publicidade

Curiosidade: Biblioteca escolar abandonada na cidade fantasma de Pripyat, Ucrânia

Construída em 1970 e elevada ao status de cidade nove anos depois, Pripyat, na Ucrânia, era uma bela cidade para os padrões soviéticos da época. Com aproximadamente 50 mil habitantes e a apenas 3 quilômetros da Usina Nuclear de Chernobyl e seus 4 reatores nucleares, fora construída especialmente para os trabalhadores da usina e suas famílias. Mas em 26 de abril de 1986, ocorreu uma catástrofe na central elétrica da usina com uma explosão seguida de incêndio que contaminou o ar e o ambiente com partículas radiativas.






36 horas após o acidente, a cidade foi totalmente evacuada e ainda hoje, devido aos riscos da radiação, é uma cidade fantasma, mas alguns sites relatam que existe um pequeno número de pesquisadores, cientistas e militares com acesso à cidade para estudos, além de 3 habitantes oficiais. Além disso, há turismo na região e para isso, o visitante precisa de licenças especiais, caso contrário, a entrada não autorizada é punível de prisão.





As imagens são para refletir.
Em meio à decadência, a natureza se recupera e invade os edifícios: plantas crescem através de janelas quebradas e paredes rachadas. Destacam-se as salas de aula abandonadas com brinquedos de crianças do pré-escolar e seus livros na antiga antiga biblioteca escolar.






Instantaneamente, morreram 31 pessoas, mas são milhares as vidas atingidas pelo câncer causado pela radiação.


Abandoned library in elementary school Nr. 2 - Pripyat

O videoclipe da música Marooned, da banda Pink Floyd, contém imagens de Pripyat (a partir de 2:29). Além do instrumental espetacular, o vídeo sempre me deixa reflexiva. Quanta destruição a humanidade ainda é capaz de provocar ao planeta e a si mesma?


Fonte: 360Cities.Net, TheLongShadowOfChernobyl.com e Wikipedia.org.

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias