publicidade

[Resenha] Janelas da Mente, de Drª Ana Beatriz Barbosa Silva, Eduardo Mello Guimarães e Globo Livros

Janelas da Mente: 12 Histórias sobre os Transtornos da Vida Moderna
Drª Ana Beatriz Barbosa Silva e Eduardo Mello Guimarães - Globo Livros
192 páginas - R$ 39,90 (impresso)
Comprar: Amazon | Cultura | Saraiva
Sorteio no Facebook: de 22/09 a 06/10/2017. Para participar, clique aqui.

Sinopse:
"Em seu segundo mergulho na ficção, a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva brinda o leitor com doze contos a respeito dos comportamentos humanos disfuncionais. Este novo livro é fruto de uma parceria com o também escritor e publicitário Eduardo Mello Guimarães. Baseadas em casos que Ana Beatriz dissecou ao longo de sua carreira, as histórias tratam de temas polêmicos sem meias-verdades e tabus como compulsão, ninfomania e depressão, porém sem perder a leveza e o bom humor, em um texto ágil e dinâmico.
Em meio ao caos do universo urbano e através de uma narrativa inquietante, os autores constroem histórias repletas de drama, humor e emoção que irão fazer com que o leitor se pergunte: onde está o muro que separa a ficção da realidade?"

Resenha:
Janelas da Mente é um livro de contos escrito pela Drª Ana Beatriz Barbosa Silva em parceria com o publicitário e roteirista Eduardo Mello Guimarães e publicado em 2017 pela Globo Livros. São doze histórias sobre transtornos comuns do ser humano inspiradas em casos reais vivenciados pela Ana Beatriz em sua experiência como psiquiatra. Ela é autora de diversas obras que envolvem comportamento humano e psiquiatria, como Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado e Mentes Consumistas: do consumismo à compulsão por compras; além do ficcional Horizonte Vertical.
Janelas da Mente possui linguagem simples, acessível e até mesmo divertida. Os contos misturam drama e humor na medida certa e cada um apresenta um mal cotidiano que assola a humanidade. Leva à reflexão sem deixar de ser um passatempo interessante.
É uma leitura despretensiosa e agradável feita em terceira pessoa e por ser composta por histórias curtas, pode ser lida pausadamente e durante a correria cotidiana.


O exemplar da Globo Livros possui orelhas, páginas amareladas e bons espaçamento e diagramação. Senti falta de personagens de classes sociais baixas e a revisão pode melhorar.
É um livro adulto recomendado a quem se interessa por comportamento e transtornos que nos afligemNão precisa ter conhecimentos em psicologia ou psiquiatria para aproveitá-lo ao máximo. Os interessados no assunto vão adorar mais ainda a leitura. É recomendado também a todos que apreciam contos com tramas cotidianas.
É muito interessante notar como todos os contos exploram honestamente os quadros e sintomas de cada transtorno, mesmo sendo cômicos ou exagerados. Sem tabus, sem filtros, sem mentiras. Esse é o diferencial quando um dos escritores é especialista na área.
O livro pode ser adaptado para série ou minissérie televisiva ou de streaming, pois certamente quem não tem o hábito de ler também apreciaria o conteúdo.
Quem tem perfil no Facebook pode concorrer a um exemplar do livro cedido pela Globo Livros até 06 de outubro de 2017. Clique aqui para participar. Basta marcar três amigos na imagem, compartilhá-la em modo público e clicar no formulário do sorteio. A seguir veja o que achei de cada conto:


O primeiro conto é Mentes Apagadas, que traz um idoso que adora ler; criou o filho e o neto, ambos cientistas geniais, e não aceita os lapsos de atenção e memória que tem sofrido. O conto é uma bela mensagem sobre o que realmente importa: o amor. Podemos perder memórias, mas os sentimentos positivos permanecem, em nós e em quem convive conosco. Um conto dramático, poético e com uma pitada de ficção científica para fazer refletir sobre a Doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas idosas.

O tema de Mentes Obsessivas é o transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido como TOC. O principal sintoma é a presença de pensamentos obsessivos que levam à realização de um ritual compulsivo para aplacar a ansiedade, atrapalhando o cotidiano ou relações do indivíduo. Após anos de casamento, a protagonista desconfia da fidelidade do marido, que anda muito estranho e provavelmente, faltando ao trabalho. Ela não imagina que ele tem um TOC complicado e bastante complexo. É uma narrativa de suspense que provoca reflexão.

Anorexia, bulimia e ortorexia são transtornos alimentares muito comuns, mas em Mentes Disformes o leitor conhecerá o transtorno dismórfico corporal (TDC), onde a imagem que a pessoa tem do próprio corpo é distorcida e ela não se enxerga como realmente é, quase sempre encontrando defeitos inexistentes. O conto mostra como u homem não suporta mais sua morbidez mórbida. Mas será que ele é mesmo tão gordo? Uma narrativa desesperadora sobre a distorção da realidade, que leva uma pessoa à loucura e paranoia. A trama se torna bizarra conforme ele piora. Um questionamento muito bom sobre a ditadura da beleza.

Imagine acordar bem cedo e já encontrar centenas mensagens não lidas (e supérfluas) de seu(a) namorado(a) no celular. Vocês estão juntos há 6 meses e a empolgação inicial já deveria ter passado. Você percebe que a pessoa te persegue, te vigia e não te deixa fazer nada além de estar com ela. É o que ocorre com o protagonista de Mentes que Amam Demais, um conto de suspense em clima de thriller sobre um relacionamento amoroso destrutivo que acaba em assassinato. Amar demais pode ser doença, o transtorno obsessivo-possessivo ou amor patológico.

O quinto conto, Mentes Consumistas, é um dos mais interessantes, pois além de mostrar duas personagens sofrendo de oneomania, aborda a questão do capitalismo desenfreado e trabalho escravo. Além disso, a narrativa apresenta a seriedade que os casos necessitam sem deixar o humor de lado. Os compradores têm um vício tão trágico que chega a ser cômico, sempre cedendo ao impulso, principalmente sob sentimentos negativos, como tristeza, e contabilizando prejuízos financeiros, pessoais e de relacionamento provocados pelo descontrole nas compras. O conto mostra também como entes queridos também são atingidos.

Um homem de sucesso, tanto na vida profissional como amorosa, mas no trabalho e em casa seus entes queridos percebem que está abatido, desinteressado e mau humorado. O protagonista de Mentes Depressivas tem uma preocupação: se consultar com um oftalmologista, pois sua visão está perdendo as cores: tudo está se tornando cinza. É um conflito sensível e não mera metáfora, porque pessoas em depressão podem literalmente enxergar o mundo em tons de cinza. Sua retina, responsável pela entrada de sinais luminosos que chegam ao cérebro para a definição de cores, é afetada. Depressão não é tristeza e precisa de tratamento. Este conto serve para mostrar como qualquer pessoa é propensa a ter depressão.


A tendência ao jogo patológico ou ludomania é uma doença comportamental semelhante à dependência química. Embora as probabilidades sejam sempre a favor da casa e contra o jogador, o casal protagonista de Mentes Jogadoras, ganha um grande prêmio após incontáveis tentativas e perdas e tem ideia fixa em ganhar novamente, desencadeando uma série de acontecimentos desesperadores e trágicos. Acho um comportamento difícil de entender, mas ainda assim tão triste quanto qualquer outro transtorno.

Em Mentes Sexualizadas encontramos personagens viciados em sexo, um triângulo amoroso e jogos sexuais que se tornam perigosos e terminam em desastre. A compulsão sexual patológica: ninfomania (nas mulheres) ou satiríase (nos homens), transtorno psiquiátrico que, a princípio, pode não parecer negativo, visto que envolve prazer. Por isso é bastante comum que o indivíduo conviva assim por muito tempo, até notar que precisa de tratamento, pois passa a ter prejuízos em outras áreas da vida. Achei o conto complexo, porque além da patologia sexual me há também a sociopatia (na minha opinião), o que deixou a história mais surpreendente. Gostei da abordagem, porque se várias patologias psiquiátricas sofrem romantização na ficção, a hipersexualidade padece de mais um ponto, a erotização. Ninfomania não é atraente, é doença e deve ser tratada.

O próximo conto é um  dos meus preferidos e o que mais me prendeu a atenção, porque é um mergulho em uma mente bastante perturbada. O protagonista está em vigilante constante e não confia em ninguém além de um amigo. Ele teve um chip implantado no cérebro e sabe tudo sobre conspirações e governos. Delírios, paranoia, perseguição. O protagonista de Mentes Paranoides, conto com excelente ritmo, sofre de transtorno de personalidade paranoide.

O termo workaholic se popularizou muito neste século e certamente todo mundo já viu testes em revistas ou sites do tipo "descubra se você é workaholic". O problema ocorre quando a pessoa não consegue se desligar do trabalho e abdica de outras áreas da vida em prol dele, deixando de lado família, vida social, lazer e até mesmo a saúde. É o que acontece com a protagonista do conto Mentes Hiperativas. Ela não percebe que o trabalho em excesso faz mal. Senti pena da personagem. Acho que é o conto mais leve do livro.

No penúltimo conto, Mentes Perigosas, a protagonista é narcisista, inteligente, pragmática, manipuladora, controladora e mentirosa; uma golpista de alto nível, que rouba homens ricos que seduz; não sente remorso e nem empatia por ninguém e ama apenas a si mesma; é perigosa e ninguém desconfia. Ela é uma psicopata e personagem para amar ou odiar. No entanto, na vida real, as pessoas costumam admirar e respeitar o psicopata, sem perceber. O conto é empolgante e dinâmico, e o final é épico.

No último conto, Mentes em Pane, um professor de Filosofia de uma grande universidade passa a sofrer de síndrome do pânico. O transtorno de ansiedade provoca crises inesperadas de desespero e medo intenso, mesmo sem motivo de perigo. A pessoa passa a se preocupar em ter outra crise, desencadeando um ciclo que dificulta ou impede a rotina. Os autores mostram com fidelidade como a pessoa se sente com este transtorno, pois eu já sofri. A parte mais interessante é o que desencadeia isso no protagonista, é criativo e foge do padrão que costumo ver na ficção.

Os autores:


Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora honoris causa pela UniFMU - SP e diretora da clínica Ana Beatriz Barbosa Silva - Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ).
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Ana Beatriz é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais. Realiza palestras, conferências e consultorias em todo o país sobre variados temas do comportamento humano e é autora de diversos livros publicados pela Globo Livros, entre eles Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado; Mentes Consumistas: do consumismo à compulsão por compras; Bullying: mentes perigosas na escola; Mentes Inquietas: TDAH, desatenção, hiperatividade e impulsividade; Mentes Depressivas: as três dimensões da doença do século; Mentes e Manias: TOC - transtorno obsessivo-compulsivo, além da ficção Horizonte Vertical, em parceria com Andréa Duarte.

Eduardo Mello Guimarães é formado em marketing pela Faculdade da Cidade (Rio de Janeiro), com diversos cursos na área para a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ). É redator publicitário, roteirista e escritor. Atuou em grandes agências, tais como Y&R, Artplan e DPZ, onde conquistou diversos prêmios. Fez cursos de roteiro para cinema e séries de TV. Leitor contumaz e um apaixonado pela arte da escrita, também é autor de livros de humor.


Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias