publicidade

X-Men Evolutions - Evolução do visual de algumas personagens

Oi, Leitores Viciados! Em 2011 a Marvel Comics publicou nos Estados Unidos em edições diversas a evolução do visual de alguns X-Men. As imagens fizeram bastante sucesso, portanto a editora lançou uma edição especial com todas as ilustrações em dezembro, com o título X-Men Evolutions#1 (one-shoot/edição única).

O interessante da arte é que cada uniforme, acessórios e até mesmo o corte de cabelo, refletem a moda da época em que foi utilizado.
Algumas personagens não estão com todos os uniformes presentes no desenho, apenas os principais. Mesmo assim, vale a pena vê-los.
Em cada desenho coloquei o nome do X-Men e em qual revista, edição e ano foi feita sua primeira aparição (em inglês).

São eles: Ciclope, Wolverine, Tempestade, Magneto, Vampira, Jean Grey, Destrutor, Emma Frost, Homem de Gelo, Fera, Kitty Pryde, Anjo, Dentes-de-Sabre e Esperança.

por Mario Alberti


por Patrick Zircher

por David Yardin

por Koi Pham

por Chris Stevens

por Paul Renaud

por Larry Stroman

por Greg Tocchini

por Brandon Peterson

por Lee Weeks
por David López

por John Tyler Christopher

por Patrick  Zircher

por Michael Ryan
Gostaram das ilustrações?

Da Jean Grey faltou o uniforme de Fênix (mas no desenho consta o de Fênix Negra) e os que ela vestiu durante a época que pertenceu ao X-Factor.




Tempestade, Fera e Vampira não aparecem com seus uniformes de X-Treme X-Men, e Tempestade o uniforme roxo com o cabelo chanel de frente longa.



Já de Ciclope e Wolverine faltou o uniforme de Novos X-Men (e do Fera também), equivalente ao último uniforme mostrado na ilustração de Jean Grey - tudo bem esses eram muito feios mesmo, até melhor não mostrá-los. Na época acabaram com os uniformes coloridos e tentaram criar algo semelhante aos uniformes negros do filme, o que não colou.



E o Anjo, não tem as asas de metal implantadas por Apocalipse no seu uniforme de Arcanjo.

32 comentários

  1. Adorei a reportagem, como sou viciada em X-men sempre reparei nas evoluções dos personagens!!! Se não me engano, eles ainda têm uniforme escuro na equipe da revistinha X- men Extra.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais eu sou completamente louca insana maluca por X-Mn. Já cheguei a ter quase mil revistas físicas na minha estante e já perdi a conta das digitalizadas que tenho no computador - tudo muito organizado :)
      Acho que o uniforme escuro da revistinha X-Men Extra da Abril é o de X-Treme X-Men (Tempestade, Vampira, Pássaro Trovejante III, Sábia, Psylocke, Bishop, Gambit, Fera).
      Nossa seria totalmente incrível se fizessem essas ilustrações com mais personagens, né? O da Cristal seria uma transformação total!
      Beijos e muito obrigada.

      Excluir
  2. Oi!
    Eu gosto mto dos X-Men! Li os livros da Biblioteca Histórica Marvel, volumes 1 e 2 e fiquei fascinada com o começo da criação do (sorridente) Stan Lee.
    Um tempo depois peguei na biblioteca municipal a versão Os Novos X-Men - E de Extinção e odiei! Os desenhos são agressivos aos olhos e a história é extremamente violenta. Li umas 5 páginas e devolvi no outro dia. Achei horrível!

    Gostei do seu post com a evolução dos desenhos. Sempre assisti os desenhos e gostei da versão Evolution.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi RoseFuri, eu confesso que já li todas as épocas, quase tudo hehehe Acho que a melhor fase dos X-Men foi a publicada nos Estados Unidos até metade dos anos 90. Obrigada pelo comentário.
      O começo da história é fascinante, ainda mais se nos colocarmos naquela época, na década de 60 até a de 70. Os X-Men quase faliram e somente arrebentaram em sucesso pelno após a reformulação da revista e entrada de personagens novos e de nacionalidades diversas (Wolverine, Tempestade, Noturno, Colossus, Banshee, Solaris e Pássaro Trovejante). A partir de 1974 o grupo tornou-se sucesso completo, tendo seu apogeu de vendas em 1992.

      Excluir
  3. Nossa, ótima reportagem, Tati!

    Não sou muito fã de quadrinhos (não tive a oportunidade de ser), mas sempre gostei dos X-Men. Embora não tenha lido as historinhas, lembro-me de vários dos desenhos. É muito interessante ver como eles refletem aspectos de seu tempo.

    Caramba, odeio essa Tempestade bad boy. Magneto e Ciclope tiveram uns uniformes sofridos também, rs.

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fátima! Nunca é tarde para se ler as HQs! Mas confesso que no caso dos X-Men, é tudo meio confuso, deve-se seguir mais ou menos a cronologia, e uma cronologia que se iniciou em 1963... complicado mesmo.

      A Tempestade bad-boy teve um pano de fundo íntimo e pessoal muito forte e comovente dela na época. Ela passou por drásticas mudanças pessoais que se refletiu na aparência. Tempestade deixou de ser apenas uma "Deusa africana" tímida e transformou-se numa líder corajosa e ciente de seu poder. Foi uma época, nos anos 80 de ÓTIMAS histórias. Repare que na mesma época, Vampira também ostentava um cabelo meio rebelde (sua segunda imagem).

      Acho que todos podem ter tido momentos "estilísticos" ruins ahahaha mas nunca devemos esquecer a época, a moda dos super heróis na época e, claro, o principal: Nem sempre o que fica bom na tela do cinema fica bom nas páginas dos quadrinhos, e vice-versa. Aquele uniforme preto e escuro, que lembra couro utilizado por eles no cinema, ficou horrível nas HQs, pesado, sem vida, sem personalidade. Agora esse colorido das HQs jamais ficaria bem num filme, seria brega demais ahaha

      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  4. Muito legal as imagens! Bom saber que a Tempestade já foi punk deuhdeuhde Gosto de X-Men, mas só vi alguns desenhos e os filmes, legal ver como eles são realmente xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla, a Tempestade tornou-se um feminista punk e mesmo temporariamente sem seus poderes mutante, conseguiu em duelo retirar a liderança da equipe de seu tradicional comandante: Ciclope. A equipe nunca tinha tido outro líder se me lembro bem, e logo uma mulher. E punk. Foi um choque na época. Beijos.

      Excluir
  5. Só duas coisinhas:

    1 - A Kitty apareceu em 1980, não em 1990.

    2- A Tempestade não se tornou 'uma feminista punk'. Ela morreu e renasceu no espaço, na primeira saga da Ninhada, e isso alterou sua ligação com a 'Mãe Terra', além de a fazer repensar toda a sua postura e deixar de lado a pose de 'deusa africana'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Cristina!

      1 - A Kitty Pryde surgiu realmente em 1980, não entendi porque vc me corrigiu como 1990, se está 1980.

      2 - Sim, eu sei dessa história toda da Tempestade, possuo as HQs. Concordo com tudo que você escreveu sobre essa fase da vida da Tempestade, o que não contraria o fato de sim, ela tornou-se feminista, punk (no visual) e mais destemida.

      Beijos

      Excluir
    2. eu gosto dess galega tatinda, ela sabe de tudo.

      e eu queria saber como eu leio HQs num site seguro por que nao acho aqui em casa e eu queria ler as antigas!

      o post foi muito bom!!


      Ass:.pedro A.D.M

      Excluir
    3. Você pode encontrar scans de HQs antigas pela internet. É ilegal, mas não sou contra, visto que algumas são inéditas no Brasil e foram traduzidas e diagramadas por fãs; outras foram lançadas apenas em edições caríssimas (Biblioteca Marvel da Panini). E as da Abril são difíceis de serem encontradas e as coleções ficaram caras. Nem todo mundo tem condições de comprar as antigas, porém se compra as novas, acho que merece ter scans digitais antigas. Busque pela internet que você as encontrará. Beijos.

      Excluir
  6. Pessoal, quem quiser saber um pouquinho desse visual da Tempestade: http://soctumpow.com/tempestade-de-volta-as-origens

    ResponderExcluir
  7. E o motivo dela ter perdido os poderes: Forge inventou um aparelho que seria utilizado na Vampira, mas acabou acertando por engano Tempestade.

    ResponderExcluir
  8. ps.: Forge possui o poder mutante de inventar parafernálias e Vampira na época era vilã da equipe. Tempestade foi para Asgard depois, e recuperou os poderes.

    Faltou outra fase da Tempestade aí a de "Tempestinha" ahaha após sofrer transformação pela Babá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro todos os X-Babies, são fofinhos demais!!!!
      Qual seu x-man preferido?
      Bjos

      Excluir
    2. Oi, Thais, é a Vampira. Também adoro Wolverine e Jean Grey. Dentre os menos famosos, a Cristal.

      Os X-Babies são engraçados, parecem versões "Chibi" deles, né?
      E vc, quais personagens mais gosta?

      Beijos.

      Excluir
    3. ps.: A Tempestinha a qual me referi é a própria Tempestade. A dos X-Babies é um "clone" infantil criado por Mojo, ele mantém versões crianças dos X-Men em sua realidade como atrações de tv.

      A Tempestinha foi realmente uma transformação sofrida por ela (virou adolescente, foi quando encontrou Gambit e o levou aos X-Men). ela apenas retornou a sua forma adulta durante a saga Programa de Extermínio, quando teve sua cabeça raspada e foi escrava de Genosha.

      Ah, e durante seu visual punk, ela tornou-se líder dos Morlocks!

      Excluir
    4. Tempestinha, quando Tempestade tornou-se adolescente por um breve período: http://img401.imageshack.us/img401/3250/showimagec.jpg

      Tempestade de volta a sua forma adulta durante o Programa de Extermínio: http://img405.imageshack.us/img405/540/uncannyxmenvol1272.jpg

      Excluir
    5. ah entendi!a roupa que ela tem asas nas orelhas é de qundo ela foi para asgard né?

      Ass:.pedro a.d.m

      Excluir
  9. Os personagens mudaram muito mesmo ao longo de suas histórias. O mais moral de todos para mim sempre foi o Wolverine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wolverine é o cara. Pena alguns roteiristas terem bagunçado as coisas em certos momentos... mas ignoro essas mancadas, porque o personagem é incrível!

      Excluir
  10. Gostei muito dessa postagem. Só conhecia os uniformes dos filmes e desenhos animados.
    Nem acreditei quando vi os uniformes da Tempestade, são bem diferentes.. e o cabelo então... eu até ri...
    E o Professor Xavier? rsrsr...

    http://funshunter.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo, os filmes e os desenhos fizeram da equipe um sucesso fora dos quadrinhos, mas infelizmente nunca conseguiriam retratar o que realmente significam e representam. Ih... o Prof X já andou de novo, já teve traje especial para fazê-lo andar, já sumiu espaço afora... fora coisas que não me lembro ahaha

      Excluir
  11. Também gosto muito deste herois e adorei estas ilustrações.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Aqui é Davi, gostaria de saber se a incrível saga x-men teve um fim definitivo ou ainda tem muita coisa para rolar, não sou muito de ler hqs mas assiti todas as animações americanas dentre as melhores: X-Men Evolution, X-Men Animated Series e em último lugar Wolverine e os X-Men. Acho que não sou o único que pensa assim.

    Então como sou um fã ficaria muito feliz se X-Men Evolution tivesse continuação, e parabéns pela matéria ficou nota 10!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Achei exelente, tambem sou super viciado!!! Ah, faltou tambem o uniforme que o Magneto usou quando arrancou o Adamantium do Wolverine.

    ResponderExcluir
  14. Tati, o que acha da saga AvX, e na sua opinião, quem estava certo?

    ResponderExcluir
  15. Tati, mudando um pouquinho de assunto, mas ainda falando de X-Men, você leu AvX? O que achou da Saga? Que lado estava certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val! Li e não curti. Achei que foi jogada de marketing da Marvel para fixar os Vingadores como populares nas HQs, porque eles estão com tudo nos cinemas, mas nas HQs Homem-Aranha e X-Men ainda dominam.
      Sinceramente a premissa era excelente, porém não gosto da personagem Hope/Esperança, nem de ver a entidade Fênix sendo tratada daquele modo.
      Acho que nenhum dos lados estava certo ou errado, é aquela mesma questão antiga de quando Xavier e Magneto se "separaram", existem diferentes pontos de vista, métodos e objetivos, mas no final de tudo, cada um tem seus argumentos. Acho que foi o mesmo ocorrido nessa saga.
      Já tem um booooom tempo que não leio algo realmente bom e empolgante nas páginas de X-Men. Só que é um vício para a vida toda, gostando ou não das sagas, porque as personagens fazem parte dos leitores O.O
      Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias