publicidade

Trilogia dos Templários, livro 1: Os Cavaleiros de Preto-e-Branco, Jack Whyte, Editora Record

Os Cavaleiros de Preto-e-Branco (Knights of the Black and White)
Trilogia dos Templários (The Templars) - livro 1
Jack Whyte - Editora Record
Tradução: Francisco Innocêncio
655 páginas - Ano: 2008 - R$69,90

Sinopse:
"Jack Whyte, um dos maiores autores britânicos de ficção histórica, célebre por seus romances arturianos, estréia na Editora Record com o primeiro volume da Trilogia dos Templários. Nesse livro, é narrada a iniciação do cavaleiro Hugh de Payens na Ordem do Renascimento no Sião, e sua ida a Jerusalém em busca de um valioso tesouro."

Links: Record | Skoob

Resenha:
Este é o primeiro volume de uma longa história: a Trilogia dos Templários, pelo escritor de romances históricos Jack Whyte. É realmente comprida, pois cada livro da saga é bastante grosso e conforme se inicia, muitas páginas esperam por você. Os Cavaleiros de Preto-e-Branco possui mais de 600; sua continuação, O Estandarte da Honra, quase 800. E o último volume, lançado em maio de 2013 pela Editora Record, Ordem no Caos, mais de 800.
Conheci o autor por outra saga e me apaixonei pela escrita dele. Ele não somente sabe escrever ficção histórica, como tem um modo muito particular de contar as aventuras e fatos. Novamente estou completamente extasiada com o talento de Jack Whyte.
Amantes de livros históricos que ainda não o conhecem precisam experimentar. Quem gosta de Bernard Cornwell, Steven Pressfield ou Conn Iggulden e ainda não leu Jack Whyte provavelmente vai acrescentá-lo à lista de melhores escritores de históricos e épicos.

A capa é simples, porém poderosa, demonstrando fielmente como um dos cavaleiros centrais aparentava em sua indumentária e durante a ação. As cores escuras e neutras da imagem mostram a seriedade do livro e o lado mais sombrio da história, enquanto o preto e o branco são cores predominantes, pois são as cores dos cavaleiros. E o vermelho completa o visual, porque muito sangue é derramado em pleno solo sagrado.
O trabalho de tradução é fabuloso. Sei que o autor possui um vocabulário fantástico e rico, mas não é preciso comparações para imaginar que o tradutor está à altura.
E a Record foi perfeita com o tratamento dado ao livro. O material gráfico, diagramação, todo o projeto merece nota dez. O livro vale cada centavo.

O livro pesa, então são necessários local e posição confortáveis. Eu realmente adoro livros grossos, embora digam que livro assim é melhor ser lido na versão digital. Adoro livros volumosos e com a aparência de imponentes.
No caso de Os Cavaleiros de Preto-e-Branco o nível de dificuldade de leitura é médio. Não é qualquer pessoa que está preparada para lê-lo e absorver todas as informações. Não afirmo apenas pela quantidade de páginas, mas principalmente pelo texto. O conteúdo é meticuloso; o vocabulário é extenso; a história é complexa.
A narrativa é em terceira pessoa e sempre mostra variados pontos de vista. Em uma mesma cena você sabe o que cada um dos envolvidos pensa; em outros momentos a narração permite ao leitor saber apenas um dos lados. Essa variação é benáfica e dinâmica. Conforme a necessidade o leitor sabe ou não o que cada personagem pensa sobre as coisas. Em certas partes o autor faz suspense.

Não é apenas uma aventura de cavaleiros templários duelando na Terra Santa - Não espere isso do livro, apesar disso existir nele. O livro possui doses de ação, mas o foco está nas mudanças ocorridas naquela época; nas intrigas políticas e religiosas; no desenvolvimento das personagens e suas motivações; e, claro nos fatos históricos.
Jack Whyte possui a facilidade em apresentar uma época remota e diferente ao leitor. Ele consegue dissecar o mito e a veracidade para extrair o melhor de cada lado ao criar seu texto. No caso dos Cavaleiros Templários é complicado distinguir fato de lenda. Whyte consegue tecer com firmeza um dos antigos mitos que mais curiosidade traz à humanidade
 Consegue retratar uma época, fatos e personalidades de forma única e completa, utilizando as maiores e mais sólidas informações e versões palpáveis que chega ao ponto de nos convencer de que provavelmente foi dessa forma que tudo aconteceu.
Com um talento para escrever mesclando ficção à dura e bem feita pesquisa histórica, uma saga foi criada para parecer verdadeira, fiel e ao mesmo tempo, épica!

A estrutura do livro foi bem projetada. O planejamento de dividi-lo em partes e fazer os anos se passarem com naturalidade é um ponto forte.
Ao abrir o livro o leitor se depara com frases verídicas e perturbadoras que já mostram a intenção clara do autor de mostrar como o que hoje conhecemos como Cavaleiros Templários, Cruzadas e Igreja Católica pode não ter sido exatamente como popularmente os conhecemos. O mito do Cristo, as origens dos conflitos de uma terra tão importante para três religiões distintas (irmãs e rivais) e o debate sobre lenda e verdade.
Em seguida segue-se a Nota do Autor. É uma profunda aula de História e curiosidades. Um estudo completo foi realizado e nessa introdução o autor nos convida a conhecer uma parte minúscula, mas interessante e valiosa.
Ele conta cronologicamente como nasceu o fascínio sobre os Templários e os mistérios que os envolvem como tesouros inacreditáveis.
Whyte compartilha também como sua curiosidade pessoal tornou-se objeto de pesquisa e como ele descontruiu as imagens caricatas e estereótipos entranhados no imaginário popular referentes aos Templários. Ele sabia que algo de oculto, secreto, concreto e verdadeiro deveria existir por detrás dos Cavaleiros. Opta então por mostras também os homens; por trás de uma Ordem existia uma motivação, um objetivo e é em cima de muitas informações colhidas e exploradas é que Whyte recriou o mito para ser o mais verídico possível, de acordo com suas convicções.
É fato que eles existiram como ordem por mais de dois séculos e foram muito poderosos, criando o primeiro sistema bancário internacional, acumulando propriedades, a maior marinha e frota comercial da época e, ainda por cima, sendo os responsáveis pelo exército fixo e oficial da Igreja Católica por um longo período.
Mas como tudo começou? Algo grandioso assim não nasce da noite para o dia, nem cresce instantaneamente. Como nasceu a Ordem dos Cavaleiros Templários? Essa é a história de Os Cavaleiros de Preto-e-Branco!

As partes do livro são: Nota do Autor, Nota do Tradutor, O Princípio (nove capítulos), Despertares (sete), Monges do Monte (três), A Tentadora (oito), Confissões (seis), Comprometimento (três), Cumplicidades (onze) e um epílogo.
Faltou apenas um mapa mostrando toda a abrangente área da Cristandade, Outremer... Faltou mostrar como eram as confusas e antigas fronteiras daquela época, pouco mais de 1000 depois de Cristo.
Décadas se passam durante a primeira e última página, portanto o livro está muito bem estruturado. As partes que mais gostei foram: A Tentadora (porque apresenta finalmente uma forte personagem feminina, item que eu pensei estar faltando no livro; de repente ela surge para movimentar e ampliar a trama.), Confissões (Traz grandes revelações históricas; a origem do Cristianismo e da Ordem do Renascimento do Sião, oriunda da Assembleia de Jerusalém; incrível como o autor expõe pesquisas históricas ao enredo dessa obra-prima.) e Cumplicidades (por ser a última parte finaliza a primeira etapa de forma a deixar o leitor muito curioso com a continuação da história da ordem e de todo o mundo ao redor).

O início também possui destaques: Como surgiu a ordem, como ela funciona, qual seu objetivo e como nela se ingressa. Acompanhamos o jovem Hugh de Payen e através de sua visão e inserção à ordem conhecemos um novo (velho) mundo.
Ao partir para a Terra Santa e descobrir os horrores da penosa realidade, Hugh passa por provações pessoais. O leitor o acompanha, entrando também em choque.
Temos então um novo de Payens - o criador dos Cavaleiros Templários. Todo o amadurecimento dele é reflexivo e possui um fundo histórico completo como acompanhamento.
Depois o foco também paira em Stephen St. Clair, um novato que se desenvolve, amadurece e evolui como personagem. Sua importância torna-se essencial à trama.
É muito fácil se apegar aos dois heróis, porque esse não era o objetivo deles. Tanto eles quanto os outros sete principais cavaleiros do livro, estão apenas em busca da verdade acima de tudo, superando até mesmo a religião ou família.

Os fatos mais interessantes da obra de Whyte: Alguns termos não existiam na época, foram criações posteriores, como Europa, Terra Santa, Cruzadas... Portanto o autor não utiliza esses termos, e sim os originais e seu desenvolvimento; Os cavaleiros integram uma ordem fortemente secreta e seleta. São escolhidos utilizando uma sequência de fatores e juramentados à segui-la acima de tudo. Ao receber uma missão impossível e de peso incalculável, Hugh convence a todos os envolvidos a se transformarem em monges, em busca do objetivo central e em nome da Ordem do Renascimento do Sião - uma nova ordem surge, mais secreta ainda; A ironia de tudo é que embora eles estejam com a Igreja Católica, não concordam com suas bases e querem provar que a fundação dela foi propositalmente equivocada e baseada em um mito. Eles buscam por provas concretas sobre sua prórpia verdade, mais antiga e contrária as da Igreja!

Temos oponentes poderosíssimos próximos aos cavaleiros. O inimigo está muito mais perto do que se imagina. Em uma terra exótica, cruel e imponente os cavaleiros precisam alcançar a verdade supostamente inatingível. Quanto mais perto eles estão de descobri-la, mais perigosa a missão se torna, mais convencidos eles se tornam dessa verdade e ao mesmo tempo mais obstáculos surgem.

Personagens fascinantes, intrigas políticas e religiosas. Segredos, mistérios, batalhas e aventuras. Luxúria, inveja e cobiça enfrentam honra, coragem e humildade. Cada um defende suas convicções e não mede esforços para atingir seus objetivos. Existem os que jogam sujo e os que agem em segredo.
Uma história lenta, longa e maravilhosamente bem construída e desenvolvida. Para leitores apaixonados por História, épicos; para leitores fortes.

Um livro que abala a formação, estrutura e fundamentos da Igreja Católica. Um livro que abala a História conforme a maioria do mundo ocidental a conhece!
Possuo o segundo volume para iniciar e mal posso esperar para poder finalizar essa trilogia incrível. Espero que gostem das resenhas.
Definitivamente Jack Whyte tornou-se um de meus escritores preferidos e um dia espero poder ler todas as suas obras. Atualmente ele escreve a quadrilogia Corações Valentes, mas tornou-se famoso por uma série inédita no Brasil: Camulod, sobre gerações ligadas ao Rei Artur.

Comprar*: Saraiva | Livraria da Travessa | Submarino | Leitura | Ponto Frio | Casas Bahia | Livraria da Folha | Livraria Cultura | Siciliano

* Vocês também podem comprar os livros da saga diretamente com a Editora Record: Através do e-mail de marketing do Grupo Editorial Record mdireto@record.com.br ou o telefone (21) 2585-2002, de segunda a sexta-feira, das 8: 30 às 18:00 horas.

Outros livros da trilogia:

O Estandarte da Honra (Standart of Honor)
Trilogia dos Templários (The Templars) - livro 2
Jack Whyte - Editora Record
Traduçao: Francisco Innocêncio
798 páginas - Ano: 2010 - R$79,90

Sinopse:
"Nesta sequência de Os cavaleiros de preto e branco, três membros da família St. Clair são convocados para a batalha sem saber se estão lutando contra seu verdadeiro inimigo ou ao lado dele. O jovem André St. Clair, seu pai, Sir Henry e o primo, Alexander Sinclair se encontram em uma terra estranha e cheia de ameaças. A trajetória desses três cavaleiros é conduzida pelas intrigas pessoais e políticas dos líderes cruzados, levando a família – e a Ordem – à beira do desastre."

Links: Record | Skoob

Comprar*: Saraiva | Livraria da Travessa | Submarino | Leitura | Extra | Ponto Frio | Casas Bahia | Livraria da Folha | Livraria Cultura | Americanas | Siciliano


Ordem no Caos (Order in Chaos)
Trilogia dos Templários - livro 3
Jack Whyte - Editora Record
Tradução: Francisco Innocêncio
812 páginas - Ano: 2013 - R$79,90

Sinopse:
"Em 13 de outubro de 1307, a Ordem do Templo chega ao fim. Sem qualquer aviso prévio, o rei Filipe IV, com o auxílio do jurisconsulto-chefe Guilherme de Nogaret e o aval do papa Clemente, organiza e envia seus exércitos para um ataque conjunto aos Comandos da França. Prende todos os cavaleiros templários presentes e mobiliza a Santa Inquisição para julgá-los. Devido à ambição de apenas um homem, os duzentos anos de história da Ordem terminam em apenas uma manhã.
No entanto, pouco antes da fatídica data, Sir William Sinclair é advertido sobre os planos do rei da França pelo grão-mestre da Ordem, Jacques de Molay. De imediato, viaja ao lado de seu primo Tam Sinclair até o Comando de La Rochelle, com o objetivo de investigar indícios do complô engendrado por Filipe IV antes que seja tarde demais. Eles levam consigo o maior segredo da irmandade: o Tesouro do Templo. Com as suspeitas confirmadas, Will organiza galés para a fuga dos últimos remanescentes da Ordem e da baronesa Jessica Randolph, uma mulher que parece conhecer a fundo a traição do rei e é capaz de despertar no cavaleiro instintos reprimidos por toda vida.
Temendo que a atitude de Filipe IV de França sirva como exemplo para outros reis da Cristandade, Will leva o que sobrou da Ordem para o único local seguro: a Escócia, sua terra natal. Lá, Robert Bruce, o rei dos escoceses e recém-excomungado pelo papa Clemente, realiza uma campanha contra a Inglaterra pela soberania do território, recebendo o dos cavaleiros templários, que gozam de sua aprovação e respeito.
Com a nova configuração do mundo à sua volta, Will lidera seus homens para um futuro incerto. Para garantir a sobrevivência dos últimos cavaleiros pertencentes à Ordem do Templo, disfarces precisam ser adotados, votos devem ser quebrados e um segredo — uma terra mítica — pode vir à tona."

Links: Record | Skoob | degustação

Comprar*: Livraria da Travessa | SubmarinoLivraria da Folha | Livraria Cultura | Siciliano

O autor:
Jack Whyte nasceu na Escócia em 1939, onde foi criado. Foi educado na Inglaterra e na França. Ele se mudou do Reino Unido para o Canadá em 1967, como professor de Inglês. Um ano depois ele começou a trabalhar como cantor profissional, músico, ator e artista - uma carreira que se seguiu pelos vinte e poucos anos seguintes.
No início dos anos 1970, Whyte pesquisou, escreveu, dirigiu e atuou em uma apresentação baseada na vida e nos tempos de Robert Burns, um poeta da Escócia. O espetáculo esteve em turnê por todo o Canadá e foi escrito para o público não-escocês e desmistificar o poeta e suas obras - o poeta escreveu em um dialeto chamado dórico, que caiu em desuso ao longo dos últimos 200 anos e é agora incompreensível até para os escoceses modernos - e o principal objetivo de Whyte era fazer com que as obras ficassem compreensíveis e agradáveis para o público. O sucesso do espetáculo levou-o a escrever para a rede de televisão do Canadá CBC, e eventualmente para uma carreira na publicidade, onde ele refinou a sua arte e suas habilidades de escrita, como escritor principal e diretor de criação de várias agências de publicidade antes de passar a diretor de comunicação corporativa de uma série de empresas públicas e privadas.
O interesse de Whyte pela História do século V e pela ocupação militar romana na Grã-Bretanha por 460 anos veio de sua educação clássica na Escócia durante a década de 1950. Juntamente com a curiosidade e preocupação sobre a lenda do rei Artur, Whyte decidiu em 1978, ir em busca da verdade sobre o mistério central da lenda da espada na pedra. Então, Whyte decidiu contar a história, estabelecendo um rei Arthur com segurança dentro de contexto realista e viavelmente histórico.
Sua saga demorou anos para ser concretizada através de investigação profunda. Continua a encantar seu público grande e crescente, tanto assim que em setembro de 2009, a Penguin do Canadá anunciou que seus livros esgotaram. Somente no Canadá essa saga vendeu mais de um milhão de exemplares, em um país onde apenas a contagem de 5 mil exemplares vendidos de um livro ou série já os classifica como best-seller.
Whyte é casado, tem cinco filhos adultos, e vive em British Columbia, Canadá.

Links: SiteTwitter | Facebook | Skoob



17 comentários

  1. Oi Tati!
    Eu não conhecia a Trilogia e me apaixonei.
    Primeiro, a capa é linda, muito bem elaborada, perfeita!
    Me interessei pelo enredo e gostei que tem fatos históricos, adoro livros assim.
    Como também adoro livros volumosos :D
    Parabéns pela maravilhosa resenha!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda, obrigada por ler e comentar.
      A capa é linda e toda a trilogia possui capas combinando, é uma coleção maravilhosa. Tenho o volume 2 também, que pretendo resenhar em até um mês. Espero também conseguir o terceiro e assim resenhar a trilogia.
      Jack Whyte é excelente escritor histórico. A escrita é caprichada, madura e inteligente.
      Livros volumosos são um charme, não é? Sempre se destacam na estante ahahaha
      Obrigada e beijos.

      Excluir
  2. Adorei conhecer essa série(mais uma pra minha extensa lista ¬¬)
    adoro isso de cavaleiros e tesourosssss
    ainda mais uma história envolvendo os templários
    amooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danny! Se você é fã de históricos ou dos Templários, não deve deixar de conferir essa trilogia. Beijos.

      Excluir
  3. Oie Tati, não conhecia o livro e muito menos o autor. Lendo sua resenha fiquei encantada com o tema e mega curiosa para ler. Uma pena os livros serem tão grossos, uma desvantagem apenas para leitura fora de casa.
    Vou adicionar a minha lista de livros desejados !!
    beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa, o autor é magnífico! Tenho outra resenha de livro dele aqui: http://www.leitoraviciada.com/2012/10/o-rebelde-volume-1-da-trilogia-coracoes.html
      Realmente é meio complicado de levar o livro na bolsa, por exemplo, mas para ler em casa vale muito a pena.
      Se você é fã de livros históricos, Jack Whyte é um autor que deverá gostar.
      Beijos.

      Excluir
  4. Eu adoro romances históricos, e desde quando você falou sobre essa série aqui no site, fiquei super empolgado para conhecer. De romance histórico eu só li mesmo "Queda de Gigantes" de Ken Follett - e que recomendo muito!!! - mas agora já tenho uma ótima indicação :D

    Quanto ao número de páginas, acho que vale a pena se a leitura for incrível, e como você Tati, eu gosto muito de livros espessos, pois eles tem uma imponência e parece que dá gosto de ler, rs - exemplo: As Crônicas de Gelo e Fogo.

    Só não gostei muito dos preços salgados... talvez no final do ano eu compre XD

    Ótima resenha, e tô super ansioso para começar a conhecer a história dos Cavaleiros Templários :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joshua! não li ainda Queda de Gigante, mas está na minha lista de desejos com certeza. PArece fascinante.
      Acho então que vai gostar da Trilogia dos Templários. Espero logo começar leitura do volume 2.
      Livro histórico e grosso assim sempre tem um preço mais salgadinho, porque é uma leitura mais seleta, né... O valor só costuma baixar quando vira best-seller.
      Adorei A Guerra dos Tronos, mas ainda tenho o segundo e terceiro volumes aqui para serem lidos. Outra série maravilhosa que tenho que ler é Senhores de Roma, a saga mais grossa e longo de históricos que já vi. Tenhos os dois primeiros volumes e já falei sobre ela aqui no blogue.
      Espero que possa comprar OS Cavaleiros de Preto-e-Branco, quem sabe de Natal?
      Beijos.

      Excluir
  5. eu queria saber por favor da continuação do livro O REBELDE do autor jack whyte?,parabéns por essa resenha maravilhosa e transparente da trilogia dos templários de JACK WHyTE.

    ResponderExcluir
  6. eu quero saber por favor da continuação se vai ter ou não do livro O REBELDE do autor jack whyte?,parabéns por essa resenha da trilogia OS TEMPLÁRIOS do autor JACK WHYTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno! Obrigada pela visita :)
      A continuação de O Rebelde atrasou porque a Fantasy - Casa da Palavra, selo responsável pela publicação, reformulou toda a equipe da editora. Nós, leitores, estamos aguardando as novidades!
      Também estou MEGA ansiosa! Assim que eu tiver notícias as postarei aqui no blogue.
      Beijos.

      Excluir
    2. tatiana muito obrigado por esta mi ajudando tirando as minhas duvidas,se todo site de literatura tivesse pessoas assim como voce,todo mundo não tenha duvidas,só teriam as respostas.

      Excluir
    3. Oi, Bruno, muito obrigada! Faço o que posso para ajudar, gostaria de poder fazer mais :) Espero em breve a publicação do restante dessa série magnífica! Beijos.

      Excluir
    4. Olá,Tatiana.Gostaria de perguntar onde você achou as informações sobre o autor,pesquisei bastante e é difícil achar sites falando sobre ele.Desde já meu muito obrigado!E parabéns pela resenha.

      Excluir
    5. Oi, Ally, na época consultei o próprio site dele e sites estrangeiros. Muito obrigada pela visita, é um prazer.
      Beijos.

      Excluir
  7. Boa tarde Tatiana!!!

    Tatiana,eu ka tinha comentado com você,sobre o livro o rebelado do mesmo autor da trilogia dos templários.
    Eu vim aqui para dar os parabéns a sua resenha sobre a trilogia dos templários do autor Jack whyte.
    Essa resenha da trilogia dos templário foi perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, muito obrigada pelo elogio, não tenho palavras para agradecer :)
      OBRIGADA! Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias