Pesquise no Leitora Viciada

18 de outubro de 2012

Amazon negocia compra da Saraiva, diz Bloomberg News

Mais um rumor sobre a entrada da Amazon no Brasil! Vejam a nota do Estadão e da fonte original Bloomberg: Amazon negocia a compra da Saraiva.

*Atualização de 19/10/2012 às 13:45: Saraiva nega interesse da Amazon!



Diretor da Saraiva diz que não comenta rumores de mercado
A Amazon, maior varejista online do mundo, está em conversações para comprar a Saraiva SA Livreiros Editores, afirmou a agência de notícias Bloomberg News, citando uma fonte com conhecimento do assunto. Um porta-voz da Amazon não quis comentar, enquanto o diretor financeiro da Saraiva, João Luis Ramos Hopp, afirmou que a companhia não falaria sobre rumores do mercado.

Segundo a Bloomberg News, o presidente da Amazon, Jeff Bezos, usaria o acordo para iniciar as operações da empresa no Brasil. A Amazon está em busca de novos mercados de atuação.
A Saraiva, com sede em São Paulo, publica e vende livros pela internet e em lojas físicas. No segundo semestre, teve resultado de R$ 341,5 milhões em vendas líquidas e um crescimento de 4,4% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O comércio online foi responsável pela fatia de R$ 103,7 milhões.

Fonte: Estadão - 18/10/2012 - Agência Estado e Economia & Negócios - Nova Iorque.

Procurei pela notícia original da Bloomberg News, pois esta do Estadão me pareceu pouco esclarecedora. No entanto a notícia original em inglês não possui muitas informações, traduzi, dentro de minhas possibilidades as partes mais importantes:


Amazon estaria em negociações para comprar a Saraiva do Brasil
Amazon., maior varejista online do mundo, está em negociações para comprar Saraiva SA Livreiros Editores, editora e vendedora de livros do Brasil, afirmou uma pessoa com conhecimento direto do assunto ontem.
A pessoa pediu para não ser identificada porque as discussões são privadas. A Saraiva, com sede em São Paulo, publica livros e os vende pela Internet e através de uma cadeia de lojas.

Jeff Bezos usaria a união para ampliar a base da empresa no Brasil, a maior da América Latina. Ele está à procura de novas áreas de crescimento.
Drew Herdener, porta-voz da Amazon em Seattle, se recusou a comentar. O Diretor Financeiro da Saraiva João Luís Ramos Hopp, disse ontem que a empresa não comenta rumores de mercado.

A Saraiva possui um valor de mercado de 723,7 milhões de reais (356,2 milhões dólares americanos).
A Revista Exame informou em agosto que a Saraiva estava entre os possíveis alvos de aquisição para a Amazon no Brasil. A publicação não cita como obteve a informação.

Expansão do varejo
O mercado online do Brasil vai expandir as vendas no varejo segundo a empresa de consultoria E-bit disse em agosto. A indústria expandiu 21% no primeiro semestre de 2012 em comparação ao mesmo período de 2011, também conforme o E-bit.

A Saraiva irá aumentar as suas vendas digitais nos próximos anos, conforme o governo do Brasil planeja começar a comprar livros digitais em 2014, Marcio Osako e Fernando Labes, analistas do Banco J. Safra SA em São Paulo, escreveram em nota 02 de outubro .
"Ela representa um grande aumento na receita e pode se consolidar ainda mais no mercado", escreveram os analistas, dizendo que a Saraiva tem cerca de uma quota de 19% das compras brasileiras de livros didáticos do governo.
As vendas líquidas da Saraiva subiram para 341,5 milhões de reais no segundo trimestre, um aumento de 4,4% por cento ante o ano anterior. O negócio online contribuiu 103,7 milhões de reais, de acordo com comunicado da empresa.

Fonte: Boomberg News - 18/10/2012 - Cristiane Lucchesi e Francisco Marcelino. Tradução dos trechos importantes: eu.



Retrospectiva sobre os rumores:
A Chegada na Amazon no Brasil - 26/03/2012;
Vice-presidente da Amazon fala sobre o Kindle na Bienal de SP - 12/08/2012;
Amazon adia estreia no Brasil para 2013.01/09/2012.

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail