a leitura pesada nem atrapalham. Ao contrário, são notas interessantes.


São oito partes (com as ilustrações em cores): O Palácio de Jabba, Luke Skywalker Cavaleiro Jedi, Uma Galáxia em Guerra, Os Rebeldes se Preparam para Atacar, Endor, Os Ewoks, O Poder do Lado Sombrio! e Yub Nub! (Liberdade!). A trama parece que vai ser lenta, mas logo o autor mostra que Star Wars tem muita ação, muita emoção, muitas explosões! A impressão é que o livro tem um pouco mais de tudo. Mais ewoks, mais cenas.
Várias personagens ganham novo olhar e, ainda assim, continuam as mesmas. Leia, por exemplo, recebe uma cena breve e importante que faz a história agora ser aprovada no teste Bechdel (quando duas mulheres na obra de ficção possuem nomes e conversam sobre um assunto que não seja a respeito de um homem). Em pleno episódio em que muitos a destacam pelo biquíni dourado! Outro exemplo é de Darth Vader, talvez a personagem mais complexa de Star Wars. O autor mostra o lado sombrio, mas também o mais emotivo. Herói ou vilão? A interação entre ele e Luke é intensificada. O autor também nos presenteia com mais dos Ewoks (mais corajosos e nobres), apresentando o que se passa nos pensamentos deles, a organização social e curiosidades como... o que eles comem? E todos aqueles capangas de Jabba? Quem são? O autor nos informa bastante sobre cada um, personalizando a história. Pois a riqueza visual no filme (para a época) é impactante ao mostrar seres bizarros e exóticos, então o autor aborda pequenas histórias por traz daqueles feiosos. O próprio Jabba pareceu mais maldoso e seu palácio, mais perigoso!
O livro mostra tudo que O Retorno de Jedi tem de excitante, e mais um pouco de cada item que fascina. Outro detalhe enriquecedor são pequenas referências ou pontes criadas entre a trilogia clássica e a prequela, especialmente sobre a história e política de Star Wars e de personagens.
Os diálogos incrementam ainda mais a trama, porque realmente são fieis e dão a impressão de, até mesmo (para quem já assistiu aos filmes) imaginar as vozes dos atores. Ao pesquisar sobre o autor descobri que ele é um verdadeiro fã de Star Wars e isso é passado para a obra em forma de admiração, carinho e respeito.
Mesmo conhecendo toda a história, me senti sendo reapresentada a Star Wars. É fiel, é tradicional, mas traz novidade, complementos, renovação. É quase impossível compreender, mas o autor reaviva a trama sem modificá-la ou usar artifícios complicados. O Retorno de Jedi é novamente emocionante para os fãs e impressionará a todos.


"Há muito, muito tempo, numa galáxia muito muito distante..."  Assim começa uma das maiores sagas fictícias. Um mundo de ficção científica space opera que cruza o velho e o novo, o bem e o mau, misticismo e tecnologia. Cenários que confundem e agradam, com misturas de faroeste, pirataria, exotismo, ares de oriente. Planetas e seres extravagantes e incontáveis, droides humanizados. Naves, veículos e armas sucateadas ou ultramodernas. Sabres de luz e uma ordem de guerreiros fascinante. Jedis, siths, personagens que conquistam crianças e adultos. O ápice de escolher o caminho certo ou o errado.
É uma saga épica universal - o tipo mais impressionante de história, que cativa o ser humano desde sempre, em todas as épocas, em todo o mundo. Não importa a cultura, é um mito fácil de ser compreendido e amado. Star Wars encanta, vicia e continuará a impressionar e a criar inúmeros debates. Desvendar seu universo, encantos e complexidades faz bem. Apresentar a mitologia e poder de Star Wars às novas gerações é o papel dessa trilogia, assim como relembrar aos fãs toda a magia da saga.
Que a Força esteja com você e boa leitura!






O autor:
Tom Angleberger é autor da série best-seller Yoda de Origami, é fã e colecionador de Star Wars desde 1977. Como cresceu antes da invenção do videocassete, ouvia as histórias de Star Wars em tocadores de fita várias e várias vezes. Seu primeiro bonequinho foi um C-3PO, e o mais recente (muito recente), um sandtrooper. Mora em Virgínia com a esposa, a autora e ilustradora Cece Bell.
Site | Twitter


A coleção:
Siga a Força pelas publicação da Editora Seguinte e se prepare para o lançamento do filme Star Wars: O Despertar da Força (episódio VII)...

Trilogia clássica ilustrada (adaptações dos episódios IV, V e VI):



Aventuras inéditas passadas entre os episódios V e VI (Leia) e IV e V (Han e Chewie / Luke):



Prelúdio para o episódio VII, O Despertar da Força:


2 comentários

  1. oi ^^
    notas de rodapé tá ecoando na minha cabeça até agora.
    eu sou fissurada nisso. adoro ler coisinhas e ver explicações. as vezes tem várias coisas interessantes. <3
    cara gostei muito de todas as resenhas. acho que é pra passar adiante o conhecimento jedi sabe <3 tipo se eu tiver filho com certeza vai ser uma das sagas que serão passadas em casa xp
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice, você vai adorar as notas! Curti muito, aproveitei bastante. Com certeza também passarei esse amor por Star Wars ao meu filho (ou filha), caso eu seja mãe. Será até meio natural hehehe Essa trilogia é PERFEITA para isso, para os padawans!! Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias