publicidade

Entrelinhas, volume 2: Onde Está Você, de Tammara Webber e Verus Editora (Grupo Editorial Record)

Onde Está Você (Where You Are)
Entrelinhas (Between The Lines) - livro 2
Tammara Webber - Verus Editora / Grupo Editorial Record
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
307 páginas - 2015 - R$32,90
Comprar: Amazon | Americanas | Livraria CulturaLivraria da Folha | Livraria da Travessa | Livraria Saraiva | Submarino
Resenha do livro 1

Sinopse:
"O segundo volume da série Entrelinhas de Tammara Webber. Embarque em mais esta história arrebatadora, que vai deixar você querendo muito mais!
Quando conheceu Emma Pierce no set de filmagem de seu último longa-metragem, Graham Douglas ficou imediatamente encantado, mas Emma era o objeto de desejo do superastro Reid Alexander. Graham fez o possível para não se apaixonar por ela, até que um encontro ao acaso dá a ele mais uma chance, e dessa vez ele decide arriscar.
Emma sacrificou uma carreira promissora em Hollywood para levar uma vida comum. Ela acreditava já ter superado o que sentia pelos dois caras que disputavam seu coração na filmagem de seu último trabalho, até que o destino coloca Emma frente a frente a ambos.
Brooke Cameron sobreviveu às filmagens com seu belo e arrogante ex-namorado, o garoto de ouro de Hollywood. Mais velha e sábia, ela agora pôs os olhos em Graham, um grande amigo, e só há uma coisa em seu caminho: Emma.
Reid é capaz de resumir a própria vida em uma única palavra: tédio. Ele não tem muito o que fazer além de entrevistas, sessões de fotos e o lançamento de seu último filme. Em busca de diversão, a última coisa que ele espera é se juntar à sua ressentida ex-namorada para atingir um objetivo comum: separar Graham e Emma. O jogo começou."

Resenha:

Entrelinhas (Between the Lines) é uma série em quatro volumes: Between The Lines (2011), Where You Are (2011), Good for You (2011) Here without You (2013). Os dois primeiros já estão disponíveis no Brasil pela Verus Editora, do Grupo Editorial Record. Entrelinhas, o volume 1 (2015) e Onde Está Você, sua sequência (2016), são lindos, combinam entre si, possuem belas capas com fontes caprichadas, orelhas e folhas amareladas. Não encontrei nenhum erro ou falha na revisão e diagramação, por isso imagino que o trabalho de tradução também esteja perfeito.
Tammara Webber é autora de Young Adult e New Adult, e ganhou fama entre os(as) brasileiros(as) com outra série: Contornos do Coração (Contours of The Heart) - Easy, Breakable, Sweet e, ainda inédito no Brasil, Brave.
A primeira obra que li da autora foi Entrelinhas e me surpreendi bastante! Portanto, para a sequência minhas expectativas estavam altas, assim como a ansiedade e curiosidade sobre o que aconteceria às personagens. Mais uma vez a escrita da autora se mostra ágil, moderna e agradável. Há o equilíbrio entre a seriedade e a diversão que o romance necessita; a dinâmica das cenas continua excelente, as relações entre as personagens se mantêm fortes e o pano de fundo da trama é ainda interessante.
Mesmo tendo sido publicado nos Estados Unidos em 2011, a história se mantém atual ainda em 2016. O cenário de jovens celebridades teens vivendo o o melhor (e o pior) da fama de Hollywood continua impactante.


Fiquei muito satisfeita com Onde Está Você, porque a autora interliga os livros e discretamente relembra todos os fatos importantes do volume 1, porém aos poucos, de leve e somente quando necessário; mais ainda, porque temos acréscimos sobre os acontecimentos do passado recente.
A autora aproveita este volume não apenas para prosseguir com a trama, mas também para explorar e desenvolver mais profundamente as personagens principais. Me senti ainda mais envolvida e animada com a história justamente por isso. Detalhes sobre o passado de cada um, especialmente ligados à família e antigos relacionamentos amorosos, explicando melhor suas personalidades e atitudes no presente. Fiquei mais íntima de Emma, Reid, Brooke e Graham, de tal forma que os compreendia, mesmo quando discordava de suas reações. Acho que a ideia central da autora foi justamente aperfeiçoar e retocar as personagens, o que interfere direta e positivamente na forma como se relacionam e observam o mundo.
Continuo com a opinião de que histórias Young Adult ou New Adult com "bad boys conquistadores e moças inexperientes" precisam sempre ter um fator diferencial no enredo, no cenário, no tema, nas personalidades... ou seja, qualquer ingrediente a mais, de preferência original, ousado ou diferente. A parte romântica, sexy e conturbada pode prevalecer, porém necessito de um elemento extra. O casal e os acontecimentos até podem estar rodeados clichês, não me importo, desde que o início do relacionamento e a química prendam a atenção e façam sentido. Em Entrelinhas a autora consegue criar e amplificar tudo isso; em Onde Está Você, as relações são ainda melhores.


No primeiro livro os pontos de vista e narrativas eram dos protagonistas Emma Pierce e Reid Alexander. Em Onde Está Você a trama segue em frente e é ampliada com duas narrativas extras, de personagens que cresceram bastante no livro anterior: Graham Douglas e Brooke Cameron.
As gravações do filme Orgulho Estudantil já terminaram. É uma adaptação cinematográfica da obra literária Orgulho e Preconceito, em formato de comédia romântica adolescente. Emma e Reid são os protagonistas do filme, enquanto Graham e Brooke são coadjuvantes. Todo o elenco se tornou íntimo durante as gravações. Após uma pausa todos precisam se reencontrar para os preparativos da pré-estreia do filme. Se no livro anterior a autora mostrou um pouco de cada um, dessa vez ela foca no quarteto principal. As participações diminuíram muito para dar espaço ao que mais interessa nesse momento da série. Coadjuvantes se tornam figurantes, mas isso não prejudica o livro, na verdade é uma melhoria. A autora se agarra a ponta deixada no final de Entrelinhas e continua a série sem enrolação.
Reid é uma celebridade juvenil de enorme sucesso, um ator superfamoso com a carreira chegando ao ápice. Esbanjando dinheiro, vivendo entre luxos, bebidas, drogas e festas, o rapaz mulherengo se interessa por Emma, a atriz iniciante de Orgulho Estudantil. Ela é um pouco mais jovem e este foi seu primeiro papel importante, pois antes fazia peças de teatro e comerciais de televisão. Ao contrário de Reid, é centrada. Gosta de se divertir, não é uma protagonista chata, porém seu foco é o trabalho e a carreira. Afinal, ela está preocupada: foi primeiro filme, logo com um elenco de peso, de grande distribuição e contracenando com o astro do momento. Agora é a hora da divulgação, de ver o trailer exibido em massa nos cinemas e TV, de uma maratona de entrevistas, ensaios fotográficos e de flashes de papparazzis. Parece que o trabalho apenas começou!



Após Emma se adaptar a esta nova realidade e descobrir que Hollywood possui um lado não tão glamouroso e que as celebridades não passam de pessoas comuns e cheias de defeitos como quaisquer outras, ela pretende focar nos estudos assim que seu contrato em Orgulho Estudantil acabar.
Mas sua vida se complicou um pouco. Além da fama e da dúvida sobre ser possível cursar de modo comum uma faculdade (sem flashes, fofocas e autógrafos), Emma se enrolou durante as filmagens... se envolveu romanticamente com Reid. Após o término e a descoberta da paixão por Graham, inteligente, cult e discreto (mas também gato), Emma está presa a um compromisso extra: a produção do filme e a mídia ainda acham que ela está com Reid, que se aproveita da situação. Será que o romance com Graham vai engatar ou Emma se sentirá novamente atraída por Reid?
Além disso, há a ex-celebridade mirim de seriado televisivo que tornou-se uma jovem linda e atriz de cinema: Brooke. Ela é íntima tanto de Reid como de Graham e decide tornar a vida de Emma um inferno. Tudo porque ela quer Graham para ela... e porque existe uma inveja de Emma em seu subconsciente.
Reid e Brooke querem separar Graham e Emma por motivos diferentes. Brooke decide que precisa de um par mais maduro para um relacionamento durável e adulto; ela escolhe o amigo de longa data Graham. Já Reid aceita ser seu cúmplice a ajudante simplesmente por não aceitar muito bem o "não" de Emma, visto que ele está acostumado a ter todas as mulheres que deseja. Ele está entediado com sua vida de popstar e adora manipular as pessoas.


Sob os pontos de vista dos "heróis" e dos "vilões", o(a) leitor(a) acompanha o desenrolar de várias intrigas e mal entendidos desse quarteto amoroso, até perceber que nem todos são o que parecem.
As personagens se desenvolveram em diferentes níveis, estão mais experientes, para o bem ou para o mal. Emma não é mais tão ingênua; Graham se torna mais corajoso; Reid cria um pouco de sentimento; Brooke se sente decidida como nunca antes.
O problema é que Emma ainda deixa fatores externos influenciarem seus instintos e opiniões; Reid poderia ter amadurecido mais, espero isso nos próximos livros. Ele é detestável, porém me apeguei a ele e esperava uma reviravolta maior em sua personalidade. Graham é o mais maduro de todos, e também o mais amável. Já Brooke se tornou muito caricata e isso me decepcionou um pouco. As motivações para desejar intensamente Graham fazem sentido, porém a esperteza e perspicácia da moça foram deixadas de lado e ela se tornou apenas maldosa. Reid e Brooke poderiam ter tido seu lado humano melhor desenvolvido. A autora poderia ter diminuído a diferença entre mocinhos e vilões e os aproximado mais. A divisão "bons versus maus" prevalece por toda a trama e senti falta do clima de dúvida que o volume anterior havia criado em cima de Brooke e Graham, principalmente.
Este não é o final, embora eu tenha sentido que uma etapa da série terminou. Não sei qual lado ou personagem a autora escolheu para prosseguir com a série, porém sinceramente espero mais de Reid e Brooke; preciso de boa exploração acerca da complexidade psicológica deles dois, além de achar que a ligação que eles têm ainda pode gerar uma trama emocionante. Graham é o mais carismático e Emma a heroína, mas acho que o ciclo deles já chegou a um final aceitável. Deles, espero apenas participações.
Entrelinhas é uma série ótima, de escrita excelente, que envolve e diverte despretensiosamente. Quero continuar acompanhando a série e espero muitas emoções!

O livro anterior:



A autora:
Tammara Webber escreve livros para jovens e adultos. Ela se descreve como uma romântica incorrigível que adora livros com final feliz, porque já existem muitos finais tristes na vida real.
Antes de ser escritora em tempo integral, ela foi orientadora acadêmica na Universidade do Texas, monitora de economia, gerente de planetário, atendente de clínica de radiologia e a pessoa mais pálida que já trabalhou num salão de bronzeamento artificial.
Tammara se casou com o namorado da época de escola, com quem tem três filhos e quatro gatos.
Site | Twitter | Facebook | Instagram | Youtube

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias