publicidade

Querubins: A Sentença da Espada, de Martha Ricas e Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século)

Querubins: A Sentença da Espada
Martha Ricas - Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira / Novo Século
240 páginas - 2015 - R$34,90
Comprar: AmazonCasas Bahia | Extra | Livraria Cultura | Livraria da Folha | Livraria da TravessaLivraria Saraiva | Ponto Frio

Sinopse:
"Querubins, a Sentença da Espada é um relato em duas vozes: a da querubim Chaya, enviada a uma vila celta pré-cristã e que não vê no homem um ser especial, mas com um espírito guerreiro que não a deixa fugir de uma batalha, e a de Mary Grace, uma donzela da Inglaterra vitoriana atormentada por visões que não consegue desvendar.
Ambas as tramas se desenlaçam por caminhos intrépidos e podem estar mais ligadas do que imaginam.
Garota e querubim podem e precisam mudar o mundo em épocas diferentes.
Seguindo os mesmos passos por cenários deslumbrantes e segredos cada vez mais profundos, elas o farão querer embarcar nas intrigas palacianas e nas batalhas angelicais.
Recheada de paixão, mistério, ação e intrigas políticas, a trama é tão perturbadora quanto fascinante."

Resenha:

Querubins: A Sentença da Espada foi publicado em agosto de 2015 pela Novo Século Editora, através do selo nacional Talentos da Literatura Brasileira. Sou fã de gêneros fantásticos e épicos, por isso me interessei pela sinopse. Outro item que me atraiu foi o fato de duas tramas se interligarem ao longo de um enredo épico. Então observei a capa contendo uma guerreira e pronto: Comecei a leitura ansiando por mulheres fortes e batalhas.
A imagem é de uma das protagonistas, Chaya, a querubim de cabelos do mais intenso tom de vermelho, quatro asas de anjo e uma espada inseparável. O destaque para seu lado de combatente acima do angelical na imagem é impactante. Então você sabe que encontrará anjos na história, mas lutadores. O fundo preto-e-branco ficou muito bom para realçar o título.
Encontrei errinhos bobos de revisão que passam despercebidos para a maioria dos leitores. A diagramação e trabalho gráfico estão perfeitos, em páginas amareladas e exemplar com orelhas.

Não sei se este é o primeiro romance de Martha Ricas, mas destaco seu talento. O texto é caprichado e demonstra experiência e / ou muito bom planejamento. O vocabulário é amplo, deixando a leitura prazerosa e interessante. Portanto, minha curiosidade e atração por tramas entrelaçadas foram totalmente sanadas; Martha Ricas faz exatamente isso, conta duas histórias em épocas diferentes, mas que se cruzam de modo arrebatador.
O leitor acompanha a querubim Chaya em uma missão divina na Bretanha do século V a. c., em Kernev, uma aldeia celta. A outra protagonista paralela é Mary, uma jovem de família tradicional e culta de Londres, Inglaterra, em 1840 d. c..
É difícil encontrar um livro atual e de trama no passado, porém com texto coeso. Sempre há o perigo da linguagem parecer rebuscada demais, deixando a leitura monótona ou pesada; ou o risco de soar mais moderno do que deveria e perder a essência de época. Principalmente nos diálogos, eles podem ser muito entediantes ou descaracterizados. O mesmo problema pode ser encontrado no figurino, itens domésticos, utilitários ou decorativos, assim como tradições culturais. Mesmo se tratando de ficção, mesmo sabendo que nenhum(a) autor(a) é obrigado(a) a ser especialista ou historiador(a), sempre desejo que me faça acreditar na trama de época. Martha Ricas encontrou o ponto ideal. Me fez crer nos dois cenários, nas duas épocas. Realmente viajei para a Bretanha na antiguidade e para a Londres do início da era vitoriana. A escrita da autora é distinta, mas compreensível, portanto, equilibrada.
A narrativa é em primeira pessoa, alternando entre Mary e Chaya (exceto o último capítulo, que é em terceira pessoa). O livro é composto por prólogo, vinte capítulos e epílogo. É um volume completo, pode ser único. Então se você não gosta de séries ou primeiros volumes inacabados, não se preocupe. Pode ler Querubins: A Sentença da Espada como independente. No entanto, senti ao término que foi plantada a possibilidade de uma continuação, mesmo que indireta, com outras personagens, por exemplo.


Não gostaria de continuações, mas sim de missões de Chaya. Amei a personagem de tal forma que adoraria ler contos ou romances mostrando suas batalhas e vida como querubim. Fiquei com várias dúvidas sobre sua história pessoal. E os demais anjos citados ou que aparecem? Fiquei louca para saber mais deles!
Também gostei de Mary e elogio a autora por ter criado duas protagonistas fortes, cheias de atitudes e inteligentes. Neste sentido o livro é feminista, pois elas possuem suas crenças e bases e não se intimidam com os obstáculos. Têm seus defeitos e os superam.
Chaya é uma querubim e segue ordens de Deus com força, energia e amor. Ao pisar em terra, infiltrando-se como humana, ela não se abala perante ninguém, nem homens, nem guerras. Ela enfrenta demônios em luta corporal. É segura e uma personagem única, admirável. O incrível é ver que ela está na Bretanha em uma missão divina, mas ela também enfrenta uma mudança interior. Ela não compreende os seres humanos e precisa conviver com eles e, aos poucos, descobre porque Deus os ama.
Mary é de família abastada e tradicional do começo da era vitoriana. Ela estudou Artes e teve uma formação culta e artística, mas se sente sempre deslocada. É uma mulher a frente de seu tempo. Não deseja um casamento ordinário sem amor ou seguir o que a família e sociedade exigem das mulheres, submissão. Além disso, ela possui um dom que a enlouquece: Enxerga seres sobrenaturais, tanto malignos como benignos. Precisa lidar com seu poder, compreender que não é uma maldição e descobrir como utilizá-lo. Assim como Chaya, ela enfrenta demônios. Não como querubim, mas como humana. São duas protagonistas incríveis.
Assim como o livro: Chaya e Mary, cada uma em sua época, com missões a cumprir. O enredo de ambas as histórias se misturam e, formam, na verdade, uma única trama. Uma guerra invisível entre anjos e demônios.



O livro funciona muito bem do início ao fim, sem falhas, sem erros. O clímax é impactante e as cenas bem descritas. Há um pouco de romance, mas em segundo plano. E mesmo que o lado romântico não seja o centro, ainda assim é comovente. Além de ação e romance, o leitor encontrará muito mistério. O porquê de Chaya e Mary enfrentarem cada uma suas missões... que na verdade é a mesma... deixa muitas perguntas desde o começo. Por que elas estão interligadas? O que uma querubim e uma humana têm em comum?
Temos personagens secundárias muito boas. São masculinas: Anton e Vougan, essenciais no rumo da trama. Não possuem personalidades compreensíveis perante uma primeira avaliação, pois são misteriosos e o leitor não sabe exatamente quem eles são, quais são as intenções. Engrandecem o suspense.
Portanto, é ficção fantástica, com seres sobrenaturais (anjos e demônios), mas mantém um clima cristão. Não é forçado, porém notei que o enredo é tradicionalmente bíblico e isso faz sentido. Não apenas a parte épica do bem contra o mal, céu contra inferno, anjos contra demônios. Está na caracterização histórica da Bretanha antiga.
Compreendi a necessidade da utilização do paganismo de V a. c. como algo a ser "derrotado", mas senti que mostrar os druidas celtas unicamente como vilões maléficos uma visão preconceituosa para a época em que eles existiram. Em tempos antes de Cristo, onde as crenças se baseavam na natureza, não existiram apenas sacerdotes e sacerdotisas como os que o livro mostrou. Este foi o único item que me incomodou durante a leitura, o estereotipamento das antigas crenças celtas.
Não costumo gostar de romances sobrenaturais com anjos. Geralmente focam ou em lutas deles contra demônios ou em amores impossíveis com humanos. Já Querubins: A Sentença da Espada apresenta uma trama tão bem entrelaçada envolvendo protagonistas femininas interessantes. Realmente gostei da obra, me manteve muito envolvida. Outro motivo que me faz recomendar o livro é o já citado talento para a escrita de Martha Ricas.

Esta é a capa modificada por mim para mostrar como imaginei Chaya e seus cabelos vermelhos.


A autora:
Martha Ricas nasceu e mora em São Paulo. Desde a infância adora a arte em suas mais diversas formas: compunha para a lua, escrevia diários de garatujas e desenhava personagens imaginários. Formada em Letras, leciona Português e Inglês, canta e toca violão nas horas vagas, escreve para o seu blog, além de se aventurar por dança e design de interiores. Vê na escrita uma forma de expressão artística e um passaporte para mundos nem sempre distantes, porém sempre diferentes e incríveis.
Site | TwitterInstagram

2 comentários

  1. A Talentos da Literatura Brasileiro está com uns lançamentos tão bons. Ótima resenha!
    Essa capa tá de tirar o fogo, muito linda.

    Conheça meu blog
    virandoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, Tati!
    Eu já tinha visto o livro e ficado interessada, mas agora ao saber tudo é que me interessei ainda mais! A ideia de duas histórias em épocas diferentes se interligarem é muito atrativa, principalmente com protagonistas marcantes! A capa é linda e a edição que você fez realçou ainda mais a beleza dela.
    Bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias