publicidade

Felipe Neto vai distribuir gratuitamente 14 mil livros de temática LGBT+ na Bienal do Livro

A partir de meio-dia, na Praça Central da Bienal (ou no Palco Maracanã, caso esteja chovendo), cada pessoa poderá receber um livro de temática LGBT+ gratuitamente. O Youtuber e influenciador Felipe Neto vai distribuir gratuitamente amanhã, 07 de setembro, 14 mil livros LGBT+ no maior evento literário do Brasil: a Bienal do Livro do Rio!

Imagem do Grupo Companhia das Letras.


Assista ao vídeo:


São obras incríveis como Com Amor, Simon (Becky Albertalli), Me Chame pelo seu Nome (André Aciman), Boy Erased: uma Verdade Anulada (Garrard Conley), Os Prós e os Contra de Nunca Esquecer (Val Emmich), Rumo ao Sul (Silas House), O Homem de Lata (Sarah Winman), O Garoto Quase Atropelado (Vinícius Grossos) e Confissões de um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado (Thalita Rebouças), e muitas outras!


Tudo começou quando ontem, 05 de setembro, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, solicitou o recolhimento de determinadas obras vendidas na Bienal do Livro. O alvo principal foi uma história em quadrinhos publicada pela Salvat Brasil em parceria com a Panini Comics, pertencente a Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel. Tudo porque a HQ em questão, Vingadores: A Cruzada das Crianças traz duas cenas de demonstração de afeto entre dois homens.

O vídeo do prefeito:
Tenho a HQ e mostro as páginas:



O que se seguiu foi uma tentativa de censura, um ato de autoritarismo por parte da Prefeitura, que dizia estar seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente: a Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro foi à Bienal do Livro do Rio conferir se todos os livros e HQs com cenas sexualmente explícitas (ou seja, conteúdo erótico para maiores de idade) e qualquer obra com temática LGBT+ para qualquer faixa etária, estavam lacrados e marcados como "impróprios".
Conteúdo erótico esta marcação, correto, mas por que qualquer obra com temática e/ou demonstração de afeto LGBT+ deve ser lacrada e sinalizada como proibida para menores? Até mesmo obras infantojuvenis e jovens estavam na mira, incluindo obras recomendadas para todas as idades. Todo e qualquer livro com qualquer coisa LGBT+ deveria ser censurado ou retirado dos estandes, segundo o prefeito do Rio!


Quase todas as editoras publicaram em suas redes sociais notas de repúdio à censura. A HQ em questão, Vingadores: A Cruzada das Crianças, esgotou em poucos minutos e se tornou best-seller. Autores, editoras, blogueiros, booktubers, influenciadores, celebridades e usuários das redes sociais comentaram o assunto hoje e recomendaram leituras LGBT+, fazendo o acontecimento se tornar um dos mais relevantes hoje.

A própria Bienal do Livro do Rio se pronunciou sobre o ocorrido:
"A bienal do Livro rio entrou com pedido de mandado de segurança preventivo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (6/9), a fim de garantir o pleno funcionamento do evento e o direito dos expositores de comercializar obras literárias sobre as mais diversas temáticas - como prevê a legislação brasileira.
Consagrada como o maior evento literário do país, a Bienal do Livro mantém sua programação para o fim de semana, dando voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados.
entre sexta (6/9) e domingo (8/9) - último dia de evento - a Bienal recebe autores, artistas, pensadores e acadêmicos do Brasil e exterior para participar de 39 painéis sobre os mais variados temas, como fake news, felicidade, ciências, maternidade, teatro, literatura trans, LGBTQA+ e muito mais. Além de todo um pavilhão dedicado às crianças, com contação de histórias, lançamento de livros e espetáculos circenses."

A hashtag #LeiaComOrgulho e #BienalResiste seguiu firme no Twitter com as mais variadas publicações de repúdio à censura e apoio aos escritores, editoras e expositores.

O estande do Grupo Companhia das Letras, por exemplo, tem um espaço reservado à literatura LGBT+:


Com a ação do Felipe Neto, todos os livros foram comprados!


Se você for à Bienal amanhã, busque seu livro gratuito; compre, leia, recomende livros e HQs LGBT+. Diga não à censura, autoritarismo, homofobia, preconceito.

Na postagem abaixo, algumas recomendações que fiz no Dia do Orgulho LGBT:


Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias