publicidade

Na Companhia de Assassinos, volume 1: A Morte de Sarai, de J. A. Redmerski e Suma de Letras

A Morte de Sarai (Killing Sarai)
Na Companhia de Assassinos (In the Company of Killers) - livro 1
J. A. Redmerski - Suma de Letras / Editora Objetiva
Tradução: Michele Vartuli
256 páginas - 2015 - R$29,90 - comprar - 1º capítulo

Sinopse:
"Sarai sempre quis ser livre — e agora não consegue deixá-lo.
Sarai era uma típica adolescente americana: tinha o sonho de terminar o ensino médio e conseguir uma bolsa em alguma universidade. Mas com apenas 14 anos foi levada pela mãe para viver no México, ao lado de Javier, um poderoso traficante de drogas e mulheres. Ele se apaixonou pela garota e, desde a morte da mãe dela, a mantém em cativeiro.
Apesar de não sofrer maus-tratos, Sarai convive com meninas que não têm a mesma sorte. Depois de nove anos trancada ali, no meio do deserto, ela praticamente esqueceu como é ter uma vida normal, mas nunca desistiu da ideia de escapar.
Victor é um assassino de aluguel que, como Sarai, conviveu com morte e violência desde novo: foi treinado para matar a sangue frio. Quando ele chega à fortaleza para negociar um serviço, a jovem o vê como sua única oportunidade de fugir. Mas Victor é diferente dos outros homens que Sarai conheceu; parece inútil tentar ameaçá-lo ou seduzi-lo.
Em A Morte de Sarai, primeiro volume da série Na Companhia de Assassinos, quando as circunstâncias tomam um rumo inesperado, os dois são obrigados a questionar tudo em que pensavam acreditar. Dedicado a ajudar a garota a recuperar sua liberdade, Victor se descobre disposto a arriscar tudo para salvá-la. E Sarai não entende por que sua vontade de ser livre de repente dá lugar ao desejo de se prender àquele homem misterioso para sempre."

Resenha:

J. A. Redmerski se tornou autora best-seller com Entre o Agora e o Nunca (The Edge of Never, 2012) e consolidou-se com a sequência Entre o Agora e o Sempre (The Edge of Always, 2013), ambos publicados em 2014 no Brasil pela Suma de Letras (Editora Objetiva). A novidade é o lançamento em 2015 do primeiro volume da série Na Companhia de Assassinos (In the Company of Killers): A Morte de Sarai (Killing Sarai, 2013). Este é o meu contato inicial com a autora e estou muito surpresa com a qualidade da obra.
Descobri que a série já está chegando a seu quinto volume nos Estados Unidos (Reviving Izabel, The Swan & the Jackal, Seeds of Iniquity e The Black Wolf), todos publicados em inglês de 2013 a 2015. A Suma de Letras já divulgou o título do segundo volume: O Retorno de Izabel.
A princípio, quem não leu A Morte de Sarai pode se assustar com a quantidade de volumes, pois se trata de uma saga que mostra assassinos mercenários, então, poderia mesmo ter tanto assunto? Com a introdução que é o primeiro livro, não apenas imagino que sim, a série tem potencial, mas também afirmo que estou louca para prosseguir a leitura!

Inicialmente pensei em classificar o livro como New Adult, mas a própria autora alerta em seu site oficial: "A Morte de Sarai não é um título New Adult. Ele e todos os outros livros da série são categorizados como Suspense / Crime / Thriller / Adulto)". É um suspense incrível!
Ainda assim, A Morte de Sarai é um volume completo, com uma trama vertiginosa e forte. Com início, meio e fim, então fica a critério do leitor decidir adquirir a continuação, porém acho improvável resistir!
Geralmente literatura New Adult não me atrai. E eu pensei a todo o instante que se tratava de um livro desse estilo e arrisquei. Talvez tenha sido o tema mais sombrio e pesado que tenha contribuído para o livro me conquistar, além do suspense. E curiosamente, muitos New Adult priorizam as cenas quentes, perdendo o verdadeiro foco do drama e seu ápice. Já com A Morte de Sarai presenciei o contrário: A parte sensual só valorizou a obra! Creio ter amado a história justamente pelo fato de a própria autora deixar explícito que não é New Adult.
Uma série de fatores faz de A Morte de Sarai um livro interessante: Protagonista feminina complexa, co-protagonista anti-herói, ação interminável, trama moderna e, ainda, violência e um pouco de erotismo.

Michelle Whitaker;
A modelo que é Sarai nas capas.
Sarai é uma protagonista rica em personalidade e com grande desenvolvimento. Ela é instável e possui um passado de violência, tendo presenciado, dentre tantas coisas, mortes, torturas e estupros. Embora apresente todos os motivos para ser a vítima traumatizada ou amargurada, Sarai foge do estereótipo de mocinha a ser salva e migra para uma mulher forte e temível. Não é uma mudança, é uma descoberta gradativa e esse é o ponto principal do livro.
Ela viveu cativa e escrava do namorado da mãe por 9 anos, após o falecimento da mesma. Javier, seu sequestrador, é um chefão do tráfico de drogas, armas e mulheres no México, para onde a menina, nascida nos Estados Unidos, foi levada e mantida presa todos esses anos.
Com um passado de sofrimento, Sarai teve a vida suspensa e não pode crescer como uma moça normal. Criada em meio a criminosos e pessoas cruéis, ela perdeu a inocência e aprendeu a encenar o papel vulnerável que sempre a manteve viva, escondendo de todos a revolta e a ânsia por vingança. Acostumada ao sofrimento, Sarai também aprendeu a fingir, mentir, omitir, manipular e seduzir.
Inicialmente vista como frágil, insegura e sofrida, Sarai, aos poucos, descobre e demonstra ser uma pessoa de atitude, mesmo que, às vezes, imprudente e inconstante. Conforme situações de risco surgem durante sua tentativa de fuga, ela vai aprendendo a ser dura e a abandonar para sempre suas vulnerabilidades, como a curiosidade.
Ela é esperta e vai superando seus medos, tornando-se habilidosa e aprendendo rapidamente a sobreviver fora do cativeiro, em meio a assassinos. É uma história de desenvolvimento e superação pessoal, mesmo que o caminho escolhido seja ousado e atípico.
Sarai é difícil de ser explicada ou analisada, por ser dicotômica. É cheia de opostos e extremos: Boa, má, frágil, forte, submissa, autônoma, indomável... É notável a Síndrome de Estocolmo, não uma única vez.
O interessante em Sarai é observar como nas profundezas de seu íntimo, embora ainda seja uma jovem sentimental, ela clama por vingança.

Victor é um assassino. Não um reles mercenário, porque não elimina os alvos apenas por dinheiro, e sim através de uma rede misteriosa, com hierarquia, métodos e regras peculiares, tudo muito complexo e sofisticado. Um pouco mais velho que Sarai, ele também possui violência em seu passado. Treinado para ser o profissional perfeito em seu ramo, ele não é um criminoso comum - nem um homem banal.
Ao encontrar Sarai, as vidas dos dois são modificadas para sempre. Inicialmente tentam se manter afastados psicologicamente, porém se tornam cada vez mais ligados. Atitudes e gestos valem mais que palavras, portanto, Sarai e Victor, duas pessoas tão diferentes, percebem o quanto são semelhantes.
Victor pretende proteger e ajudar a salvar Sarai; esta, antes desejando somente a liberdade, descobre que planeja uma nova vida. A jovem que precisava ser salva passa a ser mais radical. Sarai não pode nem deseja tentar ter uma vida comum. Ela precisa da adrenalina e quer aprender a encarar todos os perigos por conta própria, tanto os que a caçam quanto os fantasmas que atormentam sua mente.

Em primeira pessoa, tendo Sarai como protagonista, a autora alterna a narrativa entre Sarai e Victor. Isso é um acréscimo à trama, pois o leitor não fica preso somente ao ponto de vista de Sarai. Porque, embora menor, há a interpretação de Victor. Descarta a necessidade (na verdade quase sempre redundante) da publicação de "a versão de Victor", caso A Morte de Sarai possuísse apenas ela como narradora. E por Victor ser o co-protagonista, ou seja, secundário a Sarai, sua narrativa entra como um complemento positivo, permitindo ainda o suspense necessário sobre seu papel na trama, deixando Sarai e o leitor, curiosos.
Ou seja: Excelente manobra narrativa e bom uso das mudanças de foco. Ótimo equilíbrio, que dá a importância merecida a Victor, sem retirar Sarai do posto de protagonista. Pois, com certeza, Victor conquista o leitor, principalmente o público feminino, com seu carisma, enigmas e apelo sexual.
A trama é empolgante e não cansa o leitor, nem mesmo nas partes um pouco mais psicológicas ou quando surge a faísca sensual entre Sarai e Victor. A química entre eles é inevitável e, mesmo parecendo cliché os dois se envolverem intimamente, é um incremento necessário e que eleva as personagens. Sou contra casais forçados, romances que não acrescentam nada ao enredo ou às personagens, mas em A Morte de Sarai, adorei a atração iminente entre os dois.
Outro item relevante é que a narrativa não se concentra no passado, embora o histórico importe bastante. Não é um livro que se perde mostrando o quanto Sarai sofreu em cativeiro, recontando em flashbacks ou fazendo-a remoer cada lembrança; não é necessário explicar detalhadamente como Victor foi recrutado, treinado e transformado em um assassino de primeira. Simplesmente a autora reflete tudo nas atitudes das personagens; ela não explica demais, ela mostra!

A Morte de Sarai é uma história sombria, intrigante e sexy. Uma obra sobre crescimento e autoconhecimento. É o primeiro volume de uma série com excelente classificação geral no Goodreads.
O final do livro é prodigioso, preparando o leitor para O Retorno de Izabel. É exatamente o que mais aguardo; que Izabel não vá embora!
Uma história de várias nuances do crime contemporâneo e seu impacto nas personagens. É incomum, pois a exploração é diferente, é ousada; não como nos livros policiais ou gênero noir, mas é inegável notar como o tema principal é o crime.
Com ação, suspense e emoção, passando por cenários variados, de pocilgas ao puro luxo, A Morte de Sarai mostra o drama e a transformação de duas pessoas: Uma ex-escrava sexual e um assassino de aluguel. Nenhum dos dois pode ser um herói ou uma heroína clássicos, mas por debaixo de inúmeros defeitos e problemas, ambos são extremamente encantadores e apaixonantes.
Um livro que daria um roteiro fascinante para uma adaptação ao cinema!

A autora:
Jessica Ann Redmerski é autora best-seller do New York Times, USA Today e Wall Street Journal. Começou a carreira de escritora autopublicada em 2012 e com o sucesso de Entre o Agora e o Nunca logo assinou contrato com uma grande editora. Hoje seus livros já estão traduzidos em vinte idiomas.
Jessica mora em North Little Rock, no Arkansas, com três filhos, dois gatos e um cãozinho maltês. Ela adora filmes, séries e livros provocadores e é muito fã de The Walking Dead. Seus desejos incluem bater papo com John Noble, Bryan Cranston e Michael C. Hall, superar sua longa lista de medos bobos, encontrar uma camisa de que realmente goste e viajar pelo mundo com uma mochila nas costas e um parceiro no crime.
Site | Twitter | Facebook

6 comentários

  1. Não conhecia esse livro, nem a autora, mas eu adoro esse estilo de livro, acho que pode ter mais de 500 páginas, mas sempre me deixa intrigada a ponto de eu querer terminar o mais rápido possível! Resenha maravilhosa e muito bem detalhada.

    Beijos,
    http://www.girlbeinggeek.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Onde posso baixar esse livro em epub?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yusuki, você pode comprar o eBook em lojas e livrarias online, como a Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Amazon Brasil, por exemplo. Beijos.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Yusuki, você pode comprar o eBook em lojas e livrarias online, como a Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Amazon Brasil, por exemplo. Beijos.

      Excluir
  4. O livro é muito bom!Estou começando o segundo volume agora mesmo! Espero sentir emoções iguais com Sarai e Victor!!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias