publicidade

Série Eva, volume 1, Anna Carey e Galera Record

Eva (Eve)
Série Eva - volume 1
Anna Carey - Galera Record
Tradução: Fabiana Colasanti
288 páginas - Ano: 2013 - R$35,00

Sinopse:
"A guerra dos sexos está apenas começando... No futuro, uma praga mortal aniquilou a população da terra. Homens e mulheres seguem segregados. Os meninos são mandados para campos de trabalho forçado. As meninas, para Escolas onde aprendem uma profissão chave na reconstrução mundial. Mas as aparências enganam... E Eva está prestes a descobrir que a verdade pode ser muito mais terrível do que o vírus que varreu seu país. Está prestes a descobrir que seu futuro pode ser mais parecido com a da primeira mulher a levar seu nome..."

Links: Galera Record | Skoob | degustação | comprar

Resenha:
Entre tantas distopias juvenis semelhantes, Eva se destaca pela originalidade e por realmente mostrar um futuro catastrófico. Deveria estar recebendo mais olhares dos leitores brasileiros.
Iniciando pela capa, não apenas bonita, mas também extremamente simbólica. A protagonista corre por uma ponte, cena que ocorre mais de uma vez no livro. Em todas essas ocorrências, passagens não apenas físicas; também psicológicas. Mudanças bruscas, frenéticas e essenciais.

O livro é também um thriller de ação, pois Eva percorre diversos caminhos, literalmente correndo, fugindo, se escondendo. Descobrindo um mundo real, sofrido e que machuca. Uma realidade dura e cruel. Nada que foi mostrado e ensinado a ela é verdade. Ela descobre que além de enganada por toda a vida, estava trancada em uma redoma de fantasia. Um mundo que não existe foi falsificado. Tudo que ela aprendeu e todos os ideais que Eva acredita e segue... não existem!
O pior: A verdade é inacreditável aos olhos dela. Dói perceber que foi preparada para uma vida ilusória e que a realidade é um pesadelo, uma prisão. Que foi criada e mantida segura para servir a um propósito desumano de escravidão física e mental.
Toda a dedicação e obediência aos estudos, todo o seu esforço para ser uma menina prodígio, toda uma vida... Tudo desmorona em apenas uma noite, em uma descoberta que durou apenas alguns minutos. O choque, o terror e a verdade chegam até Eva machucando-a e assustando-a.
Esse é um dos melhores inícios de distopias juvenis já lidos por mim. Ainda mais por ser mulher, afirmo que gelei por dentro acompanhando Eva quando ela presenciou a verdade - e seu doloroso futuro. Futuro que para ela começa no dia seguinte! E agora, como reagir, como escapar? Essa é a premissa do livro.

A ação é ininterrupta. Eva precisa se salvar. Ao mesmo tempo, embora seja inteligente, ela não possui experiência alguma de como viver fora da Escola. Todos os livros e conteúdo não servirão de nada para a sobrevivência no mundo real.
A raça humana foi assolada e quase que extinta por um vírus poderoso. Os órfãos sobreviventes são essenciais para a humanidade se reerguer e não desaparecer. Meninos e meninas possuem papéis fundamentais, porém diferentes, não é? Não.

A narrativa é em primeira pessoa, a protagonista. Acho que seria mais interessante se fosse em terceira pessoa, mais neutras, porém sob o ponto de vista principal de Eva. Não tenho reclamações, adorei a narrativa. É apenas uma curiosidade que tenho em relação ao livro, de como seria narrado de outro modo.
Interessante que nesta distopia quem comanda o mundo de Eva é o Rei. Sim, é uma monarquia assumida, pouco mostrada.
Muito sarcástico e ousado ver que a nova geração desconhece totalmente o passado, como por exemplo, marcas famosas e História, nem sabem seus aniversários e coisas fúteis como signos.

O começo do livro traz como apresentação uma carta antiga, de mãe para filha. Doce e triste. Simultaneamente, um breve informativo ao leitor sobre a praga e o desespero. Traz ainda uma carga de esperança, sentimento quase sempre presente no ser humano perante as catástrofes. É a mãe de Eva deixando algo além de vagas lembranças para a querida filha. Depois o livro é dividido em vinte e cinco capítulos muito bem estruturados e planejados. São curtos e a autora não perde tempo com cenas sem importância.

Eva é a aluna mais brilhante da Escola. Ela é promissora, bonita, curiosa e supostamente a moça intelectualmente mais importante para a Escola e, consequentemente, para o Reino. Existe mais por detrás disso!
Sem contato algum com o sexo masculino, além das aulas e disciplinas escolares, todas são instruídas a se prevenirem às investidas masculinas, a não se deixarem levar por falsos rapazes em busca de as explorarem. Meninos são perigosos, homens são mortais. É assim que Eva é criada: Para ser uma importante profissional, se formar e depois contribuir para o crescimento da humanidade na Cidade de Areia, longe do sexo oposto, que apenas prejudica a vida e prosperidade.
O leitor vai aprende com Eva que todo esse mundo é falso, como uma surra física e um choque psicológico e moral. A grande questão é: Então, qual é a verdade?? Como é o mundo real? Onde estão os integrantes do sexo masculino?

Califia surge como um suposto local seguro. Uma utopia em meio a um mundo aterrorizante. A vida real é diferente da apresentada a Eva. É pior. E mesmo sendo esperta, a moça não tem malicia nem informações confiáveis de como sobreviver nesse mundo e enfrentar a longa e perigosa jornada para chegar ao local gerado através de um boato. Será que Califia existe? Será mesmo seguro?
E ao iniciar a viagem, sem nada além da companhia da inconstante e não-confiável Arden, uma aluna rebelde da Escola. No entanto, ela parece conhecer mais o mundo. Ao menos mais que a frágil Eva. Juntas elas precisam desbravar os inúmeros perigos em busca de uma cidade utópica segura para as mulheres.

É isso que prende ao leitor ao livro: A correria de Eva e Arden em busca de algo que talvez nem exista, os perigos sádicos encontrados pelo caminho, as descobertas chocantes aos olhos das duas adolescentes, que começam como quase inimigas e no decorrer do livro, descobrem que possuem muito mais coisas em comum que desavenças. Aos poucos se tornam próximas e se unem para sobreviverem.
A grande sacudida que o livro traz ao leitor é quando descobrimos o outro lado da moeda: Como vivem os meninos? Os adolescentes do sexo masculino, o que são feitos deles. Se a autora não se deu por satisfeita em nos fazer tremer em relação à função das mulheres, ela ainda nos congela ao mostrar para quê os órfãos meninos servem.

Caleb e um grupo de meninos e moços surgem no caminho de Eva e Arden, repercutindo uma série de eventos alucinantes e nos apresentando várias personagens. Outro lado obscuro do mundo é mostrado. Os meninos da caverna me fizeram pensar em dois grupos da ficção cinematográfica (as crianças do deserto de Mad Max 3: A Cúpula do Trovão e os Meninos Perdidos de Peter Pan da Disney), porém estes da série Eva formam um grupo mais realista e nada lúdico.
De uma forma geral o mundo é uma distopia verdadeira e muito convincente. Foge um pouco dos padrões que trouxeram a distopia de volta à moda. Nem superior nem inferior aos livros mais vendidos do gênero atual, no entanto é diferente e criativo.
Menos politizado e sem triângulos amorosos clichês, Eva traz um apocalipse humano. Como vivem esses órfãos, sejam meninos ou meninas, é chocante.
Caleb é uma personagem carismática. Um rapaz que não teve os estudos de Eva, mas se mostra bastante inteligente. Naturalmente herói, é protetor e robusto. Ele se torna uma pessoa muito importante para a história. Eva evolui muito, se tornando corajosa e mais sentimental.
Por um momento o livro esfriou, porque o impacto do começo é grande. Pensei que fosse cair na mesmice romântica em que muitas distopias atuais caem, porém o livro voltou a me surpreender. Foi um alívio. Depois a reta final retomou a ação e eu adorei o resultado geral.

O livro não aborda apenas as diferenças entre os sexos, mas demonstra a importância da figura materna, assumida por Eva naturalmente por algum tempo. Mostra todas as facetas que uma mulher, mesmo jovem, pode assumir.
Menina, mulher, mãe, filha, irmã... Eva é um pouco de tudo no livro. Menina, com ingenuidade e curiosidade de uma criança; mulher, com a paixão e sexualidade aflorando como uma adolescente; mãe, ao cuidar e ajudar às crianças menores e órfãs; filha, ao jamais deixar de se lembrar e se apegar ao carinho deixado no coração por sua mãe; irmã, pois a amizade dela com Arden se fortalece. Eva simboliza a riqueza da mulher. A força e a fragilidade!

O enredo é fenomenal, os eventos são emocionantes e o ritmo do enredo é acelerado. As personagens são reais e o final é empolgante e ao mesmo tempo, desconcertante. Deixa a grande ponta para ligar-se à continuação. não espere um final morno e aconchegante; você ficará se remoendo pela continuação!

A autora:
Anna Carey é o autora da Trilogia Eva (o primeiro volume chegou ao Brasil em dezembro de 2013) e da próxima série Blackbird (inédita, com previsão para meados de 2014).
É formada pela Universidade de Nova Iorque e tem Mestrado em ficção pelo Brooklin College.
atualmente vive em Los Angeles.
Site | Twitter



Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias