publicidade

Mark Millar: "Estúdios unidos para um só Universo Marvel nos cinemas"



Em entrevista ao Empire, Mark Millar, consultor criativo da Marvel Comics nos estúdios da Twentieth Century Fox fala sobre os projetos para X-Men e Wolverine e ainda sobre uma possível parceria fantástica entre os três estúdios cinematográficos responsáveis pelos projetos da Marvel Comics: Twentieth Century Fox, Sony Pictures e Marvel Studios.

Graças a uma recomendação do diretor Joe Carnahan, que é o responsável pelo reboot de Demolidor, a Fox contratou Mark Millar como consultor criativo em seus projetos relacionados à Marvel Comics. Seu objetivo em trazer o roteirista famoso de várias histórias em quadrinhos é evitar a repetição da resposta negativa que os fãs deram a X-Men: O Confronto Final e X-Men Origens: Wolverine nos futuros projetos. E como Bryan Singer (diretor de X-Men: Days of Future Past) disse, melhor fazer algo mais "ambicioso" e "ampliar o universo."

Millar intensificou a campanha on-line do estúdio, compartilhou detalhes e amostras do longo projeto contendo desde viagem no tempo até robôs Sentinelas gigantes, e está trazendo grandes planos de um universo Marvel partilhado entre os X-Men e o Quarteto Fantástico. No atual projeto, Millar fala sobre o papel de The Wolverine em seu planejamento de quatro anos e idéias de como a Fox poderia trabalhar em parceria com a Sony Pictures e a Marvel Studios para filmes de grandes eventos no futuro.


Lembrando que a Fox possui os direitos cinematográficos para os filmes do universo X-Men, incluindo Wolverine, do Quarteto Fantástico (que ganhará um reboot) e Demolidor enquanto a Sony possui os do Homem-Aranha. Já a Marvel  Studios (estúdio criado pela Disney após ter comprado a Marvel Comics) é a responsável por todos os filmes de Os Vingadores. Ou seja: embora todos os heróis pertençam à Marvel Comics, os direitos do uso deles nos cinemas estão divididos entre três empresas diferentes: a própria Disney, a Fox e a Sony.

Millar defende a ideia de que, embora exista essa divisão de estúdios responsáveis pelos filmes, todos os heróis pertencem à Marvel/Disney e, portanto traz essa proposta ousada em unir os três estúdios em parcerias e fazer do universo Marvel no cinema um só, assim como ocorre nas histórias em quadrinhos.
É inquestionável que a Marvel Studios realiza um trabalho superior à Fox e Sony, agradando muito mais os leitores e fãs fiéis e o público em geral. Também não existem dúvidas de que os fãs gostariam de ver Homem-Aranha e Wolverine fazendo uma participação em Os Vingadores, por exemplo, já que ambos integram o grupo nas revistas.

Numa entrevista recente com Mark Millar em um podcast do Empire - gravado antes de Matthew Vaughn ter deixado a cadeira de diretor de X-Men: Days of Future Past (nos quadrinhos é a saga Dias de um Futuro Esquecido; o filme será a sequência de X-Men: Primeira Classe), para ser substituído por Bryan Singer -  Millar aproveitou a oportunidade para discutir os objetivos do estúdio Fox daqui para frente, junto com as idéias pessoais que derivam de sua própria paixão das histórias em quadrinhos e do Universo Marvel.
"A Fox está pensando: 'Estamos com algumas coisas realmente incríveis aqui. Há um outro lado do Universo Marvel. Vamos tentar dar alguma coesão à tudo daqui em diante.' Então eles me contrataram para supervisionar que realmente isto ocorra, para me reunir com os roteiristas e diretores dos filmes; para sugerir novas formas de se fazer os filmes e itens talvez novos; porque os X-Men por si só possuem um universo próprio, existem tantas personagens, tantos potenciais enormes para spin-off a serem realizados, tantos extras. Então, eles me pediram para integrar a equipe e elaborar um plano, então, infelizmente, neste momento não posso ser muito específico. Eu tenho planos de três a quatro anos para onde as coisas poderiam ir, mas você sabe, eu vou trabalhar com caras como *Matthew e assim por diante, e Josh Trank - o novo diretor de Quarteto Fantástico - e apenas descobrir como tudo pode ser desenvolvido em um tipo de trabalho em conjunto."
*Matthew Vaughn, substituído por Bryan Singer na direção de X-Men: Days of Future Past.
"Mas eu também, ao mesmo tempo, não quero fazer disso uma bagunça;. Eu não quero que todos apareçam em todos os filmes. O meu sonho é a certeza, como um fã, que quando você for assistir a qualquer filme da Marvel que tudo seja como um universo único, exatamente igual quando você lê as histórias em quadrinhos. E isso não significa necessariamente que você pega uma revista dos X-Men e vê sempre o Homem-Aranha lá e não deve ser assim no cinema também."
Também vimos a produtora Lauren Shuler Donner de X-Men expressar seu amor a ideia dos X-Men e Os Vingadores se cruzarem. Millar em seu bate-papo com o Empire entrou em detalhes sobre essa realidade e como ele gostaria de vê-los juntos no futuro.
"Eu acho que a Fox, a Sony e a Marvel deveriam ter uma parceria total em relação ao Universo Marvel e todos têm uma parcela de responsabilidade. A grande coisa é o custo. Essas coisas são absurdamente caras. Então, a maioria dos estúdios não vão fazer mais do que possivelmente duas ou três parcerias ao ano, o que significa que provavelmente veremos os principais títulos envolvidos e não os secundários. Talvez ocorram parcerias entre Homem-Aranha, X-Men e Os Vingadores (um de cada estúdio)."
E ainda aparições de heróis de um mesmo estúdio (pelo menos na Fox) nos filmes de outros, como crossovers entre X-Men, Demolidor e Quarteto Fantástico.
"E talvez, em algum momento, eu não sei, talvez durante muitos anos - e isso estou dizendo de forma não oficial - mas talvez você veja um estúdio fazendo negócios com o outro e juntando certos personagens a mais. Talvez todos os estúdios se reúnam e façam um filme com algum grande evento! E se isso ocorrer deve ser especial, e se acontecer em cinco anos, que isso não aconteça de novo por mais cinco, por exemplo. Então, eu realmente acho que nós temos a coisa perfeita agora e porque eu sou amigo dos caras da Marvel; há um bom relacionamento lá, não há rivalidade entre Fox e Marvel Studios. Eu sinto como se todos nós pudéssemos trabalhar da mesma forma e eu acho que todos nós temos a mesma visão, como a visão Marvel é muito parecida com a minha própria visão para as personagens e eu vou tentar trazer isso para Fox também. Estou na Fox e pretendo trabalhar em conjunto com a Marvel Studios."

Em uma entrevista para a Comic Book Resources Millar explicou que The Wolverine, atualmente sendo filmando na Austrália para o lançamento em 2013, é o "Homem de Ferro da Fox", no sentido de que este filme vai representar o ponto de partida de seus planos de longo prazo para o futuro assim como o Homem de Ferro foi para a Marvel Studios.
"Eu não trabalho em The Wolverine diretamente. Havia cerca de dois meses do início das filmagens quando eu fui contratado pela Fox, mas eu tenho várias idéias a partir dele. O único cara que eu realmente não conheço ainda é James Mangold, portanto eu não me envolvi nesse roteiro - embora eu o tenha lido e adorado. Mas a coisa é, eu senti que The Wolverine será para a Fox assim como Homem de Ferro foi para a Marvel Studios. Foi realmente o começo de algo para os filmes da Marvel Studios, e The Wolverine será um ponto de partida para construir algo semelhante na Fox."
Com James Mangold e Hugh Jackman (Wolverine) continuamente enfatizando a ideia de que The Wolverine - que sabemos é baseado após a trilogia X-Men - é um filme independente, as palavras de Millar significam que pode não ser tão independente como pensamos. E que a Fox vai aproveitar a oportunidade de, pelo menos, provocar a história de X-Men: Days of Future Past?
Rumores recentes indicavam que Famke Janssen (Jean Grey) possa estar fazendo uma participação em The Wolverine. Assim como, na época, parecia loucura Homem de Ferro introduzir Nick Fury (Samuel L. Jackson) após os créditos - e foi ali que o grandioso projeto Os Vingadores se iniciou e essa tradição de  "cenas pós-créditos interligando os filmes" surgiu.

Bryan movimentou seu Twitter normalmente inativo, expressando entusiasmo para começar a trabalhar na continuação de X-Men: Primeira Classe:
"Bem, aqui vamos. Começando a preparação total de Xmen Days of Future Past. Muito animado!"

Nós sabemos há algum tempo que X-Men: Days of Future Past iria começar a ser filmado no próximo ano, mas The Geek Files anunciou que a data exata para o início das filmagens será em abril de 2013.


Vocês estão animados para o plano de quatro anos de Millar e acreditam que é possível para todos os estúdios trabalharem juntos de forma a fazer de crossovers e participações uma realidade?

Bryan Singer vai dirigir X-Men: Days of Future Past com o retorno de Jennifer Lawrence, Michael Fassbender, James McAvoy e Jason Flemyng, que poderiam ser unidos pelo retorno de Hugh Jackman, Patrick Stewart, Famke Janssen, Halle Berry, Ian McKellen, Anna Paquin, James Marsden, Ellen Page, Shawn Ashmore? (ou novos atores substituindo alguns deles.)
Ou será que, independentemente de quais atores retornem ou novos entrem na franquia, X-Men: Days of Future Past mexendo com viagens no tempo e realidades alternativas venham para zerar tudo e iniciar um reboot?

Projetos em andamento com estreias definidas até o momento:
Fox: The Wolverine (26/07/2013) e X-Men: Days of Future Past (18/07/2014).
Marvel Studios: Homem de Ferro 3 (26/04/2013), Thor: The Dark World (08/11/2013) e Captain America: The Winter Soldier (04/04/2014).

Projetos futuros confirmados:
Marvel Studios: Homem Formiga, Guardiões da Galáxia e Os Vingadores 2.
Sony: O Espetacular Homem-Aranha 2 e 3 (reboot).
Fox: Demolidor (reboot), Quarteto Fantástico (reboot) e Deadpool.

Fontes: The Geek Files (08/11/2012), Empire (09/11/2012), Comic Books Resource (09/11/2012) e Screen Rant (12/11/2012).


ATENÇÃO: Não reproduzam este texto, ele contém direitos autorais.
Blogueiros podem utilizar textos de terceiros, citando nome e fonte com link, porém se o autor deixa claro que não deseja ter o texto reproduzido, não se pode copiá-lo, mesmo citando a origem.
O texto está na internet, mas pertence ao autor. Então já peço que se quiser utilizar este texto, apenas recomende-o e redirecione para meu blogue.

4 comentários

  1. Uma coisa que sempre achei estranho em alguns filmes, que se passam no mesmo universo, é nunca mencionarem uns aos outros ou demonstrar de alguma maneira que aquele é um cenário realmente grande, infelizmente essa coisa de espalhar os heróis por estúdios diferentes acaba fazendo uma bagunça danada, pois muitas vezes eles só querem saber de si mesmos e não mantém uma comunicação boa com "concorrentes".

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente e acho que se a Disney não tivesse comprado a Marvel, jamais existiria o Marvel Studios, pelo menos não com a força que ele possui. Resumindo, antes da Disney ter criado o Marvel Studios, a Marvel vendeu os direitos cinematográficos dos X-Men, Homem-Aranha, Demolidor, Hulk e Quarteto Fantástico. Com certeza, a Marvel se arrependeu depois de ter seu próprio estúdio montado pela Disney, então se concentrou nos Vingadores e pôde resgatar o Hulk. Se a Disney tivesse comprado a Marvel antes, todos os heróis estariam no mesmo estúdio e nunca separados. E a Marvel, por ser a própria Marvel, trata dos heróis de forma mais fiel. Os filmes dos Vingadores, todos eles, apesar de um erro aqui ou li são muito superiores ao que a Fox ou a Sony fizeram com outros heróis. Se os estúdios de fora da Marvel começarem realmente a trabalhar deixando a Marvel opinar mais diretamente, o nível das produções vai subir em questões de roteiro e fidelidades às HQs. Pelo menos a Fox já parece favorável a essa ideia, ainda mais tendo contratado o Mark Millar como consultor criativo. Já acho que a Sony será mais difícil. Talvez a Disney tenha que "soltar uma grana" para "alugar" o Homem-Aranha da Sony para a Marvel. Acho que somente assim veríamos uma participação dele em Os Vingadores 2, por exemplo.
      Beijos.

      Excluir
    2. Aquela cena de ação final em Os Vingadores, um caos total! Quando aquilo acontece com Nova Iorque, no mínimo o Homem-Aranha aparecia para dão uma mão. E provavelmente os X-Men e o Quarteto Fantástico. Eles não assistiriam a cidade onde vivem ser dizimada e Os Vingadores sozinhos lá na zona com a S.H.I.E.L.D.
      Acho que é isso que o Mark Millar que ocorra pelo menos entre a Marvel e a Fox. Aí só falta "alugar" o Homem-Aranha da Sony Pictures Movies.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias