publicidade

O Caçador de Pipas, Khaled Hosseini, Nova Fronteira

O Caçador de Pipas
Khaled Hosseini - 365 páginas - Editora Nova Fronteira

Sinopse:
"O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970.
Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas.
E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado."
Resenha:

Covardia, vergonha e culpa... sentimentos do protagonista pelo ocorrido principal no livro?
Algumas pessoas dizem que esse livro é sobre amizade ou traição mas estão enganadas...
O tema principal do livro é sentir-se com muita vergonha por ter sido covarde. Por ter tido a oportunidade de fazer algo num certo momento e nem ao menos se mexer. De se esconder quando quem mais te amava e admirava, precisava de você... é claro que ele era apenas uma criança, estava com medo, mas poderia ter feito algo? Ao menos tentado? Uma criança numa situação como a apresentada no livro, não poderia realmente fazer nada, não poderia salvar o amigo. No entanto, ele cresce na certeza do erro, chegando ao ponto de tentar fingir que nada ocorreu e de afastar o amigo de sua vida, para não ser obrigado a conviver com a culpa.
É um drama que nos faz ter diversos sentimentos em relação ao protagonista, seja de amor ou de ódio mas certamente refletimos em como todos nós somos tão humanos ao ponto de termos mais defeitos que qualidades. Todos nós estamos sujeitos ao erro e falhas, porém são poucos os que realmente se arrependem.
Nesse livro observamos como as pessoas mudam suas atitudes em situações de perigo ou medo, podendo ser bem diferentes das atitudes que se originariam de situações mais simples.
Refletimos em como podemos nos arrepender e tentar corrigir o erro, mesmo que muito tempo depois. Podemos tentar encontrar uma redenção.
Mas o que me chamou mais a atenção foi a devoção e ingenuidade de Hassan e como Amir, mesmo desejando se redimir com o passado, ainda é um covarde lutando contra si mesmo. Mesmo quando ele tem a chance de se redimir, e de diminuir o peso na consciencia, ele volta a ter medo... até onde conseguimos enfrentar nossos medos mais profundos? Até onde conseguimos enfrentar os fantasmas do passado? Até onde podemos bruscamente mudar o destino de outras pessoas? Até onde nós iremos pela amizade??
Um livro lindo, que nos faz refletir e nos olhar no espelho. Todos deveriam le-lo.

Site oficial do livro.
Página do livro no Skoob.

O autor também já escreveu o lindo 'Cidade do Sol'.


O livro virou um filme mediano, o filme não conseguiu demonstrar a estrutura sentimental presente no livro, este que impulsiona os personagens e a trama. Recomendo tanto um como o outro, mas aconselho a quem é viciado em livro ler o livro primeiro e assistir ao filme depois.


5 comentários

  1. Eu gostei do livro, mas admito não é um dos meus preferidos. A história é bem bonita, mas quando envolve criança em qualquer tipo de conflito, sempre fico meio triste.
    Mas, o livro é bom e nos faz realmente refletir sobre o verdadeiro sentido da amizade.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindsay, obrigada por expor a sua opinião. Também fico agoniada com o sofrimento infantil. Beijos.

      Excluir
  2. Eu gosto muito desse livro, muito mesmo,é claro que uma hora ou outra eu me senti tremendamente constrangida.Mas é muito bem escrito e realmente nos faz pensar sobre o que de fato é a amizade!

    ResponderExcluir
  3. Só um ps Tati rsrsrsrs...
    Eu gostei do filme exatamente por nao da tanta enfase ao que no livro me incomodou muito. Beijos

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias