publicidade

A Escolha de Yasmeena, de Jean Sasson e BestSeller (Grupo Editorial Record)

A Escolha de Yasmeena (Yasmeena's Choice)
Uma História Real de Guerra, Estupro, Coragem e Resistência (A Story of War, Rape, Courage and Survival)
Jean Sasson - BestSeller / Grupo Editorial Record
Tradução: Felipe José Lindoso
256 páginas - 2015 - R$35,00
Comprar: AmazonAmericanasLivraria Cultura | Fnac | Livraria da FolhaLivraria da TravessaLivraria Saraiva

Sinopse:
"A história real de guerra, estupro, coragem e resistência de uma libanesa durante a invasão do Kuwait pelo Iraque.
Em um relato emocionante, Jean Sasson compartilha com o mundo a história real de Yasmeena, uma linda e corajosa comissária de bordo libanesa.
Quando Saddam Hussein invade o Kuwait, atrasando o voo de Yasmeena, soldados iraquianos levam-na à prisão feminina, onde suas memórias trazem à tona impiedosos ataques sexuais, incansáveis torturas e um desolador cenário sociopolítico.
Em A Escolha de Yasmeena, o leitor terá acesso à angustiante realidade de ser a favorita do Capitão da prisão e proteger sua amiga, Lana, de um brutal estuprador. Neste enredo instigante, percorra junto de Sasson o momento da fuga destemida e o encontro, em refúgio, com a paz."

Resenha:
A Escolha de Yasmeena é uma história verídica sobre o rapto de uma jovem mantida como escrava sexual em meio à guerra. A autoria é de Jean Sasson, americana que morou por vários anos na Arábia Saudita e há décadas visita todo o Oriente Médio, sempre em busca de histórias de pessoas comuns, mas que precisam ser ouvidas pelo mundo inteiro. A obra foi publicada originalmente em inglês em 2013 e a Editora BestSeller (do Grupo Editorial Record) a lançou no Brasil em agosto de 2015. Agradeço a editora por publicar Jean Sasson. Este foi meu primeiro contato com seu trabalho e já estou desejando ler outros livros de sua autoria.
A capa é bonita e traz o olhar intenso de uma mulher com o rosto misturado a uma estampa árabe. Sua boca está escondida atrás do título e o fundo é vermelho como sangue, porque esta é uma história real de uma mulher estuprada. É uma obra voltada ao público adulto.
O exemplar da BestSeller é bem-feito, apresentando orelhas, papel off-white (é amarelado) e perfeitos trabalhos de revisão e diagramação. Ao centro do livro foram colocadas as fotos da visita autora ao Kuwait, com legendas e explicações interessantes. Essas páginas são de material diferente, lisas e brilhantes.
Esta foi uma produção muito delicada. Desde o momento em que a escritora se encontrou com "Yasmeena" até o lançamento do livro se passaram 14 anos. O encontro das duas ocorreu 7 meses após a desocupação do Kuwait pelo Iraque. Jean Sasson foi uma das 146 pessoas convidadas pelo governo kuwaitiano para estar no Voo da Liberdade, em março de 1991. O motivo foi seu livro best-seller The Rape of Kuwait, que completava 6 meses e trazia relatos de kuwaitianos refugiados no Egito, na Arábia Saudita e na Inglaterra que contaram suas experiências durante a invasão do Kuwait. Com o fim da guerra Jean foi ao país ver por conta própria a destruição e entrevistar os sobreviventes do conflito, para uma nova publicação.
Dentre tantas histórias impressionantes, uma sobressaiu-se. Um relato representando vários; uma mulher representando tantas mulheres estupradas, aprisionadas e mantidas em cativeiro por soldados. Muitas vítimas e somente uma ávida para contar.

Crimes contra civis durante conflitos são muito comuns, especialmente o estupro, ato terrível utilizado com frequência como demonstração de poder. O assunto é delicado em qualquer situação, mas aqui, torna-se quase uma proibição, porque para os muçulmanos a virgindade e honra da mulher estão diretamente ligadas. O sexo é tabu, assunto que não deve ser discutido, nem mesmo quando em forma de estupro. É uma complexa questão cultural e religiosa e a autora recebeu uma carta de permissão do governo kuwaitiano para escrever este livro.
Outra barreira encontrada pela autora é que ao se escrever sobre uma vítima de guerra, sempre se deve procurar preservar sua integridade, por motivos particulares ou por segurança. Mesmo que a vítima anseie por compartilhar a sua dor há a questão da vergonha e humilhação. Muitas temem contar até mesmo o caso para a família. Por isso a autora demorou tanto em tornar pública esta história.
A identidade da mulher foi preservada e seu nome verdadeiro ou qualquer outra informação que poderia fazer referência a ela foram ocultados ou modificados. Aqui, a protagonista é nomeada "Yasmeena". E não é apenas a história de Yasmeena. É também a de "Lana".
A narrativa é em terceira pessoa, priorizando o ponto de vista de Yasmeena, uma jovem libanesa de vinte e poucos anos. Inicialmente há a rápida introdução sobre a vida e criação da moça. Acho importante para lhe dar personalidade, para fazer o leitor de afeiçoar a ela e a retificar que é uma pessoa antes de tudo, não simples personagem. Sua breve história também serve para o leitor tentar compreender as diferenças culturais e a se colocar no lugar de Yasmeena, uma libanesa que não deseja se casar e ter filhos, o padrão das jovens muçulmanas. Ela sonha em viajar e conhecer o mundo e o primeiro passo já foi dado: conseguiu o emprego como comissária de bordo. Entretanto, sonho torna-se pesadelo. Yasmeena chega ao Kuwait em um voo na véspera de sua invasão pelo Iraque, permanecendo presa nas terras do conflito.
Após ir para em uma prisão, percebe que a construção possui apenas mulheres entre as celas. E o choque é assombroso, pois as prisioneiras estão ali para o uso sexual dos soldados iraquianos. Ao descobrir as "regras", o desespero se instala. É um circo de horrores e dores.
Os agressores não possuem nomes próprios. Os que são identificados possuem apelidos como Capitão e Lobisomem. Dentre as vítimas, nenhum nome, com exceção da amiga de Yasmeena, Lana. A menina de apenas 16 anos é a que mais sofre torturas e é também a personagem que se destaca. Juntas, Yasmeena e Lana resistem, cada uma a sua maneira. A amizade delas é uma gota positiva nesse oceano terrível.


Com o término da guerra Yasmeena se encontra com Jean para pedir que a autora escreva a sua história (e a de Lana) para o mundo saber o que as mulheres da "prisão-circo" sofreram.
A base do livro é seu relato, uma biografia intensa. A leitura é inquietante. Não me impressiono fácil, mas esta obra mexeu muito comigo. Não conseguia parar de ler, então mesmo sendo pesada, terminei bem rápido.
O livro contém extras interessantes. Alguns trechos curtos de manchetes, por exemplo, são colocados entre um capítulo. Assim o leitor fica ciente do que ocorria na geopolítica enquanto Yasmeena estava presa. Todas as fontes são verídicas e citadas.
Há ainda os apêndices após a biografia. São vários 8 anexos varias dos no total. Achei o conteúdo muito importante, especialmente sobre as histórias dos países envolvidos no conflito, o Iraque e o Kuwait. Então se o leitor desconhece a essência ou não se recorda, a autora coloca como complemento uma breve cronologia de fatos históricos.
Enriquecendo o livro, nestes mesmos apêndices, a autora colocou um resumo de suas visitas ao Oriente Médio que têm ligação e que culminaram na viagem em que conheceu Yasmeena. Para finalizar os documentos, o leitor tem acesso a depoimentos verídicos sobre pessoas que sobreviveram ao conflito entrevistadas pela autora.

Jean Sasson mostra uma história verdadeira e intensa: A resistência de uma mulher mantida escrava sexual por soldados. Não é uma história sobre o Kuwait nem o Iraque; é sobre homens e mulheres, guerra e estupro, sofrimento e coragem.
A autora chama a atenção para a culpabilização da vítima, independentemente da cultura, sociedade ou religião. Por que existe tolerância à violência sexual? Os soldados justificavam os estupros e posse sobre as mulheres em cativeiro: Eles estavam cumprindo seu dever bem distantes de suas esposas. Portanto, como homens, deveriam ter o desejo sexual sanado por mulheres locais, senão poderiam até mesmo adoecer. E para isso, a força poderia ser utilizada e não estavam cometendo nenhum crime ou pecado. Absurdo, não é? Mas aconteceu e acontece; com inúmeras outras desculpas. No Brasil, 58% da população concorda com a frase: "se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros". Então Yasmeena estaria errada por trabalhar como comissária de bordo e estar no Kuwait no dia em que o país foi invadido pelo Iraque?
A autora vai além de notícias e estatísticas, escancarando uma história dolorosa. Tão forte que até preferiria que fosse ficção. Yasmeena e Lana são apenas duas entre tantas vítimas e elas estão tão vivas e reais durante a leitura que tive vontade de chorar.
Não é um livro para quem tem coração fraco, mas sinceramente recomendo-o a todos que possuam um.

A autora:
Jean Sasson, escritora e conferencista, viveu na Arábia Saudita e viajou por todo o Oriente Médio - região que a inspirou e tornou-se cenário de seus best-sellers, entre os quais Princesa, As Filhas da Princesa, Princesa Sultana, sua Vida, sua Luta e Mayada, Filha do Iraque. Jean vive no extremo sul dos Estados Unidos e visita o Oriente Médio com freqüência.
Site | Facebook | Twitter

Demais livros publicados no Brasil:

Princesa: A História Real da Vida das Mulheres Árabes por trás de seus Negros Véus
Amor em Terra de Chamas: A Corajosa Luta de Joanna do Curdistão
As Filhas da Princesa
Sob a Sombra do Terror: A Vida Oculta de Osama Bin Laden revelada por sua Esposa e seu Filho
Por Amor a um Filho: A Jornada de uma Mulher Afegã em Busca do Filho Perdido
O Filho de Ester
Princesa Sultana: Sua Vida, sua Luta
Mayada: A Filha do Iraque


Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias