publicidade

Ler é importante


Olá, queridos Leitores. Você pode ser viciado ou não, mas sendo um leitor, você está de parabéns.
Após ler algumas críticas sobre blogs literários, resenhistas amadores e autores novos, senti vontade de escrever este pequeno texto sobre a leitura. Não é uma réplica a essas críticas, nem um desabafo. É apenas uma forma de deixar claro o quanto admiro leitores, escritores, editores, blogueiros, livreiros e todas as pessoas envolvidas com literatura. Uma forma de homenagear a leitura, de uma forma geral e parabenizar todos que sempre mantem a mente entretida com um livro ou gibi.
Sei que meu texto não está bem escrito, mas escrevi com muito carinho.

Não importa se você é o tipo de leitor que lê várias e várias páginas todos os dias, que dedica várias horas de seu dia com o ato de ler ou se é daqueles que lê apenas uma horinha aqui ou ali e ás vezes nem consegue ler uma única página completa, devido à correria do cotidiano.
E se você é do tipo que lê sua cota numa vez só, ou lê em inúmeros intervalos, numa leitura cortada? Alguns leem sentados, outros deitados, e há os que leem em pé. Os que leem dentro da livraria. Alguns leitores fazem malabarismo, leem andando, leem no ônibus, nas filas chatas, na espera do atendimento em algum escritório ou consultório. Mais maleáveis ainda são os que leem entre uma aula e outra da faculdade, no lanche pausado no trabalho ou aquela mãe que lê entre um descanso raro permitido pelos filhos.
Alguns não conseguem parar de ler e perdem horas de sono para avançar na história, mesmo que no dia seguinte fiquem esgotados de tanto cansaço.
Muitos leitores possuem manias, leem com música, já outros não pode haver barulho algum. Leem comendo, leem fazendo outras coisas ao mesmo tempo.


Existe aquele livro comprado em sebo, comprado na livraria, o de banca, ou comprado pela internet, e as histórias em quadrinhos. Alguns sortudos ganham livros em sorteio pela internet.
Alguns a gente ganha de presente mesmo, outros pegamos emprestados ou trocamos com colegas e existem ainda aqueles que passam por muitas mãos, oriundos de uma biblioteca. Tem casal ou parentes que dividem os livros. Pais ou avós que deixam livros de herança. E existem os leitores ciumentos, que não emprestam de jeito algum.
Estantes enormes, pequenas, móveis que nem deveriam ser estantes. Prateleiras, escrivaninhas, armários. alguns leitores espalham livros pela casa toda, até na cozinha ou banheiro (alguns livros ou revistas podem estar estrategicamente situados nesses locais!).

Podem ser livros grandes e pesados ou então aqueles de bolso bem leves. Há pouco tempo atrás alguns eram fabricados em papel jornal. Hoje em dia, existem os ecologicamente corretos, feitos com material reciclado.
Capa mole, capa dura, bonita ou feia. Algumas capas são simples, outras bastante enfeitadas.
Quadrinhos em preto-e-branco ou coloridos, de tirinhas, em formatinho, de super-heróis, graphic novels, mangás.
Os que possuem cheiro antigo, os que cheiram a papel novinho. Alguns podem estar amarelados, e até ficam feios na estante, enquanto outros são lindos e dá vontade de ficar horas olhando...
Muitos possuem valor sentimental e não nos desfazemos mesmo que caiam aos pedaços.

Existem os fora de catálogo, difíceis de serem encontrados, e os best-sellers que qualquer livraria vende.
Clássicos, recentes, nacionais, internacionais. Romances, de contos, de crônicas, de poesias, biografias. Pode ser uma leitura infantil, com muitas ilustrações ou juvenil.
De terror, suspense, policial, romântico, drama, sobrenatural, fantástico, pornográficos, de ação, delicado, triste, engraçado... Quantos gêneros existem? Impossível imaginar. Você pode gostar de apenas um tipo, ou vários. Gosta de um, desgosta de outro.
Alguns livros são lidos para uma pesquisa ou trabalho, muitos são feitos para ensinar em escolas, cursos e faculdades. Existem livros sobre viagens, enciclopédias, dicionários, com receitas culinárias...
Alguns livros são relidos muitas vezes durante nossas vidas. Outros nos marcam com frases, passagens ou personagens.
Temos autores preferidos, os que demoramos para descobrir, os que admiramos como ídolos.

Histórias escritas por mulheres, homens, velhos ou jovens. Fazem magia com as palavras, transformam letras em emoções. Alguns livros são escritos por várias pessoas. Às vezes o texto está em primeira pessoa, às vezes em terceira, ou tudo misturado.

O que importa é que a leitura nos transporta, entretêm, modifica, emociona, ensina. Depende da própria pessoa, de sua idade, do momento vivido, do estado de espírito, do gosto pessoal. Cada livro, uma sensação. E cada sentimento varia de leitor para leitor.

Livros longos e grossos, livros finos. Alguns são publicados em volumes, às vezes precisamos seguir uma ordem de leitura, em outras não. Sagas, séries, trilogias, volumes únicos. Edições diferentes, ás vezes bem antiga, ou em idiomas distintos, não importa se você lê em língua estrangeira.

Alguns leem em braile ou necessitam de um audio-book, o preferido de quem só tem tempo disponível enquanto dirige.
Outros ainda não sabem ler e precisam de ajuda para isso.
Muitos preferem os e-books, em diferentes plataformas e formatos. Compram online e não precisam esperar ser entregue. Esses não precisam mais do papel.
Leitores que leem para outros leitores, fazendo disso um hábito de pai para filho, um ato de carinho. E filhos que leem para os pais, que já não tem a vista tão boa para isso.

Não importa o que, quando, como, aonde você lê. O que importa é que você é um leitor. Seja sempre um leitor ativo e mergulhe em novos mundos ou visões.
Leia o que você gosta! Trabalhe sua mente, use a sua imaginação, enriqueça seu vocabulário, divirta-se e aprenda sem sair do lugar.
Leia de cabeça pra baixo, leia na rua, leia em voz alta, leia apenas uma vez por semana... Não importa, mas leia. 
Não é a toa que boa parcela dos sucessos cinematográficos são adaptações de livros e quadrinhos. A literatura é e sempre será rica e preciosa.
Ler é viver. Quem não lê, infelizmente, não possui uma vida completa, e nem desconfia disso. E quem lê, mas critica a leitura alheia por mero preconceito, não é um leitor de verdade. Ler é importante. Abre e amplia os pensamentos.

14 comentários

  1. Nossa, simplesmente emocionante.
    Não tem mais o que dizer, parece uma oração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito Deh, foi um texto escrito por impulso incontrolável hehehe

      Excluir
  2. Caramba, sério que você não achou seu texto bem escrito?! Poxa, ficou belísimo e traduz exatamente o sentimento que nós (leitores) sentimos ao conhecer autores novos, ler algo, conversar com alguém sobre livro. Quem nunca desejou viver em um livro de tão grande que é essa paixão? E não é só criança que se perde fantasiando, adultos também fazem isso...só que a maioria não admite. É sempre tão gratificante ler e escrever sobre esse infinito amor que temos, seja ele em papel ou digital.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cyberlivingdead, o texto poderia ter ficado melhor se eu o tivesse revisado e ajeitado... mas foi um impulso escrevê-lo. Depois de ler os ataques de uma senhora aos autores nacionais e blogs literários no Portal Literal do Terra, simplesmente escrevi este texto e resolvi compartilhá-lo com os leitores do blog.
      Obrigada por ler e comentar. Realmente não existe como traduzir em palavras o que o mundo da leitura faz conosco, é tão bom.

      Excluir
  3. Belo texto Tati, concordo plenamente com vc. O importante é ler, não importa o que e nem onde. Parabéns =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati! Vc conseguiu retratar todos os tipos de leitores. Sou do tipo que que perde horas de sono para avançar na história :) Não consigo me controlar! rsrsrs. Ah! no momento estou lendo um oriundo de uma biblioteca. Uma edição de 1984 (ano que nasci), cheio de anotações na lateral, velhinho...fiquei imaginando por quantas mãos passou, quantas histórias de vida...Parabéns pelo belo texto, Tati! Bjos. Analígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analiranda, sou parecida com você. Às vezes até deixo de fazer alguma outra coisa para ler mais um pouquinho... Sou louca para ler 1984, també é o ano que nasci e adoro esse tipo de leitura. Depois me conte se está gostando! Um livro de biblioteca assim deve ter muita história para contar... Ah, se os livros falassem... ahaha Beijos e obrigada!!

      Excluir
    2. Oi Tati,
      Esqueci de repetir o título do livro no comentário :). Sim, é 1984 de George Orwell e o livro que estou é uma edição de uma publicação de 1984 rsrsrs. Ou seja, o livro tem 28 anos! Está bem velhinho e dá p/ perceber que tem muita história p/ contar mesmo... alguns grifos, anotações laterais, correções na ortografia rs...deve ter passado por muitas mãos rs.
      Sim, estou gostando bastante. Fazia um bom tempo que queria ler. O livro nos leva a refletir sobre bastante coisa sobre o mundo que vivemos hoje: invasão de privacidade; manipulação pelos meios de comunicação, extinção da reflexão, do pensar...etc...e esse livro foi escrito na década de 40. Muito visionário o autor. Vale a pena =) Bjos. Analígia

      Excluir
    3. Anamiranda, este livro está há séculos em minha lista de desejos, assim como o Laranja Mecânica, outro clássico de ficção. Pelo menos já consegui ler Admirável Mundo Novo e O Planeta dos Macacos, mas ainda lerei 1984 com certeza. Beijos, obrigada pela dica.

      Excluir
  5. Nossa eu amei.Muito bem escrito.Mitas ideias legais.Gostaria de colocar seu texto em meu blog mas é claro com os devidos créditos.Mas antes acho que vou esperar você dizer se pode.Posso?
    Sou do blog Louquinha por Livros.
    http://louquinhaporlivro.blogspot.com.br/
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, é um texto muito pessoal. Você pode indicar a leitura desta postagem apenas, linkando para cá, mas sem copiar nenhum trecho. Espero que compreenda. Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias