publicidade

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, Jennifer E. Smith, Galera Record

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista (The Statistical Probability of Love at First Sight)
Jennifer E. Smith - Galera Record
Tradução: Camila Mello
224 páginas - Ano: 2013 - R$29,90

Sinopse:
"Às vezes a gente tem um clic e percebe que tudo mudou. Por uma coincidência. Uma fatalidade. Ou algo trivial. Nada será como antes.
É exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver.
Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres.
Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo.
E quatro minutos podem MESMO mudar tudo..."

Links: Galera Record | Skoob | degustação

Comprar: Submarino | Saraiva | Livraria Cultura | Siciliano | Travessa

Resenha:
O título pode ser um pouco longo, ainda mais para um livro curto e com temática teen, mas foi muito bem escolhido. Na última página o leitor termina sorrindo, de tão meiga e divertida que é a história. Os últimos diálogos firmam o título do livro e fecham a história de um modo muito agradável.
A capa é adolescente e linda. O fundo é fosco, mas todos os detalhes brilham. O avião, corações e nuvens combinam perfeitamente com o enredo. Avião, pois Hadley encontra Oliver no aeroporto e é no avião que os dois realmente se conhecem; corações, porque é uma paixão de fazer suspirar; Nuvens, não apenas simbolizando o voo, mas diversas outras coisas que o leitor descobre ao ler tudo.
Apesar da capa ser linda, ter me atraído instantaneamente e me feito reparar na na sinopse, admito que acho estranho Hadley estar de branco, já que ela é a madrinha do casamento. Uma observação supérflua, ignorem. O que realmente destoa da imagem na capa é o tênis do Oliver, pois está "descolado" de seu pé, como se não pertencesse a ele.
As cores escolhidas para os símbolos na capa se estendem para as orelhas do livro e o deixam com vida, com jeito animador de chick-lit - eu adorei.

Pensei, inicialmente, que o livro seria bem infantil, mostrando apenas uma paixão adolescente. O livro, no entanto, não contém apenas isso e possui mensagens mais profundas que um romance teen comum.
Se quatro minutos podem mudar vidas, isso é certo. Se o amor à primeira vista existe, depende do ponto de vista; porém o livro demorou apenas quatro minutos de leitura para me fisgar de vez e confesso: A capa me fez cair de amores à primeira vista por ele! Não pausei a leitura em momento algum. Quando percebi, duas horas e poucos minutos depois eu estava nas nuvens e com o livro finalizado. E nem adolescente sou. Adorei o livro.

Embora o foco principal seja uma paixão à primeira vista, o destaque está para o relacionamento de Hadley com seus pais e sua conturbada fase adolescente. Da mesma forma que o livro não é apenas um caso de amor, a trama não se passa toda no aeroporto como alguns leitores podem concluir ao ler a sinopse. O aeroporto e o voo são essenciais para a história ocorrer e o ponto de partida - literalmente.
E se Hadley não tivesse se atrasado e perdido o voo para Londres? Todo um conjunto de coisas que atrapalhou a corrida da moça até o aeroporto, e se tudo tivesse transcorrido de outra forma?
Por causa de quatro minutos a menina precisa esperar pelo próximo voo e acaba conhecendo Oliver, um rapaz britânico muito charmoso, que a faz se sentir à vontade logo de início (e o coração a bater mais rapidamente), mesmo com um mistério pairando no ar. E a incerteza de Hadley sobre ele estar sentindo o mesmo... Será que algo está rolando ou será apenas mais uma conversa informal de estranhos dentro de um avião?

A autora possui uma narrativa simples, poética, doce e descolada. É realizada em terceira pessoa quase sempre sob o ponto de vista de Hadley, a protagonista - fazendo o leitor se sentir íntimo dela, mesmo não sendo a narradora - fato não muito comum de ocorrer comigo.
A forma delicada e natural como a autora apresenta características, conflitos e personalidades é o ponto forte. Detalhes como um cabelo de um jeito, um andar de outro, migalhas, flores, nuvens, insetos, olhares... Tudo contribui para um belo e singelo texto que ganha a simpatia do leitor do início ao fim.
Palavras ditas que parecem casuais podem vir a se tornar essenciais posteriormente, quando a autora puxa do recente passado e constrói uma linda história que ocorre em apenas vinte e quatro horas.
Cada um dos dezoito capítulos possui o horário em que os fatos acontecem, tanto no fuso horário da Costa Leste dos Estados Unidos quanto no Meridiano de Greenwich, horário londrino.
Antes de tudo vem um pequeno prólogo, apresentando o assunto sobre encontros e desencontros não ocorrerem ao acaso. Será? Já nessa breve apresentação a autora mostra seu estilo.

A partir de uma premissa que deveria ser apenas uma paixonite adolescente ao acaso, muitos outros conflitos se desenrolam. Hadley e seus pais.
O relacionamento dela para com eles reflete quem ela é no momento. Percebi que embora os pais estejam em situações bem semelhantes (e felizes), Hadley aceita a da mãe, mas não a do pai (e se sente infeliz). Creio que seja apenas uma projeção de seu subconsciente de que a mãe não a abandonou, porém o pai sim.
E é essa a jornada de Hadley. Perceber que embora a vida mude, os pais mudem e ela cresça, o amor que ambos possuem por ela jamais irá mudar. Que nas pequenas coisas da vida, itens tão simples do dia a dia, que na maioria das vezes passam diante de nossos olhos sem as notarmos é que realmente são importantes. Através de atos pequenos, frases sem importância, gestos desatentos - é aí que está a beleza da vida, onde encontramos o amor verdadeiro.
Hadley precisa parar de se preocupar com coisas que parecem grandes para reparar nos pequenos e realmente importantes fatos de sua vida. Em apenas vinte e quatro horas a menina passa por um extremo cansaço físico e mental, para aprender lições de família, amor e vida. Em tão pouco tempo Hadley irá sentir uma mistura de sensações, dúvidas e emoções. Ela descobre em poucas horas mais coisas que em dezessete anos de vida.
Não o verdadeiro amor, mas a existência de todos os amores possíveis, em todas as suas formas e plenitude.

Um livro muito gostoso de ser lido, válido para qualquer tipo de leitor que esteja em busca de uma história simples, do cotidiano; sobre crescimento e descobertas.
Destaque para como as situações mais inesperadas podem marcar para sempre vidas; como momentos inconvenientes podem de repete se transformar nos melhores de sua vida.
Simplesmente adorei o relacionamento de Hadley com sua mãe e com seu pai e a maneira como foram apresentados, desenvolvidos e finalizados.
A forma como ela conhece Oliver e eles modificam a vida um do outro, surpreendentemente do modo mais simples e delicado possível. O equilíbrio do adolescente típico e o jovem adulto é retratado com fidelidade e muito bom humor.

A dor, a perda e o perdão também estão no livro. O drama é tão discreto e a autora tão prática e sensível que ela o aborda de uma forma bonita. O sofrimento é tão natural como a felicidade - e assim são feitos os nossos dias. Um após o outro. E um deles pode ser um dia especial, um daqueles que mudará nossas vidas.
Quatro minutos podem mudar o rumo de uma vida. Quatro segundos também. Quanto ao amor à primeira vista, ele pode ocorrer. Mesmo que só tenhamos consciência disso após um segundo, terceiro, quarto olhar... A lição do livro? Não esperar uma eternidade para demonstrar o amor, felicidade, esperança. Sinta e demonstre. Deseje e lute por. Viva.

Booktrailer:

A autora:
Jennifer E. Smith é o autora de A Probabilidade Estatística do Amor á Primeira Vista, The Storm Makers, You Are Here e The Comeback Season. Ela possui mestrado em Escrita Criativa pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, e atualmente trabalha como editora em New York.
A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista é um sucesso que foi traduzido para mais de trinta idiomas. A obra conquistou o prêmio de Melhor Ficção Young Adult pelo Goodreads Choice Awards, em 2012

Links: Site | Twitter

Nos cinemas:
A história será adaptada para o cinema pelo roteirista Dustin Lance Black, vencedor do Oscar de melhor roteiro original em 2009 pelo filme Milk.



Sorteio:
Quer concorrer a um exemplar de A Probabilidade Estatística do Amor á Primeira Vista? A Galera Record vai presentear o(a) sorteado(a)!
Então clique no banner abaixo e participe! De 28/04/2013 até 18/05/2013.


54 comentários

  1. Eu li esse livro e adorei! Apesar de muitos leitores terem grandes expectativas e encontrarem algo completamente diferente, "A Probabilidade..." é uma leitura gostosa e eu simplesmente devorei o livro em menos de 2 dias. Acho que ele foge muito do romance teen e do clichê. Não é inovador, mas é uma leitura que te deixa confortável, e que te amarra aos personagens. Recomendo bastante, e sua resenha disse tudo!

    P.S: Sobre o que você disse da capa nacional, só fui perceber agora, kk, o tênis do Oliver tá MUITO estranho ali. E a Hadley vestida de branco me incomodou um pouco, mas acho que não aflige a leitura tanto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joshua, seu comentário reflete muito bem a leitura :) Não é inovador, mas foge do comum teen. É lindo e muito mais abrangente que uma mera história de amor.
      Não olhemos para o tênis e tudo fica perfeito =)
      Beijos.

      Excluir
  2. É um livro que tem sido bem falado, mas ainda fico em dúvidas se leio ou não, pois acho que não é exatamente meu estilo. Mas pelas boas criticas que li em sua resenha estou pensando seriamente em tentar, talvez uma leitura simples e agradecem como esse livro, seja ótimo no momento :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammysam, não é exatamente o meu tipo de livro preferido, pedi porque estão elogiando muito e será adaptado para o cinema. No entanto me apaixonei! É teen, não sou adolescente e amei o livro do início ao fim <3
      Recomendo!!
      Beijos.

      Excluir
  3. awn parece ser um livro bem fofo *--*
    gosto de livros assim.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati, achei a capa legal!
    Quando li a sinopse desse livro achei se tratar daquele romance adolescente e ponto, mas pela sua resenha, ótima, vi que sai desse clichê e trás um ingrediente a mais. Uma leitura apaixonante com certeza, vou colocar na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda, também pensei em um simples romance adolescente, porém o livro é lindo, gracioso e vai além disso.
      Coloque na lista sim. Em breve será sorteado aqui :)
      Beijos.

      Excluir
  5. Tá todo mundo lendo esse livro, acho que quando sobrar um $$ vou comprar ele. Sempre achei a capa tão interessante.
    Um ponto no qual tu falou e me chamou atenção também que na verdade acho que poderia ter mudado é o vestido dela, se ela é madrinha não poderia estar de branco, certo?
    Pois é, acho que foi um deslise.
    O livro me parece mesmo muito bom e bonitinho, espero ler em breve e gostar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helana, o vestido dela de madrinha tem outra cor. Mas mesmo assim a capa é tão bonita :)
      Eu gostei muito da leitura, é uma linda história.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Tati!
    Também adorei a capa do livro, achei bem mais bonita do que a versão americana!
    Quando fiquei sabendo sobre o livro também imaginei que fosse só mais um livro de romance teen, mas ao ler as resenhas percebi que eu estava enganada, que o livro também aborda sobre relacionamentos familiares e que a história mexeu com pessoas de todas as idades, achei bem interessante!
    Espero lê-lo em breve!
    Bejos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa, também prefiro a capa brasileira que a original.
      Realmente é um livro divertido e que agrada a várias faixas etárias, por causa mesmo dos relacionamentos familiares.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Tati, Adoro Romances!!! e pelo que li na sua resenha, é um romance surpreendente e apaixonante. Gostei da capa...é alegre e divertida!Já está na minha lista! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A capa reflete o livro: É fofo, divertido e alegre, mesmo quando toca em temas delicados e tristes.
      Beijos.

      Excluir
  8. São tantas as resenhas positivas desse livro, que eu tô entrando em desespero já por não ter conseguido comprar ele até agora! haha
    Eu amei essa capa e fiquei mais encantada ainda quando você deu os detalhes sobre ela rs

    Como eu imaginei, esse livro deve ser uma leitura super gostosa mesmo.
    Achei interessante a forma como eles se conhecem e em como 4 minutos podem realmente mudar a vida de duas pessoas rs
    Achei ótimo saber que o livro não foque só no Oliver e na Hadley e que conseguimos tirar lições de família e vida dele também.
    To super empolgada pra ler ele em breve, ainda mais porque to curiosa pra saber como o livro todo consegue se passar em 24 horas, creio que cada minuto seja super detalhado e gostoso de ler ...
    Tá em n° 1 da minha listinha de desejados com certeza rsrs

    E parabéns pela resenha, super detalhada e bem escrita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda, espero que possa lê-lo em breve e matar a curiosidade!
      Pelo que li sobre suas expectativas, tenho a impressão que vai gostar muito do livro, vai ser difícil não gostar. Beijos.

      Excluir
  9. Oi, Tati!
    Eu primeiramente quero te parabenizar pela ótima resenha!
    Tenho vontade aqui que aumenta a cada resenha lida, esse livro tá me chamando atenção demais rsrsrs
    Preciso ler!!!!
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas, muito obrigada!
      Esse livro parece estar a grande ao grande público, em vários países...
      Mais um motivo para lê-lo mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  10. Nossa, esse livro parece ser uma fofura só, estou louca pra ler ele!
    Sua resenha ficou ótima!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita fofura, mesmo nas partes tristes a autora sabe ser delicada.
      Beijos.

      Excluir
  11. De primeira, o livro não chamou minha atenção, mas ao ler sua resenha, conseguiu ver a história com um novo olhar, e até me deu vontade de ler ele. Quem sabe não sera mais um a aumentar a minha lista de desejos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Janaina! Gosto de fazer isso nas resenhas, tentar passar uma visão mais ampla do livro, porém sem spoiler algum, sem nenhum fato além da sinopse.
      Beijos, coloca sim na lista de desejos. :)

      Excluir
  12. essa capa é linda demais mesmo! dificil não sentir vontade de ler o livro só em ver a capa né??
    sinto isso: que pegarei o livro e não conseguirei soltá-lo antes de terminar de lê-lo ;~~
    apesar de ser um livro que aparenta ter um romance água com açucar, parece nos trazer uma lição muito grande!
    conheci o seu blog pesquisando resenhas sobre este livro, e admito que esta foi a melhor resenha que li até agora!
    parabéns :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é tão linda, fico admirando...
      Eu não larguei o livro, foi impossível!
      Muito obrigada pelo elogio à resenha, me sinto honrada! Seja sempre bem-vinda, espero que goste de outras resenhas.
      Beijos.

      Excluir
  13. Esse livro deve ser tão bom, ainda não li mas quero muito ler. Parabéns pela resenha maravilhosa.
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Patty! Espero que possa ler o livro em breve.
      Beijos.

      Excluir
  14. Tem muito tempo que não leio um livro do gênero teen ^^
    Esse com certeza é um dos que estão na minha meta de leitura haha
    Parece ser um livro simples e fofo, bem legal. O que realmente me agradou é o fato da história se passar toda lá no vôo. Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriella! Esse livro é um dos livros teens mais graciosos que já li.
      Mas a história não se passa toda no voo não. Começa lá e se desenrola até completar 24 horas ;)
      Beijos.

      Excluir
  15. Gostei do livro, parece ser aquela leitura leve, que em um ou dois dias você acaba o livro. Ultimamente tenho lido livros mais "punk" digamos assim hahaha acho que nós leitores temos que alternar os gêneros que lemos, porque a leitura acaba ficando pesada e desconfortável. Que bom que você se surpreendeu com o livro, espero me surpreender também. A capa é meiguinha e estilosa. Que gracinha o booktrailer. Linda a resenha,uma das melhores que já li sobre o livro até agora. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Laura, a leitura é leve e agradável.
      Concordo plenamente com você sobre alternar os gêneros, tudo fica diversificado e parece que a fila de leitura flui melhor. A leitura fica mais rica!
      Gosto de ler quase de tudo e tenho procurado varias quando possível.
      Beijos.

      Excluir
  16. É impressionante a quantidade de resenhas positivas que estou lendo em relação a esse livro. E o melhor de tudo é saber que é uma trama relativamente simples, mas que a autora soube muito bem dar um toque especial, e transforma-la em uma ótima história. Confesso que não acredito em amor à primeira vista, mas acredito que tudo o que tiver que acontecer, vai acontecer. Não foi à toa que aconteceram esses problemas para que a Hadley perdesse esse voo. Estava escrito. Rsrsrs
    Bem curioso pra ler esse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes as coisas mais simples da vida são as melhores hehehe isso acontece com livros também, ser simples e bom :)
      Precisa ler para saber se foi mesmo amor à primeira vista =D
      Beijos.

      Excluir
  17. Esse livro deve ser bom mesmo, vi lá na livraria , já v outras resenhas, pelo vi que vi parece bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza! Acho difícil alguém dizer que ele é ruim. Acredito que a pessoa possa dizer "Eu não gostei." Mas dizer "É um livro ruim." é injustiça. :)
      Beijos.

      Excluir
  18. Esse livro é muito fofinho *-*
    Adorei a história ter se passado em apenas um dia..
    Me fez pensar em quanta coisa pode acontecer em 24 horas!
    Gostei da resenha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, é mesmo, a vida pode mudar muito em 24 horas; a gente pode mudar em 1 dia.
      Fantástico mesmo.
      Obrigada. Beijos.

      Excluir
  19. O devaneio começa já pela capa, adoreei!
    Confesso que me apaixonei primeiramente pela capa e só depois cheguei a ler as resenhas, todas positivaas o que até agora só fez aumentar minha ansiedade de adquirir este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive um caso de amor à primeira vista com a capa do livro ahaha
      Beijos.

      Excluir
  20. nunca acreditei em amor à primeira vista, acho que rola mais atração física e uma paixonite, mas certamente rotular de amor à primeira vista torna muito mais romântico! nos tempos atuais de conhecer pessoas através de redes sociais na internet fico com a dúvida se é possível "amor à primeira teclada" :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shadai, concordo com você! Já sobre amor à primeira teclada, não sei não hehehe
      Beijos.

      Excluir
  21. Amei a resenha, você soube trazer tudo de positivo do livro, do qual eu já estou apaixonada. Essa história nos comprova que em poucos minutos momentos podem se tornar muito marcantes, isso já aconteceu inúmeras vezes comigo e nunca conseguimos entender o porque. O livro traz bastante sobre superação a partir da relação da personagem com os pais. Quero ler muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Stephanie, muito obrigada! Mas o livro é assim mesmo: embora sofrimentos aconteçam, é uma leitura positiva :)
      Você vai gostar!
      Beijos.

      Excluir
    2. Oie! Gosto muito de Chik list e além da historia, gostei muito dos personagens! Já li algumas comparações com o livro UM DIA. E eu gostei muito deste tbem.
      E eu acredito de verdade, que nada é ao acaso, e que se vc se atrasou bem naquele dia, era para algo acontecer.
      Pelo jeito a autora tbem é ótima, abordando dramas familiares com tanta leveza e narrativa simples.
      Adorei a capa tbem e não se passa toda a historia no aeroporto? rsrsrs eu também achava! :S rsrsr

      bjão

      Excluir
    3. Oi, Ana, não, só o começo é no aeroporto, o restante se passa em vários locais, bem legal! E em um curto período.
      Estou bem interessada em Um Dia, você já leu?
      Beijos.

      Excluir
  22. Torcendo muito pra ganhar esse livro! :D Nunca tinha visto um booktrailer, achei muito legal!
    estou seguindo seu blog, se quiser retribuir, seria muito legal e ajudaria muito!
    visita lá e se gostar, comenta também! :D
    http://sea-of-books.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aluska, booktrailers são muito legais, no Brasil não eiste muito esse costume, mas existem muitos interessantes no Youtube, dê uma olhadinha.
      Beijos.

      Excluir
  23. Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro desde que lançou, achei tão bonitinho e apesar de gostar de livros grandes, curtinhos também é uma boa desde que sejam bem escritos e levem direto ao ponto, como acho que seja o caso, amei de como descreveu a história, quero muito ler a capa é uma graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo variarmos em gêneros e tamanhos :)
      Esse é simples e curto, mas muito fofo.
      Beijos.

      Excluir
  24. Ele parece ser um livro muito bom, só estou vendo resenhas positivas sobre ele, não vejo a hora de ler!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que não demore para ter a chance de le-lo :)
      Beijos.

      Excluir
  25. capa muito lindo tô doida pra ler o livro q todos estão falando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos estão comentando, é verdade. É muito bom,
      Que em breve você possa conferir :)
      Beijos.

      Excluir
  26. aiiinn, quero ler esse livro (pra aumentar a pilha ahahahah)
    a capa é uma graça e eu gosto de histórias assim
    que abordam temas meio clichês, mas com uma dose de lição sobre coisas simples que todo mundo enfrenta na vida
    adorei a resenha

    bjuxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ironia de adorarmos ler é que gostamos mais quando nossa pilha aumenta que quando ela diminui, mesmo sempre lendo e lendo...
      Boa sorte.
      Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias