publicidade

Esperando por Você, Susane Colasanti, Editora Novo Conceito

Esperando por Você
Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa.
Susane Colasanti - Novo Conceito
Tradução: Luis Gonzaga Fragoso
336 páginas - Ano: 2013 - R$29,90

Sinopse:
"É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek — o amor da sua vida — a deixa desapontada.
As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é… Ou sabe?"

Links: Novo Conceito | Skoob | degustação

Resenha:
É raro encontrarmos uma capa que seja como uma cena exata do livro com tanta perfeição como esta de Esperando por você. O píer, todo o cenário, os jovens sentados observando o rio e conversando, o estilo e aparência de cada um, incluindo cores de cabelo, óculos... Perfeito. Este é o refúgio de Marisa, um local tranquilo em que ela relaxa de seu distúrbio de ansiedade e, consequentemente, depressão; reflete sobre sua vida, foge momentaneamente de seus problemas e conversa com seu melhor amigo Nash.

O livro possui cinquenta e cinco capítulos curtos e dinâmicos separados em quatro partes, de acordo com a época do ano: Agosto-Outubro; Novembro-Janeiro; Fevereiro-Abril; e Maio-Junho. Terminando exatamente nas férias do final do ano letivo, que nos Estados Unidos ocorre no meio do ano, em julho.

Esperando por Você possui diversas semelhanças com outro livro que li da autora: Bem Mais Perto (resenha). É um livro adolescente, muito agradável e leve, que diverte e traz reflexões para leitores de qualquer idade que se identificam com a realidade adolescente, com todas as dúvidas e incertezas dessa fase da vida.

Além de abordar os mais diversos relacionamentos humanos, a autora foca nos sentimentos dos adolescentes, na relação entre amigos, irmãos, namorados e com os pais. Através da protagonista nós observamos suas diferentes relações.
Marisa e seus pais, que parecem ser um casal perfeito. No entanto, estará Marisa preparada para compreender que eles não são apenas seu pai e sua mãe, mas também indivíduos com sonhos, medos, frustrações e sentimentos?
Seu pai é tão legal, do tipo que tenta ser amigão e estar sempre aberto aos diálogos. Sua mãe é mais reservada, porém sempre presente. Marisa se sente sortuda por ter pais que continuam casados e não brigam, enquanto outros adolescentes não têm essa sorte.
Marissa e sua irmã mais jovem. As duas são adolescentes distintas, na verdade aparentemente não muito companheiras. Marisa poderá tentar compreender melhor a irmã, que assim como ela passa por uma fase complicada e arrebatadora na vida? As brigas e implicâncias infantis das duas não deveriam dar lugar à maturidade e respeito que devem existir entre adultos?
Marisa e sua tia. Aquela tia compreensiva, que não recrimina como a mãe e sabe aconselhar como uma amiga mais velha e experiente,embora nem ela tenha tomado um rumo amoroso estável. Uma personagem que poderia ter sido melhor explorada.

Marisa e seu melhor amigo. Embora tenham passado a infância toda juntos, com o tempo Marisa e Nash foram se afastando. Então ambos se reaproximam e retomam a amizade.
Tudo recomeça através dos estudos e trabalhos do Ensino Médio, mas logo a intimidade ressurge como se nunca os tivesse deixado.
Ele é tímido, porém possui bom senso de humor, é sensível e muito culto e inteligente. Faz o estilo nerd e largado; não é atraente nem sexy, portanto, quando Marisa imagina que talvez ele esteja apaixonado por ela, se preocupa. Afinal, ele é seu melhor amigo!

Marisa e sua melhor amiga. Sterling é aquela amiga tão ligada que parece ser irmã. Não possui nenhuma dificuldade em se relacionar socialmente, mas mantém sua amizade com Marisa em primeiro lugar. Participa de várias atividades ao mesmo tempo, mas sua paixão é a culinária.
As amigas fazem um impacto: Irão conseguir um namorado ainda este ano. E até que ambas arrumem seus pares, possuem um programa semanal marcado religiosamente; para uma nunca deixar a outra sozinha.
Será que uma não ficará chateada se a outra conseguir um namorado primeiro? Ciúmes entre amigas, confusão comum nessa fase da vida foi retratado de forma realista pela autora. Eu me emocionei.

Marisa e sua paixão. Ela está completa e loucamente apaixonada por Derek. Um dos garotos mais populares e lindos da escola, esportista e super comunicativo. Ela não consegue deixar de admirá-lo e sonhar com um possível encontro entre os dois. Mas tem um problema grave: Derek tem namorada.
No meio disso tudo, por mais inacreditável que seja, Derek parece estar interessado por Marisa, sempre sorrindo, reparando nela e retribuindo olhares. Os dois passam a conversar cada vez mais.

Portanto ela se vê em meio a um dilema: Seu melhor amigo, por quem ela não sente nada além de carinho e amizade, parece apaixonado por ela. Mas será mesmo ou Marisa está fantasiando? O menino mais gato da escola é comprometido, porém começa a dar o maior mole para ela. Ou será apenas amizade?
A adolescente se pergunta a todo o momento: Como saber quem é o cara certo? Será que isso existe, a "pessoa certa", "alma gêmea"? Como saber reconhecê-la, onde estará seu namorado perfeito?

E como lidar com todos os típicos dilemas da adolescência e todos esses hormônios e preocupações quando se tem distúrbio de ansiedade, com episódios de euforia e nervosismo que levam à frustração e em seguida à depressão profunda?
Pior ainda quando todas as certezas de Marisa mudam drasticamente. Algumas para o bem, outras para piorarem sua vida. Com uma surpresa atrás da outra, Marisa se perde entre o namorado que parecia perfeito e ideal; o desentendimento repentino com os pais, as discussões incansáveis com a irmã, a briga séria com a melhor amiga e o afastamento brusco do melhor amigo.
Tudo parece virar de cabeça para baixo, tanto em casa quanto na escola e Marisa se perde dentro de si. Nada parece conseguir retirá-la da depressão e nervosismo, ela não pretende voltar para o analista, então tenta com todas as forças aceitar e compreender as mudanças ao seu redor para melhorar sua vida, mesmo quando ela parece desmoronar completamente.

Este livro é superior ao Bem Mais Perto, mas mantém as mesmas características de um bom chick-lit teen.
A narrativa é em primeira pessoa, contada por Marisa e existem muitas gírias adolescentes e referências populares. É uma ambientação bastante moderna, com bate-papos pela internet, incluindo um programa online onde um desconhecido (que parece saber tudo sobre todos da escola) fala com os adolescentes sobre suas vidas, dilemas e dúvidas. Ele parece um psicólogo, mas fala a língua dos jovens!
Marisa fica viciada em ouvir a transmissão, assim como todos de sua escola, e tenta descobrir qual é a identidade secreta desse rapaz que é visto como referência de bom senso entre todos.

A autora cria uma história adolescente, atual e intensa, mantendo o realismo e a leveza. Novamente, com sensibilidade e naturalidade ela aborda problemas psicológicos comuns. Com cuidado e de forma agradável ela mostra como são os adolescentes e suas vidas. Utiliza personagens principais muito mais cativantes que em Bem Mais Perto, além de secundários que complementam a trama.
Mesmo o enredo tendo alguns pontos previsíveis, eu me apaixonei por Esperando por Você. Até mesmo o título é interligado à história de variadas formas, em vários trechos, com várias conotações. Como sempre parece que estamos esperando por alguma coisa, acontecimento ou alguém.

Marisa, Nash, Derek, Sterling, Sandra, os pais e a tia de Marisa e Sandra; todos evoluem durante a história e em pouco tempo muitas coisas mudam. Assim como na vida real, precisamos enfrentar as mudanças, crescer com elas e nos adaptarmos à uma nova vida. Viver é uma mutação constante e essa é uma das mensagens do livro.
Quando menos se espera, podemos perceber que da mesma forma que esperamos por algo ou alguém, pode existir outra pessoa nos esperando. Buscamos por uma pessoa especial e nem sempre percebemos que já somos especiais para muitas outras e que já temos o que buscamos.
Vidas são marcadas por outras eternamente. Relacionamentos podem não durar para sempre, mas as vidas podem ser interlaçadas e lembranças jamais esquecidas.

Marisa aprende que antes de esperar pelo namorado ideal, precisa se encontrar. Antes de esperar pelos pais sempre perfeitos, precisa compreender que eles são humanos antes de tudo. Antes de esperar pela irmã amolecer em seus atos, precisa dar o primeiro passo para isso ser possível. Antes de esperar pela melhor amiga sempre companheira, precisa ela estar mais presente nessa amizade. E antes de esperar por Nash ou Derek, ela precisa esperar por si própria, em seu próprio tempo, para poder escolher bem, não apenas namorado, mas todas as questões de sua vida.

E desse livro me lembrei de algo que minha mãe me dizia quando eu tinha 14 ou 15 anos de idade: "Nunca deixe os rapazes escolherem você. Escolha você seu namorado." Ela faleceu e infelizmente eu demorei vários anos para compreender a complexidade dessa dica aparentemente tão simples.
Foi isso que Esperando por Você me fez lembrar: Da época em que eu tinha 15 anos e também esperava por alguém.

Eu modificaria o subtítulo do livro para Dois meninos. Duas paixões. Uma garota intensa!

Booktrailer:


A autora:
Bacharel pela Universidade da Pensilvânia e mestre pela Universidade de Nova York, Susane Colasanti foi professora de Ciências no Ensino Médio por quase dez anos, quando decidiu se tornar autora em tempo integral. Ela procura estar sempre atenta ao que está acontecendo no “agora”.
Também é autora de Bem Mais Perto.

Resenhas recomendadas:
Entre Palcos e Livros
Meus Livros, meu Mundo
Moonlight Books



Sorteio:
Ainda dá tempo de participar do sorteio o kit de Esperando por Você. Após lê-lo, o leitor percebe a importância do porta-cds que acompanha o kit.
E quem já está participando, preste atenção às novas entradas no formulário nesse final!


4 comentários

  1. Que linda resenha, Tati.
    Enquanto lia lembrei de alguns momentos dos meus 14, 15 anos e no fim você cita isso rs.
    Ainda não li nada da autora, mas agora fiquei com vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Fernanda,é um livro que faz os mais velhos relembrarem a adolescência :)
      Beijos.

      Excluir
  2. Não creio que esse livro é exatamente meu tipo de leitura, por contata de alguns situações, ele não despertou meu interesse, mas minha curiosidade é bem grande e acho que vale a pena dar uma chance ;D

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás vezes podemos ser surpreendidos com livros que "não são nosso tipo". :)
      Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias