publicidade

Battle Royale, de Koushun Takami e Globo Livros

Battle Royale
Koushun Takami - Globo Livros
Tradução: Jefferson José Teixeira
664 páginas - Ano: 2014 - R$49,90

Sinopse:
"Todos contra todos – a batalha vai começar!
Depois de inspirar filmes e mangás, o cultuado, violento e controvertido clássico japonês e best-seller mundial Battle Royale ganha edição brasileira.
Em 1997, o jornalista e escritor japonês Koushun Takami sofreu uma grande decepção. O manuscrito de seu romance de estreia havia chegado à final do Japan Grand Prix Horror Novel, concurso literário voltado para a ficção de terror, mas acabou preterido. Não era para menos. Embora habituado a tramas assustadoras, o júri se alarmou com a história do jogo macabro entre adolescentes de uma mesma turma escolar que, confinados numa ilha, têm de matar uns aos outros até que reste apenas um sobrevivente. Detalhe: o organizador da sangrenta disputa é o próprio Estado japonês, imaginado pelo autor como uma totalitária República da Grande Ásia Oriental.
O livro, intitulado Battle Royale, só seria lançado em 1999, espalhando um rastro de polêmica – vendeu mais de 1 milhão de exemplares e foi comentado no Japão inteiro. A repercussão foi tão intensa que apenas um ano depois já eram lançadas as adaptações da história para o cinema e para os mangás – mais tarde, viriam sequências tanto na tela grande como nos quadrinhos.
A ansiedade se explica pela duradoura permanência de Battle Royale sob os holofotes. Em 2009, ninguém menos do que Quentin Tarantino chegou a eleger o filme como o melhor que viu desde o início de sua carreira de cineasta. Mais recentemente, com o sucesso do blockbuster cinematográfico Jogos Vorazes, não faltaram leitores e espectadores do mundo todo acusando a norte-americana Suzanne Collins, autora do livro em que se baseou a produção de Hollywood, de ter plagiado a história de Koushun Takami.
Apesar de o ponto de partida ser exatamente o mesmo – jovens obrigados a se matar entre si como parte de um jogo –, a escritora alega que só veio a saber da existência da obra japonesa quando o primeiro Jogos Vorazes já estava no prelo. De sua parte, Takami, cordialmente, declarou que não pretende processar Collins, por acreditar que cada livro tem algo novo a oferecer. Independentemente disso, a questão tomou conta da internet, com milhares de páginas de fãs debatendo semelhanças e diferenças entre as obras."

Links: Globo Livros | Skoob | comprar

Resenha:
A capa detalhada é mais bonita ao vivo. O fundo vermelho simboliza a violência; um casal em uniformes escolares em preto representa os quarenta e dois adolescentes. Eles não têm faces e estão armados. Nos pescoços de ambos, um círculo como marcação. Em relevo o mapa com todos os quadrantes.
Com mais de um milhão de exemplares vendidos apenas no Japão, o autor Koushun Takami marcou seu nome na literatura. O livro já foi publicado em dezessete países e é considerado o inspirador de Jogos Vorazes. O autor tentou publicar Battle Royale anteriormente, mas a obra foi recusada pelo alto teor de violência. Embora Battle Royale tenha sido lançado em 1999, chegou ao Brasil somente em 2014, pela Globo Livros. Demorou, mas o tratamento dado é fenomenal! Fiquei muito feliz em ver que a obra não foi dividida.
O livro possui mais de 600 páginas, mas em momento algum eu demorei na leitura, porque esse livro é viciante.

Ao abrir o livro você já observa o mapa com todos os pontos importantes da ilha secreta onde ocorre o Programa, incluindo os quadrantes proibidos. O livro foi dividido em Introdução, Prólogo,  Parte Um (Começa o Jogo), Parte Dois (Lutas Intermediárias), Parte Três (Lutas Finais), Parte Quatro (Grand Finale) e Epílogo. Há um sumário no começo, além da lista com os nomes de todos os estudantes participantes.
A base: Quarenta e dois estudantes do final do Ensino Fundamental de uma mesma turma de um colégio japonês são selecionados para o Programa pelo Governo. São vinte e um rapazes e o mesmo número de moças. Eles pensam estar indo para uma excursão escolar, porém são jogados em uma desconhecida sala de aula. Conhecem o organizador da edição do Programa e recebem as instruções:
"Nós vamos nos matar uns aos outros. Se não matar, serei morto."
O Programa anual é, didaticamente falando, uma simulação de batalha instituída por razões de segurança e conduzida pelas Forças Especiais de Defesa da República da Grande Ásia Oriental. Oficialmente é conhecido como Experimento Militar do Programa Nº 68. Desde 1947 ele é realizado com a intenção de se obter estatísticas para o Governo. Claro, o Programa existe por outros motivos! Para controlar a população através do medo e desmotivando-a ao máximo no desenvolvimento de manifestações e greves.
O prêmio? Manter-se vivo, receber pensão vitalícia e um cartão autografado pelo Supremo Líder.
O Governo é fascista, portanto as Forças Armadas compõem seu braço direito.

As meninas estão vestidas de uniforme de terninho de marinheiro; os meninos de uniforme de terno de gala. Recebem, cada um, uma mochila. Dentro dela um kit de sobrevivência: Um pouco de pão e água, uma bússola, um lápis, um mapa da ilha e uma arma. Cada participante recebe uma arma surpresa diferente. A princípio, ninguém sabe qual é sua arma e também desconhece as dos demais.
No pescoço de cada um, uma coleira misteriosa. Eles sabem apenas que elas explodirão pelo acionamento do Programa.
Um dos cuidados principais é estar atento ao mapa e ao relógio, pois conforme é anunciado através de alto-falantes, em determinados horários, quadrantes escolhidos são proibidos! Se um estudante estiver em um dos locais proibidos após o horário avisado, sua coleira explodirá imediatamente.
Se nenhuma morte ocorrer em um espaço de vinte e quatro horas, todas as coleiras rastreadoras também serão detonadas.
A proibição dessas áreas e o prazo máximo sem mortes são decisivos no andamento do jogo. Conforme avança o tempo, em um número menor de locais os participantes podem estar, trazendo dinamismo e encontros inevitáveis.
Achei interessante como praticamente não há a possibilidade de se esconder e evitar os embates.

Battle Royale é um livro peculiar. O nível de violência é brutal, as descrições do autor são fenomenais (especialmente as cheias de sangue) e a apresentação das personagens bem-realizada.
O livro é grosso, mas a duração do tempo na história, curta. Isso é incrível, pois os acontecimentos não param e a ação é ininterrupta.
Como não estou habituada a nomes japoneses, estava receosa de confundir as personagens. Eu pensei que iria me enrolar... Mas não! Felizmente, embora não haja destaque imediato de personagens, o autor aos poucos consegue deixar o leitor familiarizado a todos os que importam.
Como a história não tem enrolação, mesmo em tantas páginas, o autor já inicia com movimentação; os alunos estão a caminho da "excursão".
Temos acesso a uma breve história de cada um (da maioria). As lacunas são preenchidas calmamente e temos acesso ao histórico e características pessoais dos estudantes. São flashbacks, observações, segredos. Takami soube equilibrar a matança aos conflitos interiores.

A narrativa é em terceira pessoa e os pontos de vista se alternam continuamente. Temos acesso direto aos pensamentos das personagens. O autor os expõe constantemente no texto. Esse cruzamento de ideias traz boa movimentação à trama. Interessante conferir como as personagens interpretam as coisas e imaginam o que está acontecendo - mas somente o leitor sabe como os fatos estão ocorrendo (até certo ponto, pois o autor sabe quando surpreender!).
Embora alguns indivíduos se destaquem, não temos necessariamente um protagonista em si. O que temos é um conjunto variado de pessoas, estudantes de todos os níveis sociais e com histórias de vida e personalidades diferentes. O autor ressalta o quanto cada um conhece dos colegas e prova que isso, no caso de "matar ou morrer" não vale muito.
Desde os primeiros capítulos o leitor já sabe que não deve se apegar a ninguém. Parece que todos morrerão. A cada final de capítulo, a mensagem de "[Restam X estudantes.]", como uma contagem regressiva para o término da leitura.

Battle Royale é muito cruel e violento. A pressão psicológica atinge os mais intensos níveis, o terror se torna insuportável.
As armas são as mais variadas possíveis, desde as mais comuns até as insuspeitáveis.
A criatividade do autor é elevada, pois escrever uma quantidade tão grande de brigas, alianças, mentiras e mortes é tarefa quase impossível. Ele não se perde e o livro melhora a cada página com inúmeras reviravoltas e choques.
Fabulosa a fama dos japoneses lidarem de forma tão natural com o horror e a violência. Gosto de como a ficção deles é bruta e chocante. E ao mesmo tempo em que temos violência, a honra, amizade, amor e respeito estão sempre presentes e desenvolvidos de modo mais humano possível. Ingenuidade X maldade marcam a trama.
Algumas cenas são tão insanas que me fizeram rir. Não porque é engraçado, mas sim por ser tão assustador e bizarro! A parte do farol, por exemplo, me fez rir por ser tão dramática e desesperadora.
Uma das meninas em especial é tão má, inescrupulosa e terrível. É vítima e vilã pela qual acabei torcendo (de modo secreto, claro!). Torci também por outra menina, uma mocinha boazinha e a mais linda da turma (essa posso dizer que merecia sobreviver, né?). A maioria com certeza será condicionada pelo autor a torcer pelo trio principal, mas... Libere sua e torça pelos estudantes que quiser! É o mais legal que a leitura proporciona!

À primeira vista o livro pode parecer excessivamente violento e dramático, porém existe mais. O quadro político opressivo é mostrado indiretamente por lembranças e pensamentos de cada personagem.
Minha interpretação é que o mundo tomou outro rumo político no período pós-Segunda Guerra Mundial. Então o cenário mundial fictício de Battle Royale, mesmo que pouco mostrado, é bastante diferente do mundo real do ano de publicação do livro. É uma história alternativa da geopolítica mundial.

Quanto à discussão de Jogos Vorazes ter sido inspirado em Battle Royale: É impossível não verificar as semelhanças na premissa. País totalitário que abusa de força armada, população oprimida e censurada, sentimento rebelde de insatisfação e um programa sádico e monstruoso que obriga adolescentes a se matarem em um ambiente isolado até restar um único sobrevivente. O programa é uma das ferramentas assustadoras utilizadas pelo Governo. Mas para aí.
Jogos Vorazes e Battle Royale possuem diferenças e a principal é que a obra mais antiga destaca um grupo e é mais violenta e madura, enquanto que a mais recente foca em uma protagonista e é mais leve.
De qualquer forma, sem preconceitos, as duas obras são boas e os leitores só têm a ganhar aproveitando o melhor delas.

Booktrailer:



O autor:
Koushun Takami nasceu em 1969 no Japão, na cidade de Amagasaki, perto de Osaka. Depois de se formar em Literatura pela Universidade de Osaka, trabalhou como repórter de política e economia. Deixou o jornalismo para se dedicar à literatura.
Battle Royale foi concluíoa após Takami dedicar-se inteiramente à escrita. A obra foi rejeitada na fase final do Japan Grand Prix Horror Novel, devido a seu conteúdo polêmico. O livro tornou-se best-seller ao ser lançado em 1999 e, um ano depois, foi adaptado para uma série em mangá e outra em longa-metragem.
Ele está atualmente trabalhando em um segundo romance .


2 comentários

  1. Parece um daqueles livros viciantes que não conseguimos parar de ler!
    Esta na minha listinha e espero ler em breve.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura, Rízia!
      Pode parecer "maldade", mas eu me diverti bastante lendo Battle Royale. ;)
      Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias