publicidade

A nova literatura jovem brasileira na Bienal do Livro de São Paulo

A escritora e historiadora Ana Cristina Rodrigues organizou sessões de debate, palestras e bate-papo na 22º Bienal do Livro de São Paulo. Ela convidou autores, editores, blogueiros, ilustradores e pesquisadores para conversar, ler suas histórias e trocar experiências.
As sessões começam na sexta-feira, a partir das 10:30 hs e terão uma hora e meia de duração. É só ir lá e participar!
A Ana Cristina Rodrigues e seus convidados os aguardam no estande da BN (M 40). Sem contar que ela autografará no estande da Vermelho Marinho (O 69).

Vejam a programação de A nova literatura jovem brasileira:

Sexta-feira, dia 10 de agosto
10:30
Ana Cristina Rodrigues – A Fantasia e a História
Ana Cristina Rodrigues é escritora, historiadora e mãe, não necessariamente nessa ordem. Vive em Niterói, com o marido, o filho e um número sempre flutuante de animais diversos. Geralmente escreve fantasia histórica, mas também se aventura pela fantasia urbana, pela Ficção Científica e pelo Terror. É autora da antologia de contos curtos AnaCrônicas e organizou as coletâneas Espelhos Irreais (2009), O melhor do Desafio Operário (2009), Bestiário (2012), além de ter sido editora da Llyr Editorial. Tem contos publicados em várias coletâneas e sites no Brasil e no exterior.

15:00
Graciela Mayrink – A dura vida de uma jovem escritora
Graciela Mayrink Roldão nasceu em agosto de 1975 no Rio de Janeiro. É formada em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado em fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). De 2002 a 2010 esteve à frente do site de automobilismo SuperLicença. Até Eu Te Encontrar é seu romance de estreia.

Sábado, dia 11 de agosto
10:30
Íris Figueiredo – O jovem, a vida virtual e o livro: uma relação amorosa
Íris Figueiredo é romântica, apaixonada por livros e música e também sonha com seu Príncipe Encantado. Nasceu em 1992, cresceu em São Gonçalo – RJ, e foi homenageada como cidadã exemplar do município em 2011. Graduanda em Comunicação Social pela UFRJ, é a organizadora do Clube de Leitura de SG e madrinha do Clube do Livro Instituto C&A. Uma das contistas em Meu Amor é um Anjo (2011) e autora de Dividindo Mel (2011), trabalha com leitura crítica e mantém um blog sobre literatura jovem. Escreve suas ideias mirabolantes nas horas vagas. Site | blogue

15:00
Clinton Davisson – Ficção Científica e educação: o projeto ‘Pensando o Futuro’
Clinton Davisson é formado em jornalismo pela UFJF, tem pós-graduação em Cultura Africana e Indígena pela FEMASS. Além de jornalista, é músico, roteirista e cartunista. Em 1999, lançou o romance Fáfia – A Copa do Mundo de 2022 juntando ficção científica e futebol com boas doses de humor. Em 2000, escreveu a novela ‘Hegemonia’ que ficaria com o 3º lugar no Prêmio Nautilus da revista Scifi News Contos. O conto se transformaria, sete anos depois, em Hegemonia – O Herdeiro de Basten, o primeiro da saga que mostra a história de uma civilização vivendo sob uma Esfera Dyson. Atualmente, é presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica.

Domingo, dia 12 de agosto
10:30
Rober Pinheiro – A diversidade na literatura fantástica
Rober Pinheiro é publicitário, tradutor e escritor. Cearense radicado em São Paulo, é autor do romance de fantasia Lordes de Thargor, o Vale de Eldor (2008) e de contos situados neste e em outros universos fantásticos. Participou, entre outras, das coletâneas Paradigmas IV (2010), Imaginários 3 (2010) , Medieval Sci-Fi (2010), Sagas, Vol. 1 – Espada & Magia, (2011), Histórias Fantásticas 2 (2011) , Fantasias Urbanas (2012), Bestiário (2012) e Paradigmas Definitivos (2012). É organizador do projeto A Fantástica Literatura Queer (2011 / 2012) e da coletânea Fragmentos do Inferno (2011). Escreve com uma frequência oscilante no blogue e no site.

15:00
Carlos Orsi – Os desafios de escrever Ficção Científica para crianças e jovens
Carlos Orsi, natural de Jundiaí (SP) é jornalista especializado em cobertura de temas científicos e escritor. Já publicou os volumes de contos Medo, Mistério e Morte (1996) e Tempos de Fúria (2005) e os romances Guerra Justa (2011), Nômade (2011) e As dez torres de sangue (2012). Seus trabalhos de ficção aparecem em antologias, revistas e fanzines no Brasil e no exterior.

Segunda, 13 de agosto
10:30
Martha Argel – Entre bichos e livros
Martha Argel é autora de romances de vampiros e de coletâneas de contos de literatura fantástica; participou também de várias antologias. Além de escritora, é bióloga, doutora em Ecologia e especialista em Ornitologia. Trabalhou muitos anos como cientista e na área ambiental e escreveu livros de biologia e de ciências, para o ensino fundamental e médio, e diversos livros de educação científica.

15:00
Ana Cristina Rodrigues – Como se faz um livro

Terça-feira, 14 de agosto de 2012
10:30
Felipe Castilho – Megabytes, letras e boitatás
Felipe Castilho é de São Paulo, do ano de 1985, mas já tem alguns cabelos brancos. E fica feliz a cada fio novo que encontra na cabeça. Já se mudou de casa por mais de quinze vezes, e talvez por isso tenha virado escritor: a sua única residência fixa sempre foi a literatura. Publicou nas coletâneas de contos Réquiem Para o Natal (2008), Alterego (2009), VII Demônios – Avareza (2012) e Erótica Fantástica (2012). Seu livro de estréia, “Ouro, Fogo & Megabytes”, foi lançado em abril de 2012 pela Gutenberg Editora.

15:00
Sérgio Pereira Couto – A literatura policial hoje e sempre
Sérgio Pereira Couto é jornalista e escritor. Colabora regularmente com revistas de história e sites especializados no assunto. Foi editor e repórter de revistas de ciência como Ciência Criminal e Discovery Magazine, além de editor-assistente de revistas de tecnologia como PC Brasil e Geek!. Tem textos, artigos e colaborações publicadas nas revistas Galileu e Planeta. É autor de 35 livros, com mais de cem mil exemplares vendidos somente no Brasil, entre eles os romances Sociedades Secretas, Investigação Criminal, Renascimento e Help – A Lenda de Um Beatlemaníaco. Atualmente, além de escritor, divide seu tempo com palestras e cursos sobre os assuntos de seus livros, incluindo Sociedades Secretas, História do Rock, Curiosidades da História e Introdução Básica à Ciência Forense.

Quarta-feira, 15 de agosto de 2012
10:30
Bruno Anselmi Mantagrano – Como ler os clássicos
Bruno Anselmi Mantagrano é escritor e organizador de coletâneas de literatura policial. Atualmente, cursa o mestrado em Literatura pela USP.

15:00
Tomaz Adour – Os desafios de um editor
Tomaz Adour é carioca e editor-chefe da Usina de Letras/Vermelho Marinho, editora voltada à descoberta de novos talentos da literatura brasileira.

Quinta-feira, dia 16 de agosto de 2012
10:30
Ana Cristina Rodrigues – Revisitando clássicos: zumbis, vampiros, monstros marinhos e novas versões para velhas histórias

15:00
Sérgio Pereira Couto – Informação e diversão: literatura investigativa

Sexta-feira, dia 17 de agosto de 2012
10:30
José Roberto Pereira – Letras no Vapor: o movimento steampunk
Nasceu em 1982, na capital de São Paulo. Formado em Letras pela Universidade Mackenzie, atuou como pesquisador pelo SBPC e CNPQ, atualmente é redator e revisor. Teve contos publicados na coletânea Anno Domini – Manuscritos Medievais (2008) e Pacto de Monstros (2009), além do romance O baronato de Shoah (2011).

15:00
J.M. Trevisan – RPG, Fantasia e Literatura
J. M. Trevisan é escritor, tradutor e editor. Foi editor-assistente das revistas Dragão Brasil e Dragon Slayer. É co-criador do cenário de RPG Tormenta e dos personagens da HQ Holy Avenger (vencedora do Troféu HQ Mix). Foi também o responsável pelo roteiro de ‘Landau 66’, curta metragem selecionado entre os 10 finalistas do AXN Film Festival 2008. Atualmente é colaborador da revista Rolling Stone Brasil e escreve os episódios de Ledd, história em quadrinhos publicada online.

Sábado, 18 de agosto de 2012
10:30
Estevão Ribeiro – Quadrinhos para todos
Estevão Ribeiro, capixaba, é criador do personagem de quadrinhos Tristão, lançado nacionalmente pela Escala em 2001. Ganhou o 2º lugar do Prêmio Capixaba de Literatura na Categoria Juvenil com Contos Tristes em 2007. Seu 1ª romance, o autobiográfico Enquanto ele estava morto…, foi selecionado pela Lei de Incentivo a Cultura de Vila Velha. Recebeu o Troféu HQMix de Publicação Infanto-Juvenil pelo álbum Pequenos Heróis. Tem dois volumes das tirinhas de ‘Os Passarinhos’ publicadas pela Balão Editorial, o romance de terror A Corrente pela editora Draco e o livro infantil O livro dos gatos pela Llyr. Atualmente, trabalha como jornalista e roteirista e mora em Niterói, RJ.

15:00
Marcelo Amaral – Escrevendo para os jovens
Marcelo Amaral nasceu em 1976 no Rio de Janeiro, onde mora e atua como designer gráfico e ilustrador. Formado em Desenho Industrial pela UFRJ, possui MBA em Comunicação e Marketing pela ESPM e é pós-graduado em Animação e em Ergodesign de Interfaces pela PUC-Rio. Em 2012 publicou seu primeiro romance, o infanto-juvenil Palladinum – Pesadelo Perpétuo.

Domingo, 19 de agosto
10:30
Ana Flávia Abreu – Mistérios, poderes e romance
Ana Flávia Abreu cresceu lendo romances nacionais. Imaginava cada detalhe narrado pelo escritor. Se transportava para o mundo fictício em que acontecia cada história e se apaixonava por todas elas. Estudou em colégio militar, onde tomou gosto pela grafia. Se formou em Direito mas o amor pela escrita foi maior. Suas melhores inspirações para escrever vieram durante as madrugadas, quase trocando o dia pela noite. Kôra – O Pressentimento do Dragão é sua estreia no mundo fascinante da literatura, seguido por Kôra e a masmorra de Atro.

15:00
Estevão Ribeiro – Como dar medo no mundo de hoje

Fonte: Blogue da Ana Cristina Rodrigues - 08/08/2012.

2 comentários

  1. Todas as palestras me interessam, algumas mais, outras menos, mas todas tem propostas de debates empolgantes. É uma pena não poder estar em Sampa =/ Desejo um evento ótimo ao pessoal que for!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Grupo de peso. Embora não possa participar do evento, tenho a honra de já possuir os livros (já lidos) de alguns dos palestrantes. Parabéns Ana Cristina Rodrigues pela iniciativa do evento.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias