publicidade

II Festival do Livro e da Leitura de Diadema

Entre os dias 22, 23 e 24 de março, a Prefeitura de Diadema, em parceria com a UNIFESP (campus Diadema), FAD (Faculdade Diadema), Projeto Adolescente Aprendiz e GEB (Grupo Estudantil de Base), realizará o II Festival do Livro e da Leitura de Diadema, no Centro Cultural de Diadema.

Trata-se de um momento único na cidade para a discussão sobre o livro e a literatura, com diversas atividades culturais e de incentivo à leitura, além de uma feira de livros com diversas editoras, onde será possível encontrar desde livros técnicos, infanto-juvenis e paradidáticos.

O evento pretende congregar toda a comunidade de Diadema, em especial o público jovem das escolas e universidades públicas e particulares, cursos preparatórios para a universidade, cursos técnicos e a sua população em geral.
Para tanto, pretende reunir artistas, escritores e produtores culturais, promovendo feira de livros, apresentações de dança e música, intervenções poéticas, lançamentos de livros, palestras e círculos de leitura.


Para mais informações, entre em contato através do telefone 4055-9202, através do e-mail bibliotecacentraldiadema@gmail.com ou visite o site oficial.

Programação:
Dia 22 de março – quinta-feira

9h - Apresentação da Lira Musical Diadema - Regência: Lucas Guimarães.

9h30 - Cerimônia de abertura - Mário Reali - Prefeito de Diadema, Galeno Amorim - Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Sérgio Nobre - Presidente do Sindicato do Metalúrgicos do ABC e demais autoridades. Homenagem a Moacyr Scliar – por Juscilene Araújo Monteiro.
Local: Teatro Clara Nunes

11h30 - Abertura da Feira de Livros
Local: Teatro Clara Nunes

14h - Lançamento do livro “Diadema: Em Cada Esquina uma História” e exposição fotográfica - Apresenta um resumo do trabalho desenvolvido pelo memorialista Walter Adão Carneiro, abordando a origem dos nomes das ruas da cidade de Diadema.
Local: Teatro Clara Nunes

14h - Dinâmica e atividades - Ministradas pelas educadoras do Projeto Adolescente-Aprendiz.
Local: Ateliê 1

14h - Workshop de Libras - Encontro com a fisioterapeuta e instrutora de libras Fabíola de Oliveira (deficiente auditiva).
Local: Ateliê 2

15h - Palestra - Exercitando a Criatividade - Marco Túlio Costa, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Infantil ou Juvenil em 2004, abordará o processo criativo do autor, com foco na obra “A árvore do Medo”.
Local: Teatro Clara Nunes

16h - Lançamento do livro “Violência Escolar: Caminhos para Enfrentar o Problema” - Com a professora Dra. Maria Auxiliadora Elias – Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora da FAD.
Local: Ateliê 1

18h30 - Lançamento da Resvista Espelho Negro - Ver, Refletir, Reconhecer e Identificar - realização da Associação Zulu Nation Brasil e o Movimento Negro de Diadema com a presença da Ministra da Promoção da Igualdade Racial. Com apresentação artística e distribuição gratuita de exemplares da revista.
Local: Teatro Clara Nunes

19h - Sarau - Literatura Popular Encontro para leitura e apreciação de poemas - Visa difundir a literatura, com intervenções musicais, performáticas e outras manifestações artísticas. Leitura de textos de literatura popular, lendas e causos do folclore brasileiro. Participação do poeta popular Moreira de Acopiara e da escritora e poeta Radi Oliveira. Participação especial dos alunos da EJA da Escola Municipal José Martins.
Local: Ateliê 1

20h - Mesa: Produção Literária em Diadema - Debate com os principais produtores das letras em Diadema, sobre o cenário cultural para a área e as políticas de apoio para o segmento. Participação: Reni Adriano, Juan Rodriguez Latorre, Luiz D. Salles, Hudson R. dos Santos, Radi Oliveira, Moreira de Acopiara e Carlos Henrique. Mediação: William Figueiredo.
Local: Ateliê 2

Dia 23 de março – sexta-feira

9h - Mesa: Democratização e acesso ao livro: reflexões sobre a cadeia produtiva - O debate contará com a participação de editoras, entidades e projetos que buscam melhorar o acesso da população à leitura. Participação: Joaquim Maria Botelho – Presidente da União Brasileira dos Escritores do Brasil – UBE, representante da Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Vitor Tavares – Vice-Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Haroldo Ceravolo (LIBRE), Ricardo Almeida – Clube dos Autores, Alex Giostri – Editora Giostri, Marcelo Duarte - Diretor da Panda Books, Christian Piana – Coordenador da Editora Lamparina Luminosa: Editora Livre Popular Artesanal, e representantes das Editoras Companhia das Letras e Isis.
Mediação: William Figueiredo.
Local: Teatro Clara Nunes

10h - Lançamento de livros - Produção de professores da Unifesp nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Local: Ateliê 2

10h - Oficina sobre Literatura de Cordel com Moreira de Acopiara - Poeta popular, cordelista com diversos livros publicados e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Participação especial dos alunos do 5º ano da Escola Municipal José Martins.
Local: Ateliê 1

14h - Show de Ciências - Demonstrações científicas em Física, Química, Biologia, Geologia, Engenharia Química e Farmácia e Bioquímica, elaboradas e executadas pelos estudantes de graduação, auxiliados por docentes da UNIFESP - Diadema.
Local: Teatro Clara Nunes

14h - Mesa: Literatura e Diversidade Relato de autores sobre suas experiências de vida e o comprometimento com movimentos de inclusão social. Participação: Lia Crespo - Jornalista, convive com sequelas de pólio e participa do movimento das pessoas com deficiência, Kiusam de Oliveira - Doutora em Educação e Mestre em Psicologia (USP), Markiano Charan Filho - Formado em Letras, Presidente da ADEVA – Associação de Deficientes Visuais e Amigos, Samara Andreza Del Monte - Universitária, tem paralisia cerebral e lança a 10ª edição da revista “Mais Deficiente” versão Braille e áudio.
Local: Ateliê 1

14h - Mediação de Leitura: Arthur Rimbaud: Juventude, Rebeldia e Eternidade - Arthur Rimbaud é conhecido como o jovem rebelde, que escrevia transgressivamente. Mediação: William Figueiredo.
Local: Ateliê 2

16h - Palestra - Literatura e Universidade - Com o professor Dr. Denílson Soares Cordeiro da UNIFESP. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo e coordenador do grupo de Estudos e Pesquisa sobre Filosofia e Literatura, falará sobre a delicada relação entre a vida acadêmica e a produção literária, abordando aspectos convergentes e divergentes.
Local: Ateliê 1

16h - Apresentação de trabalhos artísticos do Projeto Adolescente Aprendiz e Coral Juvenil da Casa da Música - Regência de Ana Paula Guimarães.
Local: Teatro Clara Nunes

19h - Palestra - A Leitura dos Quadrinhos e as Adaptações Literárias em HQ - Paulo Ramos – Doutor em Letras pela USP, professor do Departamento de Letras da UNIFESP - Campus Guarulhos, autor de livros e responsável pelo Blog dos Quadrinhos.
Local: Ateliê 1

20h - Apresentação da Banda Jazz Sinfônica de Diadema
Regência: Todd Murphy. Repertório em homenagem às mulheres.
Local: Teatro Clara Nunes

Dia 24 de março – Sábado

9h - Relatos de experiências do Projeto “Leitura nas Fábricas” - O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Diadema, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, SINTRACOM e Ministério da Cultura, que visa inserir o livro no cotidiano dos trabalhadores e democratizar o acesso à Leitura. Presenças do Sr. José David Lima Carvalho – Coordenador Regional do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Diadema, Sra. Ana Nice M. Carvalho, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC São Bernardo do Campo, Sra. Aparecida M. Menezes, SINTRACOM e Sra. Daisy Fornaziero, Diretora de Biblioteca e Memória – Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e representantes das empresas Legas Metal, Grupo Papaiz, IGP, Apis Delta, Uniferco, Delga, Uniforja, Segatto, Mercedes-Benz.
Mediação: Lucineide Guimarães – Prefeitura de Diadema – Secretaria de Cultura.
Local: Teatro Clara Nunes

10h30 - Oficinas culturais no Centro de Detenção Provisória de Diadema (CDP) - Relato de experiência das oficinas de comunicação e expressão, cordel e música. Participantes: Carlos Lotto, Moreira de Acopiara, Jara Arrais – artistas-oficineiros –, Leandro da Silva Carvalho e Daniel Caldas Savassa – educadores do CDP.
Local: Teatro Clara Nunes

12h - Intervenção poética - Com performance de Lílian Reis.
Local: Teatro Clara Nunes

12h30 - CRENDICES... QUEM DISSE? Apresentação da Companhia de Danças de Diadema. Direção Ana Bottosso - Aborda as crendices populares que habitam o dia a dia do povo brasileiro, tendo como base elementos das danças populares brasileiras.
Local: Teatro Clara Nunes

Natureza e poesia PET (Atividade desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Ciências Biológicas da UNIFESP. Os visitantes serão convidados a confeccionar desenhos e poesias a partir da exposição dos alunos PET sobre elementos da natureza como folhas, rochas e etc) acontecerá nos três dias do evento.

A Feira de Livros e a Troca de livros (organizada pelos alunos do GEB e UNIFESP) acontecerão nos três dias do evento.

2 comentários

  1. Um evento com tantas atrações! *-* Que beleza! Certa vez, há anos atrás, estava tendo uma intervenção poética no centro de minha cidade e eu recitei uma poesia! :D Foi tão legal!

    Abraços!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias