publicidade

O Inverno das Fadas, de Carolina Munhóz, Fantasy - Casa da Palavra

O Inverno das Fadas
A magia ocorre ao longo das estações. As piores partes no inverno...
Carolina Munhóz - Fantasy Casa da Palavra
304 páginas - Ano: 2012

Sinopse:
"Existem pessoas normais em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações. Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais.
Existe uma explicação para isso.
Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se.
Causando loucura.
E morte."

Links: Hotsite do livro | Skoob | Twitter da Fantasy | Twitter da autora | Facebook da autora | Facebook do livro | Website da Fantasy - Casa da Palavra | Website da autora | comprar o livro

Resenha:
Ainda não li o primeiro romance da Carolina Munhóz, que lhe rendeu o título de melhor escritora jovem de 2011 pelo Prêmio Jovem Brasileiro. Mesmo desconhecendo A Fada, iniciei a leitura de O Inverno das Fadas com enormes expectativas, porque encontrei muitas críticas favoráveis à jovem, bonita e simpática escritora. Com este livro garanto que além de totalmente original, criativa e inovadora, Carolina é muito talentosa. Com esta resenha irei explicar o porquê de cada elogio.
Posso ser ousada, mas é minha opinião: se Marion Zimmer Bradley estivesse viva, fosse brasileira e tivesse a mesma idade da Carolina, talvez o resultado de seu trabalho fosse semelhante ao de O Inverno das Fadas.

Não que Carolina não tenha seu próprio estilo, ela tem, e bastante! Mas existem semelhanças de sua obra com algumas da Marion, como a mitologia celta, véus mágicos entre dimensões, magia e forças da natureza em ação, mulheres protagonistas fortes e poderosas, batalhas místicas e nenhum preconceito quanto às vontades e atos das personagens; só que com um ar muito mais jovem, atual e pop. Afinal, Marion faleceu em 1999 e suas obras são antigas.
O Inverno das Fadas traz magia, sensualidade, modernidade e sentimentos muito intensos. É sexy e inteligente. É mágico e instigante, mas com mensagens e sentimentos muito reais. Não o considero um simples livro YA (Young Adult, Adulto Jovem), porque possui mais complexidade em suas páginas para leitores mais atentos.

Antes de tudo: se você não é um especialista em fadas, em cultura e mitologia celta, jogue fora todas as imagens e informações sobre esses seres mágicos da cabeça. Limpe sua mente de julgamentos pré-estabelecidos e se prepare para entrar num mundo de fadas totalmente diferente e muito mais real do que o que estamos acostumados a ver. Uma mitologia bem organizada e diversificada, interessante e menos infantil do que encontramos nas histórias.

A originalidade da obra: a autora saiu do "lugar-comum" dos contos de fadas. Ela buscou a fundo criar e reproduzir lendas do folclore celta rústico. Mostra ao leitor que as fadas não são iguais, que existem vários tipos, com poderes, dons e funções diferentes. Não existe apenas aquela típica fadinha boa nem apenas fadas-madrinhas protetoras. Existem Banshees, Súcubos e outros tipos de fadas.
O destaque fica para a Leanan Sídhe, uma fada muito mais obscura, sensual e completamente fatal. Sophia, a protagonista do livro é uma fada desse tipo; e não para por aí: sua diferença não é apenas ser uma fada rara e diferente; sua origem é mais complexa do que as de todas as outras Leanan Sídhe! Não contarei, leiam e descubram.

Uma Leanan Sídhe é uma fada que vive da energia de humanos, suas caças. É uma musa inspiradora com beleza fora do comum e irresistivelmente atraente. Ela oferece para um artista inspiração ilimitada e muito sucesso em suas criações e trabalhos em troca de seu amor, devoção e energia vital. No entanto, a vítima  freqüentemente enlouquece e tem uma vida intensa, de enorme sucesso, deixa sua marca na História e morre prematuramente, quase sempre no auge da carreira. Conforme a fada inspira a pessoa e a seduz, suga a vida da presa.
Essa é a função dela para o equilíbrio do mundo. Cada fada segue seus instintos e deveres conforme sua natureza. Portanto, o leitor encontrará uma fada folcloricamente diferente do comum.

Além de ser original ao abordar um tema que já está batido na Literatura YA da atualidade (podemos até concluir que as fadas estão na moda, assim como os anjos e as sociedades distópicas) utilizando uma mitologia quase que inédita para a maioria dos leitores, com uma estrutura excelente, Carolina é criativa. Afinal, não é qualquer escritor (a) que consegue transformar um tema simples, famoso e clichê numa história diferente, apaixonante e marcante.

Inovação: presente na união da mitologia feérica ao mundo pop atual. No decorrer do livro conhecemos as vítimas de Sophia através de flashbacks, que na verdade são referências a artistas que realmente deixaram fãs e trabalhos inesquecíveis em suas respectivas áreas.
A autora prestou homenagem a esses artistas, assim como também alerta como suas vidas se foram; talentos perdidos em meio a overdoses, suicídios, distúrbios psicológicos, depressão, solidão...
Como humanos talentosos da vida real morreram perante a mídia, e quantos outros percebemos estarem doentes, enquanto outros nos surpreendem com suas mortes fulminantes? Não apenas jovens famosos, mas a autora também alerta sobre quantos outros morrem e não são noticiados por serem desconhecidos.
Através de algumas personagens secundárias, jovens da região onde se centra a história no mundo dos humanos, a autora também ressalta como o abuso de drogas e álcool é cada vez mais comum. É um alerta!

Notamos Heath Ledger, Amy Winehouse, Britanny Murphy, Raul Seixas, Michael Jackson, Kurt Cobain e muitos outros homenageados - É claro, são apenas referências, mas não há como não fazer comparações. Além de citar escritores como George R. R. Martin, J. K. Rowling, J. R. R. Tolkien, Marion Zimmer Bradley e outros, cada capítulo contém um título. Na última página existe a listagem de cada capítulo e descobrimos serem frases ou trechos (sempre traduzidos) de músicas de artistas como Linkin Park, Kelly Clarkson, Adele, Nirvana ou Evanescence. Ou seja, é um livro que une a mitologia antiga dos celtas com toda a sua tradição ao mundo jovem atual, moderno e pop.
Existe uma personagem enigmática que surge no decorrer do livro, imaginei quem ele seria... Bom, pelo menos na minha cabeça!

O talento: Carolina constrói cenas mágicas tão realistas que parecem verdadeiras; cenas comoventes que afetam o leitor. As dimensões, seres e encantamentos são descritos em detalhes. A narrativa da autora é aconchegante, o leitor se sente rapidamente bem ambientado ao enredo.
É o tipo de escritora que consegue passar tantas informações através das cenas, ambientes, atos e personagens. Não é do tipo que enche o leitor de informações e deixa o livro entediante. Ela mostra com naturalidade, não explica demais. E isso é o que mais admiro num escritor. Rapidamente entramos no clima da história e conhecemos as personagens.

No entanto, além de demonstrar minha opinião sobre o talento da Carolina, existem outros pontos a serem notados no livro. Primeiramente que é uma obra bela como um todo. Não apenas no conteúdo, mas também na diagramação, revisão, qualidade gráfica e estrutura do texto. Gostei das divisões dos capítulos, das pausas, da fonte e não encontrei erros. A capa, que foi escolhida através de votação popular é muito linda e demonstra uma cena muito específica - uma das que mais gostei de todo o livro! O trabalho da editora me agradou por completo.

Às vezes a autora faz um pequeno retorno aos breves acontecimentos como uma recapitulação dos mais importantes. Faz de forma discreta e breve, porém não vi necessidade disso ocorrer no começo de alguns capítulos. Uma manobra para manter alguns leitores distraídos atentos. Alguns nem irão reparar nesse detalhe. No entanto, quando ocorre (poucas vezes) não atrapalha o ritmo da narrativa; ressalto que não é um defeito, apenas algo que achei desnecessário.

A narrativa é em terceira pessoa e a autora nos mostra diferentes pontos de vista, sempre focados no casal principal e na missão de Sophia, que acaba se tornando um romance, um desastre para a "fada vampira".
O romance impossível que é fator dominante nos livros YA está em O Inverno das Fadas. Apesar de o começo ter me passado a impressão de ser algo um pouco forçado, percebi que a magia provocou isso; e o romance dos dois ultrapassa as barreiras dos encantamentos para mostrar que é amor verdadeiro.

Como uma Leanan Sídhe poderá amar um simples humano sem levá-lo à morte lenta por absorver sua energia ou suicídio por não suportar mais o sofrimento? Como estar ao lado dele sabendo que é o motivo de sua dor? E como se afastar completamente dele e morrer?

O que para Sophia parece ser um acidente (pois uma Leanan Sídhe nunca se apaixona, muito menos ama uma presa) pode ser algo mais valioso. Talvez, William, o jovem escritor que ela deveria seduzir e influenciar a escrever um best-seller seja a sua alma gêmea. O que era para ser mais um trabalho difícil, porém comum, torna-se amor arrebatador. Era para ser simples: ir à dimensão dos humanos, seduzir um rapaz humilde, mas inteligente e já talentoso, através de sua beleza e habilidades sexuais e depois sugar a vida dele. Porém se torna uma jornada implacável e tortuosa, que modifica não apenas a vida do casal, mas a de outras pessoas e seres mágicos; mexe com o equilíbrio natural da magia entre os mundos.

William é a personagem por quem as leitoras irão se apaixonar, porque além de talentoso, ele é corajoso e mesmo sem poderes, o humano comum enfrenta por sua amada forças que ele desconhece completamente. A autora cria um romance que agrada os mais românticos, adoradores de amores impossíveis, mas cria outros fatores na história.

Já Sophia não seduz apenas William; seduz os leitores. Impossível ler cada acontecimento e ficar sem se emocionar e torcer por ela. Ao mesmo tempo em que ela parece uma assassina fria, aos poucos percebemos o quanto na verdade ela sofre com essa sina.
Adoro protagonistas que aparentemente parecem vilões, maus ou anti-heróis e aos poucos vão te cativando, te envolvendo até aflorar sua verdadeira essência. Então encontramos os verdadeiros e mais marcantes heróis. Assim é Sophia, a Leanan Sídhe.

Parênteses na análise da protagonista: a complexidade/sina me lembrou, em parte, a personagem Vampira (Rogue) das histórias em quadrinhos dos X-Men da Marvel. Ambas não podem evitar sugar a energia de quem as ama. Sophia é um ser feito para seduzir, tanto fisicamente quanto psicologicamente e matar seu amante e necessita disso para viver; Vampira nasceu com um dom mutante que não lhe permite amar fisicamente e qualquer toque em sua pele fere e pode ser letal, também absorvendo a vida da pessoa. E ambas surgem como jovens atraentes, mortais e aparentemente vilãs que depois nos levam às lágrimas e comoção total. Sophia é para mim uma das melhores heroínas da Literatura Nacional, pois possui inúmeras facetas, é imprevisível e evolui muito ao descobrir o amor.

Uma mensagem que captei no livro é de como romper nossas próprias barreiras e limites, ampliarmos nossos horizontes e lutarmos por nossos sonhos e desejos. Não devemos ser o que querem que sejamos e sim o que desejamos ser. Não devemos ser passivos e aceitar o que a sociedade e às vezes a família e outras pessoas ao nosso redor nos impõem. Temos de conquistar o que desejamos, e não aceitar o que nos é dado.
Essa é a principal batalha de Sophia: ela luta contra a própria natureza por amor, mesmo sendo impossível. Ela não aceita tradições, regras, ordens e dogmas; ela os enfrenta de todas as formas que consegue em busca do bem e da possibilidade que parece inalcançável de estar ao lado do seu amor sem riscos para ninguém.

Carrega um fardo grande demais, um dever que necessita ser continuamente executado. Qualquer um sofreria por ter essa obrigação. Pesa, dói e marca ser a responsável por tantas mortes e não poder viver de outro modo. É questão de sobrevivência, ou mata ou morre. Marca tanto que cada alma deixa uma tatuagem diferente na pele e uma ferida no coração de Sophia. Ela precisa ser mais fria e gelada que o mais rigoroso inverno; o problema é a chama do amor que surge para derreter o gelo de Sophia; ao mesmo tempo aquece e queima seu coração aos poucos.

Este livro entrou para minha lista dos preferidos, Carolina com Sophia e William também.

A autora:
É jornalista e romancista, além de integrante do Potterish, um dos maiores sites de Harry Potter do mundo. A autora foi eleita como melhor escritora jovem de 2011 pelo Prêmio Jovem Brasileiro.
Aos 11 anos aguardou sua carta para Hogwarts, mas ela nunca chegou. A partir dos 18 se aventurou por diversos países como Inglaterra, França, Itália, Suíça e EUA, onde teve a oportunidade de conhecer os atores de Harry Potter.
Suas aventuras chamaram a atenção de meios de comunicação como Folha de São Paulo, Estadão, TV Cultura e Disney Channel. Foi destaque da Revista Época e da rádio Record de Londres.
Atualmente é escritora em tempo integral e viciada em redes sociais.

Sorteio:
Você pode participar do sorteio do livro autografado pela autora + marcador! Serão quatro (4) sorteados: o primeiro (1º) sorteado ganhará o livro autografado + marcador. Os outros três (3) sorteados receberão cada um o marcador do livro. Clique na imagem e participe!




Obrigada Fantasy, por essa leitura!

48 comentários

  1. Percebi que você gostou do livro, olha o tamanho da resenha, rs. Está perfeita, está me dando até mais vontade de ler o livro. Estou desejando antes dele ter sido lançado. "Uma mensagem que captei no livro é de como romper nossas próprias barreiras e limites" Percebo que é um livro bastante legal e interessante, estou tão afim de lê-lo.

    Beijos, http://desleituras-em-serie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Igor, esse é um dos livros nacionais que entrará para o meu Top 10 Brasil em dezembro, tenho certeza. Beijos.

      Excluir
  2. Eu li A Fada e gostei muito! A Carolina realmente escreve muito bem e consegue envolver o leitor de forma fantástica.
    Adorei a resenha, está super detalhada e bem escrita!
    Fiquei ainda mais curiosa pra ler!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Flavia, agora desejo ler A Fada também! Beijos.

      Excluir
  3. Enamorei-me com o livro! Foi em disparada para o topo da minha lista de desejados. Já ganhou metade dos pontos comigo com a sinopse que vem com a obra - simplesmente perfeita (palavras encantadoras. Parece o canto de uma fada). Depois, os sucessivos elogios. Agora, sua aprovação, que conta muito para mim. Comparar a autora com a Marion? Enlouqueci pelo livro!!!

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, agradeço muito pela confiança depositada em mim, espero que também goste do livro, tanto quanto eu gostei. Sou fã da Carolina agora, pode apostar!
      Beijos.

      Excluir
  4. Pelo que vejo de comentários, a Carol realmente conseguiu trazer uma leitura diferenciada sobre as fadas, o que está conquistando muitos leitores e, creio eu, vai me cativar também. Um dos encantos da obra é justamente essa mescla de um mundo mágico com a nossa cultura urbana moderna, algo que inspira juventude, não no sentido de ser algo absolutamente novo, mas que significa um modo de vida sempre buscando afirmar-se como vivo, pulsante. Tá vendo, comentei sobre a mistura com a modernidade, e isso se mostra em como as fadas, segundo o que você disse, são abordadas de uma maneira nova. Essa diversidade no enredo mostra como a autora realizou um bom trabalho de pesquisa, algo valiosíssimo quando a questão é perceber a dedicação que existiu para criar-se uma boa obra. Acho louvável também essa preocupação da Carolina em fazer um texto que dialoga sobre um problema que volta e meia vemos circular pelo meio artístico, mortes repentinas ou até anunciadas. É uma pena quando vemos uma chama tão boa esvair-se antes de seu tempo. Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Muito obrigada!! A Carolina realmente e talentosa e tenho certeza de que se ela seguir este estilo irá evoluir e ser uma das melhores escritoras fantásticas. O livro não deixa nada a dever aos internacionais do gênero. Mais interessantes que muitos YA que vemos por aí... beijos.

      Excluir
  5. Eu to lendo e adorando tb, realmente a história nos seduz e n consigo largar o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tarin, exatamente! No final da avaliação, os seduzidos somos nós hehehe beijos.

      Excluir
  6. Parabéns pela resenha! Você captou cada detalhe, todas as emoções que vai marcar o leitor ao ler O Inverno das fadas! Fiquei impressionada com o talento da escritora, e claro, o livro já entrou na minha lista de desejos, rsrs. Afinal, com uma resenha desse nivel, como não ficar ansiosa para ler o livro?

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Sammy! Acho que não tem como não gostar do livro. Só alguém insuportavelmente chato =D Beijos.

      Excluir
  7. Vejo que a autora realmente inovou e tb foi ousada num tema infantil e até bobo. quando penso em fadas me vem a cabeça a Sininho do Peter Pan e seria ótimo uma leitura diferente e mais moderna e adulta para mudar minha idéia de fadas. Sua resenha, como sempre, excelente. Vejo tb que realmente adorou o livro, pois vc o dissecou e analisou, sem "spoiler". Por isso gosto das suas resenhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tomás. Sim, amei o livro!! E sim, a autora inovou e foi muito criativa e talentosa com o tema. Se você tem como referência de fadas a Sininho, prepare-se para ser surpreendido durante a leitura de O Inverno das Fadas!
      Obrigada por gostar das resenhas :) Beijos.

      Excluir
  8. A resenha ficou maravilhosa. Já estava com vontade de ler o livro agora essa vontade triplicou. Adoro esse mundo das Fadas.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Que alegria saber que um autor brasileiro como a CAROL tem se dado tão bem em sua narrativa, sua resenha tá maravilhosa , gosto muito desse mundo das fadas !

    ResponderExcluir
  10. Que resenha incrível , Tatinda. Não é sempre que temos a oportunidade de ler um trabalho tão bacana. Muitos blogueiros acham que 3 parágrafos é uma resenha decente. Deviam tomar a sua como exemplo. Parabéns! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio. Meu problema é justamente Às vezes escrever uma resenha longa demais e ter de resumi-la. Beijos!

      Excluir
  11. Que resenha maravilhosa!! Uma das melhores que já li a respeito deste livro, parabéns. "O inverno das fadas" está em minha lista de desejados há um bom tempo, e agora, certamente... este desejo apenas aumentou. A história aparenta ser extremamente envolvente! Estou curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que em breve possa ler a obra e goste dela tanto quanto eu gostei. Beijos.

      Excluir
  12. Acho este livro incrível, desde a sinopse faiscante até a parte em saber as incríveis citações e um enredo construído e por ser fantasia, um dos meus gêneros favoritos. Tenho imensas expectativas, apesar de já ter me decepcionado um pouquinho, mas nada tira minha vontade de ler O Inverno Das Fadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste bastante do livro. Eu tinha boas expectativas e saí totalmente satisfeita da leitura. Na verdade, adorei! Mas também é questão de gosto, né? Leitores podem até não gostar, por não ser o estilo que gosta, porém ninguém pode dizer que o livro não é bem escrito, criativo e que a autora possui estilo e realizou ótima pesquisa. Beijos.

      Excluir
  13. Quero ler. Vou coloca-lo na lista "to buy" desse ano.

    ResponderExcluir
  14. Já li o livro, não achei tao bom quanto você achou,porque não é meu tipo de leitura predileto, mas é um bom livro. Muito original e com bastante conhecimento, ela nao saiu simplesmente escrevendo pesquisou antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, se não é o tipo de leitura predileto, não o achará tão bom... no meu caso, qualquer livro com Fantasia, mitologia celta, ar épico e medieval ou ficção científica - eu pego para ler hehehe
      Realmente a autora é original e realizou muitas pesquisas, isso ninguém pode negar :) Beijos.

      Excluir
  15. Nossa, parece legal a história. Adoraria lê-lo!
    Beijos teenagedreamsbymoni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha, Adorei, foi muito bem escrita, e foi bem construída...me deixou com mais vontade de ler *--*

    ResponderExcluir
  17. Fico MUITO feliz em saber que no Brasil temos jovens tão talentosos como a Carolina,que ela tenha muito sucesso pq sorte é para os fracos!! Quero muito esse livros (: e adorei seu blog,parabéns! irei acompanha-lo sempre agora ^^ bjs!

    ResponderExcluir
  18. Perfeita *--* principalmente porque é meu gênero preferido.. fantasia essa coisa medieval eu amo

    ResponderExcluir
  19. Você gostou do livro, não é? Dá para ver, haha. Eu amei a capa do livro, o título e a resenha. Em relação as fadas, estou acostumada com a Sininho, a fada boazinha do PP. Mas esse livro parece que vai ampliar meus conhecimentos em relação ao mesmo; Adoro livros de fantasia!

    ResponderExcluir
  20. A resenha está gigante, mas mesmo assim perfeita! Quando não gosto das resenhas se estiverem gigantes paro de ler na metade. Eu não vejo a hora de ler esse livro. Ele parece ser muito bom, pelo menos você fez que parecesse com com a sua resenha.
    Eu li poucos livros de fantasia. E como adoro fadas (sempre gostei das bobinhas) quero conhecer um pouco mais sobre a personagem que a Carolina criou.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou mesmo gigante, minhas resenhas costumam ser longas, me desculpe. Mas fico imensamente feliz porque você a leu, obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  21. Super resenha, ficou muito boa, me deixou mais curiosa ainda para ler o livro, espero ter a oportunidade...

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Quero demais ler esse livro *u*.. Nossa, se eu comprar todos os que quero vou a falência.. Mas tudo bem.. O livro parece ser perfeito, já começando pela capa maravilhosa e depois pelo tema que eu simplesmente amo.. Não tem como não gostar.. Sua resenha foi maravilhosa e só me fez querer mais esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente em ter gostado da resenha e espero que goste do livro tanto quanto eu. Beijos.

      Excluir
  23. Só pela sinopse esse livro já me atraiu. Gosto qdo o livro sai do comum e a autora/autor explora algo novo. Parece realmente mto criativo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Resenha incríveel, me fez querer o livroo *-*

    ResponderExcluir
  25. Gostei mto da sua resenha, comparar Carolina Monhóz com Marion Zimmer Bradley me fez ficar mais atraída pelo livro, só estou com uma dúvida, esse romance q acontece não é parecido com a saga Crepúsculo é?! Te pergunto isso, pq romances iguais a esses não são meu estilo de leitura, porém adoro o jeito como Marion escrevia, amei As Brumas de Avalon! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elaine eu as comparo com as seguintes impressões: não que Carolina seja exatamente como Marion, afinal são escritoras diferentes, de épocas diferentes. As comparo no sentido de que se Marion fosse brasileira e jovem provavelmente seguiria o estilo da Carolina. E percebo que algumas características existem na escrita de ambas, embora Carolina seja mais jovem (moderna, óbvio) e pop. Já Marion era mais clássica.
      Quais coisas? Personagem feminina como peça central, fundamental e feminista. Embora ela morra de amores, ela possui grande personalidade e não a deixa em segundo plano. Não existe preconceito quanto à orientação sexual de personagens, a magia é forte e fundamental e o sexo é natural e uma força da natureza.
      O romance entre o casal, embora se inicie através de um encanto da fada, torna-se verdadeiro. O dilema vivido pela personagem é muito bom e seus questionamentos intensos, principalmente em relação ao amor. Não há nada de Crepúsculo no romance de O Inverno das Fadas. Embora seja frio o cenário de ambas as histórias, essa fada é quente, sensual, exalando desejo e inspiração - o oposto de Bella.
      Beijos, espero que goste. Leia a degustação no site da Fantasy - Casa da Palavra.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias