publicidade

Obras do escritor Teixeira e Souza serão reeditadas

Reeditar as obras de Antônio Gonçalves Teixeira e Souza e divulgá-las para o Brasil é o reconhecimento de sua importância na literatura e na vida social do século XIV. Além ser o primeiro romancista do país, escreveu outros cinco romances, quatro títulos de poesia e dois de teatro, mas acima de tudo um escritor que tratava o negro como ser humano e considerava as manifestações populares como cultura. O mulato, filho de um português e uma negra, que buscou na realidade inspiração para contar histórias.

As obras de Teixeira e Souza serão reeditadas. A Secretaria de Cultura de Cabo Frio e Fundação Palmares firmaram um convênio para divulgar as obras do escritor cabofriense.


O termo de cooperação técnica tem validade por cinco anos, renováveis por mais cinco, e prevê a preservação, promoção ao acesso à cultura afrobrasileira. Uma das ações propostas é reeditar as obras de Teixeira e Souza, começando por O Filho do Pescador, primeiro romance brasileiro de 1843, escrito pelo cabofriense. De acordo com o secretário de cultura da cidade, ainda não há data definida para o lançamento da reedição.

Em comemoração ao bicentenário do escritor, Cabo Frio está tendo uma série de eventos culturais, incluindo uma Feira do Livro. Sobre a feira e fotos.

Fonte: in360 - 28/03/2012

2 comentários

  1. É bom lançar olhares para o passado com o objetivo de compreender melhor o presente e, pensando assim, digo que é louvável ver a obra de um escritor sendo relançada para aqueles que ainda não tiveram a chance de conhecê-lo ou querem conhecer obras que ainda não leram.

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu moro em Cabo Frio há quase dois anos e só fiquei sabendo disso em janeiro, acredita? Tomara mesmo que o projeto dê certo, gostaria de ler O Filho do Pescador. Aqui tem uma livraria com uma seção exclusiva para autores da região, no caso Região dos Lagos, acho isso muito interessante.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias