publicidade

[Resenha] Bem Atrás de Você, de Lisa Gardner e Gutenberg (Grupo Autêntica)

Bem Atrás de Você (Right Behind You)
Série Quincy & Rainie (FBI Profiler) - livro 7
Lisa Gardner - Gutenberg (Grupo Autêntica)
Tradução: Eric Novello
352 páginas - 2018 - R$ 39,80 (impresso) e R$ 19,90 (eBook) - trecho
Comprar: Amazon | Cultura | Saraiva | Submarino

Sinopse:
"Após uma tragédia que o separou por oito anos de sua irmã mais nova, Sharlah, o jovem Telly ressurge como o principal suspeito de uma onda de assassinatos.
Só uma pessoa é capaz de desenhar o perfil do criminoso: o hábil ex-agente do FBI Pierce Quincy, que é convocado para colaborar no caso. Mas seu envolvimento como pai adotivo de Sharlah pode obscurecer sua linha de raciocínio ou levá-lo para um emaranhado de pistas desconexas, mostrando que o caso pode ir muito além do que parece ser.
“Lisa Gardner é uma das melhores autoras de suspense” — Harlan Coben.
“Gardner sabe como fisgar o leitor emocionalmente com sua trama, e a descrição dos procedimentos policiais é magistral… Ela é uma das mestras do thriller psicológico.” — Jeff Ayers, Associated Press.
“Com um enredo elaborado sobre um drama visceral, além de reviravoltas geniais, Gardner mais uma vez nos entrega um suspense sem igual.” — Jill Smith, RT Book Review.
“Reviravoltas diabolicamente engenhosas conduzem essa trama de Lisa Gardner.” — Publishers Weekly."

Resenha:

Lisa Gardner vendeu mais de 22 milhões de exemplares em 30 países, se tornando uma das autoras de suspense mais importantes da atualidade. Além de publicações únicas (standalone), ela possui 3 séries principais: Detetive D. D. Warren (10 livros, 1 noveleta e 2 contos), Quincy & Raine ou FBI Profiler (7 livros e 1 conto) e Tessa Leoni (3 livros). Funcionam mais como coleções que séries em si, pois embora possuam cronologia, cada volume é uma história única e completa. Este é o caso de Bem Atrás de Você (Right Behind You, 2017), publicado no Brasil em fevereiro de 2018 pela Editora Gutenberg, do Grupo Autêntica. É o sétimo volume da coleção Quincy & Rainie, mas pode ser lido de modo independente. A autora postou em 2015 uma enquete em sua página do Facebook perguntando qual série ganharia um novo título em 2017 e a opção com Quincy & Raine foi a vencedora.
É um livro voltado ao público adulto, de suspense policial, em ritmo de thriller, com vários pontos de vista e narrativas. O mistério e as ações física e psicológica prevalecem, com direito a uma investigação complexa, perseguições alucinantes, uma caçada ininterrupta e retorno cauteloso ao passado, porém o destaque fica para o lado emocional. É normal terminar um livro policial e sentir os olhos marejados? Acho que não, mas aconteceu comigo. Porque geralmente, quando leio suspenses policiais, por mais que exista sentimento ou drama, dificilmente me conecto de verdade com as personagens. Procuro uma boa trama, mistérios e quebra-cabeças, mas só. Entretanto, em Bem Atrás de Você, sinceramente me apeguei bastante às personagens, especialmente os adolescentes Sharlah May Nash e Telly Ray Nash. Adoraria mais aventuras com eles! Também gostei muito de Peter Quincy e Rainie Corner, que dão nome à série. E, claro, os cachorros.


A trama começa com uma cena chocante: dois homicídios. Sharlah tem cinco anos de idade e seus pais vivem mergulhados em drogas e álcool. Em meio à pobreza, caos e descaso, seu cuidador é Telly, seu irmão mais velho. Ele possui apenas quatro anos a mais que a irmã, mas a alimenta, a leva para a escola e para a biblioteca, onde ele lê para a menina histórias divertidas. Tudo muda na fatídica noite em que se tornam órfãos e Telly, um assassino. São separados e encaminhados para diferentes lares de acolhimento.
Agora Sharlah tem treze anos e há três vive com o casal Quincy e Rainie, às vésperas da adoção legal. Ele é ex-agente do FBI e ela, policial aposentada. Ambos são especialistas em análise de perfis criminais e investigadores experientes. Com a família também vive Luka, cão policial aposentado, um pastor alemão que se transformou no melhor amigo de Sharlah, que já enfrentou muitos problemas e lares onde sua integração não deu certo.
Telly, com dezessete anos e um histórico perturbador, prestes a alcançar a maioridade e a ser responsável por si mesmo, é encaminhado para o lar de acolhimento que será sua última chance. O casal Frank e Sandra Dunvall o recebe em casa e o ajuda na preparação para a vida adulta. Os auxilia a refletir e a escolher uma carreira, seja com uma faculdade ou um emprego.
Oito anos após as mortes dos pais, os destinos de Telly e Sharlah se cruzam novamente sob o cenário também terrível: Telly é suspeito de matar várias pessoas. A xerife Shelly Atkins é a responsável pelo caso e convoca investigadores e equipes de busca para encontrarem pistas do foragido. Portanto, Quincy ajuda no caso, até descobrir que o suspeito é irmão de sua filha adotiva. Sharlah pode estar em risco, portanto Rainie a escolta, com ajuda de Luka.
Além deles, o núcleo principal conta com Cal Noonan, fabricante de queijo profissional e rastreador nas horas vagas, além de coadjuvantes como a cadela farejadora Molly Cabeçuda e algumas personagens que envolvem o passado sombrio ligado aos assassinatos.


A trama apresenta três narrativas diferentes e duas linhas temporais centrais: em terceira pessoa, no presente, sob pontos de vista de várias personagens. Isso é útil para mostrar a técnica e métodos de trabalho dos profissionais envolvidos na investigação; em primeira pessoa, por Telly, do passado ao quase presente. Herói ou vilão? O rapaz conta o que ocorreu na noite em que seus pais morreram e seu período no lar dos Dunvall como filho adotivo temporário; em primeira pessoa, por Sharlah, mas no presente, embora comente pouco sobre fatos passados. O quanto podemos confiar nos narradores?
Além da carga emocional e busca pelo suspeito, a linha investigativa é bem interessante, assim como todo o desenvolvimento do enredo. Enquanto a polícia e detetives procuram pistas do foragido e informações sobre sua vida, e tentam pensar como ele estaria pensando, é notável que faltam muitas peças para a questão geral. Será que Telly é mesmo o assassino? Quais seriam seus motivos? O que levaria o adolescente a ser um assassino em massa? Se não foi ele, quem mais seria responsável? Algumas informações e pistas simplesmente não parecem se encaixar. O enigma principal é incrivelmente bem bolado, você pode até deduzir algumas coisas, porém as mais importantes permanecem como incógnitas quase até o desfecho. E o que aconteceu na noite em que os pais de Telly e Sharlah morreram é outro tópico muito importante. Os diferentes pontos de vista de Sharlah e Telly e a investigação e análise do crime feita pela equipe da época também são fundamentais. Não é o tipo de conflito de simples resolução para quem lê, porque a autora mantém segredos até o fim.


Os temas abordados são delicados, como dependência química, porte de armas de fogo, orfandade e sistema de adoção, abuso infantil e como ele influencia no amadurecimento e desenvolvimento da pessoa. Mesmo sob investigações e crimes, a autora traz uma bela mensagem da importância da família para a formação de cada pessoa. A dinâmica entre as personagens também é outro ponto excelente que merece elogios.
Em 2012 e 2013 a Novo Conceito publicou no Brasil livros da série Detetive D. D. Warren: Viva Para Contar (volume 4, Live to Tell, 2010), Sangue na Neve (#5, Love You More, 2011, também o primeiro volume da série Tessa Leoni) e Esconda-se (#2, Hide, 2007). Espero que a Editora Gutenberg traga para os brasileiros mais obras da Lisa Gardner, principalmente de Quincy & Rainie, pois fiquei muito curiosa sobre o passado de ambos. Sinto que há muita coisa interessante entre eles e em suas trajetórias. Seria bem legal ter uma coleção de exemplares no mesmo molde de Bem Atrás de Você, que possui páginas amareladas, orelhas, capa instigante e ótimas revisão e diagramação. A tradução é do também escritor Eric Novello.
Literatura policial sob medida para os fãs de suspense que adoram thrillers movimentados cheios de segredos e reviravoltas, mas buscam por algo a mais além da investigação criminal.


A autora:
Lisa Gardney nasceu no estado do Oregon, Estados Unidos, e é a romancista de thrillers policiais número 1 da lista do New York Times. Com mais 22 milhões de livros impressos, Lisa já foi publicada em 30 países, com alguns de seus romances já adaptados em filmes.
Lisa mora em New Hampshire, com o marido piloto de automobilismo e a filha que é esquiadora. Ela passa seus dias escrevendo em seu loft na companhia de dois cachorros, um sheltie e um terrier.
SiteTwitter | Facebook | Instagram

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias