publicidade

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Literário Fundação Biblioteca Nacional 2013

Oi, Leitoras e Leitores Viciados! Estão abertas as inscrições para o Prêmio Literário Fundação Biblioteca Nacional 2013. Então avisem escritores, tradutores, designers gráficos que até o dia 04 de novembro de 2013, eles podem concorrer com obras de acordo com a sua categoria, divididas em nove opções: Poesia, Romance, Conto, Ensaio Literário, Ensaio Social, Tradução, Projeto Gráfico e Literatura Infantil e Literatura Juvenil.



"Para concorrer, o livro deve ser inédito (1ª edição), publicado em português e no Brasil entre 1º de setembro de 2012 e 31 de agosto de 2013. É obrigatório estar em dia com a Lei do Depósito Legal (Lei nº 10.994, de 14 de dezembro de 2004) e possuir número de ISBN (International Standard Book Number). A inscrição é gratuita.
Para realizar as inscrições, os interessados devem preencher o formulário de inscrição que está disponível no portal da BN; encaminhar 4 (quatro) cópias da obra para avaliação da Comissão Julgadora, acompanhados do formulário de inscrição para o endereço:

Prêmio Literário 2013 - Fundação Biblioteca Nacional
Rua da Imprensa, 16 – 15º andar
Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20030-120.

Serão aceitas inscrições postadas até o dia 04 de novembro de 2013,  valendo como comprovante de envio a data de postagem que consta no carimbo da agência expedidora.

O prêmio, realizado desde 1997 pela Fundação Biblioteca Nacional, é uma forma de reconhecer e apoiar não apenas os melhores livros brasileiros, mas sim aqueles que motivam e engrandecem a literatura nacional. Além das placas comemorativas, cada categoria premia a obra vencedora em R$12.500,00 (doze mil e quinhentos reais).

DÚVIDAS?
premioliterario2013@bn.br
(21) 3257-0756
Perguntas frequentes.

Descrição das Categorias:

Romance: Narrativa ficcional longa.
Conto: Narrativa ficcional curta.
Poesia: Expressão textual lírica que utiliza efeitos linguísticos sonoros, rítmicos e harmônicos, escritos em prosa ou verso. Atividade criativa da linguagem, com base em recursos sintáticos, vocabulares e gramaticais.
Ensaio literário: Textos que apresentam ideias e reflexões a respeito de teoria, interpretação e crítica literária.
Ensaio social: Textos que apresentam ideias e reflexões a respeito de um tema, como História, Filosofia, Ciências Sociais, Política, Sociologia e Antropologia.
Tradução: Obras literárias (romance, conto, poesia, crônicas) traduzidas de outros idiomas para o português do Brasil.
Projeto gráfico: Conjunto da criação e disposição de elementos gráficos e textuais no livro – capa, tipologia, arte, fotos, imagens, cores, formas, texto, diagramação, papel e impressão.
Literatura Infantil: Obras de conteúdo ficcional, podendo ou não conter elementos de não-ficção, que abordam temas e assuntos destinados ao público juvenil.

Literatura Juvenil: Obras de conteúdo ficcional, podendo ou não conter elementos de não-ficção, que abordam temas e assuntos destinados ao público infantil."

LEIAM O EDITAL completo e divulguem. Boa sorte aos participantes!

Outros links: Ficha de inscrição | Termo de doação | Formulário de recurso

Fonte: Ana Cristina Rodrigues e site da FBN (de onde foi extraído o texto).

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias