publicidade

O Futuro de Nós Dois, Jay Asher e Carolyn Mackler, Galera Record

O Futuro de Nós Dois (The Future of Us)
Jay Asher e Carolyn Mackler - Galera Record
Tradução: Ana Ban
384 páginas - Ano: 2013 - R$34,90

Sinopse:
"É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet.
Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no FACEBOOK, dali a quinze anos. 
Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir..."

Links: Galera Record | Skoob | degustação


Resenha:
A capa é básica, porém com alguns simbolismos. O casal da imagem está em tons de sépia, talvez para demonstrar o fato da história ser retrô, passada em 1996. Os rostos deles estão destacados e legendados discretamente como se fossem perfis do Facebook, com informações de nome, número de amigos e fotos e embaixo "visualizar perfil". O sinal de positivo da mão que simboliza o "curtir" da famosa rede social também presente. O título, nomes dos autores e o uma mídia (como um CD/DVD/Blu-ray) já parecem desenhados à mão, como era comum na década de 1990. Contraste que se encaixa muito bem na proposta do livro.
A mídia no caso é um CD-ROM, responsável por toda a inexplicável situação que os adolescentes enfrentarão.
A diagramação e editoração do livro estão perfeitas!

São sessenta e cinco capítulos em uma leitura dinâmica, rápida, cativante e muito criativa.
Embora seja uma escrita simples e de fácil compreensão, as mensagens podem ser mais profundas, variando de leitor para leitor. Mesmo com o estilo adolescente do livro, já que o público-alvo é o jovem (tanto que o livro foi publicado pela Galera) e os narradores são dois adolescentes, é uma leitura para qualquer idade.
Sinceramente, o público que talvez mais aprecie o livro seja exatamente os pré-adolescente e adolescentes da época em que o livro se passa: 1996. Não imagino que o adolescente de hoje vá gostar tanto do livro como um jovem adulto que vivenciou aquela época, mas não da mesma forma.
Admito que o adolescente atual encontrará uma história muito divertida, pois aborda os relacionamentos de uma forma geral. Relacionamentos adolescentes, tanto entre amigos, namorados quanto com a família em geral.

Em 1996 eu tinha doze anos de idade, ou seja, era um pouco mais nova que os protagonistas do livro, que têm em média dezessete. No entanto, me surpreendi e me identifiquei muito com o momento deles.
Não sei se quem tem essa faixa etária hoje ao ler o livro irá se identificar como ocorreu comigo. Acho que o livro tem como alvo uma faixa etária acima.
É uma comédia romântica agradável e mesmo quem não vivenciou àquela época irá talvez achar interessante imaginar como era.
Sem a mesma tecnologia, as pessoas utilizavam outros meios de comunicação. A internet era para muito poucos. Até mesmo celulares e pagers eram raros, somente profissionais que necessitassem de comunicação urgente ou pessoas ricas costumavam possuí-los. Residência com computador era uma porcentagem mínima. Locais públicos e empresas começavam a informatizar seus sistemas.
O máximo da tecnologia acessível e mais comum eram as fita cassetes de áudio e LPs que se transformavam em CDs e as fita cassetes de vídeos que se transformavam em DVDs. Era o momento de walkman, discman, videocassetes, fliperamas e consoles de games de 16 bits. Ninguém sonhava com internet, e-mails e redes sociais no cotidiano. Muito menos conexões tão velozes, contato em tempo real, globalização acessível... Muito menos internet, fotografias digitais e comunicação instantânea e simples na palma da mão.
Para os adolescentes de hoje, não estar on-line vinte e quatro horas por dia deve ser assustador. Ter de enviar carta ou telegrama no lugar de e-mail, SMS ou tweet, por exemplo. Telefonar para um telefone fixo residencial, sem imaginar que futuramente existiria praticamente um celular por habitante.
e-Books era inimaginável. Pesquisas, somente em bibliotecas, listas telefônicas, museus.
As brincadeiras eram outras, jogos de cartas, de tabuleiro, brincadeiras de pique, patins, bicicleta, skate, brinquedos de verdade, quebra-cabeças clássicos. As crianças e adolescentes se divertiam e se comunicação de formas diferentes.
Como tanta coisa mudou em apenas quinze anos. O livro mostra isso. Quem não passou pela mudança pode achar o livro interessante; mas quem passou por essa transformação sociocultural certamente irá mergulhar em grande nostalgia e reflexão. O que as mudanças trouxeram de positivo e negativo às nossas vidas?

A narrativa se alterna entre Emma e Josh. Cada capítulo é narrado por um, sempre interligando suas vidas e acontecimentos centrais. Eles são vizinhos, muito amigos e estudam na mesma escola. A amizade ficou meio estranha após Josh ficar um pouco balançado por Emma.
Josh anda de skate, adora ilustrações (em uma época que não era com Photoshop e similares, apenas pincéis, lápis, canetas...) e pretende cursar Design Gráfico (embora o livro não conte, pelo menos aqui no Brasil essa nomenclatura para a carreira nem existia; era Desenho Industrial, fosse de Projeto de Produto ou Programação Visual). Ele é tímido e seu melhor amigo é o Tosh, filho de pai solteiro proprietário de um estabelecimento descolado que serve pizzas. A família de Josh é bem estruturada, mas seus pais estão sempre cobrando regras como o horário para se chegar em casa ou na escola. Lembrei de um debate atual: Que os pais da geração passada cobravam mais dos adolescentes e estes obedeciam mais. Será?
Emma é corredora, tem boas notas e está sempre trocando de namorado. Ainda está indecisa sobre o futuro, mas sua amiga Kellan, que pretende ser médica ou cientista já a estimula a fazer aulas extras em uma faculdade, para irem se preparando. Emma é boa em Biologia, mas só pensa em terminar com o namorado e já fica de olho no mais gato da escola. Seus pais são divorciados e já se casaram novamente. Emma ainda não se adaptou às mudanças.
Tosh e Kella vivem reatando e se separando; o namoro deles é muito confuso, mas sempre retornam à amizade, mesmo entre uma alfinetada e outra.

Apresentados os protagonistas, a história segue bem a premissa: Josh dá a Emma um CD-ROM da AOL (America Online), um provedor de internet famoso na época e que estava dando horas gratuitas de navegação na internet. Como os pais de Josh acham desperdício de tempo utilizar a internet e de dinheiro comprar um computador, ele logo dá o CD-ROM que recebeu como cortesia pelo correio para Emma. Esta ganhou um computador de última geração do pai: Com monitor colorido e Windows 95! Uau, para a época era top! Ela logo conecta a linha telefônica para através do CD-ROM e conexão baixar o instalador. Demora aproximadamente uma hora e meia. Só para quem (sobre)viveu à conexão discada compreender a lentidão.
O inimaginável, fantástico, inexplicável ocorre. O e-mail e senha recém-criados por Emma funcionam em uma URL bem estranha que está salva nos favoritos: Facebook. Sim, a rede social mais utilizada em 2013, mas Emma, Josh ou qualquer um em 1996 não tinha acesso a ela, que nem existia.
Emma loga em seu perfil e sem compreender a navegação estranha, demora em aceitar/compreender que aquela página é editada por ela mesma, porém no futuro. Quinze anos a frente Emma compartilha através do Facebook sua vida. Seus pensamentos, fotos e desabafos. (É cômico como as fotos demoram a serem carregadas.)
Será que Emma é feliz? Até que ela descobre, aos poucos, que pode encontrar amigos/parentes e visualizar o futuro de cada um deles. É um choque, é uma loucura. A cabeça da adolescente fica tão perdida que acaba mostrando tudo ao Josh, já que foi ele o responsável por dar o CD-ROM a ela. Ele também se sente paralisado perante a situação. Ele descobre que também tem uma página, que pode ser vista a partir da de Emma, já que são amigos.

O problema está justamente nessa questão ética e moral: O que ocorreria se você soubesse exatamente como será o seu futuro? E se você descobrisse que ele não é como você imagina e deseja? Você teria a vontade de tentar modificá-lo? Mesmo sabendo que modificaria outras coisas, direta ou indiretamente? E se modificasse as vidas de outras pessoas? Seria correto analisar o futuro dos outros?
Pense: Você é adolescente, está quase entrando na fase adulta e possui dúvidas quanto a qual carreira seguir, se vai se casar, ter filhos, onde vai morar, trabalhar... São muitas dúvidas, talvez a fase da vida onde mais se tenha perguntas sobre o futuro.
É exatamente por isso que Emma e Josh passam. Estão em uma encruzilhada sobre o que fazer da vida. A famosa questão "O que você vai ser quando crescer?" já precisa de uma resposta.
Quem já acompanhou histórias de viagem no tempo sabe que mudar o futuro acarreta mudanças tão radicais que é impossível imaginar todas as possibilidades. Apenas o fato de saber o futuro já automaticamente o muda!
Josh parece de início estar bem satisfeito e feliz com o que vê. No entanto, Emma não gosta nada do que observa e toda hora imagina algo diferente.
Eles descobrem concretamente como ações em 1996 mudam o futuro mostrado no Facebook, no caso o ano de 2011. Não apenas ações, mas simples decisões. O poder do pensamento de desejar ou não determinada coisa já pode influenciar.

O livro é uma corrida sobre ter um futuro satisfatório, mas Emma nunca está feliz. Ela e Josh começam a se desentender e até mesmo o presente começa a ficar confuso. Emma fica presa à sua vida por estar tão preocupada com aquela página futurística. Será que suas "versões" mais velhas sabem que eles no passado estão observando o futuro?
É ums história divertida e reflexiva. Como quase sempre penso, as mensagens e reflexões encontradas em um livro podem ser diversas e sempre variam de acordo com o leitor. Alguns livros são bem diretos e dão margem a poucos pensamentos.
No caso de O Futuro de Nós Dois, mesmo com a simplicidade encontrada no desenvolvimento do enredo, personagens e narração, existem muitas mensagens nas entrelinhas. Eu me perdi filosofando após a leitura. Foram muitas reflexões pessoais e sociais; uma sensação nostálgica me dominou e embora eu adore a modernidade e a internet (se não fosse ela eu não estaria com essa resenha aqui!) eu me lembrei de tantas coisas boas que existiam em 1996.
Pensei se há quinze anos atrás encontrasse o meu Facebook ou qualquer outra informação de meu futuro (presente) eu teria tentado mudar algo? Eu seria uma pessoa melhor? Mais feliz e bem-sucedida? Será que saber o futuro e tentar mudá-lo pode ser sempre para melhor ou corre-se o risco de piorar tudo?
Emma e Josh se perdem nesses pensamentos: Talvez o destino seja impossível de ser melhorado. Talvez essas tentativas sirvam apenas para piorá-lo.
O mais interessante foi encontrar referências da época, como músicas do Green Day ou Oasis ou o filme De Volta para o Futuro (que já era da década anterior). Achei essa referência especificamente o máximo, por ser um dos filmes que mais gosto e por tratar do mesmo tema.
O que mais gostei em O Futuro de Nós Dois? Não precisa ocorrer viagem física para Emma e Josh descobrirem seus futuros; a viagem é on-line! Eles não interagem nem encontram com as pessoas (e eles mesmos), mas ficam sabendo das coisas através do que é postado no Facebook.

Então são levantadas várias outras questões: Será que usuários de redes sociais se expõem demais? Será que as pessoas devem mesmo compartilhar em tempo real onde estão, o que estão fazendo, com quem estão? Será seguro?
O livro leva à reflexão de que deve existir um limite; deve existir uma proteção à sua privacidade. E quanto a fofocar a vida alheia? Algumas pessoas simplesmente observam os perfis apenas por curiosidade, para saber como fulano(a) está, mesmo que a amizade tenha se perdido (ou nunca existido). Outras, no entanto, parecem estar em busca apenas de fofocas. Como na vida real, tudo que está on-line tem seu lado positivo e negativo.
O quanto se deve expor na internet? E outro fator: O quanto do que as pessoas expõem é a realidade? Algumas fingem estar felizes e com vidas perfeitas, enquanto não é exatamente o que ocorre. Outras possuem vidas boas e satisfatórias, até mesmo felizes, mas preferem mostrar que estão tristes e sofrendo.
As redes sociais mostram apenas o que as pessoas querem que seja exibido aos outros? Será que os relacionamentos on-line podem ser tão fortes e verdadeiros quanto os off-line?
A internet tem o poder de mudar vidas; de aproximar pessoas que estão distantes, mas possuem os mesmos interesses. Relações nascem ou são mantidas. Uma nova forma de relacionamento surgiu e se consolidou.
Mesmo com uma vida on-line ativa, o livro mostra que jamais se deve deixar em segundo plano a vida real. Estar on-line pode ser positivo e saudável, quando sabemos desconectar e ser a mesma pessoa, seja na internet ou frente-a-frente.
Equilíbrio é a palavra ideal para tudo na vida.

Amei este livro, me perdi em lembranças, sentimentos e possibilidades. O final fica subentendido, não é explícito, porém muito satisfatório. Eu adorei justamente por não ser entregue pelos autores. Alguns podem não compreender o motivo dessa manobra literária ou pensar que os autores foram óbvios demais. Portanto repito: Não fechem o livro (isso serve para qualquer leitura) e pronto. Se você gosta de pensar à respeito da história, quase sempre os autores tentam transmitir algo. Então reflita, pense, imagine.
Se você quer apenas se divertir, esse livro também é ideal.
Concluí que embora a vida possua imprevistos, obstáculos e surpresas imprevisíveis e inevitáveis, nós somos os responsáveis pelas mudanças. Nossas decisões e esforços têm poder. Nunca é tarde para mudar algo que não traz felicidade.
On-line ou off-line, devemos manter nossa privacidade e autenticidade. A vida é curta e não devemos desperdiçar tempo. Cada momento deve ser curtido. O presente é uma dádiva e se soubermos aproveitá-la, poderemos ter um futuro melhor.
Eu curti o livro ("Facebookmente" falando).

Booktrailer:


Trilha sonora oficial do livro:
O Futuro de Nós Dois by Galera Record on Grooveshark


Os autores:
Jay Asher é um escritor americano contemporâneo de romances adolescentes.
Ele nasceu em Arcadia, Califórnia em 30 de Setembro de 1975. Cresceu numa família que o encorajou em todos os seus hobbies, de tocar guitarra à escrever histórias.
Escreveu o livro Thirteen Reasons Why, traduzido para mais de 30 países e com milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos.
Blogue

Carolyn Mackler já foi publicada em mais de 15 países.
Vencedora do Printz Honor, é autora de The Earth, my Butt and Other Big Around Things, Tangled, entre outros.
Site

Comprar:
Vocês podem comprar o livro nas melhores livrarias e lojas online ou diretamente com a Editora Record: Através do e-mail de marketing do Grupo Editorial Record mdireto@record.com.br ou o telefone (21) 2585-2002, de segunda a sexta-feira, das 8: 30 às 18:00 horas.


Sorteio:
Tem um sorteio do livro rolando de 22/06 a 11/07/2013:


52 comentários

  1. Eu li o livro e simplesmente gostei!! Juro que peguei com certo receio, pela capa achei que seria meio bobo, sei lá, mas quando eu comecei a ler, embora tenha uma linguagem simples, situações bem joviais, ele conseguiu me prender até o fim. Juro que me deu uma aflição quanto ao comportamento de Emma e o conformismo de Josh quanto a sua paixonite por ela... É uma leitura agradável, mesmo eu me sentindo um pouco, diria... velha! rsrs. Sua resenha foi minuciosa, perfeita!
    Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro também me prendeu dessa maneira, impressionante. Pensei que apenas iria me divertir, não esperava refletir tanto, foi muito bom.
      Obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  2. Estou querendo muito ler esse livro!
    Gostei da forma da sua resenha!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rizia! Evitei entrar em detalhes sobre os acontecimentos do livro, nada de spoilers! Preferi explicar como o livro me fez pensar e sentir.
      Beijos.
      PS.: Leia assim que puder!

      Excluir
  3. Quando eu soube que o livro teria foco no facebook, nunca imaginei que fosse dessa maneira. Através dele ver o futuro, nunca se passou em minha mente que isso é realmente possível, e se analisarmos, é possível mesmo. Hoje as pessoas compartilham de tudo, e como você mesmo disse, elas aparentam ser o que não são.

    Adorei a resenha, de verdade, quero muito ele!
    Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As redes sociais se tornaram algo poderoso, resta saber para o quê irão evoluir.
      O livro é MUITO criativo, achei a premissa incrível.
      Espero que goste.
      Obrigada. Beijos.

      Excluir
  4. adorei sua resenha! varias perguntas ótimas a serem respondidas...
    estou doida para ler o livro! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, esse livro me surpreendeu bastante. É simples e divertido, mas as mensagens são profundas.
      Beijos, leia sim!! \o/

      Excluir
  5. Nossa sua resenha me deixou muito feliz,pois já pensava em ler esse livro,mas estava na dúvida. Agora depois da resenha,achei o futuro de nós dois lindo. Com uma história envolvente e emocionante. Adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beth, o livro me deixou muito feliz. A história é teen, mas as sensações maravilhosas que tive com a leitura... Foi uma ótima experiência reflexiva.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Tati, confesso que não esperava tudo isso desse livro e nem tinha colocado na minha lista de desejados.
    Agora lendo sua resenha, preciso urgentemente kkkk. Entrei em nostalgia só lendo a resenha, voltei para minha adolescência. Adorei a postagem, as imagens, tantos objetos tão conhecidos da minha época, deu saudade.
    E a capa dispensa maiores comentários, perfeita!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda, eu também não esperava muito do livro. Esperava apenas me divertir com uma história adolescente, pois geralmente são leves e agradáveis, para relaxar. Não imaginava que eu fosse fazer uma viagem no tempo introspectiva.
      Escolhi os objetos por me lembrarem 1996 e por terem a ver com a história, que bom que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá Tatinda, otima resenha parabéns, estou bem interessada nessa leitura! É a segunda resenha que leio sobre o Futuro de Nós Dois, e confesso que a primeira, me deixou até um pouco desanimada, pois não agradou muito a blogueira.... já a sua, trouxe novamente aquele ânimo que eu precisava! Com certeza o livro merece um crédito! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ler e comentar, Amanda.
      Bem, acredito que a resenha que leu anteriormente seja de uma blogueira que não gostou muito, mas isso é bem normal, não é? Eu amei, mas creio que nem todos devam gostar. Acho que quem vivenciou àquela época deve gostar por se identificar mais e por se colocar no lugar dos protagonistas. Talvez quem não vivenciou não goste tanto.
      Beijos.

      Excluir
  8. Quando soube do que se tratava o livro na hora me deu uma certa nostalgia, assim como você citou na resenha.
    Eu não me lembro super bem dessa época, nem computador eu tinha em casa, pesquisava tudo em livros, tudo era muito diferente do que é hoje, mas mesmo assim a gente se virava e muito bem! Hoje em dia as coisas estão na nossa mão, simples e fácil!
    A história me parece bastante divertida, fico imaginando o espanto deles ao verem seu futuro no Facebook, expostos pra quem quiser ver, pra quem viveu naquela época seria um grande susto ter a sua intimidade tão exposta assim, como a maioria das pessoas faz hoje em suas redes sociais!
    Estou super empolgada para ler o livro! Ah e gostei bastante da sua pesquisa!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa, eu nem sonhava com computador em casa, muito menos internet. Conhecia algumas pessoas que tinham, mas parecia ser algo de outro mundo ahahaha
      A gente se virava bem mesmo! Quantas vezes a criatividade tinha que ser poderosa, não é? Os trabalhos escolares eram à mão ou máquina de escrever, poucas pessoas os faziam no computador. Utilizávamos xerox, recorte, colagem e mil coisas nos cartazes e pesquisas hehehe
      Eu pensei o tempo todo se eu, naquela época, passasse por essa situação louca: Saber meu futuro pelo Facebook. Embora a história seja teen, eu adorei e viajei nos pensamentos.
      Espero que goste muito do livro. Eu adorei e espero ver outras pessoas o apreciando como eu, tanto que pedi para a editora o sorteio.
      Beijos.

      Excluir
  9. Nossa! Eu não imaginava qual era a história do livro, mas parece ser muito legal!
    Em 1996, eu só tinha 5 anos, mas me lembro até hoje do CD da AOL, da internet discada (realmente demorava muito!).. Eu tinha um pc com windowns 95 e adorava mexer nele!
    Realmente, descobrir o facebook 15 anos dele existir deve ser interessante - imagina só saber quem você vai ser, o que você vai fazer! Deve ser muito estranho!
    Estou com muita vontade de ler agora!
    Beijinhos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea, então você viu o CD-ROM da AOL, olha o "perigo" que correu ahahaha brincadeiras à parte, eu peguei a internet discada, mas não AOL, peguei provedores gratuitos tardios, tipo IG ahahaha e meus Windows já era o 98.
      Imagina essa situação? O livro é super divertido - e por trás da diversão, tem a reflexão.
      Beijos.

      Excluir
    2. Fiquei morrendo de vontade de ler depois da sua resenha! Eu adorava a AOL! "Olá, você está online"! hahaha

      Excluir
  10. Hmm, resenha interessante! Acho que a geração dos anos 90 estava precisando de algo assim, somos muito saudosos pela época que ainda não nos movíamos e viviamos relacionados à internet... E passar pelo começo de tudo isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, Jéssica, eu sou muito nostálgica em relação aos anos 1990. Claro, não era perfeito, nenhuma época o é. Mas me lembro como ficar off-line tinha seu mérito. Gostava mais das brincadeiras das crianças.
      Beijos.

      Excluir
  11. Vontade de ler este livro, lembrar da minha pré-adolescência... Premissa muito boa este livro, espero que eu goste tanto quanto vc... Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariana, ao menos a premissa é excelente, né? Ainda mais para quem vivenciou a época. Espero então que goste do livro :)
      Beijos.

      Excluir
  12. Eu nessa época do livro achava que computador era uma grande besteira e hoje nem consigo viver sem, ainda lembro desse tipo de computador e celular que só os vizinhos tinham.
    Gostei muito dessa história, quem não queria mudar o passado se pudesse ou o futuro no caso dela, vou gostar muito dessa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, nessa época eu jamais imaginaria como computadores e internet mudariam o mundo. Em pensar que atualmente até o computador está se tornando devassado, com tantos outros aparelhos menores, mais práticos e leves.
      Espero mesmo que curta O Futuro de Nós Dois.
      Beijos.

      Excluir
  13. Aaahhhhh só de ler a resenha bateu a saudade de ter meu NES novamente e ficar jogando, e por incrível que pareça se me falassem na época que eu iria gostar tanto de ler eu não iria acreditar. Qtos desses Cds eu recebi e se abusar estão juntando pó em ksa. Lembro de ficar no pc rezando pra net nao cair, qdo acontecia era de chorar.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  14. Aaahhhhh só de ler a resenha bateu a saudade de ter meu NES novamente e ficar jogando, e por incrível que pareça se me falassem na época que eu iria gostar tanto de ler eu não iria acreditar. Qtos desses Cds eu recebi e se abusar estão juntando pó em ksa. Lembro de ficar no pc rezando pra net nao cair, qdo acontecia era de chorar.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! E quando a gente ficava a madrugada toda fazendo um simples download e torcia para a conexão não cair? =D
      Beijos.

      Excluir
  15. Ahh que máximoo, eu amei a resenha e quero muito o livro, ainda mais que próximo mês é meu niver, então seria um ótimo presente!! *--* bjs

    ResponderExcluir
  16. Oii :)
    Já li várias resenhas sobre esse livro e estou mega ansiosa pra ler! haha
    Adorei a sua resenha!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que em breve possa matar a ansiedade. Beijos.

      Excluir
  17. Pra começar a trilha sonora desse livro é perfeita! Amo todas as músicas, só por elas esse livro já ganhou o meu respeito. Sua resenha ficou muito boa. Eu estou querendo comprar ele, mas no momento eu estou com alguns livros acumulados. Eu vou ler ele ouvindo essas músicas pra deixar um clima mais legal..rs.

    ;***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Música, ainda mais que combine, sempre proporciona uma leitura diferente :)
      Beijos.

      Excluir
  18. Estou louca para ler esse livro. Não era viva em 1996, nasci no ano seguinte kkk. Só que eu lembro de algumas coisinhas das antigas, como o walkman e a videocassete (acredita que ainda tenho um? Não funciona, mas tenho).
    Sua resenha ficou imensa! Quando eu vi pela primeira vez fiquei chocada, mas comecei a ler e fiquei mais chocada ainda por ter terminado tão rápido. Você com certeza conseguiu deixar bem claro tudo que o livro trás sem dar spoilers, isso é um dom u.u
    E a playlist é divina... Posso não ter nascido antes de 1997, mas eu amo as músicas desse tempo. Tipo, sou viciada em Elvis Presley (quem não é? *-*), e isso não é influencia de pai ou mãe, eu mesma que descobri pequena e não larguei mais... E até alguns desenhos da época são bons! Mesmo assim, acho que não conseguiria viver sem internet rápida kkkk Quando comprei meu computador eu utilizei a internet de escada no começo e era uma tortura... Não, prefiro o agora (mesmo que só dê pra salvar algumas músicas).
    AMEI A RESENHA!!!!

    Bjs
    http://pensandoemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda, quando você nasceu eu já tinha 13 anos de idade hehehe
      Eu acredito que ainda tem um videocassete, eu também tenho! Está meio ruim, estou tentando utilizá-lo para converter as fitas de vídeo para o computador ahaha várias filmagens de família antigas.
      Não estranhe minhas resenhas. São sempre longas. E olha que sempre as encurto antes de publicá-las! As originais são mais longas ainda. Mas jamais se preocupe: Procuro abordar detalhes do livro como narrativa, personagens, estrutura e principalmente o tema e a que tipo de pensamento ou sentimento ele me levou. Não conto spoilers, nada além da sinopse e o básico do básico mesmo.
      Gosto muito de Elvis, era da época da minha avó ahahah e adoro Beatles e The Carpenters, da época da minha mãe. E continuo escutando músicas de quando eu era adolescente, de final de 1990 e início de 2000. São minhas preferidas. Escuto música atual, mas sinto falta de outros tempos. Acho que música é mágica, é como muitos livros, atemporais.
      Obrigada por ler e curtir a resenha.
      Beijos.

      Excluir
  19. Que resenha perfeita!! Eu já tinha lido outras resenhas, algumas realmente falavam que quando liam sentiam certa nostalgia e etc, pode parecer estranho, mas eu tenho 16 e sei muito bem dessa história de Windowns 95 e internet discada, moro no interior e aqui demorou um poouco mais pra internet mudar ahsuahs ta ok, MUITO! Eu achei a capa perfeita, logo que olhei chamou atenção, eu tinha reparado na mãozinha "curtir", mas no início não imaginava que era algo do facebook, ou que se passava em 1996(ano em que nasci, por sinal O.O)
    Acho que eu tenho uma ligação pelos anos 90, deve ser por causa do Oasis!!! Ou do GreenDay!!! Bom não importa, o fato é que eu acho muito legal ver como as coisas mudaram num intervalo tão pequeno(10 anos talvez?? até menos se você analisar)
    Realmente, aquilo que você escreveu sobre as pessoas se exporem na internet é verdade, o pior é que algumas delas nem se dão conta, mas acho que é impossível quebrar essa rotina agora, as pessoas já estão conectadas, não há nada pra mudar isso
    Não sei se seria bom saber o futuro...Mas se eu tivesse a oportunidade eu provavelmente daria uma espiada ;) só prqa conferir
    Só uma pergunta: Josh e Emma são tipo aqueles casais em que o garoto quer sair da friendzone? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!! Acho muito legal essa "química" atemporal, que mostra que não precisamos ter vivenciado uma época ou um momento para nos identificarmos com eles! Percebi sua ligação com os anos 1990, mesmo tendo nascido em 1996, isso acontece sim :)
      O garoto já tentou sair da "friendzone", antes mesmo de o livro começar! Fica aquela dúvida de como foi que ocorreu e aos poucos vamos sabendo hehehe achei essa manobra divertida!
      Beijos.

      Excluir
  20. Ah eu quero muito ler esse livro >< No começo eu só queria porque a capa é simplesmente linda, mas depois de ler algumas resenhas percebi que ele é muuuito legal, não era nascida nessa época, mas ela me parece bem legal *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, leia, sim, mesmo não sendo dessa época! Vai se divertir!
      Beijos.

      Excluir
  21. A muito tempo eu sou louca por esse livro rs, é a realidade misturando um pouco do fictício e ainda nos trazendo Nostalgia! Muita nostalgia pelo jeito! Um dos principais fatores de fazer com que eu queira tanto ler esse livro, é pela delícia de lembrar das coisas que já fiz, já usei, é muito bom!
    Eu adorei a resenha, e essa trilha sonora é maravilhosa *_______*
    E agora ta na moda né ? trilha sonora com livros, adorei! hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou adorando essa moda de trilha sonora oficial de livro :)
      Beijos e obrigada.

      Excluir
  22. Amei sua resenha *-*
    Bem, já tem tempo que tô querendo ler esse livro! Parece ser ótimo. Já li várias resenhas positivas sobre ele, e essa sinopse encantou-me!
    Beijos.
    CAPRICORNIZANDO

    ResponderExcluir
  23. Adorei essa sua resenha, Tati. Super completa, pra variar!!!!
    Me peguei viajando no tempo e me lembrando de tudo isso que você citou. Concordo com você quando fala que o pessoal da nossa faixa etária vai se identificar mais com a trama do que as outras.
    Essas questões levantadas, realmente nos fazem pensar sobre o um limite de informações que colocamos ou buscamos na grande rede.
    Achei um livro super atual, e que me parece que é bem leve e agradável. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nardonio! Muito obrigada!!
      Esse livro é muito divertido, mas é impossível não viajar no tempo se vivenciou a época :) Eu me identifiquei muuuuuuito.
      Espeor que goste, o livro é super agradável.
      Beijos.

      Excluir
  24. Nossa, deve ser uma delicia pro pessoal dos anos 90. E bem deve dar também aquela sensação de 'queria que fosse eu!'. Muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma delícia mesmo, resumiu bem, Ananda!
      Espero que possa ler em breve! Beijos.

      Excluir
  25. A história, bem como tudo nesse livro, parece ser bem cativante. A premissa me chamou muito a atenção pois é um tema futurístico e romântico ao mesmo tempo, digno de ser adaptado para as telonas (quem sabe?) Fiquei curiosa para ler =)

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria uma comédia romântica super nostálgica e digna de boa bilheteria!
      Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias