A Editora Draco possui duas antologias em aberto com meus temas preferidos: o mito de rei Artur e os super heróis.
Excalibur - Histórias de Reis, Magos e Távolas Redondas
"Para quem gosta de escrever fantasia medieval e é fascinado pelos mitos arturianos, a Editora Draco tem um convite irresistível. Revisite seus livros e filmes favoritos, encha-se de inspiração e envie um conto baseado no universo do Rei Artur e seus cavaleiros para apreciação na antologia Excalibur, que está sendo organizada por Ana Lúcia Merege e Erick Santos Cardoso.
O mito tem várias vertentes. Alguns estudiosos falam de um Artur histórico, possivelmente um líder guerreiro que lutou contra a invasão dos saxões na Bretanha romanizada. Sua figura aparece de forma quase mítica na literatura celta tradicional, em especial a do País de Gales. Por fim, existe o Artur criado na Idade Média a partir dos relatos do escritor Geoffrey de Monmouth, que deram origem aos romances de cavalaria e forneceram as bases para a maior parte da literatura arturiana surgida desde então.
Nossa proposta é publicar contos inspirados nesse universo, em qualquer de suas versões. Pode se passar no presente, no passado, no futuro, em outro planeta. Não é necessário ser obsessivo com detalhes históricos – há muito espaço para a imaginação e a criatividade, sem falar na fantasia, ficção científica ou mesmo terror – mas deve haver consistência no cenário e na ambientação. Por sua vez, a qualidade literária do conto é um fator importante na apreciação. Queremos ler histórias bem contadas, escritas em linguagem clara e que observem as regras da ortografia.
No que se refere ao tamanho, recomendamos que os textos tenham entre 4.000 e 12.000 palavras. Isto não significa que submissões fora deste intervalo serão sumariamente rejeitadas. No entanto, textos muito mais curtos ou muito mais longos que o previsto podem prejudicar o equilíbrio do livro, sendo por isso preferível manter-se dentro dos limites recomendados.
A antologia terá quatro autores convidados, que serão anunciados oportunamente. A eles se somarão outros quatro escolhidos por meio desta seleção.
O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2012. Ainda não fixamos um prazo máximo para o recebimento dos contos. No entanto, quem tiver uma boa ideia já pode pôr mãos à obra, pois em breve anunciaremos não apenas a data final como também o e-mail e demais regras para o envio.
Se tiver alguma dúvida ou quiser discutir suas ideias, não hesite em entrar em contato. Aguardamos com muita expectativa a submissão do seu trabalho."
Ana Lúcia Merege e Erick Santos Cardoso - link
Super-Heróis
"Ok, nem todo mundo curte os filmes e quadrinhos de super-heróis. Porém, se você gosta de escrever literatura fantástica e não se inclui nessa minoria, gostaríamos de convidá-lo a submeter um conto para apreciação na antologia que estamos organizando para a Editora Draco, cujo título provisório (imaginativo) é Super-Heróis.
Nossa proposta é organizar uma antologia de contos bem escritos que abordem as aventuras de super-heróis de forma criativa, original e preferencialmente com tempero lusófono. Tanto faz se seu herói é humano ou alienígena, se possui superpoderes ou não, se é um bom sujeito ou nem tanto — embora, em princípio, prefiramos que nossos autores deixem os vilões do tipo sociopata mascarado para uma eventual Super-Heróis II: Supervilões. Tampouco importa se você mostrará a gênese do seu herói ou se ele cairá de paraquedas no meio de uma grande aventura. O importante é que seu(s) protagonistas sejam psicologicamente bem delineados e que suas aventuras/desventuras constituam uma leitura instigante e divertida.
Fanfiction? No que se pese ser difícil reinventar a roda, no quesito originalidade, não desejamos receber fanfictions. Nada contra trabalhos escritos por fãs para homenagear seus heróis favoritos no âmbito amador dos blogues e e-zines. Contudo, no âmbito profissional, a história é outra. Daí, no intuito de evitar a possibilidade de nos tornarmos (autores, antologistas e editores, não necessariamente neste ordem) réus em processos judiciais movidos pelos detentores legítimos dos direitos autorais sobre super-heróis criados por terceiros, incentivamos com empenho os autores que pretendem participar deste projeto a criar seus próprios heróis em vez de “tomar emprestado” personagens da Marvel, DC ou outras empresas. Para evitar riscos desse gênero, rejeitaremos pronta e inapelavelmente sem apreciação do mérito literário qualquer trabalho que nos pareça fanfiction.
Tamanho: Desejamos apreciar trabalhos entre 3.000 e 12.000 palavras. Isto não significa que submissões fora deste intervalo serão sumariamente rejeitadas. Se o conto analisado possuir qualidade literária e se enquadrar na temática proposta, essa qualidade será considerada em nossa apreciação, mesmoque o texto seja menor ou maior do que o limite proposto. No entanto, a bem da sinceridade, deixamos claro que apreciaremos com maior simpatia trabalhos dentro do intervalo referido.
Filosofia de trabalho: Analogamente, gostaríamos dereceber trabalhos criativos e originais cujos enredos mostrassem heróis ou super-heróis inseridos direta ou indiretamente na cultura brasileira e/ou portuguesa, mostrando o impacto socialda existência e das proezas desses personagens e de seus superpoderes nessa cultura. Não se trata de uma exigênciaestrita. Trabalhos que nada tenham a ver com o Brasil ou com Portugal serão apreciados com a atenção devida e poderão ser eventualmente aceitos. Porém, cumpre frisar nossa predileção por contos lusófonos de corpo (i.e, escritos por autoresportugueses e brasileiros) e espírito (enredo, personagens, ambientação lusófonos).
Deadline: 31 de março de 2012
Data de lançamento (provável): Fantasticon 2012
Eis aqui a oportunidade ímpar do autor lusófono de literatura fantástica criar seu próprio super-herói e imortalizá-lo nas páginas impressas da Super-Heróis.
As submissões devem ser enviadas apenas em versão eletrônica, formato rich text file (.RTF), para os e-mails lfvasques@gmail.com e glodir@unisys.com.br, com cópia de segurança para o e-mail ericksama@gmail.com. Confirmaremos a recepção de todos os trabalhos recebidos.
Dúvidas? Não hesite em contatar os seus antologistas de plantão.
Gostaria de discutir sua trama ou linha de enredo conosco? Não se acanhe. A casa é sua! Estamos aqui para isto.
Aguardamos ansiosamente a submissão do seu trabalho."
Luiz Felipe Vasques & Gerson Lodi-Ribeiro (antologistas); Erick Sama (editor da Editora Draco) - link
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei, essas antologias parecem muito interessantes, espero que enviem bons textos.
ResponderExcluirTambém estou ansiosa pelos livros. Beijos.
Excluir