publicidade

[Resenha] As Coisas que Fazemos por Amor, de Kristin Hannah e Arqueiro

As Coisas que Fazemos por Amor (The Things We Do For Love)
Kristin Hannah - Arqueiro
Tradução: Cláudio Carina
452 páginas - 2017 - R$ 44,90 (impresso) e R$ 24,99 (eBook) - trecho
Comprar: Amazon | AmericanasCultura | Saraiva | Submarino

Sinopse:
"Caçula de três irmãs, Angela DeSaria já tinha traçado sua vida desde pequena: escola, faculdade, casamento, maternidade. Porém, depois de anos tentando engravidar, o relacionamento com o marido não resistiu, soterrado pelo peso dos sonhos não realizados.
Após o divórcio, Angie volta a morar na sua cidade natal e retorna ao seio da família carinhosa e meio doida. Em West End, onde a vida vai e vem ao sabor das marés, ela conhece a garota que mudará a sua vida para sempre.
Lauren Ribido é uma adolescente estudiosa, bem-educada e trabalhadora. Apesar de morar em uma das áreas mais decadentes da cidade com a mãe alcoólatra e negligente, a menina sonha cursar uma boa faculdade e ter um futuro melhor.
Desde o primeiro momento, Angie enxerga em Lauren algo especial e, rapidamente, uma forte conexão se forma: uma mulher que deseja um filho, uma menina que anseia pelo amor materno. Porém, nada poderia preparar as duas para a repercussão do relacionamento delas. Numa reviravolta dramática, Angie e Lauren serão testadas de forma extrema e, juntas, embarcarão em uma jornada tocante em busca do verdadeiro significado de família."

Resenha:

Kristin Hannah é autora de mais de 20 livros que já venderam mais de 15 milhões de exemplares. A Editora Arqueiro publicou no Brasil O Caminho para Casa, Quando Você Voltar, Amigas para Sempre, O Rouxinol, As Cores da Vida e, em setembro de 2017, As Coisas que Fazemos por Amor. O Rouxinol, seu maior sucesso, é um romance histórico passado na Segunda Guerra Mundial e protagonizado por mulheres fortes (foi resenhado aqui no blog). Publicado em 2015 em mais de 43 idiomas diferentes, está sendo adaptado para o cinema.
Essa é uma das características da autora: o protagonismo feminino. As personagens sempre são mulheres variadas, reais e batalhadoras. Seus trabalhos anteriores são romances contemporâneos, assim como As Coisas que Fazemos por Amor. Embora esteja sendo lançada no Brasil agora, é uma obra de 2004, e uma boa oportunidade para conhecer melhor o estilo de Kristin Hannah e observar que sua escrita atual é mais ousada, mas a essência inspiradora e emocionante de seu texto sempre foi o ponto forte.
Esta é uma história enternecedora e tocante sobre amizade, amor e maternidade, voltada ao público adulto, porém também recomendada para leitores jovens. Uma excelente trama, com narrativa em terceira pessoa, que comove e diverte. Mesmo sendo um drama, com foco em assuntos delicados e profundos, o livro não é triste, pelo contrário: é para aquecer o coração!


Angela DeSaria é a mais jovem das três filhas de um casal italiano que fundou um restaurante familiar em West End. Aos 38 anos de idade e recém-divorciada, Angie deixa Seattle e seu emprego para retornar ao núcleo DeSaria e ajudar a mãe e as irmãs na revitalização do restaurante, que precisa de mudanças para não fechar. Angie sente que o amor entre ela e o ex-marido, Conlan, nunca terminou, porém foi profundamente abalado pelas perdas consecutivas, especialmente após a morte do único bebê que Angie gerou e um processo de adoção que deu errado. Ela precisa frear a vida agitada de cidade grande e se aconchegar onde foi criada e afugentar a tristeza. No entanto, toda a família tem enfrentado um ano muito difícil, pois o senhor DeSaria faleceu há poucos meses. Angie encontra a mãe, Maria, muito fragilizada, por mais que ela lidere com alegria e firmeza o restaurante e a família.
Lauren Ribido tem 17 anos de idade e vive com a mãe na parte mais pobre e desvalorizada de West End. Se esforça bastante para manter as boas notas, os trabalhos voluntários e a bolsa integral na escola católica particular onde está prestes a se formar. Ela pretende conseguir uma bolsa em uma faculdade. Isso é muito difícil, pois precisa trabalhar meio período para ajudar a mãe nas contas de casa, incluindo no aluguel. O problema é que sua mãe se afunda cada vez mais na depressão e no álcool, deixando toda a responsabilidade nas costas de Lauren. Sua alegria é o namorado David, um rapaz que a apoia e estimula a ser forte. A esperança de Lauren é cursar uma faculdade e se casar com ele e jamais seguir os passos decadentes da mãe.
Lauren fica desempregada e Angie precisa de uma garçonete extra no restaurante da família. Assim nasce uma amizade comovente que vai mudar várias vidas.


A autora explora variadas relações: entre irmãs; entre amigas; entre mãe e filha; entre marido e esposa; entre namorados. As personagens possuem carisma, especialmente as protagonistas. Dentre as personagens secundárias, encontramos três mães: a mãe de Angie, a mãe de Lauren e a mãe de David. E, assim como na vida real, elas são julgadas e avaliadas, mesmo que secretamente; são responsabilizadas por coisas que acontecem com os filhos e me perguntei até que ponto isso é válido.
O destaque fica para a forma complexa e realista como as mulheres interagem. A autora não foca em inveja ou competição, e, mesmo quando existe decepção ou desavença, o importante é a compreensão e a sororidade.
São temas delicados como luto, adoção, aborto, depressão e divórcio. Mas acima de tudo, é um livro sobre superação, perdão, empatia e amor. Sobre como sofrimento e adversidade podem ser enfrentados e superados quando sentimos empatia, quando nos colocamos no lugar dos outros e respeitamos seus sentimentos. É uma história de amor em variados níveis, especialmente sobre família e maternidade, escrito de uma forma tocante como poucos autores são capazes. A trama possui algumas reviravoltas que podem surpreender e emocionar. Realmente não esperava pelo final, pois havia pensado em algo mais tradicional.


Não sou muito fã de romances contemporâneos, mas alguns autores sempre me agradam, principalmente com dramas delicados, e Kristin Hannah é assim, sua escrita é encantadora. Gostei muito da leitura, quase soltei algumas lágrimas, mas o que aconteceu mesmo foi vontade de sorrir e de pensar em como somos capazes de fazer coisas inesperadas por amor. É uma leitura aconchegante, então recomendo ter ao lado sua bebida ou lanche preferido. Até porque com tantas cenas num restaurante e várias comidas italianas, você provavelmente vai sentir fome. É quase possível sentir os aromas da cozinha das DeSarias.
É um livro para refletir sobre o melhor da humanidade, agradecer pelo lado positivo da vida e cultivar a esperança. Um livro ótimo para as férias, especialmente para a época de fim de ano e Natal.
Uma família grande e unida enfrentando o luto; Angie, que enquanto tenta superar sonhos não concretizados, ajuda uma adolescente de baixa renda a sonhar. Lauren, portanto, aos poucos se torna a filha que Angie não teve. Mas,como Angie já sofreu e se decepcionou, seus parentes têm medo do que pode acontecer. Elas se ajudam mutuamente neste livro inesquecível. Adoraria que a autora escrevesse uma continuação.

A autora:
Kristin Hannah é autora de mais de 20 livros que já venderam mais de 15 milhões de exemplares no mundo. Ela largou a advocacia para se dedicar à sua grande paixão: escrever. Tem um filho e mora com o marido no noroeste dos Estados Unidos e no Havaí.
Site | Facebook | Instagram

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias