publicidade

Trilogia Star Wars, livro 1: A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda (Uma Nova Esperança), de Alexandra Bracken e Editora Seguinte (Grupo Companhia das Letras)

A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda: Uma Nova Esperança (A New Hope: The Princess, the Scoundrel, and the Farm Boy)
Trilogia clássica Star Wars ilustrada (Star Wars Illustrated Novels) - livro 1
Alexandra Bracken - Editora Seguinte / Grupo Companhia das Letras
Ilustrações: Ralph McQuire e Joe Johnston
Tradução: Álvaro Hattnher
264 páginas - 2015 - R$34,90
Comprar: Amazon | Fnac | Livraria Cultura | Livraria da Folha | Livraria da Travessa | Livraria Saraiva
Resenhas: livro 2 | livro 3

Sinopse:
"Ainda que a Aliança Rebelde tenha ganhado algumas batalhas contra o Império, a esperança está se esgotando. O Império está prestes a revelar a Estrela da Morte, uma estação bélica capaz de destruir planetas inteiros num piscar de olhos. Agora, o destino da galáxia está nas mãos de uma princesa,um cafajeste e um garoto da fazenda...
Esta é uma versão de Star Wars: Uma Nova Esperança (Episódio IV) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Cada parte da narrativa é contada pelo ponto de vista de um dos três protagonistas, se aprofundando nos conflitos desses heróis que se unem para combater o mal que ameaça toda a galáxia."

Pré-resenha:
A Editora Seguinte, selo jovem do Grupo Companhia das Letras, trouxe ao Brasil a trilogia clássica ilustrada (e inédita) Star Wars em final de setembro / início de outubro de 2015. O lançamento é simultâneo a publicação em inglês pela Disney Lucasfilm Press.
É a novelização oficial dos filmes clássicos com uma nova linguagem, com o intuito de agradar aos antigos fãs e conquistar novos, especialmente o público mais jovem interessado em se tornar um jedi... interessado no universo magnífico criado por George Lucas.
O primeiro volume é baseado no episódio IV, Uma Nova Esperança (A New Hope - 1977), foi escrito por Alexandra Bracken e ganhou o título A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda (The Princess, the Scoundrel, and the Farm Boy). O volume sequencial é Então Você Quer Ser um Jedi? (So You Want to Be a Jedi?), uma adaptação do episódio V, O Império Contra-Ataca (The Empire Strikes Back - 1980), escrito por Adam Gidwitz . Para finalizar a trilogia, inspirado no episódio VI, O Retorno de Jedi (Return of the Jedi - 1983), temos o livro escrito por Tom Angleberger, Cuidado com o Lado Sombrio da Força! (Beware the Power of the Dark Side!).
O ideal é que a leitura seja feita na sequência, mas os livros podem funcionar de modo independente. Os li em ordem, um ao dia e foi uma experiência incrível. Encontrei nos livros o espírito dos filmes.


Sou fã de Star Wars. Os filmes clássicos foram lançados antes do meu nascimento e durante a minha infância os assistia repetidamente. Em parte influenciada por membros da família e porque Star Wars é Star Wars! Gostando ou não, até mesmo desconhecendo os detalhes: Todo mundo conhece pelo menos o nome. Star Wars faz já parte da cultura popular. Não sei dizer quando tive meu primeiro contato, apenas me lembro que sempre gostei e a trilogia clássica sempre fez parte do meu mundo.
Já a prequela, a trilogia formada pelos episódios I (A Ameaça Fantasma / The Phanton Menace - 1999), II (Ataque dos Clones / Attack of the Clones - 2002) e III (A Vingança dos Sith / Revenge of the Sith - 2005), pude assistir nos cinemas. Isso só aumentou meu amor pela saga. Não sou dessas de preferir a clássica ou a posterior e meu coração está acelerado e aberto para receber a novíssima trilogia. O episódio VII, O Despertar da Força (The Force Awakes - 2015), tem estreia mundial marcada para dezembro e se passará 30 anos após o episódio IV - esta resenha é sobre a adaptação juvenil dele.

Resenha:
Precisa ser fã de Star Wars? Ter assistido aos filmes? Não! Você pode começar por aqui! Não é necessário conhecimento. Caso você seja fã: Comece assim que puder, pois não é apenas mera adaptação. É uma reciclagem atual, que mantem tudo que amamos em Uma Nova Esperança, mas sob o ponto de vista dos três heróis: A princesa Leia Organa, o cafajeste Han Solo e o garoto da fazenda Luke Skywalker. É um novo olhar, mas que preserva os itens clássicos e se aprofunda nos sentimentos e pensamentos deles, construindo novas cenas e diferentes ângulos; sempre utilizando a visão e experiências íntimas de Leia, Han e Luke para inovar.
O livro é dividido em três partes principais e equilibradas: A Princesa; O Cafajeste; O Garoto da Fazenda; a edição traz ainda nota da autora, introdução e epílogo. A abertura de cada parte tem uma ilustração colorida de duas páginas (gostaria que o livro tivesse mais dessas), mas ao longo do exemplar você encontra desenhos em preto e branco que ajudam a visualizar itens, especialmente os tecnológicos. A capa do exemplar é emborrachada. Este possui orelhas, folhas brancas e ótimas revisão e diagramação. A narrativa é em primeira pessoa.


A saga começa contada por Leia Organa, vista pelos outros apenas como uma princesa bonita, quando na verdade está tentando ganhar o respeito como senadora. Ela atua na Aliança Rebelde, no fortalecimento da resistência ao Império e tem uma missão importante a cumprir. Princesa de Alderaan, torna-se figura essencial para os rebeldes e excelente estrategista e combatente.
A segunda parte é narrada por Han Solo, o anti-herói da saga. Ele é um contrabandista espacial que carrega (quase) qualquer carga para (quase) qualquer lugar da galáxia em sua nave Millennium Falcon, desde que receba o pagamento solicitado. Ele tem uma dívida a ser quitada com um perigoso criminoso, mas acaba se envolvendo em algo maior que seu aparente egoísmo. Seu copiloto e mecânico é o Chewbacca, um wookie temperamental e leal.
A última parte é descrita por Luke Skywalker, um rapaz simples e uma personagem fácil de ser compreendida (e admirada). Inicia como o inexperiente garoto da fazenda que não desiste de ser um jedi, mas que sofre vários julgamentos (incluindo de si mesmo) antes de se tornar um herói.
Quem não os conhece pode pensar que são estereótipos. Sim, trata-se de uma princesa, um anti-herói e um herói, mas eles vão além disso. Mas a princesa, além de lutar como os homens, os lidera; o anti-herói não é tão interesseiro assim, apenas esconde seus verdadeiros valores como proteção; e o herói aparentemente tão simples precisa lutar contra sua quase transformação em vilão. Leia frustrada, Han vulnerável, Luke solitário? Sim, o leitor tem acesso a outros sentimentos.
O mais legal do livro é o foco exato na essência dos três protagonistas e na visão que cada um tem do outro! Quem eles são, suas decisões, seus atos e os relacionamentos entre os três formam a base do enredo. No meio do cenário caótico de Império Galáctico versus Aliança Rebelde temos um grupo inusitado, composto ainda por dois droides, o R2-D2 e o CPO-3. Mais que bom humor, eles são inesperadamente importantes.


A cronologia dos fatos de Uma Nova Esperança é mantida, mas a ordem da narrativa (Leia-Han-Luke) influencia o modo de contá-la. Nada importante é deixado de fora, entretanto, como nem sempre o narrador vivencia os acontecimentos centrais, a autora encontra manobras interessantes para esconder e mostrar algumas coisas. O fato de Luke, o herói, ter voz somente na última parte é inovador e ousado, eu gostei. Contém algumas cenas extras formidáveis, que não modificam a história original, mas a complementam. Alguns atos que antes ficavam subentendidos são claramente mostrados. Especialmente algumas cenas (grandiosas) de Leia, como, por exemplo, o interrogatório na Estrela da Morte. O mesmo ocorre com Han e Luke, encontramos cenas diferentes ou contadas de um novo jeito! A autora não reinventa nem modifica o que já foi feito; apenas complementa com percepções dos protagonistas.
Meu receio era encontrar uma linguagem infantilizada, visto que a proposta é atingir o público juvenil. Porém, encontrei uma narrativa leve, atualizada, muito agradável e divertida. A maturidade é a ideal para atrair novo público de modo geral, não apenas juvenil. Apresenta a simplicidade necessária para o novato conhecer e desbravar o universo de Star Wars sem medo de se perder em detalhes técnicos. Tudo está no livro, incluindo essa parte mais específica. Mas a naturalidade com que a autora apresenta a história faz qualquer leitor (fã ou não fã) sentindo-se confortável e interessado.


Embora seja intimista, não ignora nenhum dos grandes acontecimentos. O acesso aos pensamentos e sentimentos dos protagonistas deixa a história ainda mais emocionante, me senti ainda mais próxima do trio.
Star Wars tem incontáveis itens agradáveis, incluindo a estrutura da Jornada do Herói. Em A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda você encontrará o começo de uma das sagas mais incríveis já criadas. Possui ação, aventura e romance; também suspense e bom humor. É uma space opera épica, uma ficção científica cheia de naves, droides, explosões, raios lasers e seres exóticos de toda uma galáxia muito, muito distante. Star Wars tem sabres de luz, guerreiros jedis e um dos vilões mais queridos da ficção: Darth Vader.
Encontramos jornadas pessoais dentro de uma história complexa envolvendo política e guerra. Este livro serve como apresentação para quem deseja conhecer o universo de Star Wars e é uma versão jovem e fresca para os fãs que, assim como eu, não aguentam mais esperar por mais material!
Amei a versão de Uma Nova Esperança pelas mãos da autora Alexandra Bracken. Ela soube perfeitamente como penetrar na personalidade e corações das personagens. Tanto que fiquei interessada em suas obras e refleti se não teria sido interessante se toda a trilogia tivesse sido escrita por ela. Mas como a ideia é variar os estilos em novas versões, os próximos livros são de escritores diferentes e as resenhas estarão disponíveis aqui!



A autora:
Alexandra Bracken é autora da trilogia The Darkest Minds, best-seller de The New York Times. Nascida e criada no Arizona, estudou história e inglês na Faculdade de William & Mary, em Virgínia. Hoje vive num pequeno apartamento abarrotado de livros em Nova York, onde trabalha em seu próximo romance.
Site | Twitter | Facebook | Instagram


A coleção:
Siga a Força pelas publicações da Editora Seguinte e se prepare para o lançamento do filme Star Wars: O Despertar da Força (episódio VII)...

Trilogia clássica ilustrada (episódios IV, V e VI):



Aventuras inéditas passadas entre os episódios V e VI (Leia) e IV e V (Han e Chewie / Luke):



Prelúdio para o episódio VII, O Despertar da Força:


2 comentários

  1. oi tati :3
    opa só agora tive tempo de comentar, então vamos lá.
    fiquei muito empolgada quando vi as suas resenhas das obras, to doida pra ler e com a aproximação do filme o pessoal vai lançando todos os livros no brasil *---* adoro isso
    bom, eu não imaginava que seria narrado por cada personagem. isso é bom, faz a gente ter uma visão única de cada parte da história.
    acho as capas dessa trilogia muito linda.
    gostei muito da sua opinião e nem sabia que existiam ilustrações na leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice, o livro dividido em três partes, cada uma com narrativa de um protagonista ficou mesmo muito bom! Essa trilogia está tão linda que eu ainda fico babando! As ilustrações são incríveis. Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias