publicidade

Lançamentos da terceira semana de novembro da Companhia das Letras

Lançamentos do dia 16 de novembro da Companhia das Letras:



Cândido, ou o Otimismo, de Voltaire (Trad. Mário Laranjeira)
Publicado em 1759, Cândido, ou o Otimismo fez um enorme sucesso ao criticar de forma mordaz e bem humorada a filosofia do pensador alemão Gottfried Leibniz (1646-1716). O Otimismo de Leibniz é macaqueado brilhantemente por mestre Pangloss, personagem para quem “todos os acontecimentos estão encadeados no melhor dos mundos possíveis”. Mesmo após toda a sorte de infortúnios fantásticos, plenos de punições físicas, naufrágios, sequestros, terremotos e um auto da fé, mestre Pangloss e o ingênuo Cândido creem viver em um mundo com o máximo de bem e o mínimo de mal – embora a experiência lhes prove justamente o contrário. Além de ridicularizar otimismo, Voltaire valeu-se da sátira para desferir golpes certeiros na vaidade da aristocracia teutônica, nas instituições religiosas – os jesuítas são fustigados por todos os lados-, e na banalidade da condição humana.

Um coração ardente, de Lygia Fagundes Telles
Nestes contos escritos entre as décadas de 1950 e 1980 e selecionados pela própria autora, Lygia Fagundes Telles conduz o leitor ao âmago das angústias, sonhos e descobertas de seus personagens, cada um deles movido por um coração ardente. São, na maioria dos casos, histórias que se desenrolam na fronteira entre o real e o fantástico, a memória e a imaginação. Do rapaz que se apaixona inadvertidamente por uma prostituta à adolescente que presencia sem querer o encontro erótico de seu amado com outra, do menino que se vê privado de repente de seu cachorro de estimação à mulher que acha um dedo na areia da praia e engendra enredos possíveis para ele, as criaturas deste livro estão sempre às voltas com seus fantasmas verdadeiros ou imaginários. Senhora absoluta das técnicas literárias e do ritmo tenso da narrativa breve, a autora transita com sutil maestria das descrições de cenas e ambientes para a exploração do mundo interior de seus personagens, com os quais o leitor é levado a partilhar emoções e fantasias.

Remédios mortais, de Donna Leon (Trad. Carlos Alberto Bárbaro)
No frio do alvorecer veneziano, um ato de vandalismo perturba a paz da cidade deserta. Depois de um breve interrogatório, a polícia descobre que a culpada – esperando para ser presa na cena do crime – não é ninguém menos que Paola Brunetti. para o commissario, o pesadelo começa com um telefonema inesperado de seus colegas de trabalho, em plena madrugada: “Estamos com sua mulher, senhor”. Enquanto nosso herói se vê às voltas com uma crise matrimonial, regada por conflitos éticos, ele terá de investigar um assalto audacioso, seguido de uma morte acidental um tanto suspeita. E se esses crimes estiverem todos ligados, inclusive o ato inconsequente de sua mulher? Resta saber se Brunetti conseguirá provar a inocência de Paola e salvar sua carreira antes que seja tarde demais.

Editora Paralela

O que o Brasil quer ser quando crescer?, de Gustavo Ioschpe
Por sua contribuição importante e reveladora, O que o Brasil quer ser quando crescer? é absolutamente indispensável se quisermos nos preparar de maneira séria e competente para os desafios do século XXI. Dono de uma inteligência brilhante, aliada a uma fundamentação acadêmica e metodológica de primeiríssima linha, Gustavo Ioschpe nos leva a percorrer o edifício ideológico e pouco afeito a evidências que sustenta a ineficiência do sistema educacional brasileiro. Nesse percurso, utiliza-se de um raciocínio tão claro quanto preciso para demonstrar, ponto a ponto, os principais chavões sobre a educação no Brasil, que, infelizmente, ainda são tidos como verdade absoluta pela maioria da população. Um livro imperdível.


2 comentários

  1. A Companhia das Letras sempre tem uma grande qualidade nos seus lançamentos, "Contos de horror do século XIX", um dos livros que tenho e amo, por ter sido presente de aniversário e ter contos perfeitos, é dela.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Legal os lançamentos mas não fazem meu estilo hehe

    bjos

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias