publicidade

Maria de Eliana Portella, Giz Editorial

Maria
Corações apaixonados, corações dilacerados. Uma história de amor, amizade, felicidade e perdão.
Eliana Portella - Giz Editorial
384 páginas - Ano: 2011 - R$39,90

Sinopse:
"A saga de uma família marcada pelo amor e pela tragédia. Grandes conquistas, sonhos realizados. Grandes perdas, corações despedaçados.
Maria Eva e Luiz Augusto, um amor para a vida toda. A paixão à primeira vista, o encontro de corações e a união eterna.
Maria Fernanda e Maria Luiza. Unidas no sofrimento e na idealização de encontrar um grande e verdadeiro amor. Na busca pela felicidade, o destino as uniu, o amor as separou.
Uma história de amizade, uma história de amor. A vaidade, o ciúme e o desejo, o equilíbrio e a inconsequência, a conquista e a perda... todos caminhando lado a lado.
Encontros e desencontros. Entrega e renúncia. Alegria e tristeza. Coração que bate forte, coração que não bate. Lábios que sorriem, lábios que se calam. Olhos que brilham, olhos que se fecham.
Ganhar e perder. Viver e morrer.
Maria e Luigi, a esperança de viver um amor impossível.
Maria e Matheus, um amor a três. Fidelidade e traição.
Em meio a encontros e desencontros, você vai se achar e se perder. Você vai se encontrar!"


Links: Skoob | Giz Editorial | Facebook da Giz Editorial


Resenha:
Esta foi uma linda surpresa que a Giz Editorial enviou para mim. O único e minúsculo defeito está nas duas últimas partes do livro, que contém alguns espaçamentos entre os caracteres mal posicionados. Tirando isso, o livro possui um fino acabamento, a fonte é de um tamanho perfeito e as páginas são levemente amareladas ou seja, o leitor tem uma leitura muito agradável. A capa traz uma imagem profunda e o título em efeito metálico: Maria.

Um nome tão simples, tão comum tornou-se pela criação de Eliana Portella uma história arrebatadora, emocionante e intensa. Ao mesmo tempo, mantém uma simplicidade agradável na narrativa, que mesmo nos cativando do início ao fim, provocando lágrimas e risos, não pesa em nenhum momento. Tudo é contado em terceira pessoa, demonstrando de forma ampla os diversos pontos de vista, fazendo o uso contínuo de diálogos e desenvolvendo a história de forma a deixar o leitor completamente íntimo das personagens, que são muito humanas e verdadeiras.
Em cada capítulo passamos por um turbilhão de pensamentos, emoções e julgamentos. Sentimos e analisamos cada situação por elas vividas. Em alguns momentos me enxerguei, percebi que diversas decisões tomadas pelas personagens, foram julgadas como certas ou erradas, apenas sob meu ponto de vista; com certeza cada leitor as julgará de acordo com o seu.

O livro possui uma estrutura bastante interessante, sendo três partes em ordem cronológica, uma para cada "Maria". A primeira apresenta Maria Eva, nascida em 1944. Acompanhamos a vida da moça, seus sonhos, suas vontades, seus medos. Nos apegamos a cada detalhe, a sua família, a sua paixão. Uma Maria a frente de sua geração, que tece a sua história de amor. Ela ama demais. Uma mulher especial muito querida, amada e desejada. Ela é rica e mimada, tem pais compreensivos e um marido apaixonado; tem tudo para ser feliz. Menos uma coisa, que a deixa frustrada.

O segundo livro é sobre duas irmãs gêmeas: Maria Fernanda e Maria Luiza, nascidas em 1984. Idênticas na aparência, diferentes na personalidade, porém inseparáveis. Não é apenas o amor fraternal, é uma amizade verdadeira, que rompe barreiras. As duas compartilham a mesma dor, o mesmo pesar, a mesma culpa. Porém cada uma reage de um modo, trilha um caminho diferente, mas sempre unidas. É impossível viverem afastadas. Sentimentos que fervilham, um amor entre as irmãs que ao mesmo tempo as fortalece e as derruba. Às vezes um amor tão grande que pode ser maior que o amor próprio.

E na última e melhor parte, destaque total para Maria Fernanda. Passando por sofrimentos e vitórias, paixões e amores, dores e conquistas. Uma mulher que de certa forma é um exemplo para qualquer outra, que não luta pelo que deseja, não desiste de seus sonhos, mesmo que eles tenham sido bruscamente modificados. Uma autoestima modelada sobre uma complexidade de acontecimentos e sofrimentos. Ela é segura e confiante, tentando superar o passado.

Uma família que sofre profundos abalos e perdas, com brigas e reconciliações, sem jamais abandonar o amor, a esperança e o respeito. Marias interligadas por laços mais fortes que os de sangue, são mulheres unidas em alma e coração. Laços inquebráveis, laços eternos. Cada Maria com seus defeitos e qualidades, cativam página após página. Cada uma, com suas características, embora tão diferentes, em íntima essência, são tão parecidas. Confiança, companheirismo, amor, traição, perdão.
Há uma carga espiritual e sobrenatural no livro, mas de forma singela e leve, que abre algumas opções de interpretação. A autora soube encaixar esse detalhe, sem forçar nada.

As personagens são bem moldadas e suas relações e ligações muito bem feitas. Destaque para as avós das gêmeas, do tipo que todos sonham em ter, e para Luiz Augusto, quem mais amadurece na história, o homem que possui o coração perfeitamente encaixado no centro do triângulo formado por três Marias nas pontas. E Luigi e Matheus, tão diferentes e tão encantadores, amigos e inimigos, perdidos entre Marias.

Eliana demonstra naturalidade e maturidade na forma de descrever pessoas diferentes, interligadas por felicidade e tristeza. Nos mostra também a diferença entre gerações, desde detalhes como as roupas, músicas, tradições... e que mesmo que o mundo evolua e que a vida das pessoas mude com ele, nunca é tarde para amar e buscar realizar seus sonhos, e que nada é imutável.
Um livro lindo, que fala do cotidiano, de amor, perdão e a busca pela felicidade. Não apenas do indivíduo, mas de todos que são amados por ele.
Quando cheguei ao final da história, ela me parecia tão intensa e real que as personagens mais eram amigos ou conhecidos, de tanto que me apeguei a elas. Culpa da autora, que foi costurando tudo de forma tão natural e sensível. Muito realista! Maria poderia originar uma ótima telenovela ou série.

Pessoalmente, não gostei muito de Maria Eva. Talvez a forma como os casais se formavam naquela época, por ser bem diferente, não tenha me agradado. No entanto, adorei Maria Luiza e me apaixonei por Maria Fernanda. O drama é na dose certa e o relacionamento das irmãs me agradou muito mais.
O mesmo ocorreu com o desenvolvimento da leitura. Começa morna e sem aparentes pretensões, até esquentar, ferver e emocionar. O clímax é intenso e traz imensa curiosidade.
Só que eu teria sido menos detalhista na viagem à Disney. Gostei muito dos triângulos amorosos!
Livro super recomendado! Impossível não gostar das histórias das Marias.

Trechos:
"Laura, apesar de ainda um tanto quanto inconformada, sabia que a menina estava feliz e tinha que admitir para si mesma que Augusto, além de um belo homem, trazia a herança de uma excelente educação, e o principal: Amava e respeitava a futura esposa." Livro I: Eva.
"Aquela única palavra, o substantivo sagrado, foi suficiente para tocar; mais que isso, para transbordar o coração de Maria Fernanda de compaixão. E num gesto de amor ela abriu os braços para receber a caçula, que se atirou em seu encontro no mesmo instante, para não perder a chance única de se reatar com a pessoa mais importante que a vida até então lhe dera." Livro II: Fernanda e Luiza.
"Algo havia mudado. Não esperava mais que a vida lhe oferecesse oportunidades, duvidava do destino. Se tivesse que ser feliz, seria por sua conta. Não iria mais vincular sua felicidade a outras pessoas." Livro III: Fernanda.
A autora:
Eliana Portella é paulista, formada Letras. A paixão pela literatura nasceu ainda na pré adolescência, aos 10 anos, quando leu seu primeiro romance: Capitães da Areia, Jorge Amado. Desde então a leitura tornou-se um vício. Aos 15 anos ficou sócia do Círculo do Livro, e o grupo de amigas com o qual passava a maior parte das tardes compartilhava da mesma paixão. Em casa, seu pai que sempre incentivou o seu gosto pela leitura, dividia com ela seus conhecimentos e livros.
Vive com o marido e suas duas poodles: a Duda e a Lili. Ambos compartilham as mesmas paixões por viagens, cinema ou simplesmente ficar em casa. Também não dispensam uma reunião entre amigos e familiares.
Quando o Amor Acontece foi sua estreia no universo literário. Maria; o segundo romance, reforça o que ela sempre soube: sua alma pertence as letras!
Site da autora | Skoob de autora | Twitter

6 comentários

  1. Como não comentar uma interpretação tão emocionante do meu livro?! Simples e intensa. Amei! Só tenho a agradecer ao carinho e a oportunidade da divulgação! E principalmente por compartilhar conosco sua leitura encantadora e profunda! Um beijo enorme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Muito obrigada pela visita e comentário! Eu adorei o livro!! Beijos.

      Excluir
  2. O livro é dividido em três? Ai que lindo.
    Já sou apaixonada pela capa, mas não sei quando poderei comprá-lo.
    Linda resenha como sempre Tati.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer, o livro é dividido em três partes, porém fazem parte de uma única história. Cada parte foca em uma Maria da mesma família. Obrigada pela visita! Beijos.

      Excluir
  3. Gosto muito de histórias que correm ao longo de décadas. Acho interessante porque, como você mesma comentou, nos proporciona a oportunidade de saborear um pouquinho de épocas que não vivemos, mas que possuem seus encantos, além, claro, de nos conceder a chance de "vivenciar" a leitura em cenários distintos, deixando o livro ainda mais divertido. Esse já foi para a lista de desejados, principalmente depois dessa sua resenha tão linda! *-*

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é lindo. Depois que se chega ao final do livro I, vocês leva um choque. Depois no decorrer do livro II, você não quer largar mais! Muitas surpresas que fiz questão de não comentar na resenha. Cuidado com algumas outras resenhas por aí que possuem spoilers, infelizmente.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias